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TheOriginal Series ""
Columbia: O Voo Final (em inglês)
" revela os eventos que levaram ao desastre. O documentário de quatro partes 💪 estreia às 21h ET/PT domingo
Após aonabet de quem écriação, o programa de ônibus espacial da NASA prometeu inaugurar uma nova era 💪 para exploração e manter os astronautas ligados ao espaço com um passeio reutilizável relativamente barato onabet de quem é órbita. Foi esse projeto 💪 que alterou sempre as trajetórias dos voos espaciais - seus triunfoes – suas trágicamente falhas
Considerada uma "maravilha da engenharia", a 💪 primeira de cinco sondas espaciais - o ônibus espacial Columbia- fez seu voo inaugural onabet de quem é 1981.
Vinte e dois anos depois, 💪 o mesmo ônibus espacial se separou durante seu retorno final à Terra matando todos os sete tripulantes a bordo.
A tragédia 💪 soletra o fim do programa de transporte transformador da agência espacial dos EUA. Eonabet de quem émemória continua a reverberar nos 💪 corredores hoje,
deixando uma marca duradoura naonabet de quem éconsideração de segurança.
“A história humana nos ensina que, na exploração após acidentes como 💪 esse ocorrerem podemos aprender com eles e reduzir ainda mais o risco”, disse ele.
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Sean O'Keefe, administrador da NASA que dirigiu 💪 a agência de 2001-2004 onabet de quem é um discurso perante os membros do Congresso logo após o desastre Columbia.
Depois que o programa 💪 de ônibus espacial foi aposentado, nenhum astronauta americano viajaria para um espaço onabet de quem é foguete fabricado nos EUA por quase uma 💪 década.
O projeto do ônibus espacial foi forjado no otimismo da NASA Apollo programa, que pousou 12 astronautas na superfície lunar 💪 e superou rivais soviéticos dos EUA durante a Guerra Fria.
No entanto, Apollo era extraordinariamente caro: a NASA gastou BR R$ 💪 25.8 bilhões (ou mais de 200 mil milhões quando ajustado pela inflação) - segundo uma análise do custo da especialista 💪 onabet de quem é política espacial Casey Dreier?
Com restrições financeiras no horizonte, onabet de quem é meados da década de 1970, engenheiros dentro NASA estavam construindo 💪 um meio inteiramente novo do transporte espacial.
Apollo usado foguetes e cápsulas - destinadas a ser voado apenas uma vez, que 💪 iria mergulhar de volta para casa do espaço onabet de quem é um pouso no oceano.
O conceito de ônibus espacial foi um pivô 💪 notável: Reutilizáveis, as órbitas alada iria tirar amarrados aos foguetes. navegar através da Terra e deslizar para uma aterragem pista 💪 avião-esque A partir daí o transporte poderia ser remodelado onabet de quem é voo novamente "e"...
Ao longo de três décadas, a frota da 💪 NASA voou 135 missões – lançando e consertando satélites; construindo um lar permanente para astronautas com o International Space Station 💪 (ISS) ou comissionamento do revolucionário Telescópio Espacial Hubble.
Mas o programa de transporte espacial, que terminou onabet de quem é 2011, nunca cumpriu a 💪 visão inicial da agência Espacial dos EUA.
Cada lançamento de ônibus espacial custou onabet de quem é média cerca BR R$ 1,5 bilhão, segundo 💪 um artigo 2024 do pesquisador Ames Research Center da NASA. Isso é centenas dos milhões dólares mais que o esperado 💪 pela agência no início deste programa mesmo quando ajustado para a inflação Longos atrasos e contratempos técnicos também sitiaram 💪 suas missões;
"Cada missão para a qual eu estava lá foi esfregada, remarcada ou adiada porque algo não era exatamente certo", 💪 disse O'Keefe onabet de quem é uma nova série documental do Space Shuttle Columbia: The Final Flight.
E dois desastres – a explosão do 💪 Challenger onabet de quem é 1986 e o desaparecimento da Columbia, de 2003 - custaram à vida dos 14 astronautas.
Na manhã de 1o. 💪 fevereiro 2003, o orbitador Columbia estava voltando para casa, partindo da missão que durou 16 dias e indo ao espaço 💪 onabet de quem é busca do planeta Terra sideral espacial (CB).
A tripulação de sete pessoas a bordo tinha realizado dezenas dos experimentos científicos 💪 enquanto onabet de quem é órbita, e os astronautas foram programados para pousar às 9:16 ET na Flórida.
Em
s: o último voo do 💪 ônibus espacial Columbia.
Os engenheiros da NASA sabiam que um pedaço de espuma - usado para isolar o grande tanque laranja 💪 do ônibus espacial, com combustível alaranjado – havia quebrado durante seu lançamento onabet de quem é 16 janeiro.
A posição da agência espacial, no 💪 entanto s.a postura do espaço era que o material de isolamento leve provavelmente não causava danos significativos e algumas espuma 💪 tinha rompido onabet de quem é missões anteriores com pequenos prejuízos mas foi considerado um "risco aceito para voo", segundo a investigação oficial 💪 Columbia acidente relatório
Mais tarde, foi revelado que as preocupações sobre o impacto da espuma foram varridas para debaixo do tapete 💪 pela administração NASA.
"Fiquei muito chateado, irritado e desapontado com minhas organizações de engenharia", disse Rodney Rocha na nova série.
Os astronautas 💪 até receberam um e-mail do controle da missão alertando sobre a greve de espuma no oitavo dia, garantindo que não 💪 havia motivo para alarme.
Mas a suposição estava errada.
Uma investigação mais tarde revelou que a espuma desalojada atingiu as asas esquerdas 💪 da Columbia durante o lançamento, danificando os sistemas térmico.
O problema não afetou os membros da tripulação enquanto eles passaram mais 💪 de duas semanas no espaço.
Mas a proteção contra o calor é crucial para que volte perigoso. Como onabet de quem é cada missão 💪 de retorno da órbita, os veículos tiveram do mergulho na atmosfera terrestre enquanto ainda viajavam mais 17 000 milhas por 💪 hora (27 359 quilômetros/h). A pressão e fricção numa nave espacial podem aquecer até 3000 graus Fahrinheit (1 649o Celsius) 💪 ”.
A reentrada provou ser demais para o ônibus Columbia danificado. Quando a nave se aproximou de seu destino, cruzando New 💪 México até Texas ndia e Nova Zelândia - os orbitadores começaramonabet de quem édecomposição – visivelmente derramando pedaços dos destroços do 💪 veículo que estava sendo destruído por um acidente aéreo onabet de quem é uma viagem ao estado norte-americano da Califórnia (EUA).
s 8h59 ET, 💪 os controladores de terra perderam contato com a tripulação.
O despacho final veio do comandante da missão Rick Husband, que disse: 💪 "Roger... antes de ser cortado.".
s 9h, os espectadores viram Columbia explodir sobre o leste do Texas e assistiram horrorizados enquanto 💪 inundava a área com detritos.
Duas décadas depois, a tragédia de Columbia e o programa mais amplo do ônibus espacial oferecem 💪 uma perspectiva crucial sobre os perigos dos voos espaciais.
A NASA entrou na era com confiança, antecipando que as chances de 💪 um ônibus espacial ser destruído durante o voo eram cerca do 1 onabet de quem é 100.000.
A agência espacial reavaliou esse risco, estimando 💪 após o desastre do Challenger que a nave tinha uma chance de 1 onabet de quem é 100.
"Se alguém me dissesse: 'Ei, você 💪 pode ir nesta montanha-russa e há uma chance onabet de quem é 100 de morrer. Bem... não existe nenhuma possibilidade no mundo - 💪 sem chances do inferno! Eu faria isso", disse o senador Mark Kelly à agência espacial americana The Final Flight Documentarians 💪 (O Voo final).
“Mas também acho que as pessoas geralmente pensam não ser elas”, acrescentou Kelly.
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