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Por Octavio Guedes
31/01/2024 12h43 Atualizado 31/01/2024
Secom do Palácio do Planalto usa perfis oficiais para ironizar adversários ⚾️ políticos sobre operação de espionagem na Abin —
: Governo Federal/Reprodução
O governo Lula 3 está testando um caminho polêmico para ⚾️ vencer a guerra em boost online casino um campo onde a direita dá uma surra na esquerda: as redes sociais. Em junho ⚾️ do ano passado, ao se defender das críticas do deputado Janones, para quem a comunicação do governo estava nas mãos ⚾️ de analfabetos digitais, o ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), Paulo Pimenta, foi taxativo:
"Não esperem da Secom uma política de ⚾️ lacração, uma política de likes. Não é essa função da Secom", disse.
Os ventos mudaram. A "zoação" contra adversários políticos virou ⚾️ estratégia do governo para aumentar o engajamento e tem dado resultado.
Enquanto a direita faz de tudo para parecer que seus ⚾️ memes são frutos de geração espontânea, de ações isoladas e não coordenadas (o que é contestado em boost online casino diversas ações ⚾️ que correm na Justiça Eleitoral), a esquerda tem estratégia oposta. Ela "estatiza" a zoação quando põe o carimbo "Governo Federal ⚾️ do Brasil" nas postagens.
Em resumo: a direita quer que seu meme pareça antissistema. A esquerda, não. Põe as digitais do ⚾️ governo nas críticas e cria uma espécie de “MemeBras”.
Secom do Palácio do Planalto usa perfis oficiais para ironizar adversários políticos ⚾️ sobre operação de espionagem na Abin
O blog pediu para especialistas analisarem três momentos em boost online casino que o poder estatal usou ⚾️ como gancho a derrota de adversários políticos: a cassação de Deltan Dallagnol, a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e no dia ⚾️ em boost online casino que a Polícia Federal fez buscas na casa de Carlos Bolsonaro.
A estratégia pode ser analisada sob três ângulos: ⚾️ da efetividade da comunicação, da legalidade e dos limites da comunicação pública.
Efetividade
Do ponto de vista da efetividade, a “MemeBras” de ⚾️ Paulo Pimenta pode comemorar. O blog encomendou um estudo para se basear em boost online casino métricas. Os resultados mostram que os ⚾️ algorítmicos reagiram bem. Como ressalta o cientista político Felipe Nunes, autor do livro "Biografia do Abismo" e responsável pelo Instituto ⚾️ Quaest, responsável pelo levantamento. Veja o que ele disse:
"Nos últimos meses, o governo federal fez algumas publicações que foram entendidas ⚾️ pelo público como ‘provocações a seus opositores’. O primeiro caso foi em boost online casino maio de 2023, logo após a cassação ⚾️ de Deltan Dallagnol, quando a página do governo federal publicou em boost online casino suas redes um PowerPoint com as principais ações ⚾️ realizadas na gestão. A interação (curtidas, comentários e compartilhamento) nessa publicação foi 4.435% maior que a média do mês no ⚾️ X (antigo Twitter) e 401% superior à média no Instagram.
A segunda 'postagem provocativa' aconteceu quando Jair Bolsonaro se tornou inelegível. ⚾️ A postagem com um bordão comumente usado pelo ex-presidente nas redes ('Grande dia!') rendeu mais de 10 mil interações no ⚾️ Twitter (atual X) e 36 mil no Instagram, valores 24 e 3 vezes maiores que a média do mês nas ⚾️ respectivas redes.
Seguindo a mesma ideia, o post mais recente foi de um agente batendo na porta de uma casa. Essa ⚾️ postagem foi entendida como uma provocação a família Bolsonaro após acontecer uma operação da PF contra Carlos Bolsonaro. Essa publicação ⚾️ alcançou mais de 34 mil interações no Twitter e 109 mil no Instagram, superando em boost online casino 7.560% e 888% , ⚾️ respectivamente, média do mês nas duas redes."
A polarização Lula x Bolsonaro nas eleições municipais
Legalidade
Mas, como se sabe, os algoritmos não ⚾️ estão acima da Constituição. Sobre o assunto, o blog ouviu o constitucionalista e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Gustavo ⚾️ Sampaio.
"Questão bem delicada, porque as publicações feitas pela Secretaria de Comunicação Social foram irônicas, inteligentes, mas bastante cuidadosas. Estamos diante ⚾️ daquele velho dilema entre direito e fato", resume.
Gustavo Sampaio, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). —
: GloboNews/Reprodução
Gustavo não vê ⚾️ ilegalidade, mas diz que podem surgir dúvidas em boost online casino relação a dois princípios da administração pública: moralidade e impessoalidade.
"Juridicamente, não ⚾️ me parece haver qualquer ilegalidade, uma vez que o teor do que foi publicado não ofende a dignidade da legislação, ⚾️ não define dispêndio de dinheiro público excedente aos limites orçamentários da atividade comunicacional de governo. Todavia, como o atuar administrativo ⚾️ do poder público há de se pautar também em boost online casino critério de moralidade, creio que, neste campo, exsurge (levanta) a ⚾️ dúvida quanto à atuação da Secom - Secretaria de Comunicação Social -no que, à luz da percepção média de qualquer ⚾️ leitor, fica claro se tratar de um ataque ou reação nítida a um adversário político".
Para Gustavo, o post comemorando a ⚾️ inelegibilidade de Bolsonaro deixa mais dúvidas que os demais no desrespeito ao princípio da impessoalidade.
“Quando falamos de publicações tipicamente feitas ⚾️ por um órgão de governo, sendo o governo, em boost online casino uma democracia, autenticamente temporário e eleito por uma parcela dos ⚾️ eleitores, é aceitável que isso enseje reações políticas tipicamente adversariais no teatro da polarização entre legendas partidárias e entre grandes ⚾️ lideranças políticas. Nos três casos estudados, o uso malicioso de construções imagéticas como o famoso Power Point do Dellagnol, o ⚾️ anúncio de uma busca e apreensão feita no domicílio de um opositor, isso não me parece ferir a natureza político-atuacional ⚾️ de um governo democraticamente escolhido, mas, já quando você me traz como exemplo uma publicação intitulada "Grande Dia", isso já ⚾️ me parece excessivamente tendencioso, a comprometer o mínimo ético de impessoalidade que se espera de um órgão público de comunicação”, ⚾️ completa.
Ética da comunicação pública
Eugênio Bucci. —
: Tahiane Stochero/boost online casino
Professor da USP e autor , ex-presidente da Radiobrás no primeiro governo ⚾️ Lula e autor de dois livros sobre comunicação pública - "Em Brasília, 19 horas" e " O Estado de Narciso”, ⚾️ o jornalista Eugenio Bucci avalia que a Secom errou. Confira, abaixo, a análise do especialista em boost online casino cinco pontos.
Ponto 1
“É ⚾️ preciso olharmos a questão em boost online casino perspectiva. Se compararmos esse tropeço do governo atual com as atrocidades cometidas pela comunicação ⚾️ pública do governo anterior, que tinha um presidente que insultava jornalistas toda semana, ofendendo especialmente as mulheres, parece até que ⚾️ estamos falando das emissoras públicas da Suíça. Sim, a Secom atual comete um erro, ao menos a meu juízo, mas ⚾️ é um erro muito mais ameno do que as violências que tivemos na comunicação do governo anterior.”
Ponto 2
“Qual o problema ⚾️ dessas travessuras que você, acertadamente, chamou de ‘MemeBras’? O erro, ou a essência do erro, está na inobservância do princípio ⚾️ da impessoalidade. Quando a autoridade pública, ao se comunicar com a sociedade, dá prioridade às suas predileções partidárias pessoais, temos ⚾️ uma quebra grave da impessoalidade.
Tomemos o que diz o artigo 37 da Constituição: “A administração pública direta e indireta de ⚾️ qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, ⚾️ publicidade e eficiência”. Os memes rompem com o princípio constitucional da impessoalidade. Nesse sentido, incidem num desvio ético – ainda ⚾️ que não incorram em boost online casino ilegalidade flagrante. A comunicação de governo não deve e não pode fazer piadinha para tripudiar ⚾️ sobre padecimentos de adversários eleitorais. De modo algum isso é uma forma normal de proceder. A Secom errou".
Ponto 3
“As ‘brincadeiras’ ⚾️ sardônicas trazem engajamento? Talvez. Os números, pelo menos, indicam que sim. Mas compensa? Definitivamente, não. Essas ‘ironias estatais’ (um oxímoro, ⚾️ pois ao Estado não é facultado o recurso da ironia) prejudicam a credibilidade da comunicação pública. E prejudicam gravemente.
Pensemos, por ⚾️ exemplo, no que aconteceria se um grande jornal publicasse, em boost online casino um determinado dia, dez páginas de
s pornográficas. Seguramente, ⚾️ ele aumentaria em boost online casino dez vezes, pelo menos, as suas vendas em boost online casino bancas. Aumentaria também o número de acessos ⚾️ na internet e principalmente nas redes sociais. Suas páginas de pornografia seriam as mais compartilhadas da história. Não obstante, esses ⚾️ recordes de suposta popularidade seriam um desastre para a reputação e a credibilidade do jornal. O sucesso à custa de ⚾️ anabolizantes o destruiria.
É exatamente o que acontece agora com a comunicação da Secom. O engajamento que ela obtém com esses ⚾️ recursos sensacionalistas – indiscutivelmente sensacionalistas e de mau gosto – redundam em boost online casino desgaste da imagem da comunicação do governo."
Ponto ⚾️ 4
“É preciso que a comunicação não se deixe confundir, jamais, com a propaganda eleitoral. As anedotas venenosas da Secom teriam ⚾️ algum sentido em boost online casino um discurso rebaixado de campanha eleitoral, não no repertório da comunicação de governo. Confundir os dois ⚾️ canais é um desserviço para ambos.
Ponto 5
“O governo faria bem se reexaminasse essas práticas. A coisa está indo bem até ⚾️ aqui. O padrão ético da comunicação pública do atual governo é incomparavelmente superior ao rebaixamento atroz promovido pelo governo anterior. ⚾️ Exatamente por isso, porque a coisa está indo bem, o governo só ganharia se fosse mais cuidadoso.”
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