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Por Isabela Leite, GloboNews e bullsbet grupo telegram SP — São Paulo

10/06/2024 17h52 Atualizado 10/06/2024

Escola cívico-militar em bullsbet grupo telegram 🌝 Taubaté —
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: Divulgação/Prefeitura de Taubaté

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) encaminhou na última quinta-feira (6) uma representação 🌝 para o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, na qual afirma ser inconstitucional a lei que prevê a implementação do 🌝 ensino cívico-militar no estado de São Paulo, sancionada em bullsbet grupo telegram 27 de maio pelo governador Tarcísio de Freitas.

"A Constituição Federal 🌝 não permite aos estados estabelecerem modelo de educação diverso daquele definido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional", 🌝 afirmou o procurador Nicolao Dino, sustentando os seguintes pontos:

Escopo legislativo — cabe à União legislar sobre normas relacionadas às diretrizes 🌝 e bases da educação nacional. Portanto, o Legislativo estadual não tem competência para regulamentar a implantação do modelo cívico-militar no 🌝 estado;Formação e concurso — seleção de militares da reserva para exercerem funções pedagógicas sem a exigência de formação específica ou 🌝 aprovação em bullsbet grupo telegram concurso público, como previsto na lei recém-aprovada em bullsbet grupo telegram São Paulo, afronta o princípio constitucional de valorização 🌝 dos profissionais de educação;Desvio de função — a Constituição restringe a atividade policial ao policiamento ostensivo e à preservação da 🌝 ordem pública. Logo, designar militares para exercerem funções pedagógicas seria enquadrado como desvio de função da força militar;Efetividade atestada — 🌝 a falta de evidências científicas ou estudos conclusivos que atestem que o modelo cívico-militar implique na melhora no comportamento dos 🌝 alunos e na qualidade do ensino;

Nicolao Dino ressaltou ainda que a adoção do modelo proposto abre caminho para a infração 🌝 do princípio da gestão democrática do ensino público, uma vez que permitiria a adoção de orientações próprias da formação militar, 🌝 reduzindo o espaço para diálogo e exercício do senso crítico no ambiente escolar.

Dependendo da análise do procurador-geral, o Ministério Público 🌝 Federal (MPF) poderá acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a constitucionalidade da lei em bullsbet grupo telegram questão.

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Na última sexta-feira (7), o bullsbet grupo telegram já havia noticiado que o 🌝 Governo de São Paulo tinha 10 dias para prestar esclarecimentos ao STF sobre o programa de implantação de escolas cívico-militares 🌝 nas redes estadual e municipais.

Após a manifestação do governo paulista, a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Advocacia-Geral da União 🌝 (AGU) também deverão se manifestar. Em seguida, a questão deverá ser enviada para votação em bullsbet grupo telegram Plenário, uma vez que 🌝 Gilmar Mendes definiu que a pauta tem relevância e não tomará decisão de forma monocrática.

Questionada sobre o tema, a gestão 🌝 estadual afirmou que "o Programa Escola Cívico-Militar na rede paulista de ensino está em bullsbet grupo telegram conformidade com a legislação vigente, 🌝 ebullsbet grupo telegramadesão é voluntária, sendo definida pela comunidade escolar."

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Continência, uniforme completo, sem namoro e piercing: saiba como é 🌝 a rotina de escolas cívico-militares

Constitucionalidade

Em carta de defesa da proposta enviada ao governador, o secretário da Educação, Renato Feder, explicou 🌝 que as comunidades escolares irão optar por participar ou não do programa e serão priorizadas as instituições "situadas em bullsbet grupo telegram 🌝 regiões de maior incidência de criminalidade".

Os policiais que devem trabalhar nas escolas são aposentados e atuarão desarmados.

Em abril, a Advocacia-Geral 🌝 da União (AGU) também disse, em bullsbet grupo telegram parecer encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o modelo de escolas cívico-militares 🌝 do Paraná é inconstitucional.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, lembra que o programa das escolas cívico-militares foi revisto pelo governo 🌝 federal após "incongruências com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e com o Plano Nacional de Educação".

Entenda o 🌝 projeto

O que muda no dia a dia dos alunos e professores

O modelo proposto mescla a presença de militares - que 🌝 cuidarão da disciplina dos alunos - e de profissionais da educação - que serão responsáveis pelo conteúdo passado nas salas 🌝 de aula.

"Cada escola aderente ao Programa Escola Cívico Militar contará com pelo menos um militar da reserva, que estará subordinado 🌝 ao Diretor Pedagógico da unidade escolar, ebullsbet grupo telegramatuação será restrita ao projeto de valor do Programa Escola Cívico-Militar", diz 🌝 a carta enviada por Feder.

Além disso, como apontado pelo secretário, os valores das escolas serão semelhantes aos das organizações militares.

"...o 🌝 modelo é voltado para as práticas pedagógicas onde os estudantes são estimulados a cultivar o respeito à pátria, aos símbolos 🌝 nacionais e aos direitos e deveres de cidadania. Além disso, são incentivados a desenvolver habilidades de liderança, trabalho em bullsbet grupo telegram 🌝 equipe e responsabilidade social, preparando-os para serem cidadãos conscientes e atuantes na sociedade", afirma.

De acordo com o projeto de lei 🌝 redigido por Tarcísio, as atividades extracurriculares desses colégios serão de responsabilidade dos militares e serão formuladas pela colaboração da Secretaria 🌝 da Educação (Seduc) com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) seguindo as seguintes diretrizes: "valores cidadãos, como civismo, dedicação, excelência, 🌝 honestidade e respeito" e "habilidades que preparem o aluno para o exercício consciente da cidadania".

Quais escolas vão participar

Os colégios municipais 🌝 e estaduais de ensino fundamental, médio e de educação profissional podem participar do programa voluntariamente. O projeto é destinado exclusivamente 🌝 às escolas públicas.

Segundo o texto aprovado pela Alesp, os critérios para a seleção das instituições de ensino participantes são:

a aprovação 🌝 da comunidade escolar;índice de vulnerabilidade social;índices de fluxo escolar;índices de rendimento escolar.

Além disso, a escola que deseja participar não pode:

ter 🌝 aulas no período noturno;ser uma instituição rural, indígena, quilombola ou conveniada;ter gestão compartilhada entre Estado e municípios;ter, exclusivamente, ensino para 🌝 jovens e adultos;ser a única unidade escolar da rede pública de ensino que oferte ensino fundamental e médio regular na 🌝 zona urbana do respectivo município.

Responsabilidades da Seduc e das secretarias municipais da educação

Ainda segundo o projeto de lei, estão entre 🌝 os deveres das pastas educacionais:

apoiar financeiramente a execução e a implementação do Programa;selecionar as escolas participantes (levando em bullsbet grupo telegram consideração 🌝 a vontade da comunidade escolar);conscientizar a população sobre "a importância da implementação das Escolas Cívico-Militares";prestar apoio técnico e financeiro aos 🌝 colégios participantes; ofertar conhecimento adicional para os profissionais das instituições;monitorar e avaliar as escolas participantes do programa;realizar o processo seletivo 🌝 dos policiais militares que irão atuar como monitores (para isso, devem consultar a SSP);definir as diretrizes pedagógicas e a orientação 🌝 das escolas do programa;decidir quanto às demissões dos profissionais que atuarão nos colégios;compra de uniformes para os funcionários.

Responsabilidades da Secretaria 🌝 da Segurança no projeto

acompanhamento e avaliação do cumprimento dos deveres dos monitores;fornecer informações sobre o comportamento dos monitores e possíveis 🌝 processos criminais e administrativos em bullsbet grupo telegram que eles estejam envolvidos;apoiar tecnicamente o trabalho das secretarias municipais e da Secretaria da 🌝 Educação.

Responsabilidades das escolas no projeto

É de dever das instituições de ensino participantes:

implementar o Programa Escola Cívico-Militar de acordo com as 🌝 normas propostas pela Seduc e garantir as condições para isso;garantir a qualidade do processo educacional;prestar informações à Diretoria de Ensino 🌝 e Secretaria de Educação sobre a execução do programa;se certificar de que os princípios éticos respeito aos direitos humanos, a 🌝 proteção à dignidade humana, o zelo pelos direitos fundamentais de toda a comunidade escolar e o respeito à diversidade não 🌝 estão sendo feridos.

Críticas ao modelo e disparidade de remuneração

Organizações sociais de defesa da educação são contrárias à participação militar nas 🌝 escolas.

Um dos pontos criticados é a diferença na remuneração entre os profissionais da segurança e da educação: o militar vai 🌝 receber além do que recebe do exército, 2.5 Unidades Básicas de Valor (UBV) por oito horas trabalhadas. O que totaliza 🌝 R$ 5.692,50 por mês.

Se ele trabalhar 40 horas semanais, que é o máximo permitido, em bullsbet grupo telegram 20 dias vai receber 🌝 mais do que o salário médio de um professor, só pela participação na escola - montante pago pela Secretaria da 🌝 Educação.

O pagamento será feito pela SSP, mas os recursos serão enviados pela Secretaria da Educação. O piso do professor, da 🌝 rede estadual com jornada de 40 horas semanais, é de R$ 5.300.

Outro ponto levantado por especialistas é sobre o enrijecimento 🌝 e a militarização do projeto educacional.

“Minha principal crítica é a descaracterização das instituições escolares a partir da militarização. Essa escola 🌝 tira o seu caráter de escola pública, de escola que atende a todos os públicos, de uma escola que segue 🌝 princípios universais e se torna uma escola que vai funcionar a partir dos princípios da área de segurança, que são 🌝 opostos à área da educação", afirma Catarina de Almeida Santos, professora da UnB e integrante da rede campanha nacional pelo 🌝 direito à educação.

"Área da educação está ali no princípio da liberdade de ensinar e aprender, da diversidade, a área da 🌝 segurança vai trabalhar com princípio da hierarquização, da obediência e não da construção de diálogo”, complementa Catarina.

Priscila Cruz, presidente-executiva da 🌝 Todos Pela Educação, também aponta os principais problemas do modelo:

Ideia de que escolas cívico-militares são melhores é equívoco;Custam mais por 🌝 aluno;Fazem seleção por nível socioeconômico maior;Disciplina é baseada nos valores militares e não na melhoria da gestão das escolas.

Claudia Costin, 🌝 especialista em bullsbet grupo telegram educação da FGV, alerta para o risco de robotizar alunos e diz que modelo não faz sentido 🌝 em bullsbet grupo telegram tempos de Inteligência Artificial. E ainda aponta:

Não é disciplina que leva ao engajamento;Melhores exemplos no Brasil são de 🌝 escolas civis em bullsbet grupo telegram Pernambuco, que têm funcionamento integral e engajamento de alunos e professores

Questionado, o governo respondeu apenas que 🌝 está buscando dar à sociedade mais uma opção para que ela escolha qual a melhor escola para seus filhos.

"É um 🌝 processo que vai passar por uma consultada escolar. Tudo isso será discutido para ter uma relação mais harmoniosa possível".

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