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*Esta reportagem foi publicada originalmente em 9jabet 8 de julho de 2024
A história paulista recorda em 9jabet 9 de julho 👄 a Revolução Constitucionalista de 1932, mas o 9 de julho que permitiu que a cidade de São Paulo existisse aconteceu 👄 muito antes, em 9jabet 1562 — 462 anos atrás.
Foi quando ocorreu o episódio que entraria para a história como o 👄 Cerco de Piratininga, uma guerra indígena contra a incipiente vila que constituía o núcleo da futura maior cidade brasileira.
O que 👄 ocorreu foi uma guerra entre povos indígenas, mais especificamente entre aqueles que haviam firmado alianças com os portugueses colonizadores e 👄 aqueles que eram contrários a esses acordos.
De acordo com o historiador Afonso D'Escragnolle Taunay (1876-1958), indígenas das tribos guarulhos, guaianás 👄 e carijós firmaram uma coligação e lutaram contra a aliança formada pelo grupo liderado pelo tupiniquim Tibiriçá (? - 1562) 👄 e os padres jesuítas que ocupavam o planalto paulista.
Para o historiador Paulo Henrique Martinez, professor na Universidade Estadual Paulista (Unesp), 👄 "foi um dos primeiros conflitos abertos envolvendo o uso e a ocupação da terra e as relações sociais entre interesses 👄 conflitantes no planalto paulista: Igreja Católica, colonos, autoridades coloniais, lideranças indígenas e grupos indígenas."
Conforme narrou, em 9jabet carta, o padre 👄 José de Anchieta (1534-1597), o ataque dos indígenas ocorreu, de forma organizada, na parte da manhã. Fazia frio. O foco 👄 foi o ponto onde estava localizado o colégio dos jesuítas, exatamente onde se encontra hoje a igreja do Pátio do 👄 Colégio. Os nativos estavam "pintados e emplumados", seguindo a tradição dos mesmos em 9jabet episódios de guerra.
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Eles gritavam palavras de ordem, em 9jabet tupi, 👄 como "morte aos brancos" ou "morte aos portugueses". A operação foi liderada por um líder indígena chamado Jaguaranho (? - 👄 1562), sobrinho de Tibiriçá.
E coube a Tibiriçá o papel de herói, para a ótica portuguesa, dessa batalha. Nas palavras do 👄 jornalista Roberto Pompeu de Toledo, que narra o episódio em 9jabet seu livro A Capital da Solidão, o tupiniquim se 👄 tornou o "salvador de São Paulo de Piratininga, diante do maior ataque que sofreu nos primeiros anos".
"Isso ocorreu num mês 👄 de julho em 9jabet que fazia muito frio. Os inimigos, numa coligação de índios das redondezas, alguns dos quais haviam 👄 morado na aldeia dos padres e agora a renegavam, atacaram pela manhã, pintados e emplumados, e fazendo grande alarido", pontua 👄 o jornalista em 9jabet seu livro.
"Entre eles vinham inclusive membros da família de Tibiriçá, de modo que a guerra ganhou 👄 a feição de terrível luta fratricida", aponta Toledo.
De acordo com texto de José de Anchieta, houve encontros, "às flechadas, de 👄 irmãos com irmãos, primos com primos, sobrinhos com tios".
Hábil nas articulações, Tibiriçá já antevia o ataque e formou um pequeno 👄 exército, recrutando integrantes de três aldeias vizinhas para defender a vila e a comunidade formada então por 12 padres jesuítas.
Crédito, 👄 MUSEU PAULISTA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Foram dois dias em 9jabet que a futura cidade de São Paulo ficou cercada. 👄 Por fim, as tropas de Tibiriçá levaram a melhor. Um dos inimigos, prisioneiro, pediu perdão para os padres e disse 👄 que aceitaria ser feito escravo. Tibiriçá não se fez de rogado: com uma espada, conforme relato de Anchieta, matou-o com 👄 um golpe que esfacelou seu crânio.
O padre jesuíta enaltece o papel do líder indígena aliado dos portugueses. Coloca-o no papel 👄 de "fundador e conservador da Casa de Piratininga".
Era um momento tumultuado aquele no planalto paulista. A vila de Santo André 👄 da Borda do Campo, primeira aglomeração europeia na América portuguesa longe do litoral, havia sido fundada em 9jabet 1553 graças, 👄 principalmente, às alianças garantidas pelo explorador João Ramalho (1493-1582), que se casou com a filha do cacique Tibiriçá e iniciou 👄 uma verdadeira dinastia de mamelucos.
Mas Santo André vivia sob constantes ataques dos índios tamoios e, por volta de 1560, a 👄 aglomeração portuguesa que ali existia acabou não resistindo. Homem poderoso daquelas cercanias, Ramalho acabou se transferindo, junto aos seus familiares, 👄 para a região do Pátio do Colégio. Ali acabou nomeado capitão-mor.
Geograficamente, era uma região mais protegida. Para historiadores, a Vila 👄 de São Paulo de Piratininga, na verdade, deve9jabetgênese à transferência do núcleo europeu da Vila de Santo André 👄 da Borda do Campo.
Mas essa nova configuração fez com que ocorresse uma acomodação das lideranças, tanto com os padres jesuítas 👄 que já haviam estabelecido um colégio para catequizar índios no planalto paulista, como com as tribos indígenas do entorno.
Professor na 👄 Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o historiador José Carlos Vilardaga recorda que esses ataques a núcleos coloniais eram constantes 👄 no período e, portanto, foi graças "à vitória dessa aliança de uma parte dos indígenas com padres e colonos que 👄 a sobrevivência material do núcleo que daria origem à São Paulo sobreviveu".
"A forma com que depois ali se tornaria a 👄 cidade de São Paulo, de alguma maneira, ocorreu a partir da vitória desses aliados. Não era nada extraordinário nem fora 👄 do contexto o abandono de vilas no período colonial, tanto na América portuguesa quanto na espanhola [por conta de animosidades 👄 com os nativos]. A permanência ou não de um núcleo colonial nos primeiros anos de colonização era exatamente a consequência 👄 do sucesso ou insucesso com alianças firmadas com os grupos indígenas locais", explica Vilardaga, citando o fracasso da vila de 👄 Santo André da Borda do Campo como um exemplo disso.
Crédito, MUSEU PAULISTA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
"Algo inimaginável nos dias 👄 de hoje, os ataques indígenas à Vila de São Paulo na época de9jabetfundação, pelos idos de 1560, foi 👄 uma constante", complementa o historiador Luís Soares de Camargo, diretor do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo. "Conflitos, escaramuças, ou 👄 até graves confrontos ocorriam constantemente face à chegada e estabelecimento dos portugueses no território de Piratininga que, até então era 👄 ocupado pelos indígenas que viviam no planalto."
"Santo André, a primeira Vila do Planalto fundada em 9jabet 1553, sofreu com o 👄 problema de segurança e foi extinta em 9jabet 1560, sendo os seus moradores transferidos para São Paulo, cuja criação datava 👄 de 1554, mas que foi elevada à Vila naquele mesmo ano", explica Camargo. "Questões ligadas aos ataques indígenas e, portanto, 👄 à segurança, estavam norteando aquelas ações."
O historiador comenta que quando a vila de Santo André foi extinta, "o foco das 👄 tensões" também acabou transferido para São Paulo, "então sede do poder político dos portugueses representado pela Câmara Municipal, e também 👄 da esfera religiosa através dos jesuítas representantes da Igreja Católica."
"Marco visual dessa esfera de poder era a igreja dos jesuítas 👄 no Pátio do Colégio que, não por outra razão, foi a escolhida em 9jabet 1562 pelos índios revoltosos para ser 👄 destruída", afirma ele.
Segundo Vilardaga, o núcleo que daria origem a São Paulo só se firmou de forma mais consolidada a 👄 partir de 1590.
Professor no Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), o historiador Paulo César Garcez Marins enfatiza a 👄 importância de compreender o episódio de forma a reconhecer o protagonismo dos indígenas. "Essas narrativas acabaram todas construídas para, no 👄 fundo, fortalecer a ideia de adesão dos indígenas à esfera da invasão portuguesa", comenta ele. "Estão impregnadas desse ponto de 👄 vista."
Vilardaga frisa que o ocorrido "foi uma guerra indígena". "Isso é o mais importante", diz ele. "Mudar o olhar sobre 👄 o episódio, que acabou marcado por uma exaltação do Tibiriçá e do João Ramalho na mitologia paulista, além da santidade 👄 do Anchieta. Houve toda uma construção narrativa a partir do evento."
O historiador ressalta que é preciso compreender o Cerco de 👄 Piratininga como o ponto de tensão entre as "redes de relações e alianças" firmadas entre as próprias populações indígenas da 👄 região, com seus "grupos, amizades e articulações". Os acordos firmados pelos padres e pelos colonos, naquele momento, acaba "obrigando novas 👄 estratégias e formas de os indígenas que já viviam ali se entenderem nessas redes de relações".
Nesse sentido, a chegada e 👄 a instalação dos portugueses no local acabou, como explica Vilardaga, "causando ondas de choque e tensionando as relações indígenas". E 👄 a animosidade deles ocorre em 9jabet um momento em 9jabet que os povos nativos eram imensa maioria. "A população branca 👄 era muito pequena. Por isso o que houve foi um conflito indígena, uma guerra entre uma parcialidade tupinquim e outra 👄 parcialidade tupiniquim. Entre aparentados. E o que estava em 9jabet jogo ali eram as alianças", contextualiza o professor.
Para o historiador 👄 Camargo, é possível definir como sendo três os grupos "envolvidos na revolta de 1562": os jesuítas evangelizadores, empenhados na tal 👄 conversão dos chamados "naturais da terra"; os colonizadores portugueses, "mais interessados na ocupação das terras e na escravidão indígena"; e 👄 os indígenas que se colocavam em 9jabet posição de resistência ante os europeus.
No caso, os indígenas que não haviam firmado 👄 alianças com os brancos, evidentemente.
"Nenhum dos grupos eram coesos, havendo por certo diferenças internas entre eles", atenta Camargo. "No caso 👄 dos índios, por exemplo, haviam os que aceitaram a interferência dos portugueses, aliando-se a eles, e outros totalmente contrários a 👄 essa expansão."
O historiador ainda lembra que o episódio marcou a "união de tribos contrárias, por motivos religiosos ou civis, aos 👄 portugueses". E isso possibilitou a guerra. Para esses indígenas, era preciso conquistar a vila de São Paulo e a igreja 👄 dos jesuítas — marcos político e simbólico da invasão portuguesa.
Martinez analisa o episódio como o fator de consolidação dos "interesses 👄 da colonização portuguesa", selando "a sorte das populações indígenas no entorno dos campos de Piratininga".
"Os anos posteriores foram a projeção 👄 no tempo e no espaço de relações de poder, da apropriação da terra e do emprego e controle da mão 👄 de obra indígena, a morte dos insubordinados", acrescenta Martinez.
"A herança maldita, sem dúvida, foi o consenso no âmbito das autoridades 👄 reais, militares e eclesiásticas quanto às formas de tratamento social, a elaboração e consagração de um discurso sobre os povos 👄 indígenas e os mestiços: a legitimidade da9jabetsubmissão, do trabalho forçado, da desagregação comunitária dos povos nativos , da 👄 violência sistemática, da expropriação de terras e da diluição de identidades étnico-culturais, entre outras."
"Hoje, podemos compreender o episódio como fecundo 👄 definidor de relações e de representações simbólicas de poder e de autoridades laicas e religiosas na constituição do domínio colonial 👄 e da subjugação das populações nativas", acrescenta o professor da Unesp.
"Fenômeno que se multiplicou ao longo do tempo e em 👄 9jabet distintas localidades, conforme o ritmo e a intensidade da evangelização e da ocupação territorial colonial na penetração do vasto 👄 interior."
Para Martinez, isto pode ser observado em 9jabet outros episódios "consagradores da opressão, da violência e da exploração econômica de 👄 populações e regiões pelo Brasil afora".
"Veja a história do bandeirismo, da marcha do café e da marcha para o oeste, 👄 da ocupação predatória da Amazônia, entre outros exemplos que traçaram o curso da tragédia social verde e amarela", comenta.
Crédito, GETTY 👄 IMAGES
"O Cerco de Piratininga foi o grande teste para se verificar a segurança da Vila de São Paulo e, por 👄 conseguinte, a9jabetviabilização como núcleo permanente da colonização", pontua Camargo.
"Explica-se: a questão de segurança foi o principal fator para 👄 a escolha do local onde seria constituída a nova Vila, uma vez que Santo André mostrou-se por demais vulnerável."
"E aqui 👄 uma curiosidade, pois sempre se costuma dizer que São Paulo nasceu e cresceu sem planejamento, o que é errado. Ou, 👄 pelo menos no seu nascimento, São Paulo foi muito bem planejada, não nos moldes modernos como temos hoje, mas sim 👄 no contexto daquela época onde se vivia em 9jabet constante sobressalto com a ameaça dos índios revoltosos", acrescenta o historiador.
"Sob 👄 esse aspecto, o local era perfeito: uma colina cercada por dois rios, o Tamanduateí e o Anhangabaú, com pontos dominantes 👄 de onde se tinha uma ampla visão da área ao redor: o Pátio do Colégio, de cujo topo se vislumbrava 👄 ampla área à leste, ou o atual Largo de São Bento, de onde se tinha uma ampla visão da zona 👄 norte e oeste", afirma ele. "Essa localização do núcleo proporcionava mais segurança que foi complementada com a construção dos 'muros' 👄 em 9jabet volta da cidade, a exemplo das antigas cidades europeias. Aqui, porém, não eram muros de pedra e sim 👄 de taipa ou simples paliçadas."
Segundo Camargo, tudo isso contribuiu para a resistência do núcleo frente à batalha daquele 9 de 👄 julho de 462 anos atrás.
"Apesar dessas defesas terem sido ultrapassadas no ataque e ter ocorrido a invasão da igreja, logo 👄 as forças conseguiram alvejar o líder Jaguaranho, o que causou uma desestabilização entre os índios revoltosos e a vitória dos 👄 portugueses que foram auxiliados por índios simpatizantes."
"Tal vitória foi fundamental para a consolidação do núcleo paulistano que, daí por diante, 👄 firmou-se como principal cidade e capital", explica.
"Nesse sentido, o episódio ganhou relevância na história, pois ao contrário de Santo André, 👄 que não sobreviveu, São Paulo conseguiu através desse ataque uma vitória muito importante que fortaleceu e mostrou que o núcleo 👄 era viável naquele contexto violento. Para se ter uma ideia dessa posição estratégica e também do ataque de 1562, o 👄 melhor ponto a ser visitado é o próprio Pátio do Colégio e nele o seu jardim ao fundo. Desse ponto 👄 descortina-se uma vista da zona leste da cidade por onde começou o ataque, bem como a configuração desta área: uma 👄 íngreme colina por onde os índios subiram para atacar a cidade."
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