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O milionário da criptomoeda Sam Bankman-Fried foi condenado a 25 anos de prisão por sete acusações de fraude fiscal. Mas, 📉 o plano dele era imoral?

Poresportiva bet_própria conta, Bankman-Fried pretendia acumular riqueza para causas filantrópicas: "ganhar para dar", na expressão 📉 da comunidade do altruísmo eficaz, da qual ele era um apoiador. Bilbordes daesportiva bet_bolsa de criptomoedas, FTX, proclamavam: "Estou 📉 dentro da criptomoeda porque quero ter o maior impacto global para o bem." Altruístas eficazes frequentemente defendem o utilitarismo, de 📉 acordo com o qual devemos promover o maior equilíbrio líquido de benefícios sobre danos, por meios necessários. Em outras palavras, 📉 estamos justificados esportiva bet_ causar dano a alguns - por exemplo, por fraude fiscal - se os danos forem superados pelos 📉 benefícios para outros. Conforme o juiz que o sentenciou: "Ele sabia que estava errado; ele sabia que era criminal." Mas 📉 mesmo se ele soubesse da lei, Bankman-Fried pode não ter acreditado que estava fazendo algo de errado. Após todo, ele 📉 planejava doar bilhões para ajudar aqueles esportiva bet_ necessidade. Ele pode ter pensado que ele tinha a resposta para essa antiga 📉 questão moral: se é OK causar dano para o bem maior.

Ideias filosóficas raramente vão à tona. O altruísmo eficaz é 📉 um deles; outro é "o problema do bonde" - uma fonte de inúmeros memes nas redes sociais e um dispositivo 📉 de enredo proeminente esportiva bet_ The Good Place. O que se perde nos memes é por que o problema do bonde 📉 importa. A questão não é gerar casos de incerteza moral cada vez mais abstrusos, mas precisamente investigar a encruzilhada de 📉 Bankman-Fried.

No caso clássico, concebido pelo meu falecido colega Judy Thomson esportiva bet_ 1976, você é um espectador esportiva bet_ um interruptor que 📉 desviará de um bonde de trilhos - esportiva bet_ direção a cinco vítimas que certamente morrerão quando o atingi-los - para 📉 uma via lateral com uma única vítima que será morta no lugar. Apresentações populares dele sugerem que a questão é 📉 saber o que fazer: você deve virar o bonde para a via lateral ou não? Mas o problema do bonde 📉 começa com o fato de que a maioria de nós tem pouca dúvida: você deve desviar o bonde para o 📉 trilho lateral, tomando uma vida para salvar cinco. Este julgamento coloca pressão sobre aqueles que respondem "não" à encruzilhada de 📉 Bankman-Fried - aqueles que acreditam que não é OK causar dano a alguns apenas porque esses danos serão superados por 📉 benefícios para outros.

Mas por que, então, se estamos certos de virar o interruptor, é errado empurrar um transeunte na frente 📉 do bonde esportiva bet_ alta velocidade, trazendo-o a um fim? Ou para um médico transplantar matar um paciente inocente e usar 📉 seus órgãos para salvar cinco vidas - ambos dos quais a maioria de nós considera grossamente imorais? Para décadas, eticistas, 📉 incluindo Thomson, lutaram para conciliar nossos julgamentos contrastantes quando se trata de virar o interruptor esportiva bet_ vez de empurrar o 📉 transeunte ou matar o paciente: esportiva bet_ cada caso, tomamos uma vida para salvar cinco. Se não pudermos identificar uma diferença 📉 moral significativa, devemos concluir que, desde que seja OK virar o interruptor, é OK empurrar o transeunte ou matar o 📉 paciente depois de todo. Esta conclusão leva inevitavelmente a uma visão moral mais utilitária, na qual está bem causar dano 📉 esportiva bet_ serviço do bem maior. E permite uma defesa moral de Bankman-Fried. Ele pode ter mal calculado danos e benefícios, 📉 riscos e recompensas, mas havia um argumento filosófico respeitável de seu lado.

A volta emocionante nesta história é que Judy Thomson 📉 acabou mudando de ideia. Em um artigo publicado esportiva bet_ 2008, ela questionou a ideia de que é certo virar esse 📉 interruptor, tomando uma vida para salvar cinco. Seu argumento gira esportiva bet_ torno de uma variante do caso clássico esportiva bet_ que 📉 você tem uma opção adicional: além de desviar o bonde para um trilho com uma única vítima, você pode desviá-lo 📉 esportiva bet_ si mesmo. A visão de Thomson é que você não é obrigado a sacrificaresportiva bet_vida, mas se você 📉 não o fizer, então você não pode então virar o bonde esportiva bet_ alguém, sacrificando-os no lugar. Se você não estaria 📉 disposto a daresportiva bet_vida para salvar os cinco, como você pode justificar a decisão de tomar a deles? Esta 📉 questão tem força mesmo quando o auto-sacrifício não é uma opção, como no caso com o qual começamos: a ausência 📉 de uma opção que você não tomar não deve afetaresportiva bet_escolha entre as opções que permanecem.

A mensagem da reviravolta 📉 de Thomson é que, esportiva bet_ vez de enfraquecer nossa relutância esportiva bet_ causar dano, uma reflexão cuidadosa sobre o problema do 📉 bonde deve fortalecê-lo. Não há diferença moral entre virar o interruptor no caso original do problema do bonde e empurrar 📉 um transeunte na frente do bonde, não porque ambas as ações estão certas, mas porque - apesar de um senso 📉 comum - ambas as ações estão erradas. Nós não devemos virar esse interruptor porque nós geralmente não estamos dispostos a 📉 sacrificar nós mesmos.

Há situações esportiva bet_ que está OK causar dano a alguns para o benefício de outros: atuar esportiva bet_ defesa 📉 própria, por exemplo. Mas não é permitido fazê-lo sempre que os benefícios ultrapassem os danos. Nós não devemos permitir que 📉 algum futuro Bankman-Fried justifique suas ações apelando para o bem maior.

Leitura adicional

  • Would You Kill the Fat Man? O Problema 📉 do Bonde e O Que Sua Resposta Nos Diz Sobre o Certo e o Errado por David Edmonds (Princeton, £12.99)

  • Justiça: 📉 O Que É a Coisa Certa a Fazer? por Michael J Sandel (Penguin, £10.95)

  • Direitos, Restituição e Risco: Ensaios esportiva bet_ Teoria 📉 Moral por Judith Jarvis Thomson (Harvard, £37.95)


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