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Os fotógrafos do jornal italiano L'Ora, famoso por suas investigações sobre a máfia

Para ser fotógrafo de jornal em Palermo, no ♣ auge do poder da máfia siciliana, era necessário se acostumar a ser acordado por telefonemas no meio da noite.

Houve um ♣ assassinato, diria o editor, antes de dar o endereço de onde o fotógrafo deveria chegar o mais rápido possível.

Correr para ♣ cobrir um assassinato ou uma prisão policial já era bastante perigoso, mas pior era ser enviado para
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grafar um funeral ♣ da máfia.

Diferente de um repórter, que podia se misturar à multidão, ser fotógrafo significava estar na linha de frente e ♣ expor-se, comlink brabetcâmera, a familiares furiosos.

Quando o trabalho terminava, era importante, ainda, certificar-se de não ter sido seguido até ♣ em casa.

Fim do Matérias recomendadas

O fotógrafo Franco Zecchin lembra bem dessa vida.

A partir do final da década de 1970, ele ♣ trabalhou em estreita colaboração com a lendária fotógrafa Letizia Battaglia documentando a guerra mortífera entre gangues rivais da máfia siciliana ♣ (também conhecida como "Cosa Nostra") e o derramamento de sangue nas ruas da cidade.

O período brutal ficou conhecido como la ♣ mattanza (a matança).

Crédito, Alberto Roveri/Mondadori Portfolio vía Getty img}

Os fotógrafos italianos Franco Zecchin e Letizia Battaglia em Palermo, em 1976

Zecchin ♣ e Battaglia, falecida em 2023, também eram um casal e estavam apaixonados.

Juntos, organizaram um grupo de fotógrafos independentes (nalink brabet♣ maioria jovens de Palermo ansiosos por aprender o ofício) que trabalhavam para o jornal de esquerda L'Ora, famoso por suas ♣ investigações sobre a máfia.

Ali fazia-se um
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jornalismo acelerado, por isso o estilo
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gráfico do cotidiano da cidade – e até ♣ a impressão e processamento das imagens – tinha que ser rápido, para poder passar à próxima edição.

A Sicília estava, na ♣ época, no centro das atenções da imprensa internacional, e os fotógrafos tinham de estar disponíveis 24 horas por dia.

Ir ao ♣ cinema significava deixar um bilhete para o gerente de bilheteria para que avisasse caso recebesse uma ligação do jornal.

Zecchin e ♣ Battaglia enfrentaram ameaças físicas reais.

Eles foram maltratados e chegaram a ter suas câmeras quebradas.

Houve épocas em que chegaram a cobrir ♣ cinco assassinatos por dia.

Para Zecchin, o momento mais assustador ocorreu quando Battaglia recebeu uma carta anônima ameaçadora alertando-a para deixar ♣ a cidade imediatamente e não retornar.

Crédito, Archivo Letizia Battaglia - Palermo

Carta com ameaças a Letizia Battaglia

Podcast traz áudios com reportagens ♣ selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

Mas Battaglia, que recebia elogios internacionais pelo seu trabalho, não se deixou intimidar.

"É uma questão de caráter", disse ♣ Zecchin à link brabet Culture.

"Quando estava convencida de algo, ia em direção sem esperar nem pensar muito nas consequências."

Apesar do perigo, ♣ ou talvez por causa dele, a vida juntos em Palermo foi "uma aventura”", diz Zecchin.

O trabalho de Battaglia e Zecchin ♣ esteve em exposição na Fondazione Merz em Turim, ao lado de
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grafias de Enzo Sellerio, Fabio Sgroi e Lia Pasqualino.

A ♣ exposição "Palermo Mon Amour" retratou a vida pública de Palermo dos anos 1950 a 1992, tanto a violência quanto os ♣ momentos tranquilos e cotidianos.

A curadora Valentina Greco, natural de Palermo, disse à link brabet Culture que nascer na cidade naquela época ♣ "era nascer num período muito violento".

E a vida sob a máfia continua a fascinar: em 2023 será lançado um novo ♣ museu da máfia em Palermo e o drama policial anglo-italiano The Good Mothers.

A série, que poderá ser vista na plataforma ♣ Disney+, é baseada na história real de três mulheres que lutam para derrubar um clã mafioso por dentro.

Leoluca Orlando foi ♣ prefeita de Palermo por mais de 20 anos.

E recorda que desde criança a cidade era a capital da máfia.

Era "uma ♣ cidade cinzenta", diz ele à link brabet Culture, onde todos sabiam do forte controle da máfia, mas ninguém falava sobre isso, ♣ graças a um código de silêncio estritamente aplicado, conhecido como "omertà".

Segundo um relatório, a máfia siciliana matou mais de 1.000 ♣ pessoas entre 1978 e 1983.

Conhecida como a 'fotógrafa da máfia', Battaglia trabalhou para jornais sicilianos documentando o cotidiano da máfia ♣ e suas consequências

E por causa de seu cargo, Orlando às vezes era considerado o "morto-vivo" da cidade, ou seja, seu ♣ nome estava na lista de alvos da máfia.

Em muitas ocasiões, ele teve que alterar seus horários no último minuto para ♣ evitar quelink brabetlocalização fosse descoberta. Ele também morou em um quartel militar por um tempo e, certa vez, tamanho ♣ foi o perigo que teve que fugir com a família para a Geórgia.

Em última análise, foram os infames assassinatos dos ♣ juízes antimáfia Paolo Borsellino e Giovanni Falcone, em 1992, que provocaram mudanças na Sicília, diz Orlando.

"As pessoas reagiram e disseram: ♣ 'Basta! Basta!'", lembra Orlando. "Foi realmente um momento importante."

Zecchin lembra o dia que conheceu Battaglia, num workshop de teatro organizado ♣ pelo famoso realizador polonês Jerzy Grotowski, antes de darem início ao trabalho de expor a máfia siciliana.

Battaglia havia levadolink brabet♣ câmera e estava tirando
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s, embora tenham dito a ela que não era permitido.

"Para alguém como Battaglia, isso não era ♣ algo que devia ser respeitado", lembra Zecchin com um sorriso. Battaglia simplesmente perguntou: "Por quê?"

Mas alguém a denunciou. E quando ♣ pediram que entregasse o filme, ela se recusou.

Crédito, Lia Pasqualino

Letizia Battaglia com um paciente de um hospital psiquiátrico de Palermo

Embora ♣ tivessem acabado de se conhecer, Zecchin elaborou um plano para ajudá-la: em uma loja próxima, ele comprou um novo rolo ♣ de filme não utilizado e deu-o a Battaglia, dizendo que fingisse ser seu.

"Isso criou, é claro, algo entre nós”, diz ♣ Zecchin, "e depois se transformou em uma história de amor".

Poucos meses depois, Zecchin deixou Milão,link brabetcidade natal, e se ♣ juntou a Battaglia emlink brabetPalermo natal.

Battaglia, uma das primeiras
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jornalistas da Itália, certa vez chamou seu trabalho de cobertura ♣ da guerra da máfia de "arquivo de sangue".

Autodidata e armada com uma câmera e um scanner de rádio policial, ela ♣ ganhou muitos prêmios, incluindo o prestigiado W Eugene Smith, em 1985.

Em 2023, foi lançado um documentário sobrelink brabetvida, Shooting ♣ the Mafia.

Segundo Greco, Battaglia é "sem dúvida, um dos ícones da
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grafia italiana".

Mas nem sempre foi fácil ser um casal ♣ de fotógrafos, diz Zecchin, explicando que eles tinham estilos muito diferentes.

Enquanto Battaglia sempre buscava provocar uma reação em seus modelos ♣ – "Estou aqui, estou nalink brabetfrente, tenho uma câmera" – o estilo de Zecchin é mais discreto, de "tentar ♣ ficar o mais silencioso possível".

Crédito, Archivo Letizia Battaglia - Palermo

Boris Giuliano, chefe do "esquadrão voador", no local de um assassinato ♣ na Piazza del Carmine, Palermo, 1978. Ele seria assassinado pela máfia um ano depois

Na década de 1980, Battaglia, que lutava ♣ contra problemas psiquiátricos, segundo Zecchin, e frequentemente
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grafava pacientes em instituições psiquiátricas, seguiu carreira na política, atuando na Câmara Municipal ♣ de Palermo e na Assembleia Regional da Sicília.

Esperava que alink brabetcontribuição política pudesse ser tão eficaz (ou mais) quanto ♣ a delink brabet
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grafia.

Durante décadas, a Sicília e a máfia siciliana capturaram a imaginação de artistas, escritores e cineastas.

O mais ♣ notável é o clássico policial de 1972 de Francis Ford Coppola, O Poderoso Chefão, filmado parcialmente na Sicília, que ficou ♣ em segundo lugar na lista da link brabet Culture dos melhores filmes americanos já feitos.

Mas embora o prefeito Orlando chame O ♣ Poderoso Chefão e seu astro Marlon Brando de "fantásticos", ele afirma que o legado do filme de Coppola é "uma ♣ tragédia para os sicilianos".

Ao passar a mensagem de que um chefe da máfia como Don Vito Corleone é um bom ♣ homem, argumenta Orlando, existe o risco de as pessoas "esquecerem que os mafiosos são criminosos terríveis e cruéis".

Tirar
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s da ♣ máfia não é uma coisa simples. Mas
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grafias como esta permanecem

Zecchin concorda, acrescentando que O Poderoso Chefão e outros filmes ♣ e programas de TV semelhantes são "perigosos" porque não mostram de forma adequada o verdadeiro e devastador impacto sobre as ♣ vítimas da máfia.

Para Greco, porém, existe um mundo rico de cultura de Palermo que capta a essência da vida na ♣ cidade, dos escritos da jornalista Giuliana Saladino até os filmes de Ciprì e Maresco.

Segundo Orlando, a Palermo de hoje tornou-se ♣ um símbolo de que a mudança é possível.

Embora a máfia ainda exista na Sicília, diz ele, viver hoje em Palermo ♣ "pode ser emocionante e seguro".

Como explica Orlando, o aeroporto Falcone Borsellino de Palermo, outrora um ponto para que os mafiosos ♣ transportassem dinheiro e drogas, e para jornalistas que chegavam para cobrir a violência, atualmente está repleto de turistas.

O comissário de ♣ polícia Boris Giuliano e o tenente-coronel carabinieri Giuseppe Russo, assassinados pela máfia, estão no 'muro da legalidade' em Palermo

"Palermo é ♣ hoje uma cidade turística", diz Orlando.

"Não era possível imaginar isso quando a máfia governava".

Segundo um especialista em imagens, o "efeito ♣ The White Lotus", em referência à comédia dramática da HBO ambientada na ilha italiana, significa que atualmente pode ser difícil ♣ reservar um quarto de hotel na Sicília.

Palermo é uma cidade que foi reconstruída de forma contínua, diz Greco, "e isso ♣ definitivamente aumenta o fascínio".

"É uma cidade pela qual se tem um grande sentimento de amor", acrescenta. "Já foi um centro ♣ de grande violência, mas agora é mais amor."

Leia a versão original desta reportagem (em inglês) no site link brabet Culture.

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