Começando durante a pandemia, David Runciman apresentou uma série de podcasts discursivos dedicados a alguns dos principais pensadores políticos do 🍐 passado. Seu primeiro livro de ensaios baseado nestes podcasts, "Confrontando Leviathan", foi um guia perfeito para o exame do exercício 🍐 do poder, através dos olhos e palavras de De Tocqueville e Marx e Hannah Arendt e outros, nba sportingbet um tempo 🍐 de restrição estatal do libertador.
Este segundo volume é oportuno de uma maneira diferente. Ele é tematicamente amplo nba sportingbet torno desses 🍐 pensadores cujo foco principal era imaginar diferentes tipos de melhorias na política e nas sociedades nba sportingbet que viviam; cada um 🍐 deles se atende, de diferentes maneiras, à pergunta, Runciman diz, de "querer saber por que nos encontramos na situação nba sportingbet 🍐 que estamos e como podemos alcançar algo melhor". Seria um volume útil para colocar ao lado dos leitos de Keir 🍐 Starmer e Rachel Reeves.
Runciman, professor de política na Universidade de Cambridge, BRnba sportingbeterudição com meio sorriso. Ele tem o 🍐 dom, tanto como podcaster quanto escritor, de iluminar idéias abstratas e abstratas com charme humano. Ele também tem um senso 🍐 jornalístico de onde está a história. Dessa forma, as meditações aqui, cada uma de cerca de 20 páginas, sobre figuras 🍐 tão distintas quanto Jeremy Bentham e Rosa Luxemburg e Simone de Beauvoir são do tipo raro: histórias de vida nba sportingbet 🍐 páginas que, frase por frase, te fazem sentir um pouco mais instruído do que você se sentia antes.
Ele começa com 🍐 Rousseau e, nba sportingbet particular, seu Discurso sobre a Desigualdade de 1755, o filósofo suíço entrada nba sportingbet um concurso de ensaio 🍐 realizado pela Academia de Dijon - um tipo de França Has Got Talent do Iluminismo - que abordou como termos 🍐 acabamos nba sportingbet um mundo nba sportingbet que "um imbecil deveria liderar um homem sábio, e um punhado de pessoas deveria se 🍐 engordar nba sportingbet superfluídades enquanto a fome multidão vai nba sportingbet falta de necessidades". Examinando bruscamente a revisão de Jean-Jacques na história 🍐 humana para explicar este estado de coisas, Runciman é capaz de desmistificar certos mitos, não menos que a ideia persistente 🍐 de que Rousseau era o "amigável" e "natural" filósofo, o primeiro hippy, o consumado rewilder, lembrando ao leitor de que 🍐 tão indiferente era ele a "artificial" e "constrangente" ligações da sociedade, que ele colocou todos os seus cinco filhos nba sportingbet 🍐 um orfanato, dramatizandonba sportingbetcrença de que mesmo as ligações familiares eram uma "farsa", e que a individualidade enba sportingbet🍐 relação com a natureza era tudo o que importava.
No extremo oposto brilhante de Rousseau, ele argumenta que Nietzsche, outro grande 🍐 desvencilhador do DNA político humano, chega à pergunta "como diavas nos encontramos aqui?" do ponto de vista diametralmente oposto: não 🍐 "como os poucos privilegiados vieram dominar os muitos" mas como os muitos, através da religião e da democracia, vieram dominar 🍐 os poucos, a elite, os poderosos, seus verdadeiros mestres? Em ambos os casos, no entanto, Runciman argumenta,nba sportingbetdesconstrução da 🍐 sabedoria recebida sobre propriedade e propriedade, sobre o bem e o mal, teve uma intenção prospectiva. Foi a tese de 🍐 Rousseau que nós tínhamos que entender nossas origens para derrubar as hierarquias sociais enraizadas. No caso de Nietzsche, na leitura 🍐 generosa de Runciman, a especulação sobre a história humana pré-histórica foi projetada para provocar um sentido de tudo o que 🍐 poderíamos ser capazes: "Podemos fazer qualquer coisa."
Entre esses maiores bestas filosóficas, suas contas de como o nuance e a praticidade 🍐 do mundo poderia ser remodelado começa a ficar cada vez mais interessante. Bentham, uma figura frequentemente reduzida ànba sportingbetfrase 🍐 utilitária (e diagnosticada como autista), é brilhantemente revivido aqui; a seção sobre Frederick Douglass, que passou seus primeiros anos como 🍐 um pessoa escravizada nba sportingbet Maryland e se tornou a voz mais erudita da emancipação, faz você querer imediatamente baixar tudo 🍐 o que ele escreveu.
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Runciman tem a curiosidade para dar esse 🍐 tipo de "rizz" intelectual a mentes sérias. Ele mostra que o filósofo da Harvard John Rawls, autor de "Uma Teoria 🍐 da Justiça" (1971), foi moldado não apenas pela experiência dos horrores da segunda guerra mundial, mas pela questão pressante de 🍐 "o que estávamos lutando"? Uma questão cuja resposta levou 20 anos de gestação cuidadosa para ser formulada. Essa atenção concentrada 🍐 suprema é colocada aqui, como na vida, contra o trabalho do colega de Rawls nba sportingbet Harvard, Robert Nozick, cujo "Anarquia, 🍐 Estado e Utopia" (1974) se tornou um texto fundamental para os sonhadores de tecnologia bilionários da Silicon Valley. Rawls, Runciman 🍐 lembra-lhe, foi um ponto de referência na "fantasia liberal" de "The West Wing", enquanto havia um nó a Nozick nba sportingbet 🍐 "The Sopranos", quando um personagem decide que apenas um louco daria provas contra a máfia. O futuro da democracia americana, 🍐 você pode imaginar, está nba sportingbet algum lugar entre esses dois polos.
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