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Rieko Hirosawa: A Blind Woman Keeping the Goze Music Alive in Japão
Rieko Hirosawa senta-se o bete um banco de pedra ao 👄 lado deo betecasa, afina seu instrumento e toma um deep breath. Ela solta uma nota impossivelmente alta enquantoo bete👄 bachi batida nas três cordas de seu shamisen, um instrumento tradicional.
Juntos, eles cortam a stillness de uma tarde opressivamente úmida. 👄 Se seus vizinhos estavam se perguntando se a Hirosawa, geralmente falando suavemente, estava o bete casa, agora eles sabem.
Pouco mais de 👄 uma década se passou desde que a Hirosawa começou a aprender goze uta (canções de mulheres cegas) - um gênero 👄 prodigioso de música que abrange quatro séculos e que a maioria dos japoneses provavelmente nunca ouviu.
Que ela agora toque com 👄 a compostura de uma veterana é notável por duas razões: não existe uma única partitura musical goze e, mesmo que 👄 as cordas e notas tenham sido escritas, a Hirosawa não seria capaz de lê-las.
"Eu soube quando era uma criança jovem 👄 que iria perder a visão", diz a Hirosawa o beteo betecasa no topo de uma colina o bete Tomi, Nagano, com 👄 a linha do horizonte dos Alpes Japoneses do Norte ao fundo.
O vínculo espiritual com a música goze
Mas é devido à 👄 o betecondição, não o bete spite dela, que a 65-year-old formou um vínculo espiritual inquebrável com a música das goze - 👄 mulheres cegas e visualmente impaired que ganhavam a vida como músicas itinerantes e que chegaram a número o bete centenas no 👄 final do século 19.
Na região noroeste, onde a tradição floresceu durante o período Edo (1603-1868), a Hirosawa está no centro 👄 de um movimento para proteger o legado das goze .
"Elas cantavam músicas enquanto viviam vidas realmente difíceis", diz ela. "Só 👄 sobreviver era um desafio. Eles usavam música para ter um sentido de propósito e depois passavam essas habilidades para seus 👄 aprendizes."
O gênero musical, que textos históricos e obras de arte sugerem ter começado há tanto quanto os séculos 1500, não 👄 era uma escolha de carreira simples. Na Japão feudal, meninas de regiões rurais pobres que sofriam de deficiência visual como 👄 resultado da catarata e do sarampo, então comuns, tinham apenas duas formas de ganhar a vida - como massagistas ou 👄 como músicas itinerantes.
Aqueles que escolheram a segunda rota da pobreza e discriminação se tornaram aprendizes residenciais o bete guilds dirigidas por 👄 uma goze experiente, que passaria as músicas por palavra de boca e ensinaria o shamisen sentando-se atrás de músicos mais 👄 jovens e guiando suas mãos ao longo das três cordas do instrumento.
A vida entre esses grupos de quatro ou cinco 👄 mulheres era rigorosamente regulamentada, mesmo que as aprendizes fossem incentivadas a ver suas pares como irmãs eo betemestra como 👄 uma figura materna.
A vida como goze
Eram esperadas para dar uma parte de suas ganâncias à mulher mais senior o bete um 👄 ato de lealdade e observavam uma hierarquia rigorosa, desde o uso de honoríficos para endereçar músicas seniores, até a forma 👄 como elas usavam seu cabelo. As menos experientes comiam e se banhavam por último,o beteclassificação aumentando a cada ano 👄 de seu aprendizado.
As mulheres não eram autorizadas a se casar e os homens eram banidos de suas moradias. Aqueles que 👄 foram encontrados o bete relacionamentos ilícitos corriam o risco de serem expulsos do grupo ou de perder anos de seu aprendizado.
"Não 👄 era incomum para os pais ir diretamente para a mestra de uma casa goze e pedir que ela aceitasseo bete👄 filha", diz Zenji Ogawa, curador de um museu dedicado às músicas o bete Takada, uma cidade o bete Niigata prefeitura que costumava 👄 ser casa de quase 100 performers.
"Eles estavam preocupados com o que aconteceria com eles depois de morrer, o bete um tempo 👄 o bete que as pessoas com deficiências tinham poucas oportunidades e não havia assistência social."
A vida na estrada era ainda mais 👄 árdua. Três ou quatro músicas, lideradas por uma guia vidente, passavam 300 dias do ano andando de uma aldeia para 👄 a outra, principalmente nas prefeituras noroeste do Japão de Nagano e Niigata, embora algumas tenham viajado para Fukushima na costa 👄 do Pacífico ou até mesmo para presente-dia Tokyo.
Carregando seus instrumentos e pertences, elas atravessavam montanhas e neve profunda, cada uma 👄 mantendo uma mão na ombro da mulher à frente. Aqueles que desmaiavam de exaustão teriam que ser carregados para a 👄 próxima aldeia.
As mulheres eram pagas o bete arroz que elas trocariam por dinheiro. "Havia a crença de que as goze deveriam 👄 ter poderes mágicos para terem superado tantas adversidades e se tornarem músicas, então as pessoas comprariam de volta o arroz 👄 que elas tinham doado às mulheres", diz Ogawa, que organiza turnês de ônibus o bete locais e museus relacionados ao goze 👄 e conversa felizmente com visitantes ao museu que passou a década passada preenchendo com artefatos, desde as waraji sandálias de 👄 palha que as mulheres usavam na estrada até
s raras o bete preto e branco de suas performances.
"Eles achavam que alimentar 👄 o arroz para seus filhos os faria tão firmes quanto as mulheres", adiciona Ogawa, co-fundador da Associação de Preservação e 👄 Promoção da Cultura Takada Goze. "Foi o contrário da discriminação. As pessoas com deficiências sofreram discriminação terrível naqueles dias, claro, 👄 mas as goze eram tratadas diferentemente."
As mulheres eram esperadas para memorizar um grande número de músicas para tocar o bete casas 👄 particulares e o bete festivais, muitas delas jōrūri narrativas das lutas de pessoas comuns, às vezes com uma mensagem espiritual.
A última 👄 verdadeira goze
A propagação de entretenimento moderno, juntamente com a introdução de assistência social, melhor educação para pessoas com deficiências visuais 👄 e uma atitude mais iluminada o bete relação às pessoas com deficiências visuais, acelerou o declínio das goze , cujos números 👄 caíram dramaticamente após a segunda guerra mundial.
Haru Kobayashi, que ficou cega aos três meses de idade, é considerada a última 👄 verdadeira goze . Nascida o bete 1900, ela passou a infância trancada o bete um quarto no fundo deo betecasa o bete 👄 Niigata e começouo betecarreira aos oito anos.
Ela continuou se apresentando até 1978 e foi nomeada tesouro nacional vivo e 👄 recebeu a medalha de honra.
Se não fosse por a longevidade de Kobayashi - ela morreu o bete uma casa de repouso 👄 o bete 2005 aos 105 anos - a Hirosawa pode nunca ter descoberto a história, a cultura e a música das 👄 goze .
"Kobayashi-san tinha 101 anos quando a conheci", diz a Hirosawa, que queria entrevistar a musicista para seu programa de 👄 rádio local, Rieko no Mado (Rieko's Window). "Ela havia perdido a visão, claro, eo beteaudição estava falhando também."
A Hirosawa 👄 havia sido advertida por funcionários da casa de repouso de que Kobayashi não seria capaz de cantar duranteo betereunião.
"Mas 👄 ela estava determinada a cantar um verso de uma música para mim. Quando ouvio betemúsica, foi como trovão ... 👄 Eu nunca tinha experimentado nada parecido. Ele me deu arrepios, e eu chorei o tempo todo, mesmo no trem de 👄 volta para casa."
Inspirada pelo encontro, ela continua a memorizar mais do repertório goze com a ajuda de um professor que 👄 uma vez estudou sob Kobayashi. "Tudo o que quero é que as pessoas desfrutem da música ... depois de todo, 👄 isso era o propósito original das goze", ela diz.
A Hirosawa, que se apresenta o bete eventos o bete todo o Japão, soube 👄 por 20 anos que perderia a visão.
"Eu estava realmente ansiosa pelo futuro e me perguntava como eu sobreviveria. Minha experiência 👄 é completamente diferente da das goze, claro. Eu sou uma personalidade de rádio por mais de 30 anos e tenho 👄 uma família ... e é o caso de outras mulheres cegas.
"Mas a sociedade ainda impõe limites do que as mulheres 👄 podem fazer ... ainda mais para mulheres cegas. Então, quando as pessoas ouvem mim tocar goze uta, espero que as 👄 pessoas tenham um verdadeiro sentido das lutas que as mulheres comuns japonesas experimentaram há tantos anos."
Com o cão-guia Sophia a 👄 seus pés, a Hirosawa se prepara para outra música: "Eu gosto de vir aqui e cantar enquanto estou diante das 👄 montanhas", ela diz. Não há dúvida de que as montanhas estão ouvindo.
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