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Crédito, Divulgação/ Companhia das Letras

Ilustração mostra como eram embarcados os africanos escravizados na costa da África

Entre os séculos 16 e 📈 19, pelo menos 4 milhões de homens, mulheres e crianças foram trazidos, à força, do continente africano para o território 📈 brasileiro. A imensa maioria deles morreu em online casino slot condições subumanas, depois de uma vida precária de pesados trabalhos forçados. Uma 📈 pequena proporção conseguiu a sonhada liberdade. Uma minoria irrisória acabou ganhando dinheiro e ascendendo socialmente. Joaquim de Almeida é um 📈 desses curiosos e raros casos — eonline casino slotvida tem um enredo rico em online casino slot complexidade.

Ele nasceu no antigo país 📈 Mahi, uma área dominada pelo reino de Daomé, na África Ocidental, região dos atuais Benim e Togo. Escravizado, foi mandado 📈 ao Brasil. Depois de alguns anos, contudo, Almeida conseguiu a alforria e "mudou de lado": tornou-se ele próprio um empreendedor 📈 do lucrativo negócio do tráfico negreiro.

Muito bem-sucedido, diga-se. De acordo com o recém-lançado livro 'oaquim de Almeida: A história do 📈 africano traficado que se tornou traficante de africanos, do antropólogo espanhol radicado no Brasil Luis Nicolau Parés, nove anos depois 📈 de libertado, Almeida já era considerado um "homem de negócios atlântico" e acumulava uma fortuna que o punha entre os 📈 10% mais ricos da Bahia.

Conforme conta Parés à online casino slot News Brasil, foram muitas as dificuldades encontradas para contar a trajetória 📈 desse personagem, em online casino slot razão "da escassez de fontes historiográficas, pois os africanos escravizados ou libertos raramente deixavam rastros documentais".

"Se, 📈 por um lado,online casino slotinusitada ascensão social gerou alguns registros, por outro, o fato de ele participar de atividades clandestinas, 📈 como o tráfico de escravizados atlântico no seu período ilegal, favoreceu seu silenciamento e invisibilidade", diz o antropólogo, que é 📈 professor na Universidade Federal da Bahia. "Foi preciso garimpar por mais de dez anos em online casino slot diversos arquivos, no Brasil, 📈 na Europa e na África, para juntar as peças que permitiram reconstituir aspectos parciais deonline casino slottrajetória."

Fim do Matérias recomendadas

A 📈 data de nascimento de Almeida é uma lacuna que persiste. Mas muito provavelmente ele é da primeira década do século 📈 19. "Não conhecemosonline casino slotdata de nascimento. As tradições orais sustentam que ele foi escravizado, ainda criança, em online casino slot tempos 📈 do rei Adandozan [que governou o Daomé de 1797 a 1818], portanto antes de 1818, quando esse rei foi deposto. 📈 Assim, podemos especular que ele nasceu na primeira década do século", comenta Parés.

"Há indícios, não conclusivos, de que ele teria 📈 sido escravizado por volta de 1814 e sabemos que comprouonline casino slotcarta de liberdade em online casino slot 1830", detalha. "Conhecemos também 📈 a data de óbito, na cidade de Agoué [atual Benim], em online casino slot 11 de maio de 1857."

Crédito, Divulgação/ Companhia das 📈 Letras

Reprodução da assinatura de Joaquim de Almeida

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

Segundo as pesquisas do antropólogo, Almeida nasceu 📈 na aldeia de Hoko, no país Mahi, ao norte do reino do Daomé, na margem ocidental do rio Ouemé. Sua 📈 língua nativa era o mahigbe e ele era da família Azima. Provavelmente ele também dominava os idiomas nagô e iorubá, 📈 considerando o entroncamento regional de onde ele vinha.

A tradição oral dá conta que Almeida se tornou escravo quanto tinha entre 📈 8 e 12 anos. Ele teria sido vendido por seu irmão mais velho, Bibi Sokpa. "Nesse tempo, reza a narrativa, 📈 todos se envolviam no tráfico, e, quando havia epidemias, secas ou fome, as crianças eram enviadas do interior à praia 📈 pra serem vendidas", escreve Parés, no livro.

Uma outra versão relata que Sokpa caçava elefantes e, por ter matado um que 📈 estava destruindo as plantações da capital do reino, o monarca Adandozan quis recompensá-lo com a oportunidade de trabalhar no Brasil, 📈 onde seria feitor — o supervisor, o capataz — a serviço de Manoel Joaquim de Almeida, capitão do mar, senhor 📈 de escravos e traficante negreiro que mantinha boas relações com o rei africano.

Sokpa alegou cansaço e velhice e disse que 📈 mandaria o irmão no lugar.

Esta segunda narrativa é incongruente, pois atestaria que Joaquim de Almeida chegou ao Brasil já como 📈 homem-livre — o que não é verdade, afinal os documentos de alforria dele, datados de 1830, existem.

Parés encontrou uma certidão 📈 de batismo datada de 4 de setembro de 1814 que pode ser o primeiro registro da presença de Almeida no 📈 território brasileiro. Ocorreu na freguesia de Santo Antônio Além do Carmo, em online casino slot Salvador, onde morava o traficante de escravos 📈 Manoel Joaquim de Almeida e, no texto, dizia que o batizado era "Joaquim, adulto, escravo de Manoel Joaquim".

Crédito, Divulgação/ Companhia 📈 das Letras

Ilustração mostra interior de um navio negreiro

Tudo indica que Almeida tenha sido um dos primeiros escravizados à serviço de 📈 Manoel Joaquim de Almeida. Para o antropólogo, esse fato, aliado ao dado de que foram mais de 15 anos de 📈 trabalhos, devem ter criado uma cerca amizade entre os dois. O africano provavelmente ganhou a camaradagem de seu senhor ao 📈 demonstrar lealdade, comprometimento e boa índole.

Além disso, o fato de ele dominar idiomas africanos e ter o que se convencionou 📈 chamar de "língua geral", ou seja, uma boa comunicação interafricana, com trânsito multicultural, fez de Almeida um parceiro importante nas 📈 negociações escravagistas de seu senhor. Tudo indica que ele tenha sido intérprete nas transações de compra e venda e o 📈 fato de ele ser africano dava vantagem nos acordos, pois transmitia alto grau de confiança.

O antropólogo também aventa a hipótese 📈 de que Almeida, dado seu conhecimento linguístico e cultural, tenha assumido funções de controle e vigilância dos escravizados, sendo o 📈 responsável por dar as ordens a bordo e também nos barracões em online casino slot que eles ficavam confinados antes do embarque 📈 ou após o desembarque.

Crédito, Gislene Barreto/ Divulgação/ Companhia das Letras

O antropólogo espanhol Luis Nicolau Paré lançou o livro 'Joaquim de 📈 Almeida: A história do africano traficado que se tornou traficante de africanos'

De acordo com documento do cartório do tabelião Manoel 📈 Pinto da Cunha, preservado no Arquivo Público da Bahia, a carta de alforria de Almeida foi assinada em online casino slot 30 📈 de junho de 1830, na casa de seu então senhor Manoel Joaquim de Almeida. O africano comprou a liberdade entregando 📈 a Manoel um feixe de notas no total de 600 mil réis — dinheiro que provavelmente ele havia acumulado nos 📈 trabalhos paralelos que realizava quando participava das empreitadas atlânticas a mando do capitão do mar Manoel.

A liberdade propiciou a ele 📈 que seguisse a carreira aprendida com seu senhor -- ou seja, Joaquim de Almeida se converteu, ele próprio, em online casino slot 📈 traficante de escravos.

"[Ele] é um personagem fascinante", afirma à online casino slot News Brasil o historiador Carlos da Silva Junior, professor na 📈 Universidade Estadual de Feira de Santana e presidente da Associação Brasileira de Estudos Africanos. "É importante dizer: Joaquim de Almeida 📈 é um exemplo do que o Estado e as instituições liberais contemporâneas celebram como o empreendedor, o self-made-man."

"Ele saiu da 📈 escravidão à liberdade e alcançou prosperidade econômica agenciando o transporte de seres humanos através do Atlântico. No capitalismo, ninguém alcança 📈 grande projeção sem explorar a vida de outras pessoas. Foi assim com Joaquim de Almeida, no passado, é assim como 📈 muita gente hoje", acrescenta o historiador.

No livro, Parés demonstra como o ex-escravizado galgou posições sociais na Bahia daquele tempo, sendo 📈 que ainda em online casino slot 1831 foi padrinho de batismo de um cativo e, até 1838 já acumulava 16 afilhados, o 📈 que denotaria prestígio.

O historiador Nielson Bezerra, professor na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, diz à online casino slot News Brasil que 📈 o caso de Almeida "é muito peculiar porque ele fez fortuna" e teve negócios "na Bahia, em online casino slot Cuba e 📈 na África".

"[Sua trajetória] mostra essas interconexões do [comércio do] Atlântico", analisa ele, lembrando que Almeida tinha uma "visão capitalista" da 📈 escravidão. "Aí vem a ideia do empreendimento, do empreendedor. E ele se tornou um grande empreendedor", acrescenta o historiador.

Mas o 📈 cenário, a partir de 1831, não era tão favorável à importação de mão de obra escravizada como havia sido nos 📈 primeiros anos de Almeida no Brasil. Isto porque em online casino slot 7 de novembro daquele ano foi promulgada a chamada Lei 📈 Feijó que, entre outras limitações ao uso de trabalho forçado proibia a importação de africanos escravizados -- em online casino slot 1850, 📈 uma legislação seria ainda mais rigorosa quanto ao tráfico negreiro, a Eusébio de Queirós.

Ora, a atividade de Almeida havia se 📈 transformado em online casino slot ilegal. Ele não se resignou — tornou-se um traficante clandestino, fazendo contrabando de escravizados.

Para isso, contou tanto 📈 com o aprendizado do negócio, principalmente na década de 1820, quanto também com a rede de contatos que havia construído 📈 com africanos livres na costa africana e também no Brasil. Havia todo um esquema para driblar a legislação — e 📈 Almeida recorreu a todos os subterfúgios para exerceronline casino slotatividade.

Em 1934 foi enquadrado e feito réu por contrabando. Contando com 📈 boa assessoria jurídica, conseguiu comprovar que eram "falsas" as declarações. No ano seguinte, foi absolvido e o caso encerrado.

"Um aspecto 📈 instigante e complicado deonline casino slotbiografia é a passagem que ele fez da condição de escravizado para o envolvimento no 📈 lucrativo comércio do tráfico atlântico", analisa Parés. "De fato, enquanto cativo de um capitão negreiro, ele já participava dessa atividade 📈 antes deonline casino slotemancipação. Porém, o que se destaca no caso de Almeida é que, uma vez emancipado, além do 📈 comércio em online casino slot pequena escala, ele conseguiu participar do grande negócio do tráfico ilegal."

"Transitando pela Bahia e atuando como feitor 📈 na costa africana, conduzindo os comboios humanos e juntando os carregamentos para o embarque, ele passou a suprir alguns dos 📈 mais poderosos negociantes das praças da Bahia, Recife e Cuba", acrescenta. "Sua capacidade de articulação internacional e mobilidade social é 📈 realmente notável e demonstra a agência, iniciativa e habilidade de alguns libertos para operar em online casino slot circunstâncias definitivamente adversas."

Autor do 📈 livro 'Cativos do Reino: a circulação de escravos entre Portugal e Brasil', o historiador Renato Pinto Venancio, professor na Universidade 📈 Federal de Minas Gerais (UFMG) lembra à online casino slot News Brasil que "casos de ascensão social de ex-escravos" merecem ser melhor 📈 estudados.

"É importante conhecer esses casos-limite da escravidão, em online casino slot que o sujeito nasce escravo e, depois morre milionário", comenta. "Mas 📈 também é importante não perder de vista a excepcionalidade desses casos. [...] A grande maioria dos libertos morria na miséria 📈 e era enterrado como indigente."

Crédito, Divulgação/ Companhia das Letras

Agoué vista do mar

Na África, Joaquim era Zoki Zata. E suas viagens 📈 traficantes também construíam raízes na costa do continente. Em 1835, construiu uma capela em online casino slot Zokikome, dedicada a Nosso Senhor 📈 Bom Jesus da Redenção. O próprio bairro, aliás, em online casino slot Agoué, havia sido fundado por Zoki e seus seguidores. Zokikome 📈 significa "o bairro de Zoki".

O antropólogo Parés ressalta que este é um "outro aspecto relevante": a religiosidade desses africanos retornados 📈 da escravidão brasileira. "Sem esquecer suas tradições ancestrais, eles adotavam o catolicismo [...] como forma de agregar recursos espirituais complementares", 📈 pontua. "Almeida é lembrado, por seus descendentes, como o introdutor do catolicismo no litoral africano e por ter construído, décadas 📈 antes da chegada das missões europeias, uma capela sob a invocação de Nosso Senhor da Redenção, o mesmo nome da 📈 irmandade católica de homens pretos da qual participara na Bahia."

"Essa forma de abrasileiramento cultural, assumindo as formas da religião dominante, 📈 facilitouonline casino slotmobilidade social numa sociedade escravocrata que tendia a marginalizá-lo. Porém, de volta na África, ele também formou uma 📈 grande família poligâmica na contramão da ortodoxia cristã e nos moldes das chefias locais", ressalta.

Ainda nos anos 1830 Zoki Zata 📈 ergueuonline casino slotcasa na África. Gradualmente, ele começava a ficar mais tempo lá do que no Brasil. Segundo as pesquisas 📈 de Parés, em online casino slot 1840 ele já estava oficialmente sediado em online casino slot Agoué, de onde centralizava negócios da Bahia e 📈 mantinha relações com lideranças locais. A correspondência lhe era endereçada sob as referências de "capitão" e "ilustríssimo senhor", o que 📈 denota o respeito social que ele havia conquistado.

De 1838 a 1842,online casino slotresidência foi contínua no território africano. Então morou 📈 por dois anos novamente na Bahia. Sua última viagem ao Brasil teria sido em online casino slot 1845.

Em 1849, o oficial da 📈 Marinha inglesa Frederick E. Forbes (1819-1851) descreveu Almeida como "o residente mais rico de Uidá, originário do país Mahi, vendido 📈 como escravo, retornou da Bahia e é hoje um traficante de escravos de grande escala". No ano seguinte, Forbes escreveu 📈 mais sobre ele, classificando-o de "um homem astuto e notoriamente inteligente, educado no Brasil no período deonline casino slotescravidão".

Em 1850, 📈 com a Lei Eusébio de Queirós, o cerco antiescravista passa a se fechar contra pessoas como Almeida. Almeida experimentou um 📈 declínio deonline casino slotfortuna, mas mesmo assim segue envolvido em online casino slot negócios com traficantes.

Passou também a diversificar suas atividades, atuando 📈 também no comércio de tabaco e azeite de dendê. Em 1852, Almeida perdeu grande parte do seu patrimônio em online casino slot 📈 um incêndio. Ele afirmou, exagerando, que havia ficado "com apenas a camisa que vestia".

Parés entende, contudo, que desde o reestabelecimento 📈 na África até a morte, o grande projeto de Almeida era formar uma grande família "nos moldes africanos", diz o 📈 antropólogo -- ou seja, como um chefe africano de seu tempo, tendo a vida familiar baseada na poligamia, numerosa descendência 📈 e agregação de escravizados, seguindo um padrão dos "grandes homens" das sociedades iorubás. As informações são desencontradas, mas tudo indica 📈 que ele reconheceu como legítimos 34 filhos, mas teve outras dezenas, com muitas mulheres diferentes — há indicações de que 📈 eram pelo menos 80.

Escreveu o antropólogo e etnólogo Pierre Verger (1902-1996) que "percebemos em online casino slot Joaquim de Almeida o retorno 📈 aos valores africanos, seja no afã de procriar inúmeros filhos como no de ser enterrado em online casino slotonline casino slotprópria casa, 📈 com cerimônias que nada têm a ver com o catolicismo"

De acordo com a tradição oral, Almeida teve uma "boa morte", 📈 tendo morrido na praia, jogando adji enquanto aguardava a chegada de um navio negreiro. Adji é um jogo de cálculo 📈 popular na África Ocidental. Outra versão afirma que o africano teve uma morte causada por feitiço de um inimigo, depois 📈 de um desentendimento decorrente de uma dívida.

Ficouonline casino slotsingular história.

"A vida de Joaquim de Almeida apresenta numerosos aspectos de interesse 📈 e, na verdade, em online casino slot termos narrativos,online casino slotbiografia funciona como fio condutor que me permite abordar uma série de 📈 temáticas historiográficas interrelacionadas, como a vida dos libertos na Bahia oitocentista, o movimento de retorno a África, o tráfico de 📈 escravizados no período ilegal ou os pormenores do comércio atlântico que permitiu aos retornados se constituir numa elite local em 📈 online casino slot terras africanas", comenta Parés.

O antropólogo conta que, em online casino slotonline casino slotpesquisa, tentou "decifrar as aparentes motivações e contradições" do 📈 personagem, "abrasileirado e transgressor, católico e poligâmico, liberto e traficante, oprimido e opressor, negro em online casino slot terra de branco e 📈 'branco' em online casino slot terra de negro, um apátrida atlântico na era dos nacionalismos".

Para ele, "é preciso insistir na excepcionalidade da 📈 trajetória de Joaquim de Almeida, um caso raro e singular de relativo sucesso econômico numa sociedade classista, racista e desigual 📈 que marginalizava a maioria dos negros, escravizados ou libertos".

O pesquisador afirma que essa trajetória única "oferece uma janela privilegiada para 📈 acessar o mundo de uma minoria de libertos africanos que, com seus descendentes, conseguiu retornar à África e se afiançar 📈 como um grupo diferenciado".

Crédito, Divulgação/ Companhia das Letras

Túmulo de Joaquim de Almeida

O historiador Venancio recomenda cuidado ao dizer que africanos 📈 também traficavam escravos africanos. Ele afirma que, na época, não havia "essa identidade continental", então o que coexistiam eram "várias 📈 etnias e reinos com identidades próprias e que entravam em online casino slot conflitos".

"Então afirmar sobre o 'envolvimento de africanos' no tráfico 📈 de escravos é também injusto ou, em online casino slot parte, equivocado. Foram pequenas frações da classe dominante local que se envolveram 📈 com o tráfico de escravos", frisa o historiador. "A imensa maioria dos africanos foi vítima do tráfico de escravos."

Ele ainda 📈 atenta para o fato de que "os africanos nunca construíram navios para o envio atlântico de escravos ao Novo Mundo", 📈 "quem fez isso foram os europeus".

Silva Junior ressalta que uma história como a de Almeida tem de ser vista como 📈 exceção. "Segundo o site Slave Voyages [banco de dados internacional de documentos ligados ao tráfico escravagista], o Brasil recebeu mais 📈 de 5 milhões de africanos durante toda a duração do tráfico negreiro. [...] Desses, apenas uma pequena parcela, irrisória mesmo, 📈 teve envolvimento efetivo no comércio atlântico de escravizados. E um número ainda menor prosperou como Joaquim de Almeida."

Por outro lado, 📈 o historiador comenta que "a participação africana no tráfico é assunto para lá de conhecido". "Almeida não foi o primeiro, 📈 embora tenha sido um dos mais prósperos que se tem notícia", diz. "Esse foi o mundo que parte significativa deles 📈 conheceu, nos dois lados do Atlântico."

Perguntado pela reportagem se encontrou alguma indicação de objeção de consciência de Almeida sobre o 📈 fato de ele, depois de ter sido escravizado, passar a ganhar a vida como explorador escravagista, Parés afirma que "as 📈 evidências são silenciosas a esse respeito".

"Cabe notar, porém, que ao mesmo tempo que Almeida se engajava no nefando negócio do 📈 tráfico de gente, ele atuou como procurador, na Bahia, na concessão de várias cartas de liberdade a escravizados", ressalta.

"É preciso 📈 lembrar que a escravização era uma instituição legal e basilar, não apenas no Brasil império, mas também nas sociedade africanas 📈 em online casino slot que Almeida tinha nascido", pontua. "Nosso julgamento moral condenatório do comércio de escravizados certamente não responde aos mesmos 📈 valores e referenciais que prevaleciam na primeira metade do oitocentos, embora as vozes dos movimentos emancipacionistas já fossem bem audíveis."

O 📈 antropólogo concorda, entretanto, que Almeida "obviamente estava informado do debate e tomou suas decisões". E afirma que um dos desafios 📈 "é entender esse paradoxo da vítima que se torna algoz".

Silva Junior contextualiza que "essa consciência racial é um fenômeno mais 📈 tardio". "Aliás, essa cobrança é uma operação racista, pois ninguém cobra consciência racial dos capitalistas brancos na Inglaterra do século 📈 19 que exploravam os operários brancos das fábricas. Nem lá atrás e nem agora."

"Essa questão das identidades raciais é teoria 📈 do século 19. A ideia de África e africano é uma ideia exógena, uma identidade atribuída. Os africanos se auto-identificavam 📈 com suas identidades étnicas, seus povos, suas conexões linguísticas", pontua o historiador Bezerra.

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