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Fenómeno de nevoeiro no avião: nada de que se preocupar
Talvez você já tenha experimentado isso ao embarcar k bet um avião 🔔 k bet um dia úmido e quente. Ar quente e úmida do exterior encontra o ar frio do sistema de ar 🔔 condicionado do avião no interior – temporariamente criando uma névoa ou névoa dentro do compartimento de passageiros.
Há algumas semanas, a 🔔 usuária do TikTok Savannah Gowarty postou um
desse nevoeiro k bet voo k bet um voo doméstico dos EUA. O
🔔 acumulou mais de 13,1 milhões de visualizações, com comentaristas surpresos e confusos questionando o que estava acontecendo.
Resposta curta: é uma 🔔 ocorrência natural que geralmente dura apenas um curto período e não há motivos para se preocupar.
"Em dias quentes e relativamente 🔔 úmidos, o ar frio do sistema de ar condicionado do avião se mistura com o ar quente e úmido do 🔔 compartimento de passageiros e o abaixa para o ponto de orvalho, criando névoa", diz um porta-voz da Administração Federal de 🔔 Aviação (FAA) para a Travel.
"A névoa geralmente é passageira, pois o ar frio se aquecer rapidamente acima do ponto de 🔔 orvalho."
Quando um avião está no solo antes da decolagem, o ar do compartimento de passageiros é mantido frio "por um 🔔 sistema de ar condicionado terrestre externo ou pelo próprio Grupo Gerador de Energia Auxiliar (APU) do avião", como o porta-voz 🔔 da FAA explica.
"Ambos fornecem ar frio (geralmente muito mais frio do que a temperatura ambiente) que pode abaixar temporariamente o 🔔 ponto de orvalho do ar do compartimento de passageiros o suficiente para criar névoa."
A cientista do clima Indrani Roy, que 🔔 trabalha na University College London, diz que o ambiente a bordo de um avião também cria condições perfeitas para a 🔔 condensação no compartimento de passageiros. É por isso que as superfícies do compartimento de passageiros – e as pessoas – 🔔 podem se sentir úmidas. A condensação ocorre quando o vapor de água no ar – que "tende a se aderir", 🔔 como Roy coloca – entra k bet contato com qualquer superfície sólida mais fria, e existem muitas superfícies sólidas dentro de 🔔 uma aeronave.
"Portanto, a condensação é mais provável nas áreas de superfície sólida fria do compartimento de passageiros", diz Roy.
Roy também 🔔 destaca que nem a névoa nem a condensação resultante são "motivo de alarme".
Mesmo que a névoa alimentada pela umidade seja 🔔 perfeitamente segura, os passageiros às vezes podem se sentir "preocupados", especialmente quando experimentam isso pela primeira vez, diz o sobrestante 🔔 de voo dos EUA Rich Henderson.
É geralmente porque eles tomaram a névoa por fumaça, diz Henderson para a Travel.
"Mas uma 🔔 explicação rápida geralmente ajud
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