casa de apostas com 1 real

1. casa de apostas com 1 real
2. casa de apostas com 1 real :info bet
3. casa de apostas com 1 real :apostas desportivas no brasil

casa de apostas com 1 real

Resumo:

casa de apostas com 1 real : Inscreva-se em mka.arg.br para uma experiéncia de apostas
unica! Ganhe um bdnus exclusivo e comece a ganhar agora!

contente:

Leve seus jogos de mesa favoritos para casa com vocé.Casino Online agora apresenta dealers
ao vivo para todos os seus favoritos jogos jogosinteraja em casa de apostas com 1 real tempo
real, faca suas apostas e venca com o conforto de seu proprio. Lar.

Experimente a nossa gama de jogos de casino online, incluindo roleta, jogos classicos de cartas,
além de uma variedade dos jogos mais populares.GentingCasino oferece uma ampla selecao
online de classicos de cassino, com novos jogos de casino online sendo adicionados todos 0s
detalhes. E-Mail:**.

MediaWiki message delivery (discussao) 20h37min de 2 de janeiro de 2019 (UTC)

Senhor editor, boa tarde.

Estou solicitando uma revisao a respeito da exclusao da pagina Joana Darc Protetora por falta de
relevancia.

Argumentos: Ela foi a segunda mais votada de Manaus.

E uma digital influencer.

Foi considerada uma das pessoas mais influentes do Amazonas.

E presidente de Comiss&o Importante na Camara (e frente parlamentar).

E membro da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (estadula).

E Lider da Bancada do PR na Camara.

E Presidente da Juventude Estadual do Partido.E Membro da RAPS.

E fundadora da ONG PATA MANAUS.

Estamos criando e editando as informagdes sobre a atual legislatura da Camara Municipal, por
serem todos os vereadores eleitos pelo povo, sédo pessoas dignas de importancia, sim.

Por favor, revejam a deciséo.

PabloDaniel92 (discusséao) 19h50min de 6 de janeiro de 2019 (UTC)Pablodaniel92

Licenga para entrar no assunto, este diff indica que ela deputada estadual no Amazonas.

O diff que linkei n&o estava no artigo e o que havia talvez tenha passado despercebido.

Do que percebi enquadravel no critério préprio.

Sou neutro no assunto, apenas tentando ajudar.

Boas! Stuckkey (discussao) 20h03min de 6 de janeiro de 2019 (UTC) Boa noite PabloDaniel92 e
Stuckkey.

Efetuei o restauro da pagina, pois realmente a biografada cumpre com o requisitos minimos de
WP:POLITICOS por ter sido eleita Deputada Estadual em 2018.

Porém, ao meu ver contetdo da pégina ainda precisa ser melhorado bastante.

Alias, acredito que devido ao estado atual do artigo e das referéncias, pode ser encaminhado
para ESR.

Stuckkey, acredita que seja caso de ESR ou acha que as fontes existentes sdo suficientes? Uma
das fontes nem fala sobre a biografada em si, mas sim sobre a ONG de protec¢ao animal.-- Editor



DS.

s (discussao) 20h14min de 6 de janeiro de 2019 (UTC) Realmente o artigo precisa de melhorias
e referenciacdo adequada.

E o0 quem tem ocorrido com artigos minimos de novos deputados.

A assessoria joga o material no dominio principal, algumas vezes sem condicéo alguma,
deixando para os voluntarios corrigirem.

Se o editor acima se dispde melhorar creio que devidamente estimulado e/ou auxiliado talvez
goste de editar outros artigos dos colegas da biografada.Apostar no novato.

Boas! Stuckkey (discussao) 20h25min de 6 de janeiro de 2019 (UTC)

Senhores, desculpe falar por aqui, eu ainda néo sei como funciona essa questéo de respostas em
posts em discussédo, sou nhovo na Wiki.

Estamos fazendo os perfis dos deputados eleitos e da atual legislatura, estaremos incluindo
novas informagfes com o passar dos dias, agradeco desde ja a reabilitagcdo da pagina! -
comentario ndo assinado de PabloDaniel92 (discussao ¢ contrib) 06 de janeiro de 2019 (UTC)

Deixei um aviso mais explicativo para ela.

Vocé pode ver na discussao dela que foram varias paginas eliminadas, mas ela pede sempre a
mesma pagina para restauro.

-- Sete de Nove msg 01h16min de 7 de janeiro de 2019 (UTC)OI4 79a.

Obrigado por ter colocado um aviso mais explicativo a ela.

N&o havia reparado que ela tinha criado mais de uma pagina sobre 0 mesmo assunto.

Pensei que ela ainda estava insistindo na mesma.

Boas edic¢bes! -- Editor DS.

s (discussédo) 01h20min de 7 de janeiro de 2019 (UTC)
To tentando atualizar a dupla Gino & Geno que um dos dois se aposentou, mas da erro dizendo

Uso indevido de girias ou expressdes de internet.

Me ajuda -comentéario ndo assinado de 186.206.74.

172 (discussao e contrib) 08 de janeiro de 2019 (UTC)
ver fontes //www.sistemampa.com.
br/noticias/luma-das-duplas-mais-charmosas-do-sertanejo-anunciam-separacao/
[lwww.tribunapr.com.
br/mais-pop/apos-48-anos-dupla-sertaneja-gino-e-geno-se-separa/

Caro editor, informo que lhe foi o estatuto de administrador de acordo com a deciséo da
comunidade em votagao.

Por favor, apenas tenha em mente que:

Millennium bug, MKBRA, Fabiojrsouza, Tks4Fish e Skartaris:, fico muito grato pelos parabéns e
também por terem dado seus votos de confianga em meu pedido! Aproveito para agradecer a
todos 0s outros que me apoiaram.

Quero que saibam que utilizarei as ferramentas administrativas com bastante cuidado e
responsabilidade.

Tentarei, sempre, ser o mais imparcial possivel em minhas atitudes aqui no projeto.

Alids, a imparcialidade (um dos cinco pilares) é algo que sempre tentei praticar desde que entrei
no mundo Wiki.

Desejo realizar excelentes contribuicées junto com vocés ainda por um bom tempo e quero que
saibam que sempre estou aberto ao dialogo.

Abracgos! --Editor DS.
s (discusséo) 19h14min de 9 de janeiro de 2019 (UTC)

Passando aqui para lhe desejar tudo de bom com as ferramentas administrativas.
WikiFer msg 21h27min de 9 de janeiro de 2019 (UTC)

Muito obrigado WikiFer.

Obrigado pelo apoio.Editor DS.
s (discusséo) 21h31min de 9 de janeiro de 2019 (UTC)

Passando aqui para parabeniza-lo pela mais do que merecida promocao ao cargo de

administrador.



Se mantiver o comprometimento e profissionalismo que vem apresentando nos ultimos tempos,
tem tudo para fazer 6timo uso das ferramentas.

Boa sorte em casa de apostas com 1 real nova jornada! Armagedon2000 msg 18h16min de 10 de
janeiro de 2019 (UTC) Muito obrigado Armagedon2000.

Alias, fico contente por vocé ser um dos editores que tem me apoiado e confiado em mim desde
gue comecei no projeto.

Abragos! -- Editor DS.

s (discussao) 20h23min de 10 de janeiro de 2019 (UTC)

Boa noite editor, primeiramente gostaria de me desculpar pela palavra inadequada que usei e
dizer que isso ndo vai se repetir.

Sou novo no wikipedia e ainda estou aprendendo a editar as paginas, ja consegui criar uma
pagina e isso me animou bastante para que eu possa continuar ajudando esse site tdo
importante.

Tenho muitas duvidas e ndo sei qual o melhor canal para pedir conselhos, é por aqui mesmo?
Desde j4, obrigado.

--AnittaNation (discusséo) 22h09min de 9 de janeiro de 2019 (UTC)OI& AnittaNation.Tudo bem.
Entendo que vocé se exaltou um pouco.

E normal isso acontecer de vez em quando aqui.

Mas s6 tome cuidado para que iSSO nao ocorra mais vezes, pois corre o risco de alguém solicitar
seu bloqueio a um administrador.

Bom, pode tirar suas duvidas por aqui mesmo.

No que eu souber responder, assim farei.

Porém, se preferir, existe também a pagina Wikipédia:Tire suas duvidas, onde mais editores
podem lhe dar um resposta.

Mas vamos tentar por aqui mesmo.

Quais seriam as suas duvidas? -- Editor DS.

s (discussédo) 22h15min de 9 de janeiro de 2019 (UTC)

Uma das duvidas é gue ndo sei como responder uma discussao (por esse motivo tive que abrir
outra), outra duvida é a questdo da edigéo, quais artigos posso editar e por qual razdo ainda nao
sou considerado um editor? S&o muitas as duvidas pois estou comecgando.

--AnittaNation (discussao) 23h08min de 9 de janeiro de 2019 (UTC)

AnittaNation, bem, vamos |a.

Para responder em uma mesma discussao, basta vocé clicar em editar codigo-fonte que aparece
do lado do titulo dessa discusséo.

Ali, basta colocar o cursor de texto logo embaixo da mensagem do outro editor.

Para que nao vocé néo acabe colocando seu texto "colado” com o do outro editor, utilize o
simbolo : (dois pontos) e comece a editar logo a frente do mesmo.

Sobre quais artigos vocé pode editar, na verdade vocé pode editar qualquer tipo de artigo.
Lembre-se que nos artigos da Wikipédia "qualquer um pode editar".

Porém, sugiro que so edite caso tenha certeza do que esta fazendo, procure sempre citar fontes
e veja se suas edicdes estao de acordo com o Livro de Estilo.

Em relacdo aos grupos de usuarios, sdo Varios 0s grupos existentes, como vocé pode ver nessa
pagina.

Cada agrupo tem acesso a uma determinada ferramenta.

Reversores, por exemplo, podem reverter as edi¢cdes rapidamente e bloquear vandalos por até 1
dia.

Eliminadores podem eliminar ou restaurar paginas.

Administradores podem eliminar ou proteger paginas, mudar os grupos de outros editores e
bloquear usuarios por qualquer periodo.

Ou seja, cada grupo tem determinadas permissdes dentro da Wikipédia.

Logo-logo (assim que casa de apostas com 1 real conta completar 4 dias de criagao) vocé
ingressara automaticamente no grupo dos autoconfirmados, mas para vocé precisa adicionar e
confirmar seu e-mail em suas preferéncias.



N&o se preocupe muito com 0S grupos agora no comeco.

Continue contribuindo e aprendendo aos poucos que, com o tempo, vocé acaba conseguindo
ingressar em outros grupos.

Sugiro que vocé foque nos artigos, procure melhora-los ou cria-los, seguindo as regras e
principalmente o Livro de Estilo para que, futuramente, vocé possa ser colocada no grupo dos
autorrevisores por algum administrador.

Caso vocé ainda encontre muita dificuldade, existe 0 nosso programa de tutoria, onde vocé pode
se inscrever e ser ensinada por algum usuario mais experiente.

Qualqguer outra davida que tiver, € s6 me procurar.

Boas edic¢bes! -- Editor DS.

s (discussao) 00h04min de 10 de janeiro de 2019 (UTC).Editor D.

S Nossa, mais claro que isso s se fosse um video tutorial...

muito obrigado pela ajuda, vou seguir editando artigos de musicas que estéo
desatualizados(sempre colocando a referéncia, pois sei 0 quanto € importante).

Grato, qualquer outra davida eu volto a editar essa discussao.

-comentario ndo assinado de AnittaNation (discusséo ¢ contrib) 10 de janeiro de 2019 (UTC)Caro
Editor D.S,

Criei uma péagina sobre o advogado e gestor publico Harrison Targino e a mesma foi rapidamente
eliminada por desobedecer o critério de notoriedade.

Ocorre que segundo a prépria Wikipedia um tema é presumidamente notavel quando existe
sobre ele uma cobertura substantiva em fontes secundarias independentes, necessitando,
ademais, que as fontes sejam reputadas e independentes.

Ora, o0 artigo que escrevi tem mais de vinte referéncias das mais diversas fontes, desde sites
governamentais do governo da paraiba e planilhas estatisticas do Ministério da Justica até sites
de noticias de credibilidades tais quais G1 e os mais famosos sites especializados do Diretio,
Migalhas e Conjur.

A pessoa retratada no artigo ocupou importantes cargos publicos nos meios politicos e
académicos da Paraiba e foi recentemente eleita conselheira federal da Ordem dos Advogados
do Brasil (OAB).

Ora, vejo na Wikipedia artigos muito resumidos sobre outros advogados com vidas publicas
recentes, ja no texto apagado havia um artigo detalhado sobre uma figura importante,
especialmente no estado da Paraiba, com décadas ocupando cargos na administracao publica e
posicoes de destaque na advocacia.

Existe, portanto, para o tema do artigo excluido, uma cobertura substantiva, com fontes
secundérias independentes e reputadas.

N&o ha, portanto, motivo para a manutencdo da exclusédo do artigo "Harrison Targino".

Conto com casa de apostas com 1 real compreensao!

--Hatj (discussao) 12h59min de 10 de janeiro de 2019 (UTC)Copiado daqui.

-Poérokhov 13h01min de 10 de janeiro de 2019 (UTC)

Porokhov, gostaria de uma opinido casa de apostas com 1 real como administrador/eliminador em
relacéo a esse artigo sobre Harrison Targino.

Realmente parece que me equivoquei ao eliminar via ER, justamente pelo fato do artigo conter
fontes que, inclusive, séo fiveis.

Acredita que é caso de mandar para EC? Estou em duvidas quanto a permanéncia ou nao da
pagina, até pela forma como o texto esté redigido.-- Editor DS.

s (discussao) 14h01min de 10 de janeiro de 2019 (UTC) Sim, também acho que deva ser
encaminhado a EC.

-Pérokhov 14h02min de 10 de janeiro de 2019 (UTC) Pérokhov e Hatj, restaurei a pagina e
encaminhei para EC.

Vocés podem expor seus argumentos/opinides aqui.-- Editor DS.

s (discusséo) 14h20min de 10 de janeiro de 2019 (UTC)

Ola Editor, como vocé é um usuario muito ativo, gostaria de saber se tem interesse nessa
cacada: estou procurando editores que possam ajudar em eliminar alguns artigos totalmente fora



do contexto enciclopédico e ajudar a melhorar outros.

Edmond Dantes d'un message? 16h25min de 10 de janeiro de 2019 (UTC)

muito obrigado pela informacao e que eu quase nao uso a wikipedia, a informagao sobre a
assinatura --Nathan Josef (discussao) 20h44min de 10 de janeiro de 2019 (UTC)OI4 amigo D.
S, por gentileza poderia me ajudar a apagar as discussdes arquivadas da minha PD? Arquivei
elas ha pouco tempo e ndo td conseguindo limpar a pagina (é dificil editar paginas grandes assim
pelo celular).

Queria que apagasse até aqui.

Obrigado pela atencéo.

Enaldodiscussao 03h49min de 11 de janeiro de 2019 (UTC)EnaldoSS, feito.-- Editor DS.

s (discussao) 03h55min de 11 de janeiro de 2019 (UTC)

Realmente, desisto de colaborar com a Wikipédia.

Qualquer coisinha da problema de direitos autorais, como se a universidade estivesse
preocupada em fazer artigos a seu respeito.

Na verdade é positivo para a mesma.

E outro cidaddo me veio com proposta de fusdo de paginas, pelo fato de eu ter criado varias
paginas de varias faculdades diferentes da mesma universidade.

O problema? Existem outras universidades com uma pagina para cada faculdade, da mesma
forma como to fazendo.

Estdo me marcando, desculpa mas n&o ha outra explicagéo.

Se quiserem podem apagar todas as paginas que criei logo.

Obrigado! Leal Editor (discusséao) 21h13min de 11 de janeiro de 2019 (UTC)

Leal Editor, vocé esta copiando trechos do site da UFG e colocando nos artigos que esta criando.
Isso ndo é permitido aqui na Wikipédia e inclusive pode ocasionar o bloqueio do usuario por
VDA.

Direitos autorais € coisa séria.

Peco por favor que ndo insista nessa conduta.-- Editor DS.

s (discusséo) 21h17min de 11 de janeiro de 2019 (UTC)

Novamente, pode apagar tudo que criei a respeito das faculdades.

Tem como eu mesmo fazer isso? Se tiver, faco sem problemas.

Existem diversos artigos no Wikipédia que possuem coépias de trechos e mesmo assim
continuam la.

E sinceramente, to perdendo meu tempo colaborando com essa plataforma ingrata, que ainda
fala em bloqueio de conta por eu estar colaborando.

Peco desculpas a vocé, que esta apenas realizando seu trabalho, mas que € uma sacanagem, é!
Estou copiando? Sim, pois é a Unica fonte que tenho, porém seleciono bem o que vou pegar e
ainda melhoro para adaptar ao wikipédia, além de SEMPRE colocar a referéncia.

Se for pra me punir por VDA, puna os outros diversos artigos.

Estou apenas fazendo um trabalho para a minha universidade, onde estudo, conheco
pessoalmente.

N&o estou fazendo nada com a intencao de prejudica-la, mas sim de promove-la, e estou
buscando dados do proprio site dela (antes era UFG, mas agora ela € UFJ, caso nao saiba).
-comentario ndo assinado de Leal Editor (discussao ¢ contrib) 11 de janeiro de 2019 (UTC)
Bom dia Editor, referente a varias edi¢cdes que o JardelW faz em paginas da Anitta, sempre
apagando os textos sem nenhum motivo, recentemente ele apagou prémios da pagina dela e
agora esta apagando datas da Bang Tour pois segundo ele ela ndo esta mais trabalhando com
ela sendo que ela trabalha SIM é a forma como o show é contratado.

Em uma breve olhada em casa de apostas com 1 real conta pessoal no twitter notei que ele é um
hater da Anitta e casa de apostas com 1 real edicbes erradas estdo me incomodando.
--AnittaNation (discussao) 07h20min de 12 de janeiro de 2019 (UTC):

AnittaNation, bom dia.

A melhor forma de tentar resolver esse conflito de edi¢cdes € através do didlogo, seja na Pagina
de Discusséo do outro usuério ou na PD do artigo Bang Tour.



Pelo o que vi no historico, o JardelW est& desfazendo suas edi¢bes por elas ndo estarem
baseadas em fontes fiaveis.

Citar fontes aqui na Wikipédia € algo fundamental e evita que suas edi¢cdes sejam rejeitadas por
outros editores.

SO peco que vocés dois procurem dialogar e evitem de entrar numa Guerra de edic¢des.

Vocé possui fontes que confirmam o que estd sendo colocado por vocé no artigo? -- Editor DS.

s (discussao) 09h13min de 12 de janeiro de 2019 (UTC)

Eu ndo entendo o motivo de ele s6 estar fazendo essse tipo de alteracdo nas paginas da Anitta,
ele esta removendo varias coisas da pagina dela que continuam nas paginas de todas outras
cantoras, a exemplo temos a Turné Acustico em Trancoso que continua sendo adicionada datas
e 0 queridinho nado se da o trabalho de editar.

Se 0s seus shows continuam com as musicas da turné Bang Tour[1] é porque ainda ndo acabou,
e se acabou (como ele mesmo fala), cadé a fonte? Ele deduziu que a turné acabou em dezembro
de 2017 e apagou TODOS os shows posteriores.

Eu entendo o fato dele n&o gostar da Anitta, ninguém € obrigado a gostar dela, mas eu tenho
varios fa clubes e TODOS sabem que a turné ndo acabou.

Se alguém precisa mostrar fontes ele alguém é ele que encerrou a turné sem citar nenhum link.
Peco que seja desfeita a edicdo desse "editor" IMPARCIAL, ou que me dé autorizag&o para repor
todos os shows da Bang Tour em 2018 e 2019.

--AnittaNation (discussao) 17h07min de 12 de janeiro de 2019 (UTC)

Nao querendo invadir a discusséo, mas vou explicar o que fiz no artigo: removi diversos shows
dessa turné da Anitta, a Bang Tour, porgue ja estavam transformando num repositério de shows
dela, ou numa pagina de agenda de shows.

O artigo se propde a falar sobre a "Bang Tour", uma turné referente ao album Bang, mas
praticamente estava sendo colocado qualquer show que ela faz.

E tomo como base os diversos sites que anunciavam shows da "Bang Tour" até meados de
2016.

Depois disso, ela é contratada pra fazer shows mas sem indicativo de turné.

Ja havia alertado sobre isso na discussao do artigo, mas como ninguém respondeu e ainda
estavam adicionando mais datas (e repertério!), tive que fazer a remocao.

Cheguei a um ponto que tive que ir no Twitter ver se estavam falando da turné e encontrei isso e
iSS0.

Por isso, além de remover, adicionei uma tag de revisdo pois é provavel que a turné nem tenha
ido pra 2017..J.[5.250].

d 21h51min de 12 de janeiro de 2019 (UTC)

SuggestBot prevé que vocé gostara de editar algum desses artigos.Divirta-se!

SuggestBot seleciona artigos de diversas formas com base em outros artigos que vocé editou,
incluindo a semelhanca de texto, liga¢des internas e combinando seus padrdes de edicdo com 0s
de outros editores.

O objetivo € recomendar apenas artigos que outros editores tenham marcado como necessitando
de trabalho.

NGs apreciamos casa de apostas com 1 real inscricdo para receber sugestfes regularmente, suas
contribui¢cdes fazem a Wikipédia melhor - obrigado pela ajuda!

Se vocé tem algum comentario sobre como melhorar o SuggestBot, por favor, deixe casa de
apostas com 1 real mensagem aqui.

Saudacdes de Nettrom, operador do SuggestBot.

-- SuggestBot (discussao) 09h23min de 12 de janeiro de 2019 (UTC)OIA.

Por favor, verifique seu e-mail — h4 uma nova mensagem!Ola.

Por favor, verifique seu e-mail — h4 uma nova mensagem!

MediaWiki message delivery (discusséo) 01h37min de 13 de janeiro de 2019 (UTC)Bom
dia!'"Prezador Editor D.S.

Meu nome € Wagner Granja Victer..

Fui Secretario de Minas Energia do Governo do Rio de Janeiro por 8 anos, Presidente da



Companhia CEDAE do Governo do Rio de Janeiro, Presidente da FAETEC e Secretario de
Estado de Educacéo do Estado do Rio de Janeiro.

Estou tentando colocar a pagina no Wikipédia e sou blogueado e eliminado em segundos e nao
consigo entender o motivo...Poderia me ajudar?

Wagner G Victer (discusséo) 12h58min de 13 de janeiro de 2019 (UTC)Wagner Granja
VicterWagner G Victer (discussao) 12h58min de 13 de janeiro de 2019 (UTC)

Wagner G Victer, bom dia! A casa de apostas com 1 real Pagina de Usuario ndo pode ser
utilizada para publicar ou esbocar artigos e muito menos para a publicacdo de uma autobiografia.
Alids, autobiografias sdo desencorajadas na Wikipédia e a insisténcia por parte do usuario em
publica-las pode, inclusive, ocasionar o bloqueio de casa de apostas com 1 real conta, por ser
entendido que o usuario esta com interesses de se autopromover.

Saudacdes! -- Editor DS.

s (discussao) 13h04min de 13 de janeiro de 2019 (UTC)

Entendo, mais poderia me ajudar?//pt.wikipedia.

org/wiki/Pedro_Fernandes_Neto tem paginas assim no Wikipédia, qual é a diferenca da minha
pagina?

Wagner G Victer (discusséo) 13h14min de 13 de janeiro de 2019 (UTC)Wagner Granja
VicterWagner G Victer.

Esta biografia néo foi criada pelo préprio biografado.

Além disso, a pagina esta cumprindo com o Livro de Estilo e devidamente referenciada por 38
fontes que atestam a notoriedade dessa pessoa.-- Editor DS.

s (discusséo) 13h21min de 13 de janeiro de 2019 (UTC)

Poderia me ajudar, como devo proceder? Posso pedir a um assessor para criar o Livro de
Estilos?

Poderia me ensinar ou mandar algo para entender melhor?

Wagner G Victer (discussédo) 14h04min de 13 de janeiro de 2019 (UTC)Wagner Granja
VicterWagner G Victer (discussao) 14h04min de 13 de janeiro de 2019 (UTC)

Wagner G Victer, ndo precisa pedir para alguém criar o Livro de Estilo, justamente porque esse
Livro de Estilo no qual me refiro € o nosso.

Vocé pode encontrar mais informacfes sobre ele nessa pagina.

Recomendo também a leitura de Ajuda:Guia de edigdo/Como comecar uma pagina.-- Editor DS.
s (discussao) 14h12min de 13 de janeiro de 2019 (UTC)OIA.

Por favor, verifique seu e-mail — h4 uma nova mensagem!OIa.

Por favor, verifique seu e-mail — h4 uma nova mensagem!

--Felipe da Fonseca (discussao) 13h05min de 14 de janeiro de 2019 (UTC)

--MediaWiki message delivery (discussao) 13h13min de 14 de janeiro de 2019 (UTC)
--MediaWiki message delivery (discussao) 13h16min de 14 de janeiro de 2019 (UTC)

Prezado senhor editor, gostariamos que fosse revisto os criterios para remocao da pagina da
banda Kissukila.

Esse grupo musical baiano tem uma enorme relevancia na musica feita no Estado nos ultimos 15
anos e apos a casa de apostas com 1 real dissolucao , faltava um registro com um historico da
casa de apostas com 1 real concepcao e atuacao.

Colocamos diversas fontes na pagina a fim de validar a veracidade das informacoes.
Solicitamos uma nova revisao e a ativacao da referida pagina.Att.

-comentario ndo assinado de Carloscardoso ba (discusséo ¢ contrib) 16 de janeiro de 2019 (UTC)
Carloscardoso ba, as fontes presentes no artigo ndo conseguiam comprovar a notoriedade da
banda, pois no meu entender, ndo eram fiaveis.

N&o acredito que a eliminagéo foi incorreta.

Mas se mesmo assim deseja que a pagina seja restaurada, pode efetuar um pedido em
Wikipédia:Pedidos/Restauro, para que outro administrador ou eliminador avalie o conteludo.Att.--
Editor DS.

s (discussao) 22h15min de 16 de janeiro de 2019 (UTC)

Vocé, como administrador, tem poder de supressdo? Se sim, é capas de fazer supressdes em



massa? Holy Goo (d .

c) 17h48min de 17 de janeiro de 2019 (UTC)

Holy Goo: Pérokhov 17h51min de 17 de janeiro de 2019 (UTC) Po6rokhov: Holy Goo (d .

¢) 17h57min de 17 de janeiro de 2019 (UTC) Se ¢é algo pessoal ou algo difamatdrio, do tipo X é
um estuprador, peddfilo, nazista, € melhor mandar um email a Supressor.

-Pérokhov 17h59min de 17 de janeiro de 2019 (UTC) Pérokhov: Holy Goo (d .

c) 18h07min de 17 de janeiro de 2019 (UTC)Editor D.

S, ou mesmo o Pdrokhov, se ele tiver a capacidade de fazer isso.

Veja : Wikipédia:Renomeacéo de conta.Holy Goo (d .

c) 18h22min de 17 de janeiro de 2019 (UTC)lIsso é com 0 D.S.

-Pérokhov 20h14min de 17 de janeiro de 2019 (UTC) Holy Goo e Poérokhov, tanto a ocultacéo
por parto do administradores como a supressao por parte dos supervisores so podem ser feitas
em caso de:

Afirmacdes potencialmente difamatériasOfensas/Baixo-caldo

Informacdes pessoais inapropriadas (numero de telefone, e-mail, endereco etc)VDA

Fora isso, a edicao nao deve ser suprimida/ocultada.--Editor DS.

s (discussé@o) 20h17min de 17 de janeiro de 2019 (UTC)

Esse aqui também seria um caso de proxy aberto? Jodo Justiceiro (disc ¢ cont) 04h41min de 18
de janeiro de 2019 (UTC)

Ol4 Joao Justiceiro.

Sim, é um proxy aberto e de alto risco, eu diria.

Esse site quase sempre acerta e por isso foi adicionado um link para ele ao lado de outras
ferramentas que aparecem nas contribuicdes de IPs.

Vou modificar os parametros de bloqueio dele.

Geralmente os administradores aplicam um bloqueio de 1 ano para proxys, apesar de que o
recomendado seja em infinito.

Mas vou discutir essa questdo sobre a duracdo do bloqueio no Café dos administradores.
Obrigado por avisar.-- Editor DS.

s (discussao) 11h23min de 18 de janeiro de 2019 (UTC)

apaga isso aqui, valeu! Holy Goo (d.

¢) 13h50min de 19 de janeiro de 2019 (UTC)

Holy Goo, Feito pelo Fabiojrsouza .-- Editor DS.

s (discusséo) 14h17min de 19 de janeiro de 2019 (UTC)

MediaWiki message delivery (discusséo) 15h59min de 21 de janeiro de 2019 (UTC)

MediaWiki message delivery (discussdo) 18h02min de 28 de janeiro de 2019 (UTC)

Porque ha um grupo de administradores (néo citarei nomes, mas é facil ver pelo histérico) me
bloqueando frequentemente e insistindo em deletar meus pedidos de reviséo de bloqueio,
cerceando meus direitos de defesa?

Conto com tua ajuda por meio de resposta...

O Rei da Gataria (discusséo) 02h43min de 30 de janeiro de 2019 (UTC)

Oi DS, o que achou das minhas modificagbes? -P6érokhov 23h43min de 30 de janeiro de 2019
(UTC)

Porokhov, achei que ficaram perfeitas! Isso facilita muito para nés eliminadores/administradores
na hora de escolher o motivo para eliminar uma pagina de acordo com o dominio a qual ela
pertence.

Realmente gostei bastante dessa modificacéo e por isso até fui no historico do Deletereason-
dropdown para ver gque as tinha feito.

Agradeco em nome de todos! Editor DS.

s (discusséao) 23h46min de 30 de janeiro de 2019 (UTC)

Eu estava tendo muita dificuldade para criar aquele artigo, a Wikipédia estava me bloqueando de
criar o artigo independente do que eu fizesse.

Obrigado por ter me colocado como editor registrado, prometo que irei tentar fazer o minimo de
coisas ruins para o site.



BattleBlock Theater, o artigo foi criado.-- Sir.

Desciclopedista (discussédo) 20h58min de 31 de janeiro de 2019 (UTC)Sir.

Desciclopedista, ndo tem de qué.

No6s administradores estamos aqui para também ajudar em situacdes como essa.

Que bom que conseguiu criar o artigo.Editor DS.

s (discussao) 01h46min de 1 de fevereiro de 2019 (UTC)

--MediaWiki message delivery (discussdo) 23h36min de 31 de janeiro de 2019 (UTC)

Oi tudo bem eu nao vim aqui fazer vandalismo eu so vim aqui e vi que vocé faz um trabalho
excelente e eu queria fazer uma pergunta como eu participo de uma eleicdo de administradores
aqui na Wikipédia? Ménica Palmeira (discussédo) 00h27min de 1 de fevereiro de 2019
(UTC)Mbnica PalmeiraMonica Palmeira (discussédo) 00h27min de 1 de fevereiro de 2019 (UTC)
Ola Mbnica Palmeira.

Para ser administradora aqui na Wikipédia vocé primeiro precisa cumprir 0s requisitos minimos,
gue no caso seriam 2.

000 edi¢gBes no Dominio Principal (ou seja, em artigos) e uma conta com 6 meses de registro.
Como pode ver nessa pagina, vocé ainda ndo possui 0s requisitos minimos e por isso se abrir
um pedido, o0 mesmo sera cancelado por um burocrata.

Quando vocé passar a cumprir 0s requisitos, devera iniciar um pedido nessa péagina.

A votacdo em relacdo ao seu pedido ficard aberta por 7 dias e para ser aprovada deveré ter 75%
dos votos favoraveis.Mas tenha calma.

Vocé entrou recentemente na Wikipédia e existem outros estatutos que vocé pode adquirir com o
tempo, que seria o0 de autorrevisora, reversora ou até mesmo eliminadora.

Qualguer duvida que tiver pode vir até a minha pagina de discussdo e me perguntar que tentarei
responder ou lhe ajudar a resolver o problema.

Saudacdes! -- Editor DS.

s (discusséo) 13h16min de 2 de fevereiro de 2019 (UTC)

Agora figuei na davida quanto ao artigo Luis Fernando de Moura Cagnin, pois que eu saiba, a
pagina s6 ndo pode ser recriada com o mesmo conteudo.

No caso, o conteldo era totalmente diferente do contetdo antigo, que ainda guardo em minha
pagina de testes...

--Bageense(fala) 10h20min de 1 de fevereiro de 2019 (UTC)

Bageense, realmente, no meu entender, a regra 5 ndo se aplica nesse caso pelo fato do contetdo
ser bem diferente do artigo que foi eliminado por consenso.

Porém, ao visualizar o contetdo que esta eliminado, o artigo ndo parece muito estar escrito de
forma imparcial e quase todas as fontes sé@o o site do Youtube, além de links para web sites
oficiais.

Posso até efetuar o restauro (pelo fato da regra 5 ndo poder ser aplicada nesse caso), mas
provavelemnte vao encaminhar para PE.

Até porque, como vocé sabe, Nando Moura é um assunto bem polémico aqui na Wikipédia e que
gerou bastante discussoes.-- Editor DS.

s (discusséo) 15h23min de 1 de fevereiro de 2019 (UTC)Oi senhor Editor D.

S eu quero saber como eu posso ser uma administradora da Wikipédia? Leticia Chilling
(discussao) 19h05min de 1 de fevereiro de 2019 (UTC)Leticia ChillingLeticia Chilling (discusséo)
19h05min de 1 de fevereiro de 2019 (UTC)

OI4 Leticia Chilling.

Para ser administradora aqui na Wikipédia vocé primeiro precisa cumprir 0s requisitos minimos,
gue no caso seriam 2.

000 edi¢gBes no Dominio Principal (ou seja, em artigos) e uma conta com 6 meses de registro.
Como pode ver nessa pagina, vocé ainda ndo possui 0s requisitos minimos e por isso se abrir
um pedido, o0 mesmo sera cancelado por um burocrata.

Quando vocé passar a cumprir 0s requisitos, devera iniciar um pedido nessa pagina.

A votacdo em relacdo ao seu pedido ficard aberta por 7 dias e para ser aprovada deverd ter 75%
dos votos favoraveis.Mas tenha calma.



Vocé entrou recentemente na Wikipédia e existem outros estatutos que vocé pode adquirir com o
tempo, que seria 0 de autorrevisora, reversora ou até mesmo eliminadora.

Qualguer duvida que tiver pode vir até a minha pagina de discussdo e me perguntar que tentarei
responder ou lhe ajudar a resolver o problema.-- Editor DS.

s (discusséo) 13h22min de 2 de fevereiro de 2019 (UTC)OIa, Editor D.

S! Isto € um convite para que conheca e participe do GLAMWiki do Arquivo Nacional, uma
iniciativa para melhorar o contetudo relacionado ao Arquivo Nacional e o acervo sob casa de
apostas com 1 real guarda nos projetos da Wikimedia, em especial a Wikipédia em portugués.
O Arquivo Nacional com o apoio de wikimedistas esta desde 2017 carregando casa de apostas
com 1 real colecdo em nossos projetos, como documentos, fotografias historicas, mapas e
videos.

Acreditamos que essa iniciativa pode ser de seu interesse; esperamos que possa
participar.Obrigado!

--Joalpe (discussédo) 16h36min de 3 de fevereiro de 2019 (UTC)

Boletim dos contetdos destacados n.° 32 Ola, Editor D.S.

Esta é a lista dos artigos candidatados nos ultimos dias (29 de janeiro a 4 de fevereiro): Artigos
destacados: Matthias Sindelar (votacdo) Artigos bons: Collybia cirrhata (votagcédo) Recebeu esta
mensagem porque o seu home esta incluido nesta lista.

Caso pretenda deixar de receber as notificacdes, basta remover o seu nome dela.

MediaWiki message delivery (discussdo) 15h59min de 4 de fevereiro de 2019 (UTC)

Tem vandalos em Inri Cristo, proteja a pagina.

pelo seu personagem Inri Cristo, humorista brasileiro conhecido nacionalmente.

Inri Cristo ndo é humorista.

tem ,uita gente colocando coisas erradas na biografia.

E facam a protec&o da pagina

Eu quero recolocar o que esta na pagina no dia feita 20h15min de 24 de janeiro de 2019, antes
dos vandalismo, mas ndo da, a edi¢cdo gravada néo permite

Eu acho engracado o tanto de proibi¢cdes provocadas por violagao de direitos autorais neste
website.

E engracgado precisar de 30 dias logado e 500 edi¢Ges (um nimero elevado até demais para
carregar uma imagem sob direitos).

Eu possuo todas as informagdes sobre os direitos e relacionados (fonte, por exemplo).

Se precisar carregar ao invés de mim, peca-me as informacdes para que eu as dé e tu carregue
(Observacéo: a imagem possui direitos de autor, sendo assim, carregada para a Wikipédia
normal).-- Sir.

Desciclopedista (discussédo) 06h47min de 6 de fevereiro de 2019 (UTC)
Wikipédia:Pedidos/OutrosPeco_que_cancelem_o_encerramento_de_uma_PE.

Como o filtro ja foi aplicado a minha pessoa, poderia mais tarde abrir esse pedido de revisao
administrativa? Mas antes eu acho que seria melhor dar um tempo e ver se alguém faz alguma
coisa s6 com o pedido que eu abri em /Outros....

tu que sabe --Bageense(fala) 13h01min de 9 de fevereiro de 2019 (UTC)

Mesmo filtrado no dominio wikipédia o usuario continua pedindo a outros usuarios que fagam
edi¢bes por ele no dominio, absurdo.

Joao Henrigue (Mensagens) 13h23min de 9 de fevereiro de 2019 (UTC)

OnlyJonny: Bageense(fala) 11h10min de 10 de fevereiro de 2019 (UTC)

PS: E para casa de apostas com 1 real informagéao, o Editor D.

S havia pedido que eu abrisse um RAA.

--Bageense(fala) 12h55min de 10 de fevereiro de 2019 (UTC)
Wikipédia:Paginas_para_eliminar/Lista_de_primeiras-damas_da_cidade_de_Sao_Paulo, fique de
olho, pois estdo querendo eliminar outro artigo pelo mesmo motivo torpe de antes.

Isso pode criar uma bola de neve.

--Bageense(fala) 11h11min de 10 de fevereiro de 2019 (UTC)

Ol4, obrigado pela mensagem e qualquer duvida claramente eu te pedirei ajuda.Pp.



ped 15h21min de 9 de fevereiro de 2019 (UTC)

SuggestBot prevé que vocé gostara de editar algum desses artigos.Divirta-se!

SuggestBot seleciona artigos de diversas formas com base em outros artigos que vocé editou,
incluindo a semelhanca de texto, liga¢des internas e combinando seus padrdes de edicdo com o0s
de outros editores.

O objetivo € recomendar apenas artigos que outros editores tenham marcado como necessitando
de trabalho.

NGs apreciamos casa de apostas com 1 real inscricdo para receber sugestfes regularmente, suas
contribuicdes fazem a Wikipédia melhor - obrigado pela ajuda!

Se vocé tem algum comentario sobre como melhorar o SuggestBot, por favor, deixe casa de
apostas com 1 real mensagem aqui.

Saudacdes de Nettrom, operador do SuggestBot.

-- SuggestBot (discussao) 09h19min de 10 de fevereiro de 2019 (UTC)

Boa tarde! Obrigado por casa de apostas com 1 real orientacao.

Vou opinar na pagina de discusséo pela manutencdo do artigo.

Eu julguei estranho um usuario ndo identificado propor a eliminagdo, mas como vocé bem
observou, isso € permitido.

Um abracgo! Luiz265 (discusséo) 16h41min de 12 de fevereiro de 2019 (UTC)

MediaWiki message delivery (discussao) 18h00min de 13 de fevereiro de 2019 (UTC)OIA.

Por favor, verifigue seu e-mail — h4 uma nova mensagem!OIa.

Por favor, verifigue seu e-mail — ha uma nova mensagem!

-Thanks for the fish! talkecontribs 23h58min de 13 de fevereiro de 2019 (UTC)

Tks4Fish, respondido.-- Editor DS.

s (discusséao) 02h50min de 14 de fevereiro de 2019 (UTC)

Muito obrigado pelo desejo de boas-vindas! Tenho sim uma duvida: criei este artigo.

Em "Capas e langamentos", uso a traducéo feita por mim de um pedac¢o de uma entrevista; no
texto original, como visto na referéncia, 0 musico usa muitos palavrées.

Eu li que a wiki ndo censura palavrdes e que ha contextos em que é apropriado usa-los em
artigos; estou com duvidas, porém, se esse meu caso € um deles.

Ao mesmo tempo que os palavrdes na entrevista contribuem para a emocéo visceral que se quer
transmitir, eu n&o tenho certeza se a tradugao passaria 0 mesmo sentimento, e acho que usar
palavrbes quando ndo sdo necessarios podem tornar a leitura incbmoda.

Partica (discussao) 19h02min de 16 de fevereiro de 2019 (UTC)

MediaWiki message delivery (discusséo) 21h47min de 19 de fevereiro de 2019 (UTC)

MediaWiki message delivery (discussao) 19h45min de 26 de fevereiro de 2019 (UTC)

Bandeira criticando a emissora durante manifestacdo em 2014.

As controvérsias envolvendo a TV Globo referem-se ao extenso histérico de polémicas nas
relagdes desta rede de televisdo brasileira com a sociedade do pais.

[1] A emissora possui uma capacidade sem paralelo de influenciar a cultura e a opinido
publica.[2]

A principal polémica historica da estagdo televisiva e das Organiza¢gdes Globo (hoje Grupo
Globo) esta ligada ao apoio dado a ditadura militar e a censura dos movimentos pré-democracia
nos noticiarios do canal.

O regime, segundo 0s opostos a emissora, teria rendido beneficios ao grupo midiatico da familia
Marinho, em especial para o canal de televisédo que, em 1984, fez uma cobertura omissa das
Diretas Ja.

[3] A propria Globo reconheceu em editorial publicado no jornal O Globo, 49 anos depois e
pressionada pelas manifestacdes de junho de 2013,[4][5][6] que o0 apoio ao golpe militar de 1964
e ao regime subsequente foi um "erro".[7]

No final da década de 1980, a emissora novamente foi alvo de criticas devido a edi¢do que
promoveu do ultimo debate entre os candidatos a presidente na eleicdo de 1989, o que teria
favorecido Fernando Collor de Mello.

[8] No final da década de 1990, as Organiza¢es Globo enfrentaram diversos problemas



financeiros que teriam sido aliviados pelo Estado, apesar de se tratar de uma empresa privada.
[2] Durante o periodo, a emissora utilizou-se de casa de apostas com 1 real influéncia entre os
politicos para conseguir mudar um artigo da Constituicdo Federal, no qual permitia a entrada de
30% de capital estrangeiro nas empresas de midia.[2]

Em 2002, o governo federal ofereceu ajuda de 280 milhdes de reais a Globocabo através de
financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econdmico e Social (BNDES).

[2] A emissora voltou nhovamente a ser alvo de criticas pela cobertura supostamente tendenciosa
das elei¢cdes de 2006, 2010 e 2022.

Apoio ao regime militar [ editar | editar coédigo-fonte ]

"Participamos da Revolugédo de 1964, identificados com 0s anseios nacionais de preservacao
das instituicdes democraticas, ameacadas pela radicalizacdo ideolégica, greves, desordem social
e corrupgao generalizada.

Quando a nossa redacéo foi invadida por tropas antirrevolucionarias, mantivemo-nos firmes em
nossa posicgao.

Prosseguimos apoiando o0 movimento vitorioso desde os primeiros momentos de correcéo de
rumos até o atual processo de abertura, que se devera consolidar com a posse do novo
presidente.

" - Roberto Marinho, no jornal O Globo, edigdo n° 18.

596, 7 de outubro de 1984.[ 9]

A TV Globo foi fundada em 1965, um ano apds o golpe de estado de 1964, e se consolidou como
maior rede de televisao do pais durante a década de 1970.

Neste periodo, o regime militar implementou uma politica de modernizacdo das
telecomunicacoes.

Em 1965 criou a Embratel, e o Brasil se associou a Intelsat.

[10] Em 1968, foi criado o Ministério das Comunica¢fes e, n0 mesmo ano, surgiram as primeiras
emissoras de radio FM e foi criada a AERP (Assessoria Especial de Relac¢des Publicas), que
reforgcava a necessidade de propagar ideais ufanistas e nacionalistas.

Em 1969, o pais se integra ao sistema mundial de comunicacao por satélite.

[10] A intencdo do regime era se opor & hegemonia cultural caracteristicamente de esquerda da
época.

[10] Uma de suas armas para isso teria sido a televiséo, tendo o regime feito vistas grossas a
parceria, vetada por lei, entre Roberto Marinho e a multinacional Time-Life, o que contribuiu para
o salto tecnoldgico da TV Globo.[10]

Segundo o Grupo Globo, o jornal O Globo apoiou o golpe militar de 1964 fazendo parte de um
"posicionamento amplamente majoritario" contra o governo do presidente Jodo Goulart.

[11] Afirma também que Roberto Marinho acreditava na vocacao democrética do presidente
Castello Branco e na eficacia da politica econémica desenvolvida por Roberto Campos e Octavio
Gouvéa de Bulhoes.

[11] Em 2013, O Globo reconheceu, através de um texto publicado em seu site, que o0 apoio ao
golpe de 1964 foi um erro.

O texto acompanhou a publicagdo do projeto "Memdria" que recuperou os 88 anos de histéria do
jornal O Globo.

Nele, a instituicdo afirmou que o apoio a intervencao dos militares se deu pelo temor de um outro
golpe, a ser desfechado pelo presidente Jodo Goulart com apoio dos sindicatos.[12][13]

O grupo nega que o crescimento da TV Globo se deu gracas a estreita ligagdo de Roberto
Marinho com o regime implantado em marco de 1964, citando como exemplos disso a dificuldade
em obter concessdes para canais de televisdo em Jodo Pessoa e Curitiba em 1978, alguns
casos de censura a casa de apostas com 1 real programacao, além do fato de que alguns de
seus profissionais eram membros do Partido Comunista Brasileiro.

[11] No entanto, como apontou Renato Ortiz, a censura nao era generalizada, uma vez que "sua
principal funcdo era impedir a emergéncia de determinadas ideias, noticias, publicacdes que
estivessem contrarias a logica ditatorial de difundir ideais de progresso, harmonia e
desenvolvimento".[10]



Em casa de apostas com 1 real autobiografia, no entanto, Walter Clark, diretor-geral da TV Globo,
confessou ter cancelado os programas de Carlos Heitor Cony e Roberto Campos para satisfazer
o coronel Gustavo Borges, chefe de policia no estado do Rio de Janeiro.

Além disso, Clark afirmou ter contratado um ex-diretor da censura para "ler tudo que ia para o ar"
e uma "assessoria especial" formada pelo general Paiva Chaves, pelo civil linha-dura Edgardo
Manoel Erickson ("pelego dos milicos", conforme disse) e mais "uns cinco ou seis funcionarios".
Além disso, relatou receber o presidente Emilio Garrastazu Médici em seu gabinete na Globo,
onde assistiam aos jogos de futebol exibidos pela emissora aos domingos.

Segundo ele, o denominado "padréo Globo de qualidade" acabou "passando por vitrine de um
regime com o qual os profissionais da TV Globo jamais concordaram".[14]

Em entrevista ao documentario britdnico Beyond Citizen Kane, 0 ex-ministro da Justica
(1974-1979) Armando Falcéo afirmou que "o doutor Roberto Marinho nunca me criou qualquer
tipo de dificuldade.

Eu, ministro-censor, ele diretor do jornal O Globo, da televisdo Globo, da Rede Globo, da Radio
Globo, da Radio Mundial, da Radio Eldorado, ele nunca me criou dificuldade".

[15] O proprio Médici chegou a afirmar, sobre o Jornal Nacional, em entrevista: "Sinto-me feliz
todas as noites quando ligo a televisédo para assistir ao jornal.

Enquanto as noticias d&o conta de greves, agitacdes, atentados e conflitos em varias partes do
mundo, o Brasil marcha em paz, rumo ao desenvolvimento.

E como se eu tomasse um tranquilizante apés um dia de trabalho".

[15] Em 2012, um ex-delegado do DOPS relatou a proximidade entre o regime e a Globo.[16]
Em 2013, o Grupo Globo reconheceu e desculpou-se publicamente, através de um editorial
publicado no jornal O Globo e que também foi lido por William Bonner durante o Jornal Nacional,
por terem apoiado a ditadura militar instaurada no pais depois do golpe militar de 1964.

No texto do editorial, o jornal afirma:

A luz da Histdria, contudo, ndo ha por que nio reconhecer, hoje, explicitamente, que o apoio [ao
golpe de 1964] foi um erro, assim como equivocadas foram outras decisfes editoriais do periodo
gue decorreram desse desacerto original.

A democracia € um valor absoluto.

E, quando em risco, ela s6 pode ser salva por si mesma.— Grupo Globo[7]

Comicio das Diretas J4 em 16 de abril de 1984 em S&o Paulo.

No dia 25 de janeiro de 1984, foi ao ar, pela primeira vez em rede, aquele que é considerado o
primeiro grande comicio das Diretas Ja, realizado na praca da Sé, em S&o Paulo.

Naquele dia, o telejornal exibiu reportagem de dois minutos e dezessete segundos sobre o tema.
No entanto, ocorreu um equivoco durante a escalada do Jornal Nacional; 25 de janeiro é também
o dia do aniversario da cidade de Sao Paulo, e por conta de um suposto erro técnico, 0
apresentador do telejornal acabou anunciando o comicio como parte das comemoragdes dos 430
anos da cidade.

A emissora recebeu criticas que diziam que ndo havia sido uma falha técnica, mas sim uma
manipulagéo de dados.[3]

José Bonifacio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ex-vice-presidente do Grupo Globo afirmou, em
entrevista a Roberto D'Avila em 2005, que Roberto Marinho determinou a censura do primeiro
grande comicio das Diretas Ja.

[3] Segundo Boni, "o doutor Roberto ndo queria que se falasse em Diretas J&" e decidiu que o
evento da praca da Sé fosse transmitido "sem nenhuma participacdo de nenhum dos
discursantes".

[3] O que teria ocorrido no episédio, ainda de acordo com ele, foi uma "censura dupla” (por parte
do regime e da emissora).

[3] A verséo oficial da Globo, relatada no livro Jornal Nacional - A Noticia Faz Historia, porém, é
de que a emissora nao omitiu que o comicio fizesse parte das Diretas e que é falsa a verséo de
gue emissora noticiou o evento como parte das comemoracdes pelo aniversario da cidade de
Séao Paulo.[3]

A TV Globo, no entanto, assumiu publicamente o erro na cobertura do movimento pelas elei¢cdes



diretas no site "Memoria Globo" e afirmou que foi ameagada e coagida pelo regime naquele
momento:

Se por um lado segmentos da sociedade pressionavam a Rede Globo para se engajar nas
manifestacdes pelas Diretas, por outro a emissora vinha sendo pressionada pelos militares a ndo
cobrir os eventos.

Woile Guimarées, entéo diretor dos telejornais de rede, diz que ministros e generais ligavam para
Roberto Marinho, ameagando até mesmo retirar a concesséo para o funcionamento da
emissora.|...

] Naguele momento, a pressao dos militares sobre a Rede Globo atingiu o seu 4pice.

Naquele dia, chegou mesmo a adquirir a forma de intimidacéo pessoal.

Antes de o Jornal Nacional ir ao ar, um helicéptero do Exército sobrevoou de maneira
ameacadora a sede da emissora, no Rio de Janeiro, postando-se na altura da janela da sala do
entao vice-presidente executivo, Roberto Irineu Marinho.

— Site "Memodria Globo"[17]

Em 21 de janeiro de 2015, na série especial do Jornal Nacional sobre os 50 anos do jornalismo
da emissora, William Bonner relembrou o comicio de 25 de janeiro de 1984:

"Essa reportagem provocou muita polémica ao longo de muitos anos porque, embora ela falasse
do comicio das Diretas, o texto que introduzia a reportagem, lido pelo apresentador na época,
nao falava em comicio pelas Diretas.|...

] Isso ai foi visto durante muitos anos como uma tentativa da Globo de esconder as Diretas e,
obviamente, depois de muitos anos também, foi reconhecido como um erro.

" — William Bonner[18]

Em 1982, a Globo foi acusada de participacdo no chamado caso Proconsult.

A empresa Proconsult, contratada pela Justica Eleitoral para apurar os votos das elei¢Ges para o
governo do Rio de Janeiro, desenvolveu um sistema informatizado de apuracéo dos votos que
apresentou resultados diferentes dos publicados no Jornal do Brasil.

O noticiario da TV Globo foi pautado pela divulgacéo oficial divulgada pelo Proconsult.[19]
Segundo o jornalista Hélio Fernandes, da Tribuna da Imprensa, a fraude s6 ndo se concretizou
devido a participacdo do delegado da Policia Civil Manoel Vidal, escalado para fiscalizar a
apuracao.

[20] Vidal percebeu que havia algo de errado na apuracao tendo, em seguida, contatado o
também delegado Arnaldo Campana, ligado a Brizola.

[20] O candidato do PDT, censurado nos veiculos do Grupo Globo, concedeu uma entrevista aos
correspondentes estrangeiros explicando a situacao que ocorria.

[20] A fraude foi exposta e os jornalistas do conglomerado foram hostilizados nas ruas do Rio de
Janeiro.

[20] Por outro lado, a emissora respondeu que "nunca contratou a Proconsult" e "se baseava nos
nameros de O Globo, responsavel por uma totalizagdo propria, realizada a partir dos mapas
oficiais apurados pelo TRE".[19]

Durante o regime militar, a NEC Brasil foi obrigada a nacionalizar seu capital.

Por isso, cedeu o controle acionario da empresa ao grupo Brasilinvest de Mario Garnero.

A época da redemocratizacdo, a NEC Brasil havia se tornado a maior fornecedora de
equipamentos de telecomunicacgéo para o governo brasileiro.

[21] Em 18 de marc¢o de 1985, o Banco Central, por meio de um decreto do entdo ministro da
Fazenda, Francisco Dornelles, deu inicio a liquidacdo do grupo de Garnero, acusado de falta de
liquidez e de desvio de recursos para empresas fantasmas no exterior.

[22] Garnero pediu concordata preventiva de todas as empresas do Brasilinvest.

O governo nao aceitava a contratacdo de empresas controladas por um concordatario,[23] o que
teria levado o entdo ministro das Comunicagdes Antdnio Carlos Magalhées a suspender os
contratos do governo com a empresa, em 29 de abril de 1986.

[24] Devido a crise do grupo brasileiro, a NEC do Jap&o recomprou parte das a¢des da NEC
Brasil.

Em dezembro de 1986, 51% das ac¢des foram vendidas para o Grupo Globo, enquanto Garnero



passou a ter 25% do capital em acdes preferenciais, e a NEC, 58% das ac¢0es no total (sendo
42% de acdes preferenciais e 16% de acdes ordinarias).

[25] Apés as alteracbes acionarias, ACM restabeleceu os contratos com a empresa, além de
iniciar novos contratos.[26]

Em 10 de novembro de 1986, a Rede Globo oficializou a ndo renovagao do contrato de afiliagao
com a TV Aratu, casa de apostas com 1 real entdo afiliada desde 1969, determinando que a
emissora deixasse de transmitir casa de apostas com 1 real programacao em 20 de janeiro de
1987, apo6s o término da prorrogacao do fim do contrato.

[27] A rede ja havia manifestado a TV Aratu casa de apostas com 1 real inten¢do de ndo renovar
o contrato em 24 de fevereiro daquele ano,[27] alegando insatisfacéo existente desde 1984 por
parte da Globo em relac@o a problemas técnicos e comerciais da entdo afiliada baiana.

[28] A TV Bahia, que era de propriedade do filho de ACM, ACM Junior, e de seu genro, César
Mata Pires, era originalmente afiliada a Rede Manchete, rede concorrente da Globo de
propriedade de Adolpho Bloch, e foi a escolhida para substituir a TV Aratu.

Para tentar reverter a perda da afiliacao, integrantes do grupo politico do governador Waldir Pires
(ao qual era ligada a TV Aratu) e adversarios de ACM levantaram suspeitas de que o ministro
teria beneficiado a Globo com o intuito de transformar a emissora de casa de apostas com 1 real
familia em uma afiliada da rede carioca.

Em 13 de janeiro, o entdo deputado federal Luis Viana Neto (PMDB-BA), um dos acionistas da
emissora, foi até Brasilia ao lado de outros 19 deputados para reclamar com o entdo presidente
José Sarney a respeito da suposta interferéncia de ACM nas comunicac¢des do estado.

[29] Uma contenda judicial foi iniciada pelos proprietarios da TV Aratu contra a Globo e a TV
Bahia em 15 de janeiro, quando o juiz Luiz Fux, da 9.

a Vara Civel do Rio de Janeiro, concedeu a emissora uma liminar que impedia a TV Bahia de
alterar a afiliacao.[30]

Em 23 de janeiro, a Globo derrubou esta liminar por meio de um mandado de seguranga no
Tribunal de Justica do Estado do Rio de Janeiro, assegurando a transmisséo da casa de apostas
com 1 real programacao pela TV Bahia, que deu inicio & nova afiliagdo assim que recebeu a
notificagcdo, as 17h58 daquele dia.

[31] Pouco depois, Pedro Jack Kapeller, entdo diretor da Rede Manchete, afirmou que nao
cabiam medidas judiciais a respeito da posi¢cao da TV Babhia, pois "tudo aconteceu rigorosamente
dentro das normas estipuladas pelos contratos assinados entre as partes".

[32] Apds varias decisfes judiciais, a disputa terminou em 6 de julho, quando o tribunal decidiu a
favor da Globo, finalmente permitindo que a TV Bahia fosse a Unica afiliada da rede na Bahia.[33]
A n&o renovagéao do contrato de afiliagdo com a Globo ocasionou uma queda de 80% na
arrecadacgao da TV Aratu.

[34] A antiga afiliada da Globo seguiu recorrendo da deciséo até abril de 1996, quando os
recursos judiciais esgotaram, e 0 processo confirmou o direito legal da Globo de transferir casa de
apostas com 1 real programacéo para a TV Bahia.

A TV Aratu, que na época estava arrendada a CNT, teve seu prédio leiloado por se recusar a
arcar com 0s honorarios processuais.[35]

As suspeitas contra o acordo NEC-Globo vieram a tona nacionalmente em 9 de junho de
1992,[36] quando foi instalada na Camara dos Deputados uma CPI para investigar o caso,
requisitada pelo deputado Paulo Ramos (PDT-RJ) em maio de 1987.

[37] As denudncias contra ACM foram rejeitadas e retiradas do texto do relatério, que foi aprovado
por unanimidade em 17 de novembro.

[38] Mussa Demes (PFL-PI), presidente da CPI, afirmou que "se o governador Antonio Carlos
tivesse agido de outra forma, teria comprometido irremediavelmente o sistema de
telecomunicac¢des do pais e poderia estar respondendo hoje por omissao”, considerando, assim
como a maioria dos membros da comisséo, que o entdo ministro havia suspenso 0s contratos
com a NEC no intuito de evitar que Garnero utilizasse estes recursos para reverter a intervencao
do Banco Central no Brasilinvest.[39]

A CPI concluiu que ndo existiu irregularidade na transacao, acusando Mario Garnero de mentir



perante a comissao ao afirmar que havia perdido dinheiro na venda e que empresarios da area
de telecomunicacgdes teriam sofrido presséo para que nao negociassem a NEC Brasil.

[39] Na época da transacéo, ele havia recebido novas ac¢des da empresa, cancelamento de
dividas, pagamento da concordata preventiva da NEC e um adicional de 6 milhdes.

Além disso, os empresarios citados por ele enviaram carta a comissao negando as supostas
pressdes exercidas por pessoas ligadas a Globo.[39]

Com o fim das empresas do Grupo Telebras, o Grupo Globo vendeu suas a¢des na NEC Brasil,
que teve seu apogeu durante o0 monopolio estatal das telecomunicacoes.

[40] As operadoras europeias e norte-americanas que compraram as empresas telefénicas
estatais optaram por manter seus parceiros ocidentais na area de tecnologia, e a NEC teve casa
de apostas com 1 real presenca no mercado reduzida.[40]

Eleicdes de 1989 e impeachment [ editar | editar cdédigo-fonte ]

A emissora € acusada de ter ajudado a eleger o candidato a presidente Fernando Collor de Mello
(dono da TV Gazeta, afiliada da Globo em Alagoas)[41] nas elei¢cdes de 1989, através da
manipulacéo de trechos do ultimo debate entre Collor e o candidato petista Luiz Inécio Lula da
Silva.

[42][43] Na época do debate, ja no segundo turno, as pesquisas apontavam um empate técnico
entre os dois candidatos; logo, o confronto na televisdo seria decisivo para definir a disputa.
[43] Lula se saiu mal no debate, fato reconhecido pelo seu proprio partido.[43]

De acordo com seus criticos, a TV Globo teria procurado isencéo na cobertura do processo
eleitoral, mas teria assumido um lado na reta final da disputa quando os candidatos estavam
neste estado de empate técnico.

[43] Os proponentes desta hipdtese argumentam que foram exibidas duas reportagens sobre o
debate no dia 15 de dezembro de 1989, antevéspera do segundo turno das elei¢des.

[20] Uma delas foi ao ar no Jornal Hoje e, a outra, no Jornal Nacional, sendo essa a mais
polémica.

A primeira reportagem mostrou as melhores intervenc¢oes de cada candidato e a segunda teria
favorecido Collor, pois teria mostrado os melhores momentos dele e os piores de Lula.
[20][42][43] O PT moveu uma ac¢éo no Supremo Tribunal Federal contra a Globo.

O partido queria que novos trechos do debate fossem exibidos, a titulo de direito de resposta,
mas o pedido foi negado.[42]

A Globo sempre negou que agiu de ma-fé no episédio, mas admite que a edicdo nao foi
equilibrada.

[43] Segundo Boni, a Central Globo de Jornalismo fez uma edicao favoravel a Collor, ndo
seguindo a orientacdo da direcdo da empresa para que o tratamento fosse imparcial.

[43] J& Roberto Marinho, diante da declaracao de Boni, afirmou que o entdo vice-presidente de
operagOes da Globo n&o entendia de elei¢cdes e que o Jornal Nacional tinha sintetizado de
maneira correta o debate, visto que Collor havia se saido melhor.

[43] Em 2009, Collor admitiu que foi favorecido pela Globo na disputa.[44]

Grande parte da midia apoiou abertamente a campanha de Collor a presidéncia.

No entanto, de acordo com o historiador Gilberto Maringoni, doutor em Histéria pela USP, por
incapacidade de manter maioria no Congresso e por entrar em confronto com uma parte
expressiva do empresariado nacional, Collor acabou por influenciar por si s6 a mudanca de
postura da imprensa.

A crise econdmica com a volta da inflacdo, o confisco da poupanca, e a intensa cobertura
investigativa da imprensa ajudaram a impulsionar as manifestagdes sociais que culminaram no
impeachment.[45][46][47]

Direito de resposta de Leonel Brizola [ editar | editar codigo-fonte ]

Leonel Brizola recebeu direito de resposta a ser veiculado pelo Jornal Nacional ap6s dois anos
de disputa judicial.

Em 15 de margo de 1994, a TV Globo colocou no ar, durante o Jornal Nacional, o direito de
resposta obtido pelo entdo governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, apds dois anos de
disputa judicial.



[48] Brizola havia entrado na justica pedindo direito de resposta em 1992, em funcdo da matéria
ofensiva referente a uma carta que ele enviou ao entéao prefeito Marcello Alencar.[49]

Na resposta que foi ao ar, lida pelo locutor Cid Moreira, Brizola dizia ndo reconhecer na Globo
"autoridade em matéria de liberdade de imprensa" e que a emissora teve "longa e cordial
convivéncia com 0s regimes autoritarios e com a ditadura de 20 anos que dominou nosso pais".
Brizola dizia ter sido "apontado como alguém de mente senil".

Na sequéncia, argumentava: "Ora, tenho 70 anos, 16 a menos que meu difamador, Roberto
Marinho, que tem 86 anos.

Se é este 0 conceito que tem sobre os homens de cabelos brancos, que os use para si".

[50] Em um artigo de retrospectiva em 2009 acerca da emersao do direito de resposta no
ordenamento juridico brasileiro, o portal Observatoério da Imprensa avaliou que "(...

) esse célebre episddio foi uma espécie de divisor de dguas no capitulo da liberdade de imprensa.
Soou como uma senha para a multiplicacdo de acdes e para a escalada de condenacgdes de
jornais e jornalistas que se seguiu".[49]

Eleicbes de 2006 [ editar | editar codigo-fonte ]

Houve vérias criticas a forma como a Globo fez a cobertura das eleigcbes gerais de 2006.

A emissora teria atuado para prejudicar a campanha do entdo presidente Luiz Inacio Lula da Silva
a reeleicdo,[53] dando atencdo exagerada a fatos negativos envolvendo o PT.

Luiz Carlos Azenha, o reporter destacado para cobrir a campanha presidencial do candidato
tucano Geraldo Alckmin, confirma que houve a intencdo de prejudicar o PT na cobertura.

[54] Segundo ele, "tinha sido determinado desde o0 Rio que as reportagens de economia
deveriam ser esquecidas porque supostamente poderiam beneficiar a reeleicao de Lula".

[54] Além disso, Azenha afirma que uma reportagem de casa de apostas com 1 real autoria
potencialmente danosa para o entdo candidato a governador de Sao Paulo, José Serra, foi
censurada pela Globo.

[54] As criticas a forma como estava cobrindo as elei¢cdes levaram a emissora a fazer,
internamente, um frustrado abaixo-assinado em apoio a casa de apostas com 1 real linha
editorial.[51][55]

O evento mais comentado pelos criticos foi quando, na véspera da votac¢ao do primeiro turno, a
TV Globo deu enorme destaque a imagem do dinheiro que havia sido apreendido no contexto do
Escandalo do Dossié.

[51][52] Hoje € sabido que o delegado da PF que havia comandado a operacéo convidou quatro
jornalistas para uma conversa reservada e repassou 0os CDs com as fotos.

A conversa foi inteiramente gravada e nela se pode ouvir os apelos do delegado para que as
imagens fossem parar na edicdo do Jornal Nacional do mesmo dia, 29 de setembro.

[51][52] No caso da TV Globo, ressalta-se que, na mesma noite em que exibiu as fotos, o
telejornal se absteve de informar sobre a tragédia do Voo Gol 1907, em que morreram 154
pessoas.

Assim, ao mesmo tempo em que a noticia ja repercutia no mundo inteiro, a edi¢cdo ao vivo do
jornal se dedicava somente a dar destaque a divulgacdo do escandalo politico.

[51][52] Por outro lado, segundo publicado pela emissora no Meméria Globo, era "impossivel dar
a noticia durante a exibicao do jornal, ja que ndo havia informa¢des concretas sobre o
acidente".[56]

" Os rumores de que um avido da Gol nao pousara no horario certo em Brasilia chegaram a
redacdo do Jornal Nacional por volta de 20h10, quando o telejornal ja estava no ar.

A partir desses rumores, iniciou-se uma corrida frenética para verificar o que houve com o aviao,
com exatidao, para que ndo se criasse panico na populacao.

A primeira confirmacé&o era de que, de fato, um avido da Gol estava desaparecido desde as
18h10, mas a Infraero ndo confirmava a rota nem o nimero do voo.

Sem essas informacgdes, era impossivel divulgar uma informagéo sobre o avido desaparecido,
sem provocar grande angustia em todos aqueles que tinham parentes ou amigos voando Gol.
Nao eram poucos: no dia 29 de setembro de 2006, 54 avides da Gol levantaram voo.

Cada um deles podia levar até 144 passageiros; a ocupacao média era de 80% dos assentos.



A Gol calcula que transportou naquele dia 6 200 pessoas.

N&o divulgar o niumero do voo ou a rota seria colocar sob suspei¢éo todos os 54 voos, um
procedimento que um telejornal lider de audiéncia, visto por milhées, ndo pode fazer.

Enquanto esteve no ar, até as 20h45, o Jornal Nacional, e nenhum outro telejornal de outra
emissora, conseguiu esses dados."

Algumas semanas apos o fim das elei¢des, Rodrigo Vianna, repérter que estava se desligando
da emissora, divulgou uma carta aberta onde critica varias das posturas da emissora durante o
periodo eleitoral, dando casa de apostas com 1 real visdo de como 0s processos se davam
internamente.

[57] Na carta, Vianna diz, assim como Azenha, que a direcdo da emissora barrou reportagens e
investigagcdes que envolvessem o PSDB e o entdo candidato ao governo de Sao Paulo, José
Serra.

[53] Segundo ele, alguns jornalistas questionaram as opg¢0es editoriais da Globo, mas nao
receberam respostas convincentes de seus superiores.

[53] Logo apos as elei¢des, Vianna foi afastado da cobertura politica e destacado para atuar nos
jornais locais.

[53] O comentarista politico Franklin Martins, que mais tarde se tornaria Secretario de
Comunicagédo Social de Lula, também foi afastado.

[53] Segundo Vianna, "Do Bom dia Brasil ao Jornal da Globo, temos um desfile de gente que
estd do mesmo lado".[53]

Eleicdes de 2010 [ editar | editar codigo-fonte ]

Jingle de aniversério [ editar | editar codigo-fonte ]

Em 19 de abril de 2010, a emissora tirou do ar, logo apos o primeiro dia de veiculacao, a
campanha de comemoracéo de aniversario dos 45 anos da rede por ter sido acusada de estar
fazendo campanha subliminar a José Serra, candidato a presidente pelo PSDB.[58]

A emissora afirma que o filme foi criado em novembro de 2009, quando "n&ao existiam nem
candidaturas muito menos slogans, mas a TV Globo ndo pretende dar pretexto para ser acusada
de ser tendenciosa e estéa suspendendo a veiculagdo do filme.

"[58] O colunista Luis Nassif, no entanto, contestou a justificativa da emissora,[59] afirmando que
a campanha teria sido gravada em 14 de abiril, trés dias depois que Serra langou casa de
apostas com 1 real pré-candidatura, apontando para isso noticias do proprio portal da
Globo.com.[60]

Agressao a José Serra [ editar | editar codigo-fonte ]

Uma reportagem apresentada pela Globo no segundo turno da campanha apontava que José
Serra havia sido agredido com um rolo de fita por militantes petistas durante um ato da
campanha no Rio de Janeiro, passando mal em seguida e dirigindo-se a um hospital onde foi
examinado.

Ele teria cancelado os demais compromissos do dia por ordem médica.

Entretanto, uma reportagem do SBT mostrou que Serra havia sido atingido por uma bolinha de
papel, continuou caminhando até receber um telefonema, e entdo, 20 minutos depois,[61] € que
levou a méo a cabeca para se queixar do "golpe".

Serra teria, entdo, feito uma tomografia, mas nao foi encontrado nenhum ferimento.[61]

No dia 21 de outubro de 2010, a Folha de S.

Paulo publicou uma reportagem na qual revelava que Serra havia sido atingido por um rolo de
fita adesiva depois da bola de papel.

[62] No mesmo dia, o Jornal Nacional levou ao ar uma reportagem completa sobre o assunto.
Em 22 de outubro, ambos Folha e O Estado de S.

Paulo confirmaram que Serra fora atingido em dois momentos: primeiro por uma bola de papel, e
depois por um rolo de fita.

O SBT também confirmou em seu telejornal SBT Brasil que as imagens da bolinha de papel
eram anteriores ao ataque com o rolo.

[63] Cinco dias depois, a revista Veja publicou uma reportagem intitulada "Pau na democracia”,
cuja possuia trechos na qual o jornalista Fabio Portela acusava o SBT de omitir o rolo de fita que



fora jogado a cabeca de Serra.

[64] O canal, por casa de apostas com 1 real vez, respondeu que "o telejornal SBT Brasil
veiculado no dia do episédio, quarta-feira 20, exibiu apenas as imagens captadas por nossas
cameras, que registraram o incidente com a bolinha de papel.

Até aguele momento ndo tinhamos conhecimento de outro video captado por um jornalista da
Folha de S.

Paulo, por celular, que mostrava o episddio posterior, em que um rolo de fita crepe atinge a
cabeca do candidato Serra.

Quando tomou conhecimento desse novo fato, o SBT tratou de registra-lo no mesmo dia em seu
telejornal da meia-noite.

No SBT Brasil do dia seguinte, quinta-feira, o apresentador Carlos Nascimento voltou ao assunto,
ressaltando que o segundo incidente nao fora captado pela equipe, mas frisou que o candidato
José Serra fora atingido duas vezes em um intervalo de poucos minutos."[65]" [...

] ndo houve, portanto, nenhuma disputa entre SBT e Globo sobre bolinha de papel.

Em todo o episodio, o mérito, a bem da verdade, foi da Folha de S.Paulo.

Foi o jornal quem noticiou primeiro a agressao a Serra com um rolo de fita adesiva.

Foi o jornal quem p6s na internet um video do momento da agresséao.

O Jornal Nacional, num trabalho independente, confirmou os achados da Folha."”

Eleicdo de 2012 [ editar | editar codigo-fonte ]

Houve vérias criticas a forma como a TV Globo fez a cobertura do julgamento do caso conhecido
como Mensalao, que coincidiu com as eleigcbes municipais no Brasil em 2012.

No més de outubro de 2012, as vésperas do segundo turno das eleicbes municipais, o Jornal
Nacional dedicou 18 dos seus 32 minutos de duracdo para abordar o julgamento, tendo ainda
como agravante o fato da matéria ter ido ao ar imediatamente apds o fim do horario eleitoral,
gue, em Sao Paulo, foi encerrado com o programa de Fernando Haddad, candidato do PT.
Durante todo o segundo turno o noticiario do mensaldo foi apresentado pelo telejornal sempre
logo apos ao fim do horério eleitoral.[66]

Manifestacfes de 2013 e impeachment de Dilma [ editar | editar cddigo-fonte ]

Manifestantes penduram efigie do ex-juiz Sergio Moro, como "traidor”, em frente ao prédio da 132
Vara da Justica Federal em Sao Paulo

Durante a série de manifestagdes populares que ocorreram em vérias cidades brasileiras em
2013, protestos em frente as sedes da emissora aconteceram por todo o pais.

A sede da empresa em S&o Paulo teve estrume langado sobre a casa de apostas com 1 real
fachada, além dos muros terem sido pichados.

[67][68] No protesto na sede da emissora no Rio de Janeiro, os manifestantes entraram em
confronto com a policia.[69]

Em comentério feito no dia 12 de junho, o cineasta e jornalista Arnaldo Jabor, no Jornal da
Globo, afirmou que a grande maioria dos manifestantes seria composta por jovens de classe
média e que a manifestacéo seria decorrente de ignoréncia politica e do estimulo dos protestos
na Turquia.

Em tom provocador, Jabor questionou por que néo lutam contra a PEC 37 que, em casa de
apostas com 1 real opinido, seria um motivo mais legitimo.

Por fim, finaliza dizendo que os manifestantes talvez nem sequer saibam o que é a PEC 37 e que
ndo valham sequer os R$0,20 do aumento das passagens.

[70] No dia 17, em casa de apostas com 1 real secdo na radio CBN, se desculpou por suas
declaracoes, afirmando que temia que a energia fosse gasta com uma reivindicagéo boba, mas
gue viu que o problema era muito maior.[71][72]

No processo de impeachment de Dilma Rousseff, a Globo foi acusada pela revista CartaCapital
de parcialidade.[73]

Eleicbes de 2022 [ editar | editar codigo-fonte ]

Na eleicdo de 2022, a Globo foi acusada por grupos de direita de ter feito uma cobertura parcial
contra o presidente Jair Bolsonaro.

[74][75] O presidente Jair Bolsonaro ergueu uma faixa contra a emissora com os dizeres "Globo



Lixo" em fevereiro de 2021.[76]

O jornalista Datena acusou a emissora de se voltar contra o governo Bolsonaro por interesses
financeiros: "O genro do Silvio Santos é ministro do Bolsonaro, isso é nepotismo? Acho que é.(...
) e ver quantos caras ai (no Globo) com parente que esses caras dessa Rede Globo que
trabalham para senador, deputado, governo (..).

Essa Globo, ela trabalha inteira para os governos que estao eleitos la.

Durante a ditadura militar, depois com o governo do Lula, ela trabalha direto pro governo.

S6 nédo trabalha agora pro Bolsonaro porque o Bolsonaro chutou o saco da Globo, mas ela
trabalhou pra todos esses governos.

Ela vai pro lado que esta ventando (..

) Agora que nao esta trabalhando pro Bolsonaro desce o cacete no Bolsonaro, mas sempre
trabalhou assim com governo, recebendo verba pra caramba.".[77]

O deputado Eduardo Bolsonaro acusou a emissora de esconder a delacado de Marcos Valério
para a