Escreva um texto convincente.
legenda.
Sim Não
Obrigado pela participação. Nós usaremos esta informação para trazer mais novidades para você.
Por Rafael Lopes
Comentarista de automobilismo do 🫦 Grupo Globo
Voando Baixo — Rio de Janeiro
22/12/2023 10h51 Atualizado 22/12/2023
O que uma decisão do Tribunal de 🫦 Justiça da União Europeia sobre a famigerada Superliga, uma competição organizada por alguns dos clubes mais ricos da Europa, pode 🫦 ter a ver com o futuro da Fórmula 1? Tudo. Vamos explicar: nesta quinta, o órgão deu razão aos promotores 🫦 do novo evento de futebol, ao decidir que as normas da Uefa e da Fifa que até agora impedem o 🫦 projeto dissidente são contrárias às normas da livre concorrência.
Superliga Europeia de Clubes: liga teve vitória no Tribunal de Justiça da 🫦 União Europeia —
: Getty img}
Ainda assim, o tribunal, que tem sede em Luxemburgo, não concedeu a autorização automática para 🫦 a realização da Superliga. A decisão tem a ver com as normas da Uefa e da Fifa, em geral, e 🫦 não com um projeto específico. Na prática, entretanto, os clubes formadores da Superliga agora podem buscar a realização do evento, 🫦 apelando às normas de livre concorrência da União Europeia, já que as duas entidades têm sede na Europa - a 🫦 Fifa em Zurique, e a Uefa em Nyon, ambas na Suíça.
Mohammed Ben Sulayem no FIA Gala 2023 antes da polêmica 🫦 concussão —
: Aziz Karimov/F1 via Getty img}
E o que isso tem a ver com a Fórmula 1, enfim? Na 🫦 realidade, pode significar o futuro da categoria. Não é segredo para ninguém que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), comandada 🫦 pelo presidente Mohammed Ben Sulayem, e a Formula One Management (FOM), de propriedade dos americanos da Liberty Media e que 🫦 tem o italiano Stefano Domenicali como CEO, vivem uma briga política silenciosa. As atitudes tomadas pela entidade estão desagradando aos 🫦 americanos e às equipes da categoria. E a tensão aumentou há algumas semanas, na polêmica investigação de Susie Wolff, diretora 🫦 administrativa da F1 Academy. Segundo a FIA, ela teria sido acusada por algumas equipes de ter vazado informações confidenciais da 🫦 F1 para o marido Toto Wolff, chefe da Mercedes. Em nota replicada por todos os times, a acusação foi negada 🫦 peremptoriamente. A FIA teve de voltar atrás e Ben Sulayem ameaçou se ausentar do FIA Gala, a premiação da temporada 🫦 2023, alegando uma suposta concussão desenvolvida após uma queda. Mas no fim não resistiu e foi lá fazer discurso e 🫦 entregar troféus.
Susie Wolff foi envolvida em uma polêmica de forma irresponsável pela FIA de Mohammed Ben Sulayem —
: Jared 🫦 C. Tilton/F1 via Getty img}
Outra polêmica que divide FIA e Liberty Media é a polêmica autorização da entrada da Andretti 🫦 na Fórmula 1 na temporada 2026, à revelia das equipes e da FOM. Não é segredo que os americanos estão 🫦 desenvolvendo o sistema de franquias na categoria e que, neste momento, estão tentando fortalecer economicamente as existentes na F1 - 🫦 por isso negociaram com os times para equilibrar mais a divisão de receitas de cada temporada. A Andretti ignorou tudo 🫦 isso e negociou diretamente com a FIA para conseguirjogo slot que pagavaga na categoria, de certa forma, na marra. Conseguiu e 🫦 ainda arrebanhou o apoio da GM. Mas ainda terá de negociar com Liberty Media e com as outras equipes para 🫦 efetivamente entrar na F1 em 2026. Algo que não será fácil ou tranquilo.
Michael Andretti se aliou à FIA de Mohammed 🫦 Ben Sulayem para entrar na Fórmula 1 em 2026 —
: Alessio Morgese/NurPhoto via Getty img}
Uma Superliga na Fórmula 1?
Toto 🫦 Wolff e Christian Horner são rivais na pista, mas estão unidos na briga comercial fora dela —
: Mark Thompson/Getty 🫦 img}
É aí que entra a decisão que beneficiou a Superliga no futebol. Brigas políticas entre FIA e F1 sempre existiram, 🫦 mas desde que Ben Sulayem assumiu a entidade máxima do automobilismo no fim de 2023, os embates subiram de tom. 🫦 Não o é de hoje que ouvimos falar em uma possível categoria independente da FIA, principalmente por pressão das equipes. 🫦 A empresa americana pode usar essa decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia e alegar que a federação fere 🫦 as normas da livre concorrência por ter exclusividade na regulação do esporte. Seria o último e decisivo passo em uma 🫦 novela que se arrasta silenciosamente há tempos nos bastidores, com poucos capítulos visíveis para o público.
A isso é somado uma 🫦 situação econômica complicada da FIA, que tem lutado para não fechar no vermelho há alguns anos - e não tem 🫦 conseguido. Por isso tem aumentado valores de taxas e, inclusive, mudou a política dos protestos na Fórmula 1 e outras 🫦 categorias no ano que vem - não vai mais devolver o depósito que as equipes faziam anteriormente a título de 🫦 caução. Perder a Fórmula 1 seria um golpe pesado para Mohammed Ben Sulayem, que vai lutar até o fim para 🫦 isso não acontecer. Ou seja: seria uma batalha jurídica arrastada. Por isso, vejo isso apenas como uma última possibilidade. Mas 🫦 cada vez mais real e plausível.
Clima entre equipes e a FIA de Mohammed Ben Sulayem esteve longe de ser amistoso 🫦 nos últimos anos —
: Tim Goode/PA img} via Getty img}
Andretti anti-monopólio
Michael Andretti tem o apoio da GM e não 🫦 vai desistir tão facilmente de entrar na Fórmula 1 em 2026 —
: John Lamparski/Getty img}
Só que também tem o 🫦 outro lado da moeda. A Andretti pode apenar para a mesma decisão para forçarjogo slot que pagaentrada na Fórmula 1. Como 🫦 ela já tem o OK da FIA, em caso de negativa das equipes e da Liberty Media, ela pode apelar 🫦 para a legislação de livre concorrência da União Europeia para forçarjogo slot que pagaentrada na categoria, já que a FOM tem 🫦 representações no Reino Unido, em Jersey (que não integram a UE, mas com o Brexit incompleto, ainda têm implicações), mas 🫦 também em Luxemburgo e na Holanda (países membros da UE). Logo, o time americano pode apelar para a decisão que 🫦 beneficiou a Superliga no futebol.
De um lado ou de outro, a Fórmula 1 promete ter anos turbulentos fora das pistas 🫦 até 2026, quando estreia o novo regulamento de motores. Outro detalhe: no fim de 2025 vence o atual Pacto da 🫦 Concórdia, o acordo que rege todas as relações comerciais da categoria, que vai precisar entrar em processo de renovação. A 🫦 briga entre FIA e Liberty Media promete aumentar e talvez até deixar de ser apenas uma Guerra Fria e partir 🫦 para as vias de fato. E a Andretti pode ser uma peça importante nesse jogo de tabuleiro de gente grande 🫦 - e com muito dinheiro envolvido - ao qual estamos testemunhando. E a decisão do Tribunal de Justiça da União 🫦 Europeia sobre a famigerada Superliga só trouxe mais pimenta para esse assunto. Cenas dos próximos capítulos.
Sede da Federação Internacional de 🫦 Automobilismo (FIA), na Place de la Concorde, em Paris, na França —
: Divulgação/FIA
Na Ponta dos Dedos: Leclerc e Sainz
NA 🫦 PONTA DOS DEDOS 08/11/2023 - Charles Leclerc e Carlos Sainz
Perfil Rafael Lopes —
: Editoria de Arte/GloboEsporte.com
Veja também
Decisão do Tribunal 🫦 de Justiça da União Europeia contra Uefa e Fifa pode legitimar uma possível categoria dissidente ou obrigar equipes a aceitarem 🫦 entrada da Andretti na temporada 2026
Estatísticas contam a história da maior categoria do automobilismo, criada em 13 de maio de 🫦 1950
Dupla da Ferrari recebeu os hosts Rafael Lopes e Luciano Burti para um papo antes do GP de São Paulo 🫦 de F1, disputado no último fim de semana no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos
Na semana do GP de São 🫦 Paulo, enfim uma emocionante visita ao túmulo do tricampeão mundial
Vice-campeão da F1 de 2008 e piloto da Stock Car estará 🫦 na edição do podcast de automobilismo
Ex-piloto de Fórmula 1 e atual comentarista dos canais Globo foi indicado pela Confederação Brasileira 🫦 de Automobilismo (CBA). No evento, terá direito a voto nas decisões dos incidentes
Números e curiosidades após a classificação da 18ª 🫦 etapa da temporada 2023 da F1, em Austin
Confira os fast facts da 18ª etapa da temporada 2023 da F1, no 🫦 Circuito das Américas, em Austin
Mesmo com contrato renovado, mexicano corre sério risco de sair da equipe. Movimentação abriria vaga para 🫦 Liam Lawson na AlphaTauri. Helmut Marko, consultor, também está na berlinda
Falhas graves nos pneus causadas pelas zebras, algo que foi 🫦 detectado há dois anos, causaram mudanças. E clima extremo provocou problemas físicos para quase todos os pilotos da categoria
próxima:jogo do casino para ganhar dinheiro
anterior:roleta de números de 1 a 100 para sorteio
Artigos relacionados
- poker com bonus sem deposito
- jogar caça niquel era do gelo gratis
- cerol blackjack
- site loto facil
- donos da bola site de apostas
- sterling stadium bet365