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E
Aqui estão alguns itens de roupas tão icônicos – ou puramente
Americanas
– como a jaqueta clássica do time. No entanto, ultimamente 💶 ele vem fazendo um retorno graças ganhar todas os tempos betano parte à potência italiana Prada que apresentou uma elegante abordagem quase de couro 💶 na semana fashion Milão fevereiro também tem sido peça central nas colaborações recentes entre Gap e Palace; Supreme and 💶 M6 Maison Margiela - Nem mesmo o espaço digital é seguro: Louis Vuitton está vendendo "aphygital"
Instantaneamente reconhecível graças às suas 💶 mangas de couro ganhar todas os tempos betano dois tons e corpo fervido, a jaqueta varsity serviu como um símbolo da masculinidade dos atletas 💶 nos filmes clássicos tais quais Teen Wolf and The Breakfast Club.
É um estilo que é americano como torta de maçã 💶 – então por quê está fazendo uma volta ao mundo?
A jaqueta do colégio é "um pássaro estranho no mundo na 💶 moda" pela maneira como se manteve tão presente nas tendências de estilo ao longo dos últimos séculos, mesmo que tenha 💶 mantido seu significado original", diz Deirdre Clemente.
Na passarela ganhar todas os tempos betano Prada, semana de moda Milão AW 2024-2025.
: Victor VIRGILE/Gamma-Rapho / Getty 💶
Imagens
A história da jaqueta de corsity é, diz ela inerentemente uma estória sobre tecnologia. O vestuário tem suas 💶 origens no suéter "carteiro" - um jumper tricotado com o primeiro item retirado duma escola que foi feita a partir 💶 dos novos tipos das máquinas para fazer malhar itens muito rápidos e originalmente dado apenas aos desportista do Ivy League 💶 College nos anos 1800-1900 “começou realmente como marcador elite”, afirma Clementise
Na década de 1940, a jaqueta havia substituído o suéter 💶 e começou surgir ganhar todas os tempos betano campi do ensino médio. Nos anos 50s and 60 nova tecnologia industrial significava que uma 💶 variedade da empresa poderia produzir casaco corça; marcas aleatória das moda high street perceberam "nós podemos apenas fazer essas coisas: 💶 elas não precisam ter nenhum significado cultural", diz Clemente (nos EUA) nos Estados Unidos na América dos Anos 1960-70 mas 💶 os letterman começaram as imagens retro".
"Começando por volta de meados do século, quando o individualismo na moda vem à tona 💶 as pessoas começaram a usar ironicamente", diz Clemente. [As Pessoas] usá-lo com jeans sujos - não era parte da distinção 💶 quem você é como um atleta extra especial ; foi mais uma maneira para distinguir estilo."
Emilio Estevez (centro) aumenta no 💶 The Breakfast Club.
: Kobal/Universal / Allstar
Durante grande parte deganhar todas os tempos betanohistória, a jaqueta carteiro não era apenas um item exclusivamente 💶 masculino mas também extremamente branco. "Quem é que nunca ia para Harvard e rotular no golfe? O garoto hispânico o 💶 menino negro os asiáticos as universidades eram lugares abertos aos estudantes", diz Clemente...
Claro, na década de 90 todos estavam usando 💶 jaquetas cartucho e o item tinha sido totalmente adotado no hip-hop moda ao lado marcas preppy como Polo and Tommy 💶 Hilfiger estilos clássicos americanos associados com riqueza ou classe. Artistaes taiscomo Diddy & Salt N -Pepa eram conhecidos por 💶 usar casaco do time da faculdade; este último usava icônico letterman todo couro desenhado pela Dapper Dan ganhar todas os tempos betano seu
💶 1987 Push It Video para a revista The Version
A estilista Marissa Pelly, de Nova York diz que sempre teve uma 💶 forte associação entre jaquetas do colégio e estilo hip-hop. "[Eu] estava vendo rapperes muito legais balançando casaco no palco ou 💶 na rua - era como se qualquer pessoa ganhar todas os tempos betano algum lugar da sociedade estivesse usando um colete".
Salt-N.Pepa ganhar todas os tempos betano seus carteiros 💶 de couro todo!
: Michael Ochs Archive/Getty
/ Getty Imagens
Pelly acredita que uma variedade ainda funciona como um vestuário simbólico 💶 nesses espaços: "Eu acho, dá vibrações ao capitão líder das vibes da matilha mas pode dar a ele mesmo o 💶 toque de novato".
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As marcas certamente parecem entender o apelo totêmico do varsity: a versão NFT da Louis Vuitton funciona tão bem quanto 💶 uma representação digital, como por exemplo um saco Speedy icônico que faria porque as jaqueta de varsa são fáceis para 💶 detectar e vêm pré-carregadas com significado histórico.
Pelly acredita que o ressurgimento da jaqueta do colégio está ligado ao fato de 💶 poder ser "uma ótima forma realmente auto-expressão" - uma ideia desejável para rótulos tentando fazer os clientes se sentirem como 💶 parte dum clube elite. Ela vê marcas cult, tais com Aimé Leon Dore tendo liderado a última revivalização."Eles não estão 💶 apenas vendendo um produto – eles querem vender seu estilo e tentariam vendêlo".
Casaco de luxo Palace x Gap, 2024.
: Imagem 💶 de publicidade
Outras etiquetas estão indo um pouco mais fundo: jaquetas de Wales Bonner do vórtice pagar homenagem à historicamente Black 💶 Howard University eo primeiro Congresso dos Escritores Negro, realizada na Sorbonne ganhar todas os tempos betano 1956; uma apresenta pregou inspirado pelo kora.
Para outras 💶 marcas, como Gap x Palace a razão para adotar o vestuário pode ser um pouco mais utilitarista. "Uma jaqueta 💶 de corsity é uma peça muito fácil quando você quer fazer cobalt", diz Pelly."Você facilmente consegue dizer: 'Oh! Vamos colocar 💶 apenas as calças e pôr nosso patch nela".
O ponto perpétuo da jaqueta do colégio no coração de estilo americano é 💶 fácil entender. "Ele continua voltando porque nasceu legal, certo?" diz Clemente? Diz Clemente Os caras que os usavam ganhar todas os tempos betano Harvard 💶 eram as crianças legais escrevendo regras - esses rapazes na Ivy League definiram a tendência para o vestuário masculino norte-americano 💶 nos primeiros 50 anos", ela disse."É perene e fresco".
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