ceará e atlético paranaense palpite
Chalres Leclerc, da Ferrari, foi o mais rápido nos testes de pré-temporada da F1, mas Max Verstappen é novamente apontado 💰 como o grande favorito para o campeonato que começa no próximo sábado. Mas a rota que a Red Bull escolheu 💰 para defender os títulos de pilotos e construtores não foi das mais comuns.
Não é sempre que o time que está 💰 dominando a Fórmula 1 decide fazer mudanças importantes no seu carro em ceará e atlético paranaense palpite tempos de regulamento estável. Mas foi o 💰 que a Red Bull fez neste ano e, a julgar pelo desempenho do carro nos testes de pré-temporada, eles não 💰 parecem ter dado um passo atrás. Pelo contrário.
As mudanças que mais chamam a atenção estão em ceará e atlético paranaense palpite uma região que 💰 deu o que falar nos últimos anos, mas em ceará e atlético paranaense palpite outra equipe, a Mercedes. Quando o carro foi lançado, as 💰 imagens divulgadas não eram claras, e nem vendo o carro ao vivo, pelo ângulo e luzes usadas, dava para entender 💰 muito bem o que o projetista Adrian Newey tinha 'aprontado'.
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Estava claro que uma área chamada sidepod, a lateral do carro, tinha mudado e 💰 parecia menor. Teria Newey copiado o 'zeropod', ou seja, as laterais bem enxutas que a Mercedes tentou fazer funcionar por 💰 quase 18 meses, sem sucesso?
Primeiro, vale a explicação do que aconteceu em ceará e atlético paranaense palpite 2024 e 2023 com os carros de 💰 Lewis Hamilton e George Russell.
Com o 'zeropod', a Mercedes sofreu para gerar carga aerodinâmica na parte anterior do assoalho e 💰 o carro começava a pular em ceará e atlético paranaense palpite determinadas velocidades. Para evitar isso, era necessário andar com o carro mais alto 💰 do que o ideal, e isso fazia com que ele gerasse menos pressão aerodinâmica.
Com isso, o carro fica menos estável 💰 e mais lento nas curvas, além de acabar gerando também mais arrasto, mais resistência ao ar, por estar mais alto. 💰 E isso é ruim para a velocidade de reta.
Enfim, era um carro lento, a não ser que os engenheiros encontrassem 💰 uma maneira de evitar essa perda de pressão aerodinâmica na parte da frente do assoalho e também fizessem o carro 💰 parar de pular. Eles acreditaram que isso seria possível com a segunda versão do 'zeropod', não estavam corretos, e desistiram 💰 do projeto já na sexta etapa.
Quando o carro surgiu nos testes no Bahrein, ficou um pouco mais claro o que 💰 Newey está fazendo. A Red Bull já tinha uma entrada de ar bem estreita na região e ela continua lá, 💰 no formato que foi apelidado de 'caixa de correio'. Essa 'caixa' é colocada o mais alto possível, mas agora a 💰 parte de cima dessa entrada de ar é mais longa que a de baixo, invertendo o que era usado ano 💰 passado (e que muitas equipes copiaram).
Isso canaliza o ar para baixo, onde agora existe uma enorme área na parte da 💰 frente dos sidepods. Esse ar passa pelo "canal" que o carro tem entre a lateral e o assoalho e vai 💰 alimentar a parte traseira.
Isso é algo semelhante ao que o carro do ano passado fazia, mas o novo arranjo aumenta 💰 esse espaço entre o topo do sidepod e o tal "canal", então isso também aumenta o fluxo de ar.
Todo esse 💰 conjunto é muito diferente do que a Mercedes tentou fazer. O 'zeropod' não tinha, por exemplo, esse canal. E não 💰 tinha, também, essa 'caixa de correio' horizontal.
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Mas chama a atenção o fato de que essa 'caixa de correio' não é a única fonte de 💰 refrigeração do carro.
Newey colocou uma segunda abertura vertical, rente ao monocoque. Com isso, os radiadores agora são posicionados em ceará e atlético paranaense palpite 💰 V e isso dá certa liberdade para a equipe trabalhar nessa área do ponto de vista aerodinâmico.
Além disso, o carro 💰 ganhou outra abertura, na parte de sustentação do halo, com um canal em ceará e atlético paranaense palpite forma de ganhão que domina o 💰 visual da parte de cima do carro, indo até a traseira. Isso, sim, se assemelha à Mercedes (de 2023, já 💰 que isso foi alterado neste ano).
Por que isso chama a atenção? Porque é possível que este arranjo dê opções para 💰 a Red Bull mudar a 'cara' do seu sidepod dependendo da temperatura ambiente. Mas, de qualquer maneira, é um conceito 💰 diferente do 'zeropod'.
É normal que Newey esteja de olho no que os rivais estão fazendo. Ele sempre percorre o grid 💰 quando eles estão alinhados aguardando a largada, com seu caderninho de anotações na mão, observando até os carros das equipe 💰 do fundo do pelotão.
Enquanto vários carros do grid têm inúmeros elementos do RB19, que venceu 21 das 22 corridas do 💰 ano passado, o RB20 tem elementos da Mercedes, da Ferrari também, já pegou inspirações até na Williams antes disso. Uma 💰 ideia isolada não faz o carro se tornar super rápido ou super lento de uma hora para a outra, mas 💰 você pode tentar entender o que um rival pretende com determinado desenho e reproduzir essa ideia.
Se der certo, não é 💰 algo que pode ser totalmente copiado durante uma temporada. Houve muito trabalho para repensar todo o sistema de refrigeração, há 💰 questões de homologação de chassi (algo caro demais para se fazer durante o campeonato por conta do teto orçamentário que 💰 as equipes têm que respeitar).
Newey ignorou aquela máxima de que "em time que está vencendo, não se mexe" e pode 💰 ter acabado com a esperança que os rivais tinham de que um regulamento estável poderia ajudar a equilibrar as forças.
Texto 💰 que relata acontecimentos, baseado em ceará e atlético paranaense palpite fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a 💰 fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
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