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Na loja departamental La Samaritaine betboo brasil Paris, apenas falta um detalhe: os clientes

No topo do famoso armazém departamental La Samaritaine ♣️ betboo brasil Paris, fileiras vazias de cadeiras de praia com a marca de champanhe estão dispostas betboo brasil uma praia artificial, diante ♣️ de uma tela digital do sol se pondo sobre um mar reluzente. No andar inferior, no "bar de luz da ♣️ beleza", máscaras faciais futuristas brilham com luz vermelha de LED, prometendo estimular a produção natural de colágeno e restaurar o ♣️ brilho à pele flácida. Perto dali, uma experiência olímpica de varejo imersiva aguarda, promovendo peluches betboo brasil forma de bonés franceses ♣️ revolucionários antropomórficos sorridentes.

A única coisa que falta neste templo do shopping moderno? Clientes.

A loja departamental La Samaritaine foi originalmente aberta ♣️ betboo brasil 1870 como o lugar onde você poderia "encontrar tudo", desde lingerie até cortadores de relva. Em 2001, foi adquirida ♣️ pelo conglomerado de luxo LVMH, que iniciou quatro anos depois uma renovação controversa de 16 anos e de €750m com ♣️ os arquitetos japoneses vencedores do Prêmio Pritzker Sanaa. O armazém departamental agora também inclui um hotel cinco estrelas, onde os ♣️ quartos começam betboo brasil cerca de €2.000 por noite.

Três anos após a reabertura, no entanto, parece estar lutando para atrair compradores. ♣️ Eventualmente, turistas entram para
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grafar o famoso átrio art nouveau do edifício, mas poucos param para comprar algo. E não ♣️ está sozinha: lojas departamentais betboo brasil todo o mundo estão enfrentando sempre menor afluência de pedestres, com muitas forçadas a fechar ♣️ e se tornarem espaços de co-trabalho, bibliotecas, apartamentos e escritórios.

'A única coisa que falta neste templo do shopping moderno? Clientes' ♣️ ... La Samaritaine, Paris.


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grafia: Jared Chulski

O cenário desolado do shopping de hoje está muito distante do vertiginoso auge dos grands ♣️ magasins da capital francesa, cuja história glamourosa está agora betboo brasil exibição betboo brasil toda abetboo brasilopulência no Musée des Arts ♣️ Décoratifs, ao lado das solitárias andares da Samaritaine. É um banquete melancólico de nostalgia da varejo, harmonizando com a atual ♣️ onda de sentimentos da última vez que Paris sediou os Jogos Olímpicos, betboo brasil 1924, celebrando o nascimento de um tipo ♣️ de edifício e fenômeno cultural que transformou a vida urbana como a conhecemos. Poderia também conter algumas respostas sobre como ♣️ as lojas de hoje betboo brasil dia possam olhar para abetboo brasilhistória para encontrar um novo fôlego de vida?

Eles não ♣️ tinham pôr-do-sol digitais ou praias falsas, mas as primeiras lojas departamentais do mundo eram espetáculos surpreendentes. Litografias ampliadas na exposição ♣️ mostram os vastos interiores desses templos palacianos do consumo, que surgiram nos anos 1850, desencadeados pelo crescimento econômico do Segundo ♣️ Império de Napoleão III. Suas abóbadas de teto de vidro carregam lustres dourados, acima de escadarias processionais betboo brasil zigue-zague entre ♣️ cascatas de varandas, sustentadas por putti robustos e caryatides voluptuosas.

Um pôster anunciando o lançamento de uma nova coleção no armazém ♣️ departamental À la Place de Clichy.


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grafia: Les Arts Décoratifs/Christophe Dellière

Situadas betboo brasil pontos-chave ao longo das amplas avenidas traçadas pelo barão ♣️ Haussmann na reconstrução de Paris, essas catedrais do comércio foram construídas betboo brasil escala faraônica. A loja Crespin-Dufayel, por exemplo, ocupava ♣️ mais de dois e meio acres e empregava 15.000 pessoas. Inspiradas betboo brasil casas de ópera, seus interiores foram concebidos como ♣️ cenários teatrais para a nova burguesia para ver e ser vistos, onde a elite social ascendente de industriais, banqueiros e ♣️ comerciantes se reuniam para se exibir.

Crucial para o seu sucesso, essa nova espécie de loja foi projetada como um lugar ♣️ para ficar, fornecendo um cenário regal para as novas classes ociosas desfrutarem de um dia fora. Elas eram refúgios de ♣️ liberdade e prazer, onde as mulheres podiam se relacionar e se socializar longe de seus maridos – um mundo de ♣️ independência trazido à vida no romance de Émile Zola de 1883, As Senhoras do Paraíso. As pessoas eram convidadas como ♣️ hóspedes, betboo brasil vez de clientes, sem obrigação de compra – uma inovação radical na época. Contra esses cenários luxuosos, os ♣️ donos de lojas começaram a aperfeiçoar o nascente arte da exibição de produtos, colocando itens de forma intoxicante, para "provocar ♣️ um desejo irresistível de posse".

A encenação funcionou. Os clientes vieram, e compraram, betboo brasil massa. Recriando a imagem de um estilo ♣️ de vida particular era de extrema importância para a nova burguesia, e a loja departamental forneceu a loja única para ♣️ comprar o visual aristocrático completo – do casaco de froca, ao conjunto de mesa de jantar, chá e luminárias. Uma ♣️ seção da exposição dedicada à democratização da moda rastreia o surgimento do visual pronto-para-usar, alimentado pela mecanização da indústria têxtil, ♣️ quando conjuntos inteiros e acessórios correspondentes foram produzidos betboo brasil massa e vendidos como um pacote. Cartazes publicitários, exibidos ao lado, ♣️ promoveram "A Parisiense" – a encarnação ultimate da mulher chique e independente, uma projeção objetificada de fantasias, que definiria tendências ♣️ e consolidaria Paris como a capital líder do gosto.

A mostra revela como as técnicas de venda se tornaram cada vez ♣️ mais sofisticadas, com a invenção de "exposições especiais de vendas" para estimular compras betboo brasil épocas de baixa demanda. O calendário ♣️ anual começou a girar betboo brasil torno de períodos mensais de vendas, impulsionados por campanhas publicitárias na imprensa, com janeiro reservado ♣️ para lençóis, abril para ternos, agosto para itens de volta para a escola e dezembro para brinquedos. Era uma maneira ♣️ de escoar estoque, gerenciar o fluxo de mercadorias betboo brasil massa produzidas e induzir um sentimento de pânico betboo brasil clientes, encorajando-os ♣️ a ficar no topo das últimas tendências. Também marcou o nascimento da moda rápida – demonstrada aqui com caixas de ♣️ acessórios produzidos às pressas, como se tivessem sido arrancados de um Asos antigo.

Sem desculpa para não gastar ... um exemplo ♣️ de catálogo de venda por correspondência antigo betboo brasil exibição.

© Les Arts Décoratifs

Se não puder comparecer à loja betboo brasil pessoa? Isso ♣️ não é uma desculpa para não gastar! Veja o nascimento do catálogo de vendas por correspondência. Uma exibição no museu ♣️ é dedicada a belos exemplos de catálogos de venda por correspondência do final do século XIX, com ilustrações elaboradas de ♣️ tudo, desde guarda-chuvas e chicotes até raquetes de tênis e bicicletas, e inúmeros outros acessórios essenciais para o consumidor moderno. ♣️ Uma folha dupla de trajes de banho com bonés correspondentes do Le Bon Marché é um prazer particular. E pode ♣️ ser uma surpresa saber que "comércio por assinatura" – um antecessor antigo do "Subscreva e Economize" do Amazon, projetado para ♣️ encorajar compras contínuas – já estava betboo brasil volta nos anos 1850.

A mistura extravagante de mercadorias e materialismo faz um show ♣️ divertido e esclarecedor, mas o efeito geral pode deixá-lo um pouco náuseado. Aqui é onde começou a época do consumismo ♣️ ilimitado, onde os métodos de marketing foram refinados, as técnicas de venda aperfeiçoadas e a adição global ao acúmulo de ♣️ coisas começou. Uma seção intitulada "Crianças como o novo mercado-alvo", rastreando a história da publicidade direcionada a crianças, é particularmente ♣️ inquietante. Uma exibição paralela sobre a emergência de aterros sanitários, as redes de cadeias de suprimentos exploratórias e a pegada ♣️ de carbono das indústrias de moda rápida e móveis de rápido consumo forneceria uma contrapartida útil a tudo isso.

Se os ♣️ dias da loja departamental estiverem contados, é realmente algo que vamos chorar? Ou pode nos incentivar a imaginar um novo ♣️ tipo de arena pública urbana – espetacular, enriquecedora, que não necessariamente gira betboo brasil torno do consumo de produtos aspiracionais? Da ♣️ mesma forma que a onda de bibliotecas ampliadas construídas betboo brasil toda a Europa nos últimos anos, os séculos multistorey palácios ♣️ de gastos podem ser transformados betboo brasil lugares para ler, relaxar, aprender, produzir, criar e trocar – uma nova era de ♣️ salas de estar para a cidade moderna?


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