Motores F1 2026: muito além do push to pass...
A possibilidade da adoção do push to pass deixou muita gente alvoroçada, 💱 mas tem muita coisa que muda bastante situação atual da F1
Já que 2024 parece estar definido, alguns olhos já se 💱 voltam para 2026, quando a F1 promete uma nova revolução técnica. Na última quinta (28), a FIA divulgou a mais 💱 nova atualização das regras dos motores de 2026. No caso, a parte esportiva e a parte técnica desta área.
Muita gente 💱 ainda aguarda a divulgação das versões do regulamento técnico dos carros, que aparecem a conta-gotas. Porém, a documentação divulgada agora 💱 dá algumas pistas para o que pode ser o futuro da F1.
O ponto que chamou mais a atenção de todos 💱 foi a possibilidade da implantação de um esquema de uso reforçado para ultrapassagem. Na parte em betfair é boa que fala torque 💱 da Unidade de Potência e demanda de torque (item 5.14), mais especificamente no item 5.14.7, o regulamento diz que a 💱 potência total não pode estar disponível, com exceção do “modo ultrapassagem”.
A primeira visão que se tem é que poderia haver 💱 uma volta ao esquema inicial do KERS em betfair é boa 2009, que previa o uso de uma potência de 80cv por 💱 cerca de 6 segundos. Mas o regulamento específico de motores não deixa muito claro o que seria este “modo ultrapassagem”, 💱 o que deve aparecer nas próximas versões.
Atualmente, as unidades de potência têm modos mais extremos de uso (não chega a 💱 ser o “modo festa” de outros tempos...). Mas do jeito que está nesta redação, ele deixa em betfair é boa aberto o 💱 uso de uma espécie de “push-to-pass” no esquema semelhante ao da Fórmula Indy, embora não seja necessariamente efetivado. Só que 💱 Pat Symonds, responsável pela área técnica da F1 tem deixado claro que a “aerodinâmica ativa continuará tendo papel na nova 💱 fase da categoria”. Ou seja, teremos DRS ainda e assemelhados. Este uso da energia será um grande coringa.
Mas temos outros 💱 pontos para observar e que não fizeram tanto barulho quanto esse. Porém acabam tendo um impacto grande na dinâmica da 💱 F1 2026...
- Foi incluída uma definição de “fabricante externo de UP”. Aqui, ele fala em betfair é boa pessoa ou entidade que 💱 estava habilitado a fornecedor motor e desistiu ou que está desenvolvendo motor mas ainda não está registrado junto à FIA 💱 para tal. Aqui, foi uma cláusula para barrar os sonhos da Cadillac botar seu nome em betfair é boa um motor existente 💱 até o seu ficar pronto ou a repetência de um movimento Honda/Red Bull.
- O regulamento deu uma liberdade para um 💱 pouco mais de desenvolvimento aos times. Além da cláusula de nivelamento aberta no início de cada temporada (se o desempenho 💱 de um motor ficar mais de 3% abaixo do valor mais alto medido nas 5 primeiras provas de cada temporada, 💱 a FIA autorizará o fabricante a mexer no motor), alguns itens poderão ser melhorados após de 2026. Um exemplo: é 💱 o plenum (aquela peça que fica na entrada dos cilindros, que acaba influenciando na forma do capô e é importantíssima 💱 para a geração de potência), que poderá ser mexido em betfair é boa 26, 27 e 29.
- Sobre a quantidade de unidades 💱 para uso ao longo do ano, houve uma reavaliação do quantitativo: a partir de 2026 serão 3 Motores a Combustão 💱 (ICE), 3 Turbos (TC), 3 Jogos de Escapamentos (atualmente são 8), 2 baterias, 2 MGU-K e Centralina.
Porém, em betfair é boa 2026, 💱 por conta do novo regulamento, cada piloto terá direito a mais uma unidade de cada item, bem como fabricantes que 💱 não fornecerem motor em betfair é boa 2026.
- Um ponto que chama a atenção também sobre o uso do motor elétrico é 💱 a definição do limite da atuação da potência. O artigo 5.4 prevê que, quanto maior a velocidade que o carro 💱 estiver, menor o uso do motor elétrico. A definição é a seguinte:
Se o carro estiver abaixo de 340 km/h: 1800 💱 – (5x a velocidade)
Se o carro estiver a partir de 340 km/h: 6900 – (20x a velocidade)
Se o carro estiver 💱 acima de 345km/h = 0
Se o carro estiver no modo ultrapassagem, com velocidade igual ou acima de 355km/h: 7100 – 💱 (20x a velocidade).
Dentro desta lógica, quando o carro estiver em betfair é boa velocidades menores, o motor elétrico poderá fazer o “serviço 💱 sujo” de empurrar o carro. Até 290km/h, a parte elétrica fica com os seus 470 cv inteiramente a disposição. E 💱 quanto mais veloz, menos o motor elétrico funciona, entrando em betfair é boa ação o motor a combustão, que ainda gera a 💱 maioria da potência da nova Unidade de Potência.
Esta situação foi incluída para poder permitir o melhor uso da parte elétrica. 💱 Uma preocupação era que, principalmente em betfair é boa retas, a bateria descarregasse direto e houvesse uma sobrecarga do motor a combustão.
Embora 💱 o regulamento só preveja o uso do MGU-K a partir de 50 km/h por hora quando de uma largada parada, 💱 ele abre a possibilidade de uso nos boxes. Porém, a partir desta velocidade, o motor elétrico fica liberado para uso. 💱 No FIA WEC, o motor elétrico geralmente é liberado para uso a partir de 150 ou 190 km/h (além de 💱 sair do box).
Com a capacidade de usar mais do que o dobro da energia atual (9MJ x 4MJ), os pilotos 💱 terão que saber dosar mais ainda o uso das baterias. Afinal, a potência do motor a combustão deve ficar por 💱 volta de 550 cavalos (contra 850 cv atuais) e ainda parte da energia será usada para poder evitar o atraso 💱 no funcionamento do turbo, coisa que o atual MGU-H faz.
Desta forma, deveremos ter um motor menos barulhento e a velocidade 💱 sendo garantida através de um carro mais leve e confiando cada vez mais na aerodinâmica ativa. Se a sensação de 💱 velocidade não for retirada e as disputas forem reais, os fãs da F1 não reclamarão.
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