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Novo porto betâno baixar Dakhla, no território disputado do Saara Ocidental, pode impulsionar o comércio na África Ocidental
Dakhla, uma pequena cidade 📉 no território disputado do Saara Ocidental, controlado betâno baixar grande parte pelo Marrocos, está localizada betâno baixar uma longa língua de areia 📉 entre o Oceano Atlântico e uma lagoa salgada. Seus ventos consistentes a tornam um ponto quente para entusiastas de kitesurf, 📉 mas um novo porto, atualmente betâno baixar construção, pode transformar a área betâno baixar um gateway para o comércio.
O megaprojeto de USR$ 📉 1,2 bilhão está previsto para ser concluído betâno baixar 2028. A complexo abrangerá um porto comercial com um terminal de petróleo, 📉 um porto pesqueiro e um estaleiro. Haverá uma ponte ligando o porto à terra e uma estrada de 7 quilômetros 📉 que conecta o porto a uma rodovia nacional que corre ao longo da costa tão ao norte quanto Tânger e 📉 tão ao sul quanto a fronteira com a Mauritânia.
"Estamos construindo um ecossistema", diz Nisrine Iouzzi, diretora de construção do Porto 📉 Atlântico de Dakhla. Ela espera que, uma vez betâno baixar operação, o porto lide com 35 milhões de toneladas de mercadorias 📉 por ano.
Isso não apenas impulsionará a economia do Marrocos, ela diz, mas também pode ajudar o país a se tornar 📉 um hub marítimo para o comércio mundial, conectando regiões como a África Ocidental, o Oriente Médio, a Europa, a América 📉 do Norte, as Ilhas Canárias e mesmo a América do Sul.
"A localização geográfica é chave (para) o sucesso do porto", 📉 diz ela, adicionando que o projeto atraiu investimentos estrangeiros significativos, incluindo dos Emirados Árabes Unidos.
O projeto faz parte da estratégia 📉 nacional de portos do Marrocos, que visa modernizar e fortalecer a infraestrutura portuária ao longo do país ao longo do 📉 ano de 2030, a fim de melhorar seu papel nos encadeamentos de suprimentos globais.
Portos como Casablanca, Tanger-Med e Agadir já 📉 foram ou estão sendo atualizados, mas devido àbetâno baixarlocalização, o porto de Dakhla é visto como particularmente significativo na 📉 abertura de outras partes do continente africano para o comércio mundial.
"Acreditamos fortemente de que com essa infraestrutura - infraestrutura portuária, 📉 infraestrutura rodoviária, energia renovável - seremos muito atraentes para os investidores que visam um dos mercados betâno baixar mais rápido crescimento, 📉 que é o mercado da África Ocidental", diz Mounir Houari, gerente geral do Centro de Investimento Regional de Dakhla.
Tabela: Estratégia 📉 Nacional de Portos do Marrocos
Ano | Objetivo |
---|---|
2024 | Modernização e fortalecimento da infraestrutura portuária existente |
2028 | Conclusão do Porto Atlântico de Dakhla |
2030 | Enhance role in global supply 📉 chains |
Com a implementação do Acordo de Livre Comércio Continental da África, que visa criar um único mercado para bens e 📉 serviços, o porto pode incentivar o processamento de matérias-primas no continente.
"Menos de 5% dos recursos naturais africanos são processados na 📉 África porque não há infraestrutura industrial e de exportação", diz Houari. O porto de Dakhla "encorajará muitos africanos a iniciar 📉 o processamento de recursos naturais na África, permitindo que os países africanos criem mais empregos para aprimorar suas habilidades e 📉 conhecimento e fortalecer suas próprias indústrias."
A região do Sahel, especialmente os países sem litoral como Mali, Chade, Níger e Burquina 📉 Fasso, deve se beneficiar. Houari explica que o Marrocos concedeu ao região acesso àbetâno baixarinfraestrutura rodoviária e portuária, fornecendo 📉 "uma porta para o comércio marítimo do Atlântico."
Turloch Mooney, chefe de inteligência e análise portuária na empresa de pesquisa S&P 📉 Global Market Intelligence, diz que o desenvolvimento pode ser benéfico para a região.
"É muito positivo ver infraestrutura portuária e comercial 📉 moderna sendo desenvolvida no Saara Ocidental, onde há potencial para apoiar um grande hinterland na África Ocidental e no Sahel", 📉 diz ele. "Infraestrutura portuária de qualidade e operações portuárias eficientes fazem parte do pacote de garantia para o investimento direto 📉 estrangeiro e têm sido um fator chave nas estratégias de crescimento bem-sucedidas de muitos países betâno baixar desenvolvimento."
Mas a região do 📉 Saara Ocidental e o Sahel têm uma longa história de conflitos. "Os conflitos locais podem tornar muito mais desafiador o 📉 desenvolvimento de infraestrutura portuária e logística confiáveis", diz Mooney.
Ele adverte que a infraestrutura sozinha não impulsionará o crescimento do comércio 📉 na região e que o sucesso do porto dependerá da boa governança, das conexões de transporte confiáveis e da estabilidade 📉 política.
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