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As línguas são vivas e, longe de serem estáticas, sofrem a influência de seus falantes, transformando-se com o 💷 passar do tempo e por meio do intercâmbio com outros idiomas e outras culturas.
No Japão, há muitas palavras que são 💷 parecidíssimas com as de mesmo significado em jogos grátis para pc português. E isso não é por acaso.
Quase cinco séculos atrás, os japoneses 💷 incorporaram ao seu vocabulário termos específicos, muitos utilizados até hoje. Por exemplo: pan para designar pão, biroodo para veludo, tabako 💷 para tabaco e karuta para carta de baralho.
Mas 11 mil quilômetros separam Lisboa de Tóquio e, aparentemente, não há nada 💷 em jogos grátis para pc comum entre essas duas culturas, uma forjada na Europa medieval, outra carregada do tradicionalismo oriental nipônico.
A explicação está 💷 na religião.
Mais especificamente, nos esforços empreendidos pela Companhia de Jesus — mesma ordem religiosa que, por meio de José de 💷 Anchieta (1534-1597) e tantos outros, encarregou-se de catequizar indígenas brasileiros durante a colonização, e mesma ordem religiosa do argentino Jorge 💷 Bergoglio, o Papa Francisco.
Esta história pode ser resumida no fato de que os portugueses foram pioneiros no contato frequente entre 💷 europeus e nipônicos. Mas suas nuances culturais e religiosas estão no cerne de uma fascinante troca linguística. E está em 💷 jogos grátis para pc evidência por causa da série Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, que estreou em jogos grátis para pc fevereiro e é baseada 💷 no romance Shōgun, escrito pelo britânico James Clavell (1924-1994) e publicado originalmente em jogos grátis para pc 1975.
Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.
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Fim 💷 do Podcast
“Os primeiros portugueses a chegar ao Japão foram alguns comerciantes, em jogos grátis para pc 1541 ou 1542. Desenvolveu-se, a partir dessa 💷 altura, uma importante atividade comercial que, com base em jogos grátis para pc Macau, transportava produtos, principalmente seda e prata, entre a China 💷 e o Japão”, pontua à jogos grátis para pc News Brasil o padre jesuíta português Nuno da Silva Gonçalves, ex-reitor da Pontifícia Universidade 💷 Gregoriana, em jogos grátis para pc Roma, e diretor da revista La Civiltà Cattolica.
Conforme conta à reportagem a professora de japonês Monica Okamoto, 💷 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), isso ocorreu precisamente em jogos grátis para pc Tanegashima, uma pequena ilha ao sul do Japão.
“Foi o 💷 primeiro encontro do povo japonês com o ocidente”, relata.
“Na época, o Japão estava sob o domínio do xogunato, um sistema 💷 de governo militar, e os xoguns ficaram impressionados com algumas tecnologias apresentadas pelos portugueses, sobretudo a arma de fogo do 💷 tipo mosquete.”
“Assim, num primeiro momento, os xoguns permitiram a entrada dos portugueses com a intenção de conhecer outras inovações ocidentais 💷 nos campos militar e naval”, acrescenta Okamoto.
“Os portugueses, por outro lado, iniciaram suas missões de catequização, introduzindo o catolicismo no 💷 Japão por meio da instalação de escolas, santas casas e igrejas. Desse intenso e curto período de relações internacionais entre 💷 Japão e Portugal [até por volta de 1630], muitas palavras portuguesas acabaram sendo incorporadas ao vocabulário japonês.”
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“O primeiro 💷 jesuíta a chegar ao Japão foi [o missionário] São Francisco Xavier [(1506-1552)], em jogos grátis para pc 1549. Era navarro [na atual Espanha] 💷 e fez parte do grupo que, com Santo Inácio de Loyola [(1491-1556)], fundou a Companhia de Jesus”, contextualiza Gonçalves.
Teria sido 💷 o próprio Loyola quem havia decidido enviar Xavier para o oriente, “a pedido do rei de Portugal, dom João 3º 💷 [(1502-1557)], que pretendia desenvolver a atividade missionária nos territórios alcançados pelos navegadores portugueses”, conta o padre.
Uma curiosidade é que no 💷 mesmo ano em jogos grátis para pc que Xavier desembarcou no Japão, chegou à colônia portuguesa que daria origem ao Brasil o primeiro 💷 grupo de jesuítas, cujo superior era o padre Manuel da Nóbrega (1517-1570).
A chegada de Xavier foi o começo de um 💷 movimento que, ao longo dos anos, levaria dezenas de padres jesuítas ao Japão.
Segundo o padre jesuíta Nilson Maróstica, ex-reitor do 💷 Santuário Nacional São José de Anchieta, dos 95 membros da Companhia de Jesus que trabalharam no Japão até 1600, 57 💷 eram portugueses, 20 eram espanhóis e 18, italianos.
O que os levava, segundo afirma Maróstica à jogos grátis para pc News Brasil, era “a 💷 esperança de levar o cristianismo e o catolicismo para o Japão”.
Mas se as nacionalidades eram um tanto difusas, a missão 💷 jesuíta no oriente tinha comando lusitano. Isto porque esses sacerdotes atuavam no âmbito do chamado padroado português. Era um acordo 💷 selado em jogos grátis para pc meados dos anos 1400, início do processo conhecido como expansão marítima, em jogos grátis para pc que a Santa Sé 💷 delegou à Coroa de Portugal o poder exclusivo de organização e financiamento de todas as tarefas religiosas nos domínios e 💷 nas terras conquistadas pelos portugueses.
Gonçalves comenta que o mecanismo consistia de “um conjunto de privilégios e obrigações concedidos por sucessivos 💷 papas aos reis de Portugal”.
“Pelo padroado, a Coroa tornou-se a principal responsável pela missionarização nos territórios alcançados pelos navegadores portugueses. 💷 Em alguns desses territórios, estabeleceu-se uma administração portuguesa estável. Foi o caso de Goa, Malaca ou Macau, no oriente”, exemplifica. 💷 “Em outros territórios, existia apenas uma presença baseada nos interesses comerciais recíprocos, sem qualquer dominação política ou militar. Esse foi 💷 o caso do Japão, onde os protagonistas da presença europeia foram os comerciantes e os missionários.”
“Inicialmente, apenas missionários jesuítas. Mais 💷 tarde, também franciscanos e dominicanos”, completa Gonçalves.
Maróstica define o padroado “como iniciativa dos reis católicos de implantarem em jogos grátis para pc suas 💷 terras recém-descobertas a igreja de seus reinos”.
“Os jesuítas recebiam normalmente verbas anuais para instalarem religiosos, quase sempre 18 padres, em 💷 jogos grátis para pc um colégio ou em jogos grátis para pc uma igreja. Ou seja, eram os reis que contratavam as congregações religiosas para instalarem 💷 a fé católica nas novas posses de seus reinos”, explica.
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Conforme apontam pesquisas, os jesuítas foram bem-sucedidos no trabalho 💷 de evangelização, fazendo com que o país chegasse a ter cerca de 300 mil cristãos no período.
“[Os missionários] conseguiram rapidamente 💷 muitas conversões”, ressalta Gonçalves.
“Por isso, tem-se afirmado que a chegada de Xavier […] marca o início do ‘século cristão do 💷 Japão’”. Essa expressão foi cunhada pelo historiador britânico Charles Boxer (1904-2000), autor de, entre outros, ‘The Christian Century in Japan, 💷 1549-1650’.
A metodologia missionária dos jesuítas era chamada de “acomodação”.
“Adotaram os costumes locais, estudaram a língua e escreveram catecismos e outras 💷 obras em jogos grátis para pc japonês. Adaptaram, sempre que possível, a prática cristã às tradições culturais japonesas”, comenta Gonçalves. Um modus operandi 💷 muito parecido com o aplicado no território colonial brasileiro.
De acordo com os registros, o primeiro japonês tornado católico foi um 💷 homem chamado Anjiro (1511-1550) — de cuja biografia pouco se sabe. Ele havia cometido um homicídio e, quando encontrou os 💷 jesuítas, acabou sendo contratado como tradutor. Maróstica afirma que, por ter sabido “do perdão dos pecados [conforme prega o cristianismo], 💷 ele se interessou em jogos grátis para pc abraçar esta fé para livrarjogos grátis para pcconsciência”.
Depois de batizado, ele ganhou nome português. Tornou-se Paulo 💷 de Santa Cruz.
Xavier ganhou alguém para atuar ao seu lado na comunicação com os locais. “[Anjiro] o conduziria a outros 💷 japoneses e lhe ensinaria os rudimentos da cultura”. Os missionários jesuítas dedicaram-se ao estudo do idioma e, depois de pouco 💷 tempo, já conseguiam ler textos cristãos em jogos grátis para pc japonês nas praças públicas.
O interesse era instigado. Em carta da época, Xavier 💷 escreveu que “esses japoneses são tão curiosos que, desde a nossa chegada, não se passou um só dia sem que 💷 tivesse vindo ter conosco bonzos [monges budistas] e leigos, desde a manhã até a noite, para nos fazerem perguntas de 💷 toda espécie”.
Segundo Maróstica, como “nenhum habitante” daquelas terras havia feito ainda “a travessia do mar”, a chegada dos europeus “despertou 💷 muita curiosidade neles”.
“Essa euforia da multidão japonesa despertou o interesse do daimio [algo como senhor, uma autoridade da época] local, 💷 Shimazu Takahisa [(1514-1571)], que mandou um dos funcionários [até os jesuítas] para que eles fossem trazidos ao palácio”, relata o 💷 religioso.
Conta-se que Xavier foi recebido com presentes e toda a pompa da corte. O jesuíta presenteou a autoridade japonesa com 💷 uma encadernação da Bíblia. “E o único presente que aceitou dele foi a liberdade para poder pregar pelas cidades daquela 💷 região. O damio concedeu com alegria. E se interessou em jogos grátis para pc saber o conteúdo do livro sagrado dos cristãos”, acrescenta.
Mas 💷 se os religiosos eram movidos pelo divino, Portugal tinha olhares mais terrenos. “O interesse dos portugueses nesta aproximação era puramente 💷 comercial”, resume Maróstica.
“Ao chegar, encontraram uma cultura e civilização estabelecida há milhares de anos e, assim, começaram a trocar mercadorias. 💷 Sempre em jogos grátis para pc silêncio, pois nenhum falava a língua do outro, até a chegada de Francisco Xavier, como eu disse, 💷 que aprendeu rapidamente o idioma.”
“Da parte dos japoneses, o daimio, governador ou senhor local, tinha interesse nas mercadorias trazidas pelos 💷 portugueses, mas principalmente em jogos grátis para pc conhecer a língua, a cultura e os conhecimentos dos europeus”, comenta o jesuíta.
“Nesse período, os 💷 reinos do Japão não viviam com muita paz. Eram tempos intranquilos. E os japoneses eram ávidos por conhecimento.”
O padre conta 💷 que eles “queriam conhecer especialmente as armas de fogo”. Por outro lado, os lusos “pagavam muito bem pelas especiarias e 💷 mercadorias de fabricação japonesa”.
A cristianização japonesa deixou de ser um movimento localizado e logo se expandiu por outras regiões.
“Até o 💷 final do século 16 era possível encontrar pessoas batizadas em jogos grátis para pc praticamente todas as províncias do Japão, muitos deles organizados 💷 em jogos grátis para pc comunidades. Mesmo sem a presença de sacerdotes, eles se organizavam em jogos grátis para pc comunidades leigas”, conta Gonçalves.
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Mas 💷 a lua de mel foi gradualmente terminando. “Estima-se que, no seu auge, tenha chegado a haver cerca de 300 mil 💷 cristãos no Japão. Mas a intromissão estrangeira em jogos grátis para pc um país em jogos grátis para pc fase de unificação incomodou as autoridades locais. 💷 Logo, o catolicismo foi progressivamente reprimido e martirizado em jogos grátis para pc várias partes do país, até ser proibido”, diz Maróstica.
“A expulsão 💷 dos missionários e a proscrição do cristianismo foi acompanhada de violentas perseguições”, ressalta Gonçalves. “Muitos foram condenados à morte e 💷 martirizados, testemunhando com a dádiva da própria vida a fé que professavam.”
Fizeram parte desta história alguns nomes japoneses que, mais 💷 tarde, se tornaram beatos ou santos da Igreja, como é o caso de São Paulo Miki (1562-1597), samurai que se 💷 tornou catequista e tinha fama de exímio pregador.
“Apesar dos esforços dos missionários para se adaptarem à cultura local, o cristianismo 💷 foi visto pelos dirigentes japoneses como uma religião estrangeira. Além disso, a presença dos missionários, no final do século 16 💷 e princípio do século 17, coincidiu com um período de centralização e unificação política no Japão. Essa unificação incluía também 💷 uma dimensão religiosa que não era propícia à aceitação de uma religião importada”, analisa Gonçalves.
“Espalhou-se também o receio de que 💷 os missionários fossem a guarda-avançada de uma tentativa de domínio militar e político por parte das potências europeias”, completa ele. 💷 Era soft power.
Como diz Gonçalves, “estas razões de política interna e o desejo de preservar a própria autonomia levaram ao 💷 encerramento do Japão à influência exterior”.
Os missionários foram expulsos em jogos grátis para pc 1614. “E, pouco tempo depois, o próprio cristianismo foi 💷 proibido”, diz o padre.
Essa expulsão foi formalizada por documento elaborado pelo monge Konchi’in Sūden (1569-1633), encarregado de questões religiosas e 💷 relações exteriores no governo do xogum Tokugawa Hidetada (1579-1632). “Foi considerada a primeira declaração oficial e completa de proibição dos 💷 cristãos [no Japão]”, explica Maróstica.
“Tempos de martírio vieram: as torturas físicas e psicológicas foram usadas contra os cristãos. As autoridades 💷 criaram o fumi-e, que consistia em jogos grátis para pc obrigar os cristãos a pisar na imagem de Cristo ou da Virgem [Maria], 💷 apostatando-se dejogos grátis para pcfé”, conta o jesuíta.
O ponto emblemático dessa virada de mesa foi o episódio conhecido como rebelião de 💷 Shimabara, iniciada em jogos grátis para pc 1637. Calcula-se que cerca de 40 mil japoneses, em jogos grátis para pc boa parte católicos, tenham se revoltado 💷 contra a proibição da fé cristã no país. O movimento foi sufocado pelas tropas do governo. A partir dali, os 💷 cristãos remanescentes passaram a celebrar na clandestinidade. Eram os chamados kakure kirishitan — “cristãos escondidos”.
“Apesar da proibição, pequenos grupos de 💷 cristãos japoneses, sem a presença de clero ou missionários, mantiveram-se em jogos grátis para pc comunidades escondidas”, salienta Gonçalves.
Os portugueses foram expulsos, mas 💷 ficaram as palavras em jogos grátis para pc português. “Há muitas palavras japonesas que têm origem no vocabulário português. E uma boa parte 💷 dela foi introduzida no século 16”, diz a professora Okamoto.
“Algumas palavras em jogos grátis para pc português foram introduzidas para o japonês, para 💷 dar nomes a coisas novas que não tinham antes no país. Entraram objetos novos e então tiveram a necessidade de 💷 dar os nomes a cada uma das novidades. Havia também palavras relacionadas ao cristianismo que eram inseridas entre os fiéis 💷 e escritos nas publicações dos jesuítas”, explica à jogos grátis para pc News Brasil a professora Junko Ota, que leciona língua e literatura 💷 japonesa na Universidade de São Paulo (USP).
“Foi inevitável que palavras, nomes substantivos que chegaram pela primeira vez ao Japão no 💷 século 16, fossem incorporados à língua local. Estas palavras se referem a produtos que lá não havia e costumes que 💷 não pertenciam àquela cultura”, complementa Maróstica.
Botan é botão. Pan é pão. E há muitos outros exemplos, como: tabako, cigarro; kirishitan, 💷 cristão; bateren, padre; birôdo, veludo; biidoro, vidro; karuta, jogos de carta. “Em geral, [são palavras que] correspondem a objetos ou 💷 costumes introduzidos pelos portugueses”, pontua Gonçalves.
“Antes dessa influência portuguesa, algumas dessas palavras não tinham um correspondente para o japonês porque 💷 esses elementos não existiam no Japão”, concorda Okamoto. “Por exemplo, o pão e o bolo castela [tipo de pão-de-ló, chamado 💷 de pão de Castella e, em jogos grátis para pc japonês, ‘kasutera’].”
Ota relativiza, contudo, a influência dos religiosos europeus no léxico japonês. “Os 💷 jesuítas portugueses tiveram um número bastante grande de fiéis, mas isso causou a repressão bastante forte por parte da força 💷 dominante da época, resultando na retirada deles do país”, comenta. “Assim, as publicações deles caíram no esquecimento dos japoneses por 💷 séculos. Só mais tarde descobriram o valor, do ponto de vista linguístico, por exemplo, do dicionário Japonês-Português compilado no início 💷 do século 17.”
“Há uma lista enorme de palavras japonesas de origem portuguesa resultante da chegada ao Japão dos portugueses em 💷 jogos grátis para pc 1543, sendo os primeiros europeus a aportar e a estabelecer um fluxo contínuo e direto de comércio entre o 💷 Japão e a Europa”, afirma Maróstica. “Os portugueses também trouxeram novos alimentos, plantas e produtos para o Japão, como o 💷 tabaco e o pão.”
O linguista Caetano Galindo, professor na UFPR e autor de, entre outros, Latim em jogos grátis para pc Pó, explica 💷 à jogos grátis para pc News Brasil como ocorre esse tipo de influência de um idioma em jogos grátis para pc outro.
“A história do contato linguístico 💷 é a história do contato de culturas, de povos. E o vocabulário, muito especificamente, é a área mais suscetível a 💷 esse tipo de influência”, diz.
“Costumo dizer que o vocabulário é a epiderme da língua, é a área dos toques, onde 💷 os contatos se dão com mais facilidade”, diz. “No caso da presença portuguesa no território japonês, isso foi prolongado e 💷 algo material. Não foi só um livro que chegou. Foram pessoas, foi uma leva cultural, um processo de interpenetração cultural 💷 que deixou marcas e essas marcas vão estar na cultura japonesa assim como as marcas da imigração japonesa vão estar 💷 na cultura brasileira e a gente continua comendo sushi e usando esta palavra.”
Mas dentre as influências mais curiosas, ele lembra 💷 do tempurá, uma fritura de vegetais que se tornou prato clássico da culinária nipônica. “Isso tende a demonstrar um contato 💷 mais profundo entre as culturas”, comenta ele.
Essa comida não existia no Japão, mas quando os missionários portugueses lá estiveram acabaram 💷 criando esse prato para o período da quaresma, em jogos grátis para pc que tradicionalmente católicos praticantes se abstêm do consumo de carne.
Não 💷 há um consenso para a origem do nome, se oriunda da palavra “tempero” ou da expressão latina ad tempora quadragesimae 💷 — justamente a que designa o período da quaresma.
Em texto publicado originalmente em jogos grátis para pc 1975, o pesquisador Tai Whan Kim, 💷 ligado à Universidade de Coimbra, identificou que a maioria dos termos emprestados do português ao Japão são aqueles relacionados à 💷 prática religiosa cristã. Kurusu, por exemplo, é cruz; inheruno, inferno; e anjo ficou exatamente igual.
Kim também observou que a maior 💷 parte das palavras relacionadas à cultura material ocidental acabaram ficando obsoletas e hoje são consideradas arcaicas — foram substituídas por 💷 termos mais modernos. É o caso de boro, para bolo; amendo, para amêndoa; konpradoru, para comprador; e sabon, para sabão.
“Uma 💷 quantidade de palavras portuguesas sobrevivem nos dialetos de Kyushu, particularmente em jogos grátis para pc Nagasaki, que foi o centro do trabalho missionário 💷 católico e das relações comerciais no século cristão”, acrescenta Kim. Exemplos são bobura, para abóbora; banco para banco; e baranda, 💷 varanda.
“A palavra mais frequentemente usada pelos japoneses, que é totalmente portuguesa, é o nosso famoso cacoete ‘né?’”, comenta Maróstica.
De acordo 💷 com o jesuíta Maróstica, a influência cultural dos portugueses sobre o Japão foi além do vocabulário.
“Por exemplo, o costume de 💷 jejuar nos tempos das grandes solenidades do cristianismo”, afirma. “Foi muito bem aceito pelos japoneses.”
Os jesuítas também levaram e traduziram 💷 para o japonês obras clássicas da literatura ocidental, como as fábulas de Esopo e as cartas de Sêneca. “E ensinaram 💷 aos japoneses o canto gregoriano e a música polifônica, bem como o uso de instrumentos musicais como o órgão, o 💷 violino e a flauta”, diz o religioso.
“Os japoneses adaptaram esses instrumentos e estilos àjogos grátis para pcprópria tradição, criando gêneros como 💷 o krishitan ongaku, a música cristã.”
Não à toa, órgão em jogos grátis para pc japonês é orugan.
“Os portugueses introduziram no Japão alimentos como 💷 o açúcar, o pão, o trigo, a batata-doce e a fritura em jogos grátis para pc óleo”, acrescenta.
“Finalmente, a influência portuguesa no Japão 💷 também se fez sentir na área econômica. Os portugueses foram os primeiros a abrir o comércio entre o Japão e 💷 o resto do mundo, trazendo consigo produtos valiosos como a seda, as especiarias, o açúcar e o ouro.”
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