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De 2000 a 2023, houve 344 casos de'remunicipalização' dos sistemas e águae esgoto pelo mundo A polêmica em torno da 🍊 privatização na Sabesp. Em São Paulo - é o mais novo passo no movimento por passara gestãode serviços com águas 🍊 E saneamento para do controle privado No Brasil – seguindo os passos que Estados como Riog Janeiro ouRio Grande Do 🍊 Sul). Na segunda-feira (04/12), Os deputados pela Assembleia Legislativa ao Estado DE SP(Alesp) começaram à discutirno plenário um projeto uma 🍊 lei enviado pelos

governador, Tarcísio de Freitas. propondo adesestatização da Sabesp). Enquanto A tendência para privatização em sistemas e saneamento caminha 🍊 com passos largom no Brasil; entretanto também crescem No mundo exemplos que vão na direção oposta: devolvendo as gestão das 🍊 águas ao controle público após períodos concessão privada

públicos; publicfutures.org), coordenado pelo Instituto Transnacional (TNI”, na Holanda, e pela Universidade 🍊 de Glasgow - Na Escócia). De acordo com Lavinia Steinfort a coordenadora do projeto em Alternativas Públicas no TN

privatização gera 🍊 aumentos de tarifa a e tornaa água menos acessível à maioria da população”, afirma, pesquisadorsa também geógrafam política À milionária loterias 🍊 News Brasil. De acordo com Steinfort é frequentemente A remunicipalização foi motivada por saltoes nos preços após concessões privadas”. Ela 🍊 cita os exemplos em Paris: onde as taxaSdeágua aumentaram 174% entre uma privatizada queem 1985, até 2009; Berlim -onde subirram 🍊 24 % durante 2003e 2006 ; ou Jacarta ( capital na Indonésia), quando triplicaaram Entre 1997 para 2023 –quando um

processo 🍊 judicial movido por cidadãos obteve uma primeira vitória jurídica para anular contratos com o setor privado. Além disso, investimentos privados 🍊 são impulsionados pela meta- de lucros e do que em seu ver termina Por comprometera O acesso A um direito 🍊 humano essencial não exige investimento volumosos também Não podem dependeR De gerar retorno financeiro? Crédito: Divulgação Estaçãode tratamentoem Saint Germain 🍊 -en/Laye",a noroeste da Paris; capital francesa reverteu Processo se privatização Podcast traz áudioS

com reportagens selecionadas. Episódio: Fim do Podcast CidadeS 🍊 como Berlim, Paris de La Paz e Maputo ou Buenos Aires são exemplos dos lugares que retomaram o controle público 🍊 sobre seus sistemasde saneamento – algumas após lutas judiciais/ sociais), revertendo processos a privatização - ao contrário da tendência atual 🍊 se vê no Brasil! “A tende à privatizar é baseia em uma ideologia ultrapassada De Que O setor privado está 🍊 mais eficiente? Hoje já temos evidências crescente-Deque nãoéo caso”, afirma

Steinfort, ressaltando que a preocupação se torna ainda mais premente com 🍊 o agravamento da crise climática e os avanço de governos na extrema-direita no mundo. ameaças cada vez maiores ao direito 🍊 humano à água! De acordo como estudos pela TNI), cerca em 90% dos sistemas porágua do planeta sãode gestão pública; 🍊 Dados das Federação Mundial para Operadores Privados Da Água -a AquaFed – indicamque reg 10% toda população mundial é atendidapor 🍊 sistema privados:A privatização DE serviçoss ia E esgotamentos

sanitário começou a se expandir nos anos 1980, em muitos casos impulsionada por 🍊 cenários de Austeridade, crises fiscais e instituições financeiras internacionais. Entretanto: da gestão privada ainda representa uma fatia pequena do setor”. 🍊 “É um Desiproporção enorme”, afirma o pesquisador Léo Heller - na Fiocruz Minas), ex-relator especial que ONU para esse direito 🍊 à água E ao saneamento

mundo”, afirma Heller. “A tendência mais forte tem sido de fortalecer sistemas públicos oude remunicipalizar sistema 🍊 privados, Há iniciativas a privatização e mas menos que no passado”. A tende predominante têm foi De se afastar dos 🍊 processos privado", diz ele também não é coordenador em relações internacionais do Observatório Nacional para Direitos à Água E Saneamento 🍊 (Ondas). SegundoHellr: Não há um padrão linear entre gestão pública/ privada com Sistemas água baseado pelo nível da riquezaou

desenvolvimento de 🍊 um país. “Tanto países mais pobres quanto os muito ricos implantaram sistemas privados”. Países estatizantes como a França privatiizaram massivamente, 🍊 enquanto que Estados Unidos e com todamilionária loteriasnossa tradição neoliberal também privatização tizadas pouco Pouco”, exemplifica: Na Europa até 🍊 nações Escandinavos", Bélgica E Holanda mantêm sistema públicos; Paris ou Espanha são exemplos dos lugares onde processos privadas se proliferaram!“Hoje 🍊 é o Brasil foi no único País ( está ingressando em forma determinadaecom

velocidade em direção à privatização. O que surpreende, 🍊 aqui”, é: não são casos individuais e impulsionados por características locais; mas sim um direcionamento de política pública a estimulado 🍊 pelo governo através dos incentivoes do BNDES”. considera Heller

2023. O movimento ganhou mais impulso a partir de 2122, quando o 🍊 BNDES lançou um edital para estimular A concessão dos serviços públicos com as criação das PPPs”, conquistandoa adesãode 18 estados 🍊 interessados em aderir ao programa da outorga que companhias por água E esgoto).A concessões na Cedae), no Rio De Janeiro 🍊 - também teve seu pontapé inicialem2024- foi os começo dessa onda! Em 22-23: uma lei 14/026 – do marco dele 🍊 saneamento básico; sacramentou essa direção já estimulando à entrada pela iniciativa privada No setor água é

esgoto. Defensores da abertura dos 🍊 serviços de água e saneamento ao capital privado destacam o enorme déficit em abastecimento no Brasil, a faltade recursos do 🍊 Estado brasileiro para suprir O volume com investimentos necessários: De acordo como os Sistema Nacional por Informação sobre Saneamento (Snis), 🍊 hoje só 16% das população não têm acesso Aágua tratada – quase 35 milhões que brasileiros - E 44 % 🍊 Não possuem Acessos redes fluente– praticamente 100 milhão mil pessoas”. As taxas estão muito longe às metam estabelecidas pelo

marco saneamento: 🍊 até 2033, 99% dos domicílios brasileiros devem ter acesso à água tratada. e 90% vão ser atendidos por redes de 🍊 esgoto! “Se o Estado não está conseguindo fazer os investimentos necessários a Não tem com que A população ficar esperando 🍊 vinte ou 30 anos para uma situação fiscal melhorar se O poder público pode chamar parceiros privados em acelerar esse 🍊 investimento”, defende Percy Soares Neto – diretor executivo da Associaçãoe Sindicato Nacional das Concenssionárias Privadas De Serviços

Públicos de Água e 🍊 Esgoto (Abcon). Para alcançar as meta, do marco no saneamento básico o estudo da AbConeda KPMG estima que sejam necessários 🍊 R$ 50 bilhões em investimentos por ano neste setor. contra os cercadeR $ 20 milhões já foram feitos -em média 🍊 – nos últimos anos: “Uma coisa é fazer essa discussão entre O público como privado num lugares onde a população 🍊 não tem acesso universal A água E esgoto; Outra questão foi um contexto brasileiro", qual metade segue sem esgota tratado! 🍊 Temos uma enorme problema social para

ambiental, que precisa ser resolvido com a maior celeridade possível”, argumenta. Levantamento da Abcon estima 🍊 es entre os brasileiros não recebem menos de um salário mínimo por mês: 75% são pessoas Não têm acesso 🍊 à redesde esgoto! “A discussão urgente também tem sido feita é como levar este serviço para quem já tinha", defende”. 🍊 De acordocomaAbCon), o setor possui 178 contratos privados no Brasil – atendendo A 850 municípios -entre concessões plenaS (72%); PPPes 🍊 (13%) ou concessão parciais

(13%). Crédito, Nadia Susseman/Bloomberg via Getty img} Valão em São Gonçalo (RJ); quase 100 milhões de pessoas 🍊 não têm acesso a redesde esgoto no Brasil Centro para pesquisas com sede na Holanda e o Instituto Transnacional começoua 🍊 mapear casos da Desaprivatização dos sistemas por água desde 2007, repilando ocorrênciaes A partir do ano 2000. Hoje já O 🍊 levantamento é coordenado Em parceria como as Universidade que Glasgowe tem colaboração das outras 17 organizações – todos segregam números 🍊 ocorridos No mundo todo à base d

dados para pesquisa colaborativa “Public Futures”. O levantamento passou a abranger outros serviços que 🍊 saíram das mãos privadas e voltaram ao poder público, abrangendo setores como fornecimento de energia elétrica. saúde E educação! Nesse 🍊 leque mais amplo: foram 1.701 casos dadesaprivatização ou estabelecimento em novos Serviços públicos entre 2000 até cá”,em 79 países diferentes; 🍊 Uma "remunicipalização”ou reestatizado pode ocorrer De maneiras variadas? Os exemplos envolvem desde privatizações indeesfeita as –

com o poder público comprando 🍊 do controle que detinha “de volta”; rupturas dos contratos da concessão –o qual pode acarretar multa e pesadas ao governo 🍊 federal ; ou um resgate a gestão pública após AguardaR O fim, uma período em concessionária - no mesmo exige 🍊 muito planejamento para retomar os serviço.A pesquisadora na TNI Lavinia Steinfort frisa:), sejaqual as forma até à reversão não é 🍊 fácil! Há casos também envolvem lutas árdduas mas longos períodos sem engajamento De cidadãos”, batalhas judiciaise grandes ônus aos cofre

públicos, 🍊 seja por multas impostam de quebra a um contrato ou em litígioes dispendiosos. Um exemplo é o caso da Berlim 🍊 e onde O governo privatizara 49,99% do sistema hídrico para 1999. A medida fora extremamente impopular que: após anosde mobilização 🍊 dos moradores –e uma referendoem 2011 -- foi revertida com completo até 2013. Foi Uma vitória popular; mas Por outro 🍊 lado os Estado precisou pagar 1,3 bilhão De eurospara reaver aquilo já lhe pertencia”. Essa dívida está sendo paga pela 🍊 população ao longo das 30

anos. Por outro lado, Steinfort aponta que a mobilização na capital alemã acabou desembocando em movimentos 🍊 de prol da habitação e do fornecimento eletricidade; “mostrar como é contagioso remunicipalizar parademocratizaçãoe retomar o controle público dos 🍊 serviços essenciais”, considera”. Para Léo Heller: estados ou municípios brasileiros estão ingressado com modelos- concessão muito duradouros mas difíceis De 🍊 reverter? Ele cita um exemplo das Cedaes – também teve concedida por 35 dias!“É uma decisão não vai

repercutir por quase 🍊 nove mandatos políticos”, destaca. “Há grande preocupação quanto à performance dessas empresas, em que medida vão investir e com a 🍊 elevação de tarifas",coma redução do alcance das cobraes sociais também Com o acesso às populações mais pobres A água – 🍊 é um país como uma número enormede pessoas vivendo na pobreza” diz Heller; Entretanto: O diretor executivo da Abcon), Percy 🍊 Soares Neto - lembra Que os Estado não abre mão dele domínio sobre esse setor ao firmar contratos privados”. "O 🍊 poder concedente

sempre será público. O Estado segue sendo o dono do serviço,O poder regulador também é uma entidade pública e 🍊 Ter estruturas regulaas fortes está a melhor forma de ter um bom desempenho no contrato como privado”, afirma: “Ó parceiro 🍊 particular tem convocado para acelerar os investimento que já governo federal estavacom dificuldade em fazer? Melhorara eficiência", as governança; Depois 🍊 disso feito ou transcorrido esse pacto --governo pode optar por retomar seu controle pelo sistema”. Faz parte da jogo!” La 🍊 Paz – na

Bolívia, também passou por reestatização no saneamento Para Lavinia Steinfort os movimentos sociais defendendo o acesso à água 🍊 são dos mais vibrantes e efetivos que vê globalmente. “O Acesso da Água é tão fundamental quando engaja as pessoas 🍊 em torno deste bem comum absolutamente necessário á sobrevivência”, afirma: Ela cita como exemplo um movimento com conseguiu frear a 🍊 privatização de Lagos - capital na Nigéria – para 2023; unindo gruposde mulheres), religiosos? sindicatom até comunidades”. Outro exemplos recente 🍊 foi

Terrassa, a 30 quilômetros de Barcelona. na Espanha”. Em 2023 e após cinco anosde luta”,a cidade conseguiu obter uma remunicipalização 🍊 dos sistemas da águae esgoto Após amplo engajamento social! O processo envolveu A aprovação do um pacto sócio que Delineia 🍊 valores é pilares para o sistema público porágua; E levou à criação pelo Observatório das Águas em terrasa – reunindo 🍊 gruposs sociedade civil com políticos- funcionários ou técnicos pela área se saneamento), entre outros: “Oque no interessante neste caso foi 🍊 porque ela

remunicipalização foi um ponto de partida para criar uma nova cultura em torno da água, não apenas com termosde 🍊 conscientização e mas também na criação dos mecanismos a participação De integrantes do observatório nos processos estratégicos por tomada- decisão. 🍊 como Por exemplo Em relação à tarifame investimentos”, destaca Steinfort: “Isso está inspirando outros locais que estão lutando pelarepricipPAlidade oupor 🍊 modelos mais democráticoS DE gestãoda Água”. © 2023 milionária loterias

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