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Por Alexandro Martello, Lais Carregosa, Thiago Resende, run up on me bet he won't run back e TV Globo — Brasília
15/04/2024 18h36 Atualizado 15/04/2024
A 👍 equipe econômica propôs, no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025, as primeiras medidas de cortes de gastos 👍 públicos da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
As duas medidas anunciadas, entretanto, já foram adotadas pelo governo. A 👍 primeira delas é uma revisão do cadastro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com o objetivo de combater fraudes, 👍 e a segunda são mudanças no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) -- já adotadas pelo Conselho Monetário Nacional 👍 (CMN).
A projeção do governo é que, com essas propostas, seria possível economizar cerca de R$ 9,3 bilhões por ano.
Questionado porque 👍 foram adotadas medidas tímidas no âmbito da revisão de gastos públicos, o secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Gustavo Guimarães, afirmou 👍 que foi uma estimativa conservadora -- com medidas que já foram adotadas.
"É o começo. A gente quis dar transparência e 👍 mostrar os desafios. Se a gente simplesmente colocar números de ações que ainda não foram tomadas, ou que a gente 👍 não tem um cenário a apresentar. Os números poderiam mostrar um conforto maior, o que não é o intuito. Temos 👍 desafios, e a revisão tem de continuar", afirmou o secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Gustavo Guimarães.
Em setembro do ano passado, 👍 o secretário de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, Sergio Firpo, antecipou ao 👍 run up on me bet he won't run back que algumas avaliações sobre revisão de gastos seriam incluídos na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025 -- divulgada hoje 👍 pela equipe econômica.
O corte de gastos é considerada importante por economistas para ajudar na busca pelas metas fiscais e, também, 👍 para tentar impedir que os gastos obrigatórios (como salários de servidores, aposentadorias e pensões) ocupem todo o espaço do orçamento 👍 -- um problema já mostrado pelo run up on me bet he won't run back.
Entenda
De acordo com o arcabouço fiscal, a nova regra para as contas públicas aprovada 👍 no ano passado, as despesas não podem subir mais do que 70% da alta da receita, e também não podem 👍 avançar mais do que 2,5% por ano, acima da inflação por ano.
Estudo da Consultoria de Orçamento da Câmara mostra que, 👍 entre 2009 e 2024, antes do teto de gastos (que limitava os gastos apenas à variação da inflação), as despesas 👍 totais do governo (sem contar o orçamento financeiro, da dívida pública) cresceram em run up on me bet he won't run back média 4,6% ao ano em run up on me bet he won't run back 👍 termos reais (acima da inflação).
No mês passado, estudo divulgado pelo Tesouro Nacional mostra que, sem limitação de outras despesas obrigatórias, 👍 a estimativa do órgão é que as despesas livres dos demais ministérios (aquelas que não são obrigatórias) não terão mais 👍 espaço a partir de 2030.
O possível impacto em run up on me bet he won't run back serviços públicos já foi visto antes, durante o teto de gastos 👍 (regra anterior para as contas públicas, que antecedeu o arcabouço fiscal -- vigorando entre 2024 e 2024). Com um limite 👍 para despesas atrelado à inflação do ano anterior, o espaço para os gastos livres dos ministérios caiu muito.
E algumas políticas 👍 públicas chegaram a ser afetadas, como por exemplo:
defesa agropecuária;bolsas do CNPq e da Capes;Pronatec;emissão de passaportes;programa Farmácia Popular;bolsas para atletasfiscalização 👍 ambiental e do trabalho, entre outros.
Entre os gastos livres dos ministérios, também estão despesas com água, luz e segurança dos 👍 prédios do governo. Nesse caso, embora sejam "livres", as despesas têm de ser feitas sob o risco de paralisia da 👍 máquina pública.
Analistas pedem cortes de gastos
A demora do governo em run up on me bet he won't run back começar a indicar possíveis cortes de gastos públicos foi 👍 amplamente criticada por analistas no ano passado -- em run up on me bet he won't run back um momento no qual o governo propunha, e aprovava, uma 👍 série de medidas para elevar a arrecadação federal.
A percepção é que o ajuste fiscal estava se concentrando somente do lado 👍 das receitas, deixando em run up on me bet he won't run back segundo plano o controle de despesas -- considerado importante também para melhorar a qualidade dos 👍 gastos públicos.
Entre os possíveis mudanças em run up on me bet he won't run back leis, para conter despesas, os analistas apontaram alguns caminhos. Entre eles:
Gastos com servidores, 👍 por meio de uma reforma administrativaGastos previdenciários, por meio de uma nova reforma da PrevidênciaReforma de gastos sociaisMudanças ou fim 👍 do abono salarialRevisão de contratos e programasGastos em run up on me bet he won't run back saúde e educação
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