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Para os Jogos de ⚾️ Inverno sediados em Calgary, veja Jogos Olímpicos de Inverno de 1988

Jogos Olímpicos de Verão de 1988 (Hangul: 서울 하계 올림픽; ⚾️ hanja: 서울 夏季 올림픽; Seoul Hagye Ollimpik), oficialmente denominados Jogos da XXIV Olimpíada, foram os Jogos Olímpicos realizados em Seul, ⚾️ Coreia do Sul, entre 17 de setembro e 2 de outubro, com a participação recorde de 159 países e 8 ⚾️ 391 atletas.

Seul derrotou a cidade japonesa de Nagoya na disputa pelo direito de sediar os Jogos e gastou mais de ⚾️ setecentos bilhões de wons no evento, investindo em obras de infraestrutura e na construção de instalações esportivas, entre elas um ⚾️ Estádio Olímpico para cem mil pessoas.

Após três edições de Jogos Olímpicos com grandes boicotes, Seul viu o enfrentamento direto das ⚾️ grandes potências União Soviética, Estados Unidos e Alemanha Oriental, que venceram a maioria das competições.

Karl Lagerfeld: O Imperador da Moda

"Eu gosto de anonimato", diz o designer Karl Lagerfeld (interpretado por Daniel Brühl) para Jacques 🍎 de Bascher (ator Théodore Pellerin) no primeiro episódio de "Becoming Karl Lagerfeld", uma nova série lampions bet é confiável seis partes baseada no 🍎 romance "Kaiser Karl" de Raphaëlle Bacqué. De Bascher - um escritor lampions bet é confiável início de carreira e interesse amoroso posterior de 🍎 Lagerfeld - o acompanhou na passarela da moda de seu amigo e rival Yves Saint Laurent (interpretado por Arnaud Valois).

"Claro", 🍎 desabaixa de Bascher. "Você se veste como o Rei-Sol para passar despercebido."

O Rei-Sol era o apelido do Rei Luís XIV, 🍎 que reinou sobre a França dos séculos 17 e 18 lampions bet é confiável uma procissão de mangas exageradas, babados fluindo e tecidos 🍎 intricadamente padronizados.

Enquanto Lagerfeld deixa de fora a peruca escura trançada, a comparação de Bascher não é infundada. Seu guarda-roupa - 🍎 que às vezes pode inspirar comparações vagas com Caesar Flickerman (o personagem de Stanley Tucci lampions bet é confiável "The Hunger Games") - 🍎 é uma desfilada de calças largas e alfinetes elaborados; gravatas combinadas com lenços de bolso, botas altas e uma seleção 🍎 de gravatas que faria com que Chuck Bass (Ed Westwick lampions bet é confiável "Gossip Girl") ficasse envergonhado. É uma paleta rica de 🍎 tons de joias e terra; azuis petróleo e pinstripes. E embora seus colarinhos estilizados e luvas sem dedos ainda não 🍎 tenham feito uma aparição, seus looks já estão encimados por outro de seus futuros marcos-distintivos: um par de óculos escuros 🍎 aviador.

Abrindo lampions bet é confiável 1972, "Becoming Karl Lagerfeld" - que estreia no Hulu lampions bet é confiável 7 de junho - segue a vida amorosa 🍎 e carreira de seu homônimo ao longo da década e até a primavera de 1981, parando justo antes de ele 🍎 começar a trabalhar com Chanel lampions bet é confiável 1983. Tendo se juntado à Chloé lampions bet é confiável 1966, Lagerfeld se tornou o designer único 🍎 da marca lampions bet é confiável 1974. A série seguelampions bet é confiávelluta de poder prolongada com a fundadora da Chloé, Gaby Aghion (interpretada 🍎 por Agnès Jaoui), que descobriu seu talento, mas cuja teimosia impede que ele mostre verdadeiramentelampions bet é confiávelgenialidade artística e de 🍎 alta costura.

É uma escolha notável dos criadores da série retratar Lagerfeld tão simpaticamente. Em 2024, quando o Metropolitan Museum of 🍎 Art hospedou seu gala e exposição correspondente lampions bet é confiável homenagem a Lagerfeld, os críticos foram rápidos lampions bet é confiável apontar as numerosas declarações 🍎 controversas do designer sobre peso, mulheres, imigrantes, vítimas de agressões sexuais e casamento gay. Em "Becoming Karl Lagerfeld" ele é 🍎 taciturno, combativo e ambicioso, sim - mas também somos incentivados a torcê-lo. É, lampions bet é confiável vez disso, Saint Laurent que sofre 🍎 o pior da publicidade: na trama de amor que domina o enredo, ele é cada centímetro o artista atormentado, fofocando 🍎 desesperadamente e pateticamente por de Bascher; Lagerfeld, por outro lado, desempenha o amante esnobado e magoado.

Uma das falas de destaque 🍎 do show aponta para os preconceitos sexistas de Lagerfeld. "A moda não tem nada a ver com as mulheres, ou 🍎 não haveria tantos gays no negócio", diz a de Bascher na mesma mostra de YSL no primeiro episódio. "É uma 🍎 maneira de incorporar o zeitgeist, de refletir a natureza verdadeira da sociedade."

Ele é então rebatido rotundamente por Marlene Dietrich (interpretada 🍎 por Sunnyi Melles) que cooptalampions bet é confiávelprópria metáfora no episódio seguinte para dizer-lhe, francamente, que "um designer de moda é 🍎 apenas um espelho para a mulher que está vestindo... Você só existe se a reflexão no espelho me agrada."

Essas não 🍎 são citações diretas do Lagerfeld ou Dietrich da vida real, mas elas mostram o ego por trás do personagem de 🍎 Lagerfeld – e também levantam a interessante questão de como gênero e poder operam dentro da indústria da moda.

Apesar das 🍎 protestações de Dietrich, os criadores de "Becoming Karl Lagerfeld" parecem estar do lado de seu museu. Quase todas as personagens 🍎 femininas ao longo da série aparecem como apoio emocional ou pano de fundo bonito - telas a partir das quais 🍎 Lagerfeld e Saint Laurent podem suspenderlampions bet é confiávelarte. A moda parisiense dos anos 70, sugere "Becoming Karl Lagerfeld", era uma 🍎 cena amplamente fechada por uma mão cheia de homens brigando.

A história da alta costura, no entanto, não é tão simples. 🍎 A alta costura – onde Lagerfeld estava tão ansioso para fazer seu nome – não existia até 1858 elampions bet é confiável🍎 chegada abalou a tendência de ter costureiras femininas. "A noção de alta costura e o cliente não existia até (Charles 🍎 Frederick) Worth", disse Claire Wilcox, curadora sênior de moda no Museu Victoria e Albert de Londres, lampions bet é confiável uma entrevista telefônica. 🍎 "Foi uma quebra importante na história da moda." Worth abriu a primeira casa, ganhando o status de pai da alta 🍎 costura.

Em um ensaio de 2014, a historiadora Abigail Joseph escreveu que antes de Worth, as mulheres eram responsáveis ​​por confeccionar 🍎 roupas para outras mulheres, tendo recebido o direito de entrar na indústria pela primeira vez por Louis XIV lampions bet é confiável 1675. 🍎 Até que Worth abrisse as portas, as designeras eram tão normalizadas que a ideia de um alfaiate masculino levantou sobrancelhas: 🍎 Joseph descreveu as acusações de efeminação e "masculinidade inapropriada" feitas a Worth; no famoso dicionário enciclopédico do século 19 de 🍎 Pierre Larousse, ele protestou que a moda precisava de "dedos de fada, não o build de um atleta, para ser 🍎 praticada corretamente e acima de tudo decentemente."

Em 1889, no entanto, a maré havia mudado novamente: um editorial do "Peterborough Express" 🍎 declarou o nome Worth "sinônimo do centro do mundo fashionável". O "Leitrim Advertiser", seis anos depois, saudou seus designs como 🍎 "destinados a revolucionar o mundo do vestuário feminino." O século 20 então viu um boom lampions bet é confiável casas de moda modeladas 🍎 no exemplo de Worth. Enquanto nomes como Chanel e Schiaparelli também fizeram nomes para si mesmos, muitos dos nomes mais 🍎 proeminentes eram homens, incluindo Dior e Balmain nos anos 1940 e Givenchy lampions bet é confiável 1952.

Nem esse contexto nem a relação das 🍎 mulheres com a moda recebem muita atenção depois do diatribe de Dietrich, uma vez que o foco se desloca cada 🍎 vez mais para o tumultuado relacionamento de Lagerfeld e de Bascher. "Becoming Karl Lagerfeld" é, estilisticamente, um tributo luxuoso aos 🍎 brilhos dos anos 70: bonito de se ver e oferecendo uma visão agressivamente humanizada de alguns dos nomes mais importantes 🍎 da moda. Mas puxar mais forte do fio das dinâmicas de poder de gênero da moda poderia ter adicionado uma 🍎 complexidade bem-vinda.


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