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Tudo pende deles, mas pouco muda. Para semanas ou meses, as eleições dominam a vida nacional.
E Tudo pende deles, mas 🌟 pouco muda. Para semanas ou meses, as eleições dominam a vida nacional. Os relatos da mídia e as conversas públicas 🌟 são monopolizados por brigas acaloradas e especulação frenética. Tudo o mais - a formulação de políticas, a solução de problemas, 🌟 a razão mesma - é postergada. Não é surpreendente que, quando a loucura acaba, descubramos que poucos de nossos problemas 🌟 foram resolvidos.
Uma eleição é um dispositivo para maximizar conflitos e minimizar a democracia
Os partidos ganham terreno semear divisão e raiva, 🌟 frequentemente bet aff torno de questões trivializadas que lhes são favoráveis. No entanto, à medida que os jogadores principais procuram agradar 🌟 aos lobistas comerciais e à imprensa dos bilionários, eles convergem desastrosamente bet aff questões muito mais importantes, como austeridade, privatização de 🌟 serviços públicos, desigualdade massiva de riqueza e o genocídio bet aff andamento bet aff Gaza. Muitos dos que buscam a eleição manipulam, 🌟 distraem e mentem.
Comunidades são postas umas contra as outras
Os partidos reduzem nossas escolhas complexas a uma brutal dicotomia; às vezes, 🌟 como na eleição de 2024, a uma frase de três palavras (Fazer a Brexit). Questões abrangentes, como a crise ambiental, 🌟 a espiral da acumulação pelos ricos, a possibilidade de falha do sistema alimentar ou a ameaça crescente de guerra nuclear, 🌟 permanecem irresolvidas e geralmente não mencionadas. Tudo o que nos resta, além de uma ação de 10 segundos a cada 🌟 cinco anos, é sentar e esperar. Acabamos, bet aff nosso sistema supostamente representativo, com um parlamento altamente não representativo e um 🌟 senso perene de desapontamento.
Assim como o capitalismo pode ser o oposto dos mercados, as eleições gerais como a que enfrentamos 🌟 agora podem ser o oposto da democracia
Mas, como bet aff tantos aspectos da vida pública, conceitos completamente diferentes foram confundidos sem 🌟 esperança. Eleições não são democracia e democracia não é eleições.
Sociedades anteriores reconheciam a distinção. Aristóteles e Montesquieu observaram que as 🌟 eleições geravam (respectivamente) "regra oligárquica" e "regra aristocrática". Após as revoluções americana e francesa, os designers dos novos sistemas políticos 🌟 escolheram eleições como um meio de excluir a maioria, à qual não confiavam, de uma participação significativa no poder. Alguns 🌟 deles, como John Adams, James Madison, Antoine Barnave e Boissy D'Anglas, se opuseram veementemente ao conceito aterrorizante da democracia e 🌟 insistiram que os eleitos deveriam ser uma classe à parte, distintos do povo comum como uma "aristocracia natural" de sábios, 🌟 virtuosos e competentes. Acredito que possamos determinar como funcionou bem isso.
No Reino Unido, nosso modelo político foi estabelecido no século 🌟 18, quando a democracia era uma palavra suja e o parlamento via o povo com uma mistura de desdém e 🌟 medo. Ele sobreviveu à introdução do sufrágio universal quase intacto. Por que nosso sistema continua a eleger pessoas cujos rendimentos, 🌟 ativos, interesses e psicologia estão muito distantes dos nossos? Porque é assim que é projetado para fazer isso.
Há muitas alternativas, 🌟 sufocadas não pela infeasibilidade, mas pela determinação de pessoas poderosas bet aff manter o controle
Em colunas anteriores, mencionei o modelo de 🌟 assembleia popular de Murray Bookchin, implementado bet aff Rojava no nordeste da Síria, bet aff que as decisões são passadas de comunidades 🌟 locais, bet aff vez de serem impostas por um centro distante; e o orçamento participativo altamente bem-sucedido bet aff Porto Alegre, no 🌟 sul do Brasil, que garantiu que o dinheiro fosse onde mais era necessário, bet aff vez de interesses favorecidos. Mas não 🌟 quero ser prescritivo sobre a forma que a democracia deliberativa e participativa deve tomar. Há dúzias de modelos potenciais.
Em seu 🌟 livro excelente Contra as eleições, David Van Reybrouck favorece a "sortição": escolha de membros de corpos políticos por sorteio
Isso é 🌟 como grande parte da vida política foi conduzida na antiga Atenas e bet aff Veneza, Florença e outras cidades europeias no 🌟 segundo milênio. Hoje, algoritmos podem ser usados para garantir que os resultados da loteria refletem de perto a composição da 🌟 sociedade.
Espere, você diz. E se pessoas incompetentes, corruptas, irresponsáveis e interessadas, sem expertise, encontrarem-se bet aff cargos poderosos? É provável, claro. 🌟 Mas os processos deliberativos possuem a extraordinária propriedade de transformar seus participantes. Isso é por que eles funcionam melhor na 🌟 prática do que bet aff teoria. Os cidadãos comuns tendem rapidamente a assumir a responsabilidade, se informar, ouvir respeitosamente e buscar 🌟 construir consenso. As suas decisões tendem a ser mais justas, verdes, corajosas e inclusivas do que as de câmaras eleitas.
Toda 🌟 a crítica à participação pode ser devolvida com juros à representação eleita. Incompetente, corrupto, irresponsável e interessado? Não me inicie. 🌟 Aqueles escolhidos por sorteio, cuja seleção não pode ser influenciada por dinheiro ou lobbying, são mais propensos a serem resistentes 🌟 a ambos. Sem expertise? Nossos representantes certamente possuem expertise, mas geralmente bet aff auto-promoção e eleição. Como descobrimos constantemente, muitos, empurrando 🌟 seu caminho de um ministério para o próximo, são incapazes de abordar nossas encrencas.
Muita da crítica à democracia participativa é 🌟 classista. As classes trabalhadoras não podem ser confiadas para pensar por si mesmas; elas devem ser orientadas por guardiões iluminados. 🌟 Essnobreza se estende do Edmund Burke, bet aff Reflexões sobre a Revolução na França, ao Karl Marx, bet aff O Manifesto Comunista.
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