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Presentear é uma forma de expressar valores morais em diversas religiões

Você já planejou todos os seus presentes de Natal? Se 🍐 você for como eu, pode estar esperando até o último minuto. Mas não importa se todos os presentes já estão 🍐 embrulhados ou se você vai comprar na véspera de Natal — dar presentes é uma característica curiosa, mas central, do 🍐 ser humano.

Enquanto pesquisava para o meu novo livro, So Much Stuff ("Tanta coisa", em tradução livre), sobre como a humanidade 🍐 passou a depender de ferramentas e tecnologia ao longo dos últimos 3 milhões de anos, fiquei fascinado pelo ato de 🍐 dar coisas. Por que as pessoas simplesmente entregariam algo precioso ou valioso quando elas mesmas poderiam usar isso?

Para mim, como 🍐 antropólogo, esta é uma questão especialmente poderosa porque dar presentes provavelmente tem raízes antigas. E os presentes podem ser encontrados 🍐 em todas as culturas conhecidas ao redor do mundo.

Então, o que explica o poder do presente?

Sem dúvida, os presentes servem 🍐 a muitos propósitos. Alguns psicólogos observaram um "brilho no olhar" — um prazer intrínseco — associado ao ato de dar 🍐 presentes.

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Os teólogos notaram como presentear é uma forma de expressar valores morais — como amor, bondade e 🍐 gratidão — no catolicismo, no budismo e no islamismo.

E filósofos que vão de Sêneca a Friedrich Nietzsche consideravam presentear como 🍐 a melhor demonstração de altruísmo.

Não é de admirar que os presentes sejam uma parte central do Hannukah, do Natal, do 🍐 Kwanzaa e de outros feriados de fim de ano – e que algumas pessoas possam até ficar tentadas a considerar 🍐 a Black Friday, o dia das ofertas da época de compras de fim de ano, como um feriado em si.

Mas 🍐 de todas as explicações sobre a razão pela qual as pessoas dão presentes, a que considero mais convincente foi dada 🍐 em 1925 por um antropólogo francês chamado Marcel Mauss.

Um presente verdadeiramente atencioso tem muito menos probabilidade de acabar no lixo

Podcast 🍐 traz áudios com reportagens selecionadas.

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Fim do Podcast

Como muitos antropólogos, Mauss ficou intrigado com as sociedades em que os presentes eram 🍐 distribuídos de forma extravagante.

Por exemplo, ao longo da costa noroeste do Canadá e dos Estados Unidos, os povos indígenas realizam 🍐 cerimônias potlatch. Nessas festas que duram dias inteiros, os anfitriões doam imensas quantidades de itens.

Consideremos um famoso potlatch em 1921, 🍐 realizado por um líder de clã da Nação Kwakwaka’wakw no Canadá, que deu aos membros da comunidade 400 sacos de 🍐 farinha, montes de cobertores, máquinas de costura, móveis, canoas, barcos movidos a gás e até mesas de bilhar.

Num ensaio agora 🍐 famoso intitulado The Gift, publicado originalmente há quase um século, Mauss vê os potlaches como uma forma extrema de presentear.

No 🍐 entanto, ele sugere que este comportamento é totalmente reconhecível em quase todas as sociedades humanas: doamos coisas mesmo quando mantê-las 🍐 para nós mesmos pareceria fazer muito mais sentido econômico e evolutivo.

Mauss observou que os presentes criam três ações distintas, mas 🍐 inextricavelmente relacionadas. Presentes são dados, recebidos e retribuídos.

O primeiro ato de dar estabelece as virtudes de quem dá. Ele expressa 🍐 bet o que significagenerosidade, bondade e honra.

O ato de receber o presente, porbet o que significavez, mostra a disposição da pessoa em ser 🍐 homenageada. Essa é uma forma de quem recebe de mostrarbet o que significagenerosidade, mostrar que está disposto a aceitar o que 🍐 lhe foi oferecido.

O terceiro componente é a reciprocidade, retribuindo em espécie o que foi dado primeiro. Essencialmente, espera-se – implícita 🍐 ou explicitamente – que agora a pessoa que recebeu o presente devolva um presente ao doador original.

Mas então, é claro, 🍐 assim que a primeira pessoa receber algo em troca, ela deverá devolver outro presente à pessoa que recebeu o presente 🍐 original. Dessa forma, presentear se torna um ciclo interminável de dar e receber, dar e receber.

Este último passo – a 🍐 reciprocidade – é o que torna os presentes únicos. Ao contrário de comprar algo em uma loja, em que a 🍐 troca termina quando o dinheiro é trocado por mercadorias, dar presentes constrói e sustenta relacionamentos. Esta relação entre quem dá 🍐 e quem recebe está ligada à moralidade. Presentear é uma expressão de justiça porque cada presente geralmente tem valor igual 🍐 ou maior do que o último dado. E presentear é uma expressão de respeito porque mostra vontade de homenagear a 🍐 outra pessoa.

Dessa forma, presentear une as pessoas. Mantém as pessoas conectadas em um ciclo infinito de obrigações mútuas.

Estarão os consumidores 🍐 modernos, sem saber, incorporando demais a teoria de Mauss? Afinal, muitas pessoas hoje sofrem não com a falta de presentes, 🍐 mas com a superabundância.

A Gallup relata que o comprador americano médio de fim de ano estima que gastará US$ 975 🍐 (R$ 4.590) em presentes em 2023, o valor mais alto desde que esta pesquisa começou em 1999.

E muitos presentes são 🍐 simplesmente jogados fora. Na temporada de festas de 2023, estimou-se que mais de US$ 15 bilhões em presentes comprados pelos 🍐 americanos eram indesejados, com 4% indo diretamente para aterros sanitários. Este ano, espera-se que os gastos de fim de ano 🍐 aumentem no Reino Unido, Canadá, Japão e outros lugares.

As práticas modernas de presentear podem ser fonte de admiração e raiva. 🍐 Por um lado, ao dar presentes você está adotando um comportamento antigo que nos torna humanos, que agrega e sustenta 🍐 nossos relacionamentos. Por outro lado, parece que algumas sociedades podem estar usando a época natalina como uma desculpa para simplesmente 🍐 consumir cada vez mais.

As ideias de Mauss não promovem o consumismo desenfreado. Pelo contrário, as suas explicações sobre os presentes 🍐 sugerem que quanto mais significativo e pessoal for o presente, maior será o respeito e a honra demonstrados.

Um presente verdadeiramente 🍐 atencioso tem muito menos probabilidade de acabar no lixo. E produtos vintage, reciclados e feitos à mão – ou uma 🍐 experiência personalizada, como um passeio gastronômico ou um passeio de balão – podem até ser mais valorizados do que um 🍐 item caro produzido em massa no outro lado do mundo, enviado através dos oceanos e embalado em plástico.

Presentes de qualidade 🍐 podem expressar seus valores e sustentar seus relacionamentos de maneira mais significativa.

Chip Colwell é professor de antropologia na Universidade de 🍐 Colorado Denver

*Este artigo foi publicado originalmente no site de divulgação científica The Conversation e reproduzido aqui sob a licença Creative 🍐 Commons. Clique aqui para ler a versão original em inglês.

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