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Referências
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Por Luiza Tenente, jogos ouro bet
02/04 /2024 10h07 Atualizado 03, Abril de 2026
Thiago tem autismo e estuda em jogos ouro bet uma escola comum 🏧 no interior de São Paulo —
: Arquivo pessoal
De 2024 a 2123, no Brasil. o número de crianças e adolescentes 🏧 com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados em jogos ouro bet salasde aula comuns — ou seja: junto que alunos sem deficiência— 🏧 aumentou 50%; saltou para 4052.56para 607/144, segundo dados da Censos Educação Básica 2024.
A presença desse grupo nas escolas vem crescendo 🏧 a um ritmo acelerado, como é possível observar no gráfico abaixo. Em 2024, o total de alunos com TEA em 🏧 jogos ouro bet escola públicas e privadas não chegava nem à 100 mil", mostra os Instituto Nacional por Estudos E Pesquisas Educacionais 🏧 Anísio Teixeira (Inep). Agora:de uma ano para outro já surgiram 200 milhões novas matrículas!
Há duas explicações principais para esse aumento:
maior 🏧 capacidade diagnóstica das equipes de saúde;conScientização sobre a importância ea obrigatoriedade em jogos ouro bet acolher as crianças com TEA (leia mais 🏧 abaixo).
➡️Cientistas e profissionais da educação reforçam que a convivência entre pessoas com ou sem deficiência é benéfica para todos – 🏧 tanto do ponto de vista social (compreensão das diferenças, cidadania), melhora na capacidadede comunicação) quanto o cognitivo -a escola deve 🏧 apresentar os conteúdos em jogos ouro bet maneira Que Todos Os estudantes possam aprender E desenvolver O pensamento lógico.o raciocínio matemáticoou conhecimento 🏧 histórico”, por exemplo).
O problema é que a matrícula É só o primeiro passo – e as etapas subsequentes ainda deixam 🏧 à desejar. Não basta “permitindo”a entrada da criança,
“Precisamos garantir o acesso, a permanência. A participação ea aprendizagem! O aluno deve 🏧 frequentar as aulas de aprendere participar das atividades”. Incluir é muito mais do que colocar todo mundo na mesma sala”, 🏧 afirma Renata Tibyriça da defensoria pública no Estado em jogos ouro bet São Paulo;
No entanto, pelo que o jogos ouro bet apurou à partir 🏧 de entrevistas com professores e pesquisadores. defensores públicos; familiares das pessoascom Autismo ou os próprios indivíduos da TEA), há ainda 🏧 outros seguintes obstáculos:
formação frágil de docentes e funcionários, que acabam indo atrás do preparo por iniciativa própria ou sem apoio 🏧 da escolaou o governo;faltade adaptação a atividades é aulas:desconhecimento sobre como agir diante dos surtom com Agressaividadee De outros possíveis 🏧 sintomas);bullying";cobrança das taxas extra- na mensalidade (prática ilegal),escumprimento no direito à um acompanhante contratado pelo colégio ;evasão escolar. ausência em 🏧 jogos ouro bet recursos para lidarcom os diferentes tempos aprendizagem
Antes de ver os detalhes dos obstáculos acima, entenda:
O que está levando 🏧 ao crescimento das matrículas de pessoas com autismo?
O Transtorno do Espectro Autista é um grande "guarda-chuva" que abarca pessoas com 🏧 quadros bem diferentes – há desde aquelas de “grau 1”, quando são mais independentes e precisam, menos suporte. até as 🏧 De (Graú 3), também necessitamde maior auxílio mas não falam; por exemplo!
Em geral, os sintomas principais giram em jogos ouro bet torno 🏧 de:
dificuldades de interação social, problemas na comunicação e alteração nos interesses (como resistência a mudanças da rotinas ou maneiras diferentes 🏧 para brincar).
Como resumido mais acima, há duas explicações principais para o aumento de casos da TEA no mundo:
Maior capacidade diagnóstica:
O 🏧 Brasil não tem, por enquanto. estatísticas próprias sobre o número de cidadãos com autismo no país; Mas já nos EUA: 🏧 um Centers for DiseaSE Control and Prevention (CDC) calcula que 1 em jogos ouro bet cada 36 crianças se 8 anos seja 🏧 Auttista e Em 2000, era 2 para 150!
Esse crescimento na prevalência do transtorno está diretamente relacionado a um maior preparo 🏧 dos profissionais de saúde para detectar casos, TEA. É possível que portanto e talvez entre os 200 mil novos estudantes 🏧 com Autismo em jogos ouro bet 2024 sobre2024), estejam crianças ( já estavam matriculadasem 2024) mas ainda sem diagnóstico!
Ainda que o corpo 🏧 médico esteja mais instrumentalizado, há um caminho a percorrer”, explica Patrícia Braga. professora associada da Universidade de São Paulo (USP) 🏧 e pesquisadora na plataforma científica Pasteur USP
“Estamos capacitando mais médicos agora, mas é um processo em jogos ouro bet construção que está 🏧 muito aquém do necessário no Brasil. A idade média [da criança diagnosticada] e de 5 anos aqui; enquanto foide 3 🏧 ano na Europa”, explica:
Anita Brito, pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. conta que não encontrou psicólogo a 🏧 ou médicos especializados em jogos ouro bet outismo quando começou à investigar um caso com Nicolas e seu filho;
“Ele tem 25 anos 🏧 e é um autista ‘clássico’ [com os sintomas mais característicos de TEA], mas só foi diagnosticado aos 5. Eu mesma 🏧 sodescobri que também era Autista em jogos ouro bet 2014, já adulta! Na minha casa ( antes),a gente tinha rótulo por louco”. 🏧 Diziam: meu pai teve o demônio no corpo?”
➡️Observação: Atualmente, cientistas estudam se. além do aumento da capacidade diagnóstica e existem 🏧 elementos ambientais que podem estar elevando os casos de autismo – como determinadas infecções virais em jogos ouro bet grávida-). Mas não 🏧 caia Em fake new também;a ciência já comprovou Que as vacinações nunca levam ao Auttista!
Maior conscientização e acesso aos direitos 🏧 previstos em jogos ouro bet lei
“Uma escola que recusa a matrícula de um aluno com Autismo está eetendo o crime”, explica, defensora 🏧 Tibyriça.
Por exemplo:
A Lei no 7.583/1989, artigo 8o afirma que “constitui crime punível com reclusão de 2 (dois) a 5(cinco), anos 🏧 e multa: I - recusar ou cobraR valores adicionais; suspender/ procrastinara o cancelar / fazer cessar inscriçãode aluno em jogos ouro bet 🏧 estabelecimento ensino De qualquer curso nem grau – público como privado”, por razão dajogos ouro betdeficiência”";Ea L No 121.764/122012
de 🏧 deficiência, será punido com multade 3 (três) a 20(vinte).
salários-mínimos.”
O aumento no número de matrículas mostra que há um melhor entendimento, 🏧 e aceitar o aluno autista na escola não é nenhum favor. É uma obrigação legal!
Mas, mesmo diante desses avanços. ainda 🏧 há também segundo a defensora pública de casos das escolas que recusam A entrada do aluno em jogos ouro bet maneira velada”.
De 🏧 repente, não tem mais vaga?
Filho de Lucelmo faz atividade com professora em jogos ouro bet escola comum —
: Arquivo pessoal
“O que 🏧 tem acontecido é e, quando as famílias dizem sobre o filho É autista. O colégio particular diz: não Tem mais 🏧 vaga! E aí fica muito difícil provar isso foi uma decisão motivada pela deficiência”. Os pais só descobrem depois), com 🏧 veem Que outra criança sem Auttismo conseguiu entrar na escola”, conta Tybiriças
“Outra situação clássica é a direção tentar convencer de 🏧 que não conseguirá oferecer o atendimento adequado. Expõe as dificuldades e tenta emsencorajar A família,"
O psicopedagoga Lucelmo Lacerda, professor da 🏧 Especialização em jogos ouro bet Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no CBI of Miami. passou por uma situação parecida com um de 🏧 seus filhos - que tem autismo e foi matriculado Em Uma instituiçãode ensino comum
“Chamavam várias e diversas vezes a gente 🏧 para ir buscá-lo. Havia uma intenção clara de fazer com que ele não fosse mais [para as aulas], até porque 🏧 ela acabou mesmo saindo[do colégio’”. A escola inclusiva precisa dar condiçõesde permanência! Estar matriculaizado Não é estarcom tudo resolvido ”
Ao 🏧 jogos ouro bet, Cláudio Vinícius Dornas, diretor da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (que representa cerca. 48 mil escolas privadas do 🏧 país), afirmou que:
os autistas estão “em mais evidência em jogos ouro bet relação à outras deficiências, o que já traz um grande 🏧 problema (...). trazendo uma falsa impressão de e as demais são secundárias oude pouca importância”;embora se colégiom sejam proibidoS DE 🏧 negar matrícula para pessoas com deficiente), não São obrigados A ‘elaboraR seu projeto pedagógico específico(...) [neM] receber da forma indi-criminaDA 🏧 todoe qualquer tipo por pessoa cega[o termo‘deficiente’ no é novamente usado – mas sim 'pessoacom limitação'"); dependendo do
grau da deficiência, 🏧 “é impossível o estabelecimento de ensino suprir a demanda pedagógica daquele aluno singular” e que as escolas devem ter "uma 🏧 conversa franca" com os pais. para emevitar frustrando A expectativa
deles”.
A defensora pública Renata Tibyriça, no entanto. explica mais uma vez 🏧 que “ a escola privada e assim como as públicas também não pode recusar matrícula ou apoio para os alunos 🏧 com deficiência”. É recusou de matricula é crime”,com penalidade administrativa da possibilidade em jogos ouro bet ação indenizatória".
Ela diz também que a 🏧 Lei Brasileira de Inclusão prevê uma obrigação, realizar estudo em jogos ouro bet caso e plano para atendimento educacional especializado. Ede oferecer 🏧 todas as formas do apoio”. “A Confenen tentou evitar à aplicação disso às escolas privadas com um ação direta da 🏧 inconstitucionalidade”, conta A defensora:
O Supremo Tribunal Federal decidiu, no entanto. em jogos ouro bet 2024, que as normas se aplicam a todos 🏧 e inclusive da rede privada!
Mais abaixo, você lerá também sobre outras dificuldades para a inclusão plena.
️‘Eu tinha 4 autistas na 🏧 sala, mas nenhuma capacitação. Eu mesma procurei uma pós’”, diz professora
Os professores ouvidos pela reportagem pediram para não ser identificados 🏧 e tiveram seus nomes trocado.
Mariana*, da rede pública de uma grande capital. chegou a ter quatro alunos com Autismo na 🏧 mesma turma!
"Um era diferente do outro: um só mexia as mãozinhas sem parar; segundo foi bem agressivo e jogava a 🏧 mesa, A cadeira. por exemplo”. Eu não queria deixar ninguém no canto da sala!A coordenação nos ajudou muito masacabei correndo 🏧 atrás de formação em jogos ouro bet conta própria”, relata
“Foi um choque. O que eu ia fazer com aquelas crianças? Fui atrás 🏧 de uma pós-graduação no assunto, porque sabia e iria encontrar mais alunos precisavam do apoio!”
Ela não teve nenhuma ajuda 🏧 de custo para pagar os estudos.
“Nós não temos nada:não recebemos capacitação, inos materiais didáticos apropriado. A escola também tem verba! 🏧 Queremos desenvolver nosso trabalho e mas falta auxílio do governo”. O gratificante é saber que no fim de ano em 🏧 jogos ouro bet um os pais já se sentiram abandonado a ou coma criança conseguiu me desenvolvimento ”
Luana*, quando estudava em jogos ouro bet 🏧 um curso de formação para professores e fazia estágio obrigatório mas não remunerado Em uma escola pública. Aos 17 anos 🏧 ou mesmo sem experiência/ conhecimento adequado a ela passou à ser acompanhante da num alunoautistade 13 meses!
“A pessoa responsável parou 🏧 de ir, aí me colocaram no lugar. Eu fiquei com medo e estava insegura que não tinha preparo nenhum! Ninguém 🏧 ér saber se temos suporte ou Se o aluno vai ser bem atendido”. As escolas estão cada vez mais lotadasde 🏧 alunos Com deficiências mas também vejo gente qualificada em jogos ouro bet número suficiente”, conta:“Na teoria até tudo está lindo; Na prática 🏧 a ninguém dara sabe?”
Assim como Mariana, Luana também decidiu se instrumentalizar por conta própria e entrou na faculdade de psicologia. 🏧 Atualmentes aos 23 anos que ela trabalha para mediadora dos conhecimentos da um menino com TEAde 4 meses ( em 🏧 jogos ouro bet uma escola particular). “A família dele quem me contratou: parque eu tenha contato a todas as terapeutam quando o 🏧 atendeem! Agora é sim -me sinto mais preparada”. [entenda + abaixo sobre essa prática É permitida]
No ensino médio de uma 🏧 rede estadual, a professoraNoêmia diz que está exausta. “Não dispomos com materiais adequados! É um inclusãode faz DE conta”. Quando 🏧 dá certo e é porque o professor buscou sozinho [recursor] ”
Ao jogos ouro bet, o MEC afirmou que ações de formação docente 🏧 têm sido um foco da pasta, para e “a escola seja pra todos”. Disse também quando ampliou. em jogos ouro bet novembrode 🏧 2024 a Política Nacional por Educação Especial na Perspectiva pela Escola Inclusiva – não prevêo preparo com professores; A entrega 🏧 dos ônibus acessíveis és distribuição do recursos como tecnologia asSistivas - Por exemplo:
-”Como formar professores?
O psicopedagoga Lucelmo Lacerda diz que 🏧 a formação continuado (aquela não é feita ao longo da carreira do professor, mesmo depois de licenciatura) também pode ser 🏧 apenas sustentava por palestras.
“Os melhores resultados vêm de onde os docentes receberam preparo. Aqui no Brasil, ficam falando só em 🏧 jogos ouro bet respeitar as diferenças e O planejamento vai muito além do ajudar a sensibilizar ou tocar o coração dos professores”. 🏧 Existe ciência nisso”, afirma:
Os profissionais da educação devem aprender, tanto na universidade quanto Na formação continuada. como adaptar atividades para 🏧 pessoas com deficiência e de que forma agirpara prevenir surtos por agressaividade ou quando integrar os alunos sem dificuldade em 🏧 jogos ouro bet socialização; Por exemplo:
Não existe uma fórmula pronta, até porque cada aluno com autismo é diferente do outro.
“Eu, por exemplo. 🏧 sou autista nível 1 [que necessita de pouco suporte no diaadia]; Se eu estivesse na escola e precisaria talvez da 🏧 um grupo que me ajudasse nas habilidades sociais ou prevenissem o bullying”, diz Lucelmo!
“Já meu filho é de nível 3 🏧 [muito suporte]. Ele não fala e nem entende o que foi falado, Precisa se adaptações no conteúdo: n adianta querer 🏧 ensinar para ele do quando tem oração coordenada sindética? Temde dar os nomes dos colegas", as letras! Aadaptar a conteúdos 🏧 mesmo ”
➡️O Parecer 50, documento com boas práticas para lidar e alunos que TEA. já foi aprovado pelo Conselho Nacional 🏧 de Educação (CNE), mas falta a homologação do Ministério da educação(MEc). Entre os defensores dessa inclusão também há dois grupos: 🏧 aqueles não defendem o parecer", por acreditarem em jogos ouro bet traz um Embasamento científico necessário pra Amparação as escolas;e outrosque acreditam 🏧 porque faltou debate sobre educadores najogos ouro betelaboração no texto”.
-”Desrespeito ao direito a acompanhante
Quando comprovada a necessidade pela escola, os 🏧 alunos com TEA têm. por lei de direito A dois tiposde acompanhante:
um auxiliar que ajude nas atividades do diaadia, relacionadas 🏧 à higiene eà alimentação;um mediador com foque das questões pedagógicas. Ajdé na comunicação de Na concentração ao estudante ou no 🏧 adaptação em jogos ouro bet situações feitas pelo professor titular
A defensora pública Renata Tibyriça costuma receber casos de pais, alunos que. mesmo 🏧 mostrando ao colégio a urgência por um acompanhante ou uma mediador e Ouvem Um “não” como resposta”.A Justiça é então 🏧 também É cionada para garantirque da criança/ o adolescente recebe O atendimento adequado!
E atenção: a escola não pode cobrar nenhuma 🏧 taxa extra dos pais do estudante para que os serviços acima sejam prestados.
Na rede privada, principalmente. tem se tornado comum 🏧 que a própria família contrate um acompanhante de confiança para estar com o aluno em jogos ouro bet salade aula”. A legislação), 🏧 no entanto também reforça: isso deve ficara cargo da instituição e ensino!
O que se espera da escola?
Planejamento pedagógico:
A partir de 🏧 uma avaliação pedagógica, é necessário avaliar quais as maiores necessidades da criança/adolescente e definir um “planode atendimento”. Será preciso adaptar 🏧 materiais? Oferecer mais tempo para prova. Usar tecnologias Assistivas?)
“O problema é que, em jogos ouro bet geral. essa avaliação demora para acontecer! 🏧 Ninguém sabe do porque o aluno precisa e E ele acaba ficando jogado no fundo da sala”, afirma Tibyriça:
O ideal 🏧 é que a escola tenha ao menos um profissional especialista em jogos ouro bet educação especial para orientar os demais professores e 🏧 discutir cada caso.
️Adaptação de atividades e avaliações:
O importante é adaptar as atividades de acordo com a necessidades. Cada aluno, É 🏧 um desafio que aumenta no decorrer dos anos escolares e quando os conteúdos vão ficando mais abstratos!
Especialistas recomendam que toda 🏧 a turma esteja envolvida no mesmo tema, mas e com diferentes abordagens. Por exemplo: se todos do 6o ano estão 🏧 aprendendoa fazer contas de algarismos Decimais; um aluno sem deficiência ou ainda não saiba somar pode ser desafiado para fazê 🏧 outro trabalho mais simples - também relacionado à números!
️Anita Brito, citada no início da reportagem. conta que os professores de 🏧 Nicolas usaram o Super Marios “ídolo” do menino na infância e para despertar a interesse dele nas disciplinas escolares”.
“Na prova 🏧 de biologia, todo o conteúdo sobre plantas carnívoras e animais herbívoro. tinha relação com a Mario! Na aulade português: meu 🏧 filho aprendeu pontuação A partir dos diálogoes do personagem”. Depois que da gente foi tirando aos poucos [as referências ao 🏧 game]”, conta;
Nicolas, que atualmente trabalha como escritor e fotógrafo. artista plástico a palestrante é atendente terapêutico; lembra: o recurso realmente 🏧 ele ajudavaa prestar mais atenção!
“Eu gostava muito do Super Mario, aí isso me ajudava a entender A lição de maneira 🏧 mais clara. Ajudara na dificuldade da interpretação”, diz: "Os professores Me passavam Lições sem sair no assunto das matéria e 🏧 mas em jogos ouro bet forma menos simplificada!”
️Comunicação:
Jary, que tem autismo e estuda em jogos ouro bet escola comum de Nova Iguaçu (RJ) — 🏧
: Arquivo pessoal
Emanuel Santana, fundador da Adapte (startups de educação inclusiva) e pai dos dois meninos com autismo oude uma 🏧 menina neurotípica. defende o desenvolvimento em jogos ouro bet recursos para comunicação alternativa -como pictogramas: prancham visuais- cartões postais; calendárioes E painéis 🏧 ilustrativos).
“As pessoas reclamam que os autistas gritaram. Mas, se você deixar uma figurinha com o desenho de numa privada", por 🏧 exemplo e ele pode puxá-la ou entregá -lá para O professor [quando precisar ir ao banheiro]? É um formade comunicação 🏧 também Pode funcionar”, diz:
Um recurso semelhante deu certo com Jary, de 7 anos. filho da técnica em jogos ouro bet segurança Marilene 🏧 Valladares e um Nova Iguaçu (RJ). “Na primeira escola: ele falava ‘ai”, ai’ mas ninguém entendia o que era? Ele 🏧 estavacom frio! Depois quando passou para usar do tablet como comunicação alternativa também isso melhorou; dele tem dias mais receptivos), 🏧 outros menos -mas está superando nossas expectativas aos poucos”.”
Questões sensoriais:
Podem ser feitas adaptações que minimizeram os incômodos de alunos com 🏧 TEA (muitos têm sensibilidade auditiva, visual ou tátil), por exemplo). É possível diminuir a luz da sala e colocar cadeiras 🏧 Com rodinhaS sobre o carpete -para evitar O barulho De Arrasta-las) E comprar apoio para dos pés. “Se for uma 🏧 demanda mais mexer as mãos",a escola pode dar aquelas bolinhasde empertar; Ou: se ele quiser nos balançar na carteira [é 🏧 um movimento repettitivo comum] até alguém poderia levá–lo Atéo balanço do parquinho”, sugere
Santana.
Minha experiência foi traumatizante': a importância do combate 🏧 ao bullying
“Os autistas são vítimas perfeitas do bullying, diz A literatura científica. Não temos sinais físicos de deficiência e apresentamos 🏧 inabilidade social”. Quanto mais leve for o diautismo com maior é os risco das outras crianças ou jovens praticarem Bullising; 🏧 Nos casos menos severo ”, conta O psicopedagogado Lucelmo - que tem TEA!
“Minha experiência foi extremamente traumatizante e violenta. Eu 🏧 sofri em jogos ouro bet todas as escolas”, lembra,
Ele diz que as escolas devem investir em:
canais de denúnciade bullying;palestras sobre diversidade que 🏧 incluam famílias e alunos);desfinição do como será feito caso algum episódio, discriminação aconteça:treinamento das habilidades sociais para todos os estudantes 🏧 tenham prejuízo. na socialização
E as escolas exclusivas para pessoas com deficiência? Podem existir.
Esse é um ponto sem consenso entre 🏧 os especialistas:
há quem defenda a inclusão incondicional, chamando o ensino exclusivo por “excludente”;e existem os que acreditam e. para alguns 🏧 alunos com deficiências uma instituição especializada pode trazer mais ganhos!
“O aluno tem direito de ir para a escola comum, mas 🏧 pode ser que. na prática e o formato Acabe não sendo tão produtivo em jogos ouro bet alguns casos”. Os educadores têmde 🏧 considerar essas diferenças: Alguns vão se adaptar bem; outros com Não! Cadaautista é único”, diz Patrícia Braga - da USP).
Lucelmo 🏧 concorda e diz que nenhum país do mundo aboliu as escolas especializadas. “Vão dizer o quê? Que na Finlândia é 🏧 um retrocesso nessa educação?" A Holanda ouA Suíça: É uma discurso com ganha-res de progressaismo, mas não faz sentido!”
Já a 🏧 defensora Renata Tibyriça enxerga A existência do ensino especializado como um estágio de transição até que as escolas comuns consigam 🏧 praticar e inclusão com maneira mais efetiva.
“Talvez, essas instituições desapareçam se a educação comum realmente for para todos. Não pode 🏧 haver incentivo em jogos ouro bet um sistema Segregado! Essa coexistência [das duas modalidades] é acontecer agora; mas os investimentos devem ser 🏧 feitos nas escolas inclusivas ”
Atualmente, o Censo Escolar mostra que apenas 4,5% das pessoas com TEA ( estão matriculadas na 🏧 educação básica foram. de fato e para O ensino voltado exclusivamente pra quem tem deficiência”.
Um decreto promulgado pelo então presidente 🏧 Jair Bolsonaro, em jogos ouro bet setembro de 2024, incentivava a criação das classes e escolas especializadas Em educação especial. O texto 🏧 foi criticado por especialistas pela supostamente violar o direito à inclusão; foram revogados do Presidente Lulaem janeirode 2024 - assim 🏧 que assumiu seu mandato”.
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