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Não destrua o que você não entende!
Isso é, em número da quina de ontem resumo, o que aconselha uma regra simples conhecida como "Cerca 👄 de Chesterton", que sugere que você nunca deve destruir algo, mudar uma regra ou alterar uma tradição se não entender 👄 por que ela foi criada.
É, de certa forma, um apelo à humildade antes de se criticar ou querer reformar 👄 políticas, instituições, costumes familiares, protocolos de trabalho ou linhas de código em número da quina de ontem programas de computador.
Essa teoria ressalta que, sem 👄 compreender totalmente o que está acontecendo, as consequências de uma ação precipitada podem acabar sendo muito piores do que aquilo 👄 que se pretende reparar.
Aquela coisa da cerca pode parecer estranha, mas é chamada assim pela forma como a ideia foi 👄 ilustrada por quem a tornou famosa: o escritor e filósofo inglês Gilbert Keith Chesterton (1874–1936).
Fim do Matérias recomendadas
Chesterton era um 👄 “gigante obeso”, como Jorge Luis Borges o descreve no prólogo do conto O Olho de Apolo da coletânea A Biblioteca 👄 de Babel.
O escritor argentino afirma que Chesterton era "um homem gentil e afável" que "poderia ter sido Kafka ou Poe, 👄 mas escolheu corajosamente a felicidade ou fingiu tê-la encontrado".
Ele descreve os escritos críticos de Chesterton como encantadores e penetrantes, e 👄 conta que seus primeiros romances combinavam "o místico com o fantástico".
Mas as obras que causaram maior impacto foram os cerca 👄 de 50 contos que tem como personagem um padre detetive, Father Brown (ou Padre Brown), aparentemente ingênuo, mas bastante perspicaz.
"A 👄 literatura é uma das formas de felicidade; talvez nenhum escritor tenha me proporcionado tantas horas felizes quanto Chesterton", escreveu Borges.
Quando 👄 não estava escrevendo ou, mais tarde, dando entrevistas para a número da quina de ontem, ele adorava debater, muitas vezes se envolvendo em número da quina de ontem 👄 disputas públicas amistosas com intelectuais como George Bernard Shaw, H. G. Wells e Bertrand Russell.
Ou brincava com eles.
Certa vez, ele 👄 disse a Shaw: "Ao ver você, qualquer um pensaria que uma fome atingiu a Inglaterra", ao que Shaw respondeu: "Ao 👄 ver você, qualquer um pensaria que você causou a fome."
Mas algo que Chesterton levava muito a sério era religião.
"Da fé 👄 anglicana ele passou para a fé católica, que, segundo ele, se baseia no bom senso", disse Borges.
"Ele argumentou que a 👄 estranheza dessa fé se ajusta à estranheza do universo, assim como o formato estranho de uma chave se ajusta exatamente 👄 ao formato estranho da fechadura."
Esses argumentos estão no livro de Chesterton The Matter: Why I am Catholic (1929), em número da quina de ontem 👄 português, algo como "O assunto: por que sou católico", no qual ele fala sobre a cerca que leva seu nome.
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Ele declara que, "em matéria 👄 de reformar as coisas, em número da quina de ontem vez de deformá-las, existe um princípio claro e simples".
Ele sugere imaginar "por uma questão 👄 de simplicidade, uma cerca ou portão erguido ao longo de um caminho".
"O tipo mais moderno de construtor chega alegremente e 👄 diz: 'Não vejo utilidade nisso; vamos derrubá-lo.'"
"Ao que o tipo mais inteligente de construtor faria bem em número da quina de ontem responder: 'Se 👄 você não vê utilidade nisso, certamente não vou deixar você derrubá-lo. Vá embora e pense. Então, quando você puder voltar 👄 e me dizer que você vê utilidade nisso, posso permitir que você faça isso."
A ideia é que você só seria 👄 capaz de decidir se algo deve ser modificado quando estiver a par de seu propósito.
Segundo Chesterton, esse princípio se baseia 👄 no senso comum.
"A cerca não cresceu ali. Não foi criada por sonâmbulos que a construíram durante o sono."
"Alguém tinha algum 👄 motivo para pensar que isso seria bom para alguém. E até sabermos qual foi o motivo, não podemos realmente julgar 👄 se ele foi razoável."
E alertou que, se não tivermos certeza, “é muito provável que percamos todo um aspecto da questão”.
A 👄 cerca, por exemplo, mesmo que estivesse em número da quina de ontem mau estado e fosse pequena, talvez separasse as vacas das ovelhas, imaginou 👄 o filósofo Jonny Thomson no site de ideias Big Think.
As ovelhas, ao comerem, arrancam a grama quase pela raiz, 👄 enquanto as vacas precisam de grama alta para comer. Se a cerca fosse removida, as vacas estariam desnutridas e com 👄 fome.
Embora Chesterton tenha defendido a análise de decisões que implicavam mudanças em número da quina de ontem um contexto pessoal, o princípio continua ecoando 👄 em número da quina de ontem vários campos, do pessoal ao político.
Ao tentar mudar maus hábitos, por exemplo, muitas vezes deixamos de levar em 👄 número da quina de ontem conta que eles não aparecem do nada: geralmente surgem para satisfazer uma necessidade não atendida.
E se não levarmos esse 👄 aspecto em número da quina de ontem conta, pode haver o risco de, ao tentarmos mudar um hábito, ele ser substituído por outro mais 👄 prejudicial.
Um exemplo disso no mundo dos negócios, foi dado por uma postagem considerada clássica do empreendedor Steve Blank sobre startups 👄 - quando elas crescem e contratam diretores financeiros.
Esses diretores financeiros, na tentativa de reduzir custos – e mostrar serviço – 👄 muitas vezes decidem acabar com pequenos agrados a funcionários, como refrigerantes e salgadinhos gratuitos, por considerá-los um gasto inútil.
Na experiência 👄 de Blank, o resultado é sempre o mesmo: para os funcionários que ajudaram a empresa a crescer, mesmo que tenham 👄 condições de pagar pelos refrigerantes, parece um sinal de mudança na cultura da empresa.
E isso pode desagradar alguns funcionários mais 👄 talentosos, levá-los até a considerar trocar de emprego, porque, de repente, tudo parece muito corporativo, não é mais como 👄 antes.
Outro exemplo, bem mais trágico, é o dos extermínio de pardais na China, como parte da Campanha das Quatro Pragas 👄 do projeto Grande Salto Adiante de Mao Tsé-Tung (1958 a 1962).
Os pardais eram suspeitos de roubar grãos dos campos, por 👄 isso milhões de chineses ser engajaram na campanha para eliminá-los, com sucesso: a população de pardais do país foi levada 👄 à beira da extinção.
Mas isso acabou provocando um surto de gafanhotos, cuja população, sem pardais para controlá-los, disparou e se 👄 tornou um dos gatilhos da Grande Fome Chinesa, um dos maiores desastres provocados pelo homem na história.
Vista dessa forma, a 👄 cerca de Chesterton parece um mecanismo para evitar a lei das consequências não intencionais.
De certa forma, ele busca conter o 👄 entusiasmo excessivo de reformadores.
Mas às vezes, fica muito difícil ter tempo de examinar a fundo todas as propostas de mudança. 👄 Dependendo do caso, talvez valha mais a pena invocar Alexandre, o Grande, do que Chesterton.
Segundo a lenda, quando Alexandre conquistou 👄 a Frígia foi desafiado a desatar o chamado nó górdio, tão complicado que um oráculo declarou que quem conseguisse desfazê-lo 👄 estava destinado a governar toda a Ásia.
Alexandre tentou por um tempo até cansar. Ele declarou que não importava como conseguiria 👄 isso, então desembainhou a espada e cortou o nó, que dasatou de uma só vez.
O importante é saber se você 👄 está olhando para uma cerca ou para um nó.
Existem certas estratégias que podem ser usadas como guias nesses casos.
Aqueles que 👄 trabalham com computação, como na estratégia de Alexandre, o Grande, às vezes usam o que chamam de Teste do Grito, 👄 que aplicam a produtos e serviços que estão ativos, mas que ninguém usa.
É simples: retire-os e espere para ver se 👄 alguém grita. Se isso acontecer, reinstale.
É um caso que poderia se enquadrar nas decisões do tipo 2 descritas pelo fundador 👄 da Amazon, Jeff Bezos, em número da quina de ontem uma carta aos acionistas que muitos usam como referência para discernir entre as opções 👄 colocadas sobre o nó.
Só que o exemplo dele era sobre portas.
Só existe um caminho: depois de atravessá-la, ela fecha nas 👄 suas costas e não é aberta novamente.
Outra é de mão dupla: você pode entrar e sair por ela.
"Algumas decisões têm 👄 consequências e são irreversíveis ou quase irreversíveis (portas de sentido único) e essas decisões devem ser tomadas de forma metódica, 👄 cuidadosa e lenta, com grande deliberação e consulta."
“Se você passar e não gostar do que vê do outro lado, não 👄 conseguirá voltar para onde estava antes. Podemos chamar essas decisões de Tipo 1."
"Mas com a maioria das decisões não é 👄 assim: são mutáveis, reversíveis, são portas de mão dupla."
"Se você tomou uma decisão insatisfatória, não precisa conviver com as consequências 👄 por tanto tempo. Você pode abrir a porta novamente e voltar."
São as decisões de tipo 2, "que podem e devem 👄 ser tomadas rapidamente por indivíduos ou pequenos grupos com bom senso".
A reforma que você quer fazer ou a solução que 👄 você encontrou para um problema são facilmente reversíveis?
Nesse caso, você pode fazer alterações rapidamente com informações imperfeitas e ver o 👄 que acontece.
Se for irreversível, é aconselhável recolher mais informação, mesmo que o processo seja lento e implique em número da quina de ontem custos.
Chesterton 👄 teria concordado com esse tipo de cuidado antes da decisão.
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