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Crédito, Arquivo pessoal
A relação do motorista de aplicativo com a plataforma é um vínculo de emprego? Ou ele é um 🌛 trabalhador independente que contrata a tecnologia dessas empresas?
Para enxergar de outro ângulo essa questão — motivo de disputas no mundo 🌛 todo —, o procurador do Ministério Público do Trabalho Ilan Fonseca tirou uma licença de quatro meses para ser motorista 🌛 de Uber nas ruas de Salvador.
Antes de ser procurador, ele já havia sido advogado e auditor fiscal do trabalho. Mas 🌛 sentiu que faltava uma peça para se aprofundar na discussão sobre os trabalhadores de aplicativo: viver o cotidiano de um 🌛 motorista de aplicativo.
Queria experimentar, entre outros pontos, como é a comunicação das plataformas com os motoristas e quanto poder de 🌛 decisão eles realmente têm.
"Não tive, em carnaval casino online nenhuma ocasião, a sensação de ser meu próprio chefe", resume Fonseca, em carnaval casino online 🌛 referência a um termo muito usado pela Uber e por motoristas.
Fim do Matérias recomendadas
Fonseca ficou "logado" (disponível para trabalho) na 🌛 Uber por mais de 350 horas de dezembro de 2024 a março de 2024.
A experiência, parte de seu doutorado, virou 🌛 o livro Dirigindo Uber - A Subordinação Jurídica na Atividade de um Motorista de Aplicativo, publicado neste ano.
Após ter feito 🌛 350 corridas e terminado com avaliação de 4,98 estrelas, Fonseca concluiu que a "subordinação do motorista" à plataforma "é muito 🌛 mais intensa do que a gente imagina".
Ele reconhece que fez o trabalho de motorista sem depender disso para pagar as 🌛 contas — e que, "na qualidade de homem branco, enfrentou menos dificuldades do que enfrentaria se fosse mulher ou negro".
Procurada 🌛 pela carnaval casino online News Brasil, a Uber criticou a pesquisa de Fonseca e respondeu que "os motoristas parceiros não são empregados 🌛 e nem prestam serviço à Uber".
Afirmou que são "profissionais independentes que contratam a tecnologia de intermediação de viagens oferecida pela 🌛 empresa por meio do aplicativo".
A assessoria de imprensa da 99, outra empresa de aplicativo de transporte de passageiros e bens 🌛 também citada pelo pesquisador, foi procurada pela reportagem, mas informou que não comentaria.
Crédito, Reprodução/Arquivo pessoal
Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.
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Fim 🌛 do Podcast
O pesquisador fez um longo planejamento para se tornar motorista — que envolveu as discussões no doutorado, pedido de 🌛 licença no MPT e a inclusão da observação de que exerce atividade remunerada na carteira de habilitação.
Fonseca diz que, com 🌛 tudo pronto e prestes a começarcarnaval casino onlineexperiência, veio então uma grande ansiedade na espera pela primeira corrida.
"Quando você está 🌛 no carro, liga o aplicativo e aguarda a primeira chamada, fica muito tenso. Não sabe quem vai ser o passageiro 🌛 — se vai ser uma pessoa educada, se estará exposto à violência", lembra, em carnaval casino online entrevista à carnaval casino online News Brasil.
Na 🌛 primeira viagem, correu tudo bem: foi um trajeto curto, e a comunicação com o passageiro foi protocolar.
Ali, ele diz que 🌛 percebeu de cara que é "quase impossível" o motorista não tentar ler o contexto ou a aparência dos passageiros — 🌛 e conta que a primeira passageira parecia estar saindo de casa e indo para o restaurante onde trabalha.
Mas situações menos 🌛 confortáveis aconteceriam em carnaval casino online corridas seguintes.
"Fui pegar a encomenda de uma passageira em carnaval casino online um restaurante: uma panela de caranguejos 🌛 vivos", lembra, sobre um pedido no Uber Flash (modalidade de entrega de itens, sem passageiro).
Fonseca imaginou que seria para uma 🌛 turista que estava passando férias com a família em carnaval casino online uma casa alugada em carnaval casino online Salvador.
"Eu fui com esse caranguejo 🌛 lá atrás (do carro)... No caminho, eles ficavam batendo as patinhas, tac, tac, tac", diz.
"Mas o pior não foi nada 🌛 disso: eu aprendi que [levar] frutos do mar e peixe não dá certo, porque o carro fica com cheiro muito 🌛 forte, e aí os passageiros seguintes vão reclamando muito."
A cada corrida, Fonseca buscava não perder de vista o objetivo da 🌛 carnaval casino onlinepesquisa e observava cada uma das comunicações da Uber com o motorista por meio do aplicativo.
Conforme fez mais viagens 🌛 e ganhou mais experiência, ele diz que passou a sentir que a atividade era algo "extremamente viciante", semelhante a um 🌛 jogo.
"Sabia que meu foco era pesquisar, mas ficava extremamente viciado no ato de dirigir, ganhar dinheiro e conhecer mais as 🌛 possibilidades do aplicativo. Ter recompensas imediatas é muito gratificante", diz.
"Quando você trabalha muitas horas, pensa: fiz esse sacrifício, mas hoje 🌛 bati um recorde. Isso dá uma sensação tão boa — e vem acompanhada de vários emojis da empresa, de que 🌛 você atingiu uma marca, e mostra seu desempenho da semana no gráfico."
Para entender os aspectos que mais atraem os motoristas, 🌛 Fonseca diz ser necessário entender o histórico desses trabalhadores.
Na realidade que encontrou, o procurador diz que os motoristas eram principalmente 🌛 pessoas que perderam empregos formais e, sem conseguir se recolocar, usaram as verbas rescisórias para comprar um carro, geralmente financiado, 🌛 e "começaram a trabalhar para um ou dois aplicativos".
Fonseca relata ter observado o "reconhecimento social" que o carro dá. "É 🌛 como se você atingisse um novo patamar, ao deixar de ser um trabalhador de uma loja para ser alguém agora 🌛 que é pretensamente autônomo e tem um automóvel."
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trabalhadores por aplicativo são 🌛 principalmente homens (mais de 81% do total). Quase metade das pessoas que trabalham nestas plataformas tinha de 25 a 39 🌛 anos.
A maioria dos trabalhadores de app têm ensino médio completo ou superior incompleto (mais de 61%), uma proporção maior do 🌛 que entre a população de trabalhadores fora das plataformas, de 43%.
O "dinheiro na mão" é outro grande atrativo para os 🌛 motoristas, segundo Fonseca.
"Eles acordam de manhã, vão para o posto de gasolina, e botam uma quantia determinada — R$ 100, 🌛 R$ 150. E aí pensam: quando esse combustível acabar, quanto eu vou ter feito ao final do dia?", conta.
"Ele coloca 🌛 esse combustível no cartão de crédito e vai pagar isso daqui a 30 dias. O dinheiro que a plataforma vai 🌛 oferecer vem no dia, depois que você faz 25 corridas."
Outro fator que Fonseca lista como atrativo é a larga possibilidade 🌛 de fazer "hora extra".
"Há relatos de quem trabalha 20 horas", diz ele, em carnaval casino online referência a motoristas que dirigem por 🌛 mais de uma plataforma, já que há um tempo limite na direção.
"Aí você pensa: 'que loucura, não faz sentido'. Faz 🌛 todo sentido quando você está endividado e tem boleto para pagar. Esses momentos são dramáticos para eles, quando precisam trabalhar 🌛 15 horas, 18 horas por dia. O fim do mês vai chegando e então eles enxergam isso como uma grande 🌛 vantagem."
Fonseca chegou a trabalhar por 12 horas ao volante e diz que ficou extremamente cansado, com dores na coluna, visão 🌛 turva e desidratado.
"A garrafa de água de 500 ml que sempre levo comigo não deu conta do recado. Alguns motoristas, 🌛 mais precavidos, já andam com garrafas de 2 litros no interior do veículo", relata ele no livro.
"No fim do expediente, 🌛 minha capacidade de concentração não está boa e vejo lanternas e faróis dos veículos misturarem-se com as múltiplas placas de 🌛 trânsito."
Naquele dia, ele fez seu recorde de corridas, 23 ao todo, e teve um faturamento de R$ 301,24.
Crédito, Arquivo pessoal
A 🌛 possibilidade de fazer "intervalos" na jornada de trabalho — para levar um filho ou um familiar em carnaval casino online algum compromisso, 🌛 por exemplo — também é vista como uma vantagem.
Fonseca compara que, geralmente, "somente profissões mais intelectualizadas, no teletrabalho, têm essa 🌛 possibilidade de interromper" a jornada.
"É isso que eles não querem perder. Só que eles imaginam que a dinâmica de trabalho 🌛 que a Uber oferece vai ser para sempre", diz.
"Os motoristas acham que já têm direito garantido — esse pagamento por 🌛 produtividade —, mas a prerrogativa das plataformas é tão grande que, a qualquer momento, isso pode ser alterado."
Em nota à 🌛 reportagem, a Uber diz que "o método de 'pesquisa' utilizado pelo autor carece do mínimo rigor científico necessário para que 🌛 pudesse tentar representar a realidade dos motoristas parceiros da Uber no Brasil".
"Além do trabalho ser baseado apenas em carnaval casino onlinecarnaval casino online🌛 experiência individual, sem nenhum desenho de amostragem para retratar o universo nem de cálculo probabilístico, os resultados apresentados partem de 🌛 interpretações arbitrárias e são influenciados por concepções ideológicas sobre o modelo de funcionamento das plataformas e sobre a natureza da 🌛 relação entre elas e os parceiros", diz a empresa.
A pesquisa de Fonseca é uma etnografia, modelo em carnaval casino online que o 🌛 pesquisador atua como parte do grupo pesquisado, ao mesmo tempo que o observa.
Um dos aspectos da pesquisa envolveu participar de 🌛 conversas em carnaval casino online pontos de encontro de motoristas de Uber, como nas proximidades do aeroporto de Salvador, para entender os 🌛 principais temas discutidos por eles.
Fonseca diz que observou, em carnaval casino online diversas ocasiões, que "motoristas da Uber e da 99 chamam 🌛 essas plataformas de mãe".
"Uma pessoa provedora, que tem hierarquia sobre você. Isso diz um pouco sobre o nível de gratidão 🌛 que eles têm por uma empresa ter os acolhido num momento de desemprego", diz o procurador.
"Essa empresa, mesmo sendo pouquíssimo 🌛 transparente e explorando, do ponto de vista técnico, esses trabalhadores, é quem garante o sustento deles."
No entanto, diz Fonseca, os 🌛 motoristas "sabem que a mãe nem sempre é justa — quando tem mais de um filho, por exemplo".
"Então, falam o 🌛 seguinte: um filho é o motorista e o outro é o passageiro. Na dúvida, sempre escolhe os passageiros, porque é 🌛 quem paga para ela, e ela repassa para o segundo filho", diz.
"Eles enxergam esta plataforma também como alguém muito severa, 🌛 que aplica punições, e que eles não conseguem entender os motivos — os bloqueios temporários ou definitivos, as advertências."
Fonseca diz 🌛 que as empresas, em carnaval casino online geral, não são vistas pelos trabalhadores como empregadores.
"Eles têm muita insatisfação, mas eles não canalizam 🌛 essa insatisfação para a empresa. Aí é que vem a mágica do negócio", afirma.
"A vantagem do aplicativo, da tecnologia, é 🌛 criar essa camada que acaba funcionando como um filtro: o erro que prejudica o valor da corrida é do aplicativo, 🌛 do algoritmo, isso não foi feito de forma deliberada pela empresa."
Ao mesmo tempo em carnaval casino online que a plataforma é vista 🌛 como mãe, o Estado é visto de forma negativa por estes profissionais em carnaval casino online geral.
"Os motoristas, em carnaval casino online geral, enxergam 🌛 o Estado também como um inimigo — que ajuda muito pouco, que quer cobrar impostos deles, impor multas de trânsito, 🌛 cobrar taxa de licenciamento", diz.
E os passageiros, onde ficam nessa equação?
Atuando do lado dos motoristas, Fonseca diz ter observado um 🌛 conflito entre eles e passageiros que, segundo ele, "é muito estimulado pela Uber".
De forma geral, Fonseca afirma ter sentido "muito 🌛 pouca empatia dos passageiros em carnaval casino online relação aos motoristas".
"O passageiro, quando tem problema no aplicativo, não imputa a responsabilidade à 🌛 Uber, imputa ao motorista", comenta.
"Quando estava rodando, vi que tem situações em carnaval casino online que o aplicativo te manda para o 🌛 lugar errado, que trava, e ficam passageiro e motorista ali no escuro – e o passageiro fica achando que aquele 🌛 bug foi causado por esperteza do motorista."
Por outro lado, os passageiros "quase nunca dão gorjetas, são autoritários, são descomprometidos com 🌛 as regras da plataforma", diz Fonseca.
Crédito, Arquivo Pessoal
O que mais Fonseca ouviu nas rodas de conversa de colegas motoristas?
"Boa parte 🌛 do tempo deles é dedicado a decifrar esse mistério que é o algoritmo, o aplicativo", diz.
"Ficam especulando como o direcionamento 🌛 da corrida vai: se a Uber prefere quem está mais perto, quem tem nota mais alta..."
O debate, diz ele, muitas 🌛 vezes se dá sobre os aspectos que determinam o valor de uma viagem. Fonseca considera que há um "obscurantismo" sobre 🌛 o cálculo do pagamento por cada corrida.
"Quanto mais a Uber esconde essa informação, mais vulnerabiliza o trabalhador — mais suscetível 🌛 ele fica de continuar aceitando corridas", diz.
"A Uber paga aqui no Brasil entre R$ 1 e R$ 1,30 por quilômetro 🌛 rodado. Mas o cálculo é só esse? Não, porque ela paga o km no momento em carnaval casino online que o passageiro 🌛 está dentro do seu automóvel", diz.
"Para te pegar nacarnaval casino onlinecasa, tenho que fazer um deslocamento. E, depois que te 🌛 deixar no destino, dificilmente vou ficar lá porque pode não ser um lugar seguro, pode ser um lugar péssimo para 🌛 novas corridas."
Ao argumentar que os motoristas têm custos que são pouco lembrados nos cálculos, ele lista, ainda, a variação do 🌛 preço do combustível, gastos do automóvel, como IPVA, licenciamento, despesas com uso de pneu, manutenção, seguro do automóvel.
"Hoje no Brasil 🌛 a gasolina tá entre R$ 5 e 6 por litro, mas quando rodei (2024) teve um período que estava R$ 🌛 10. A realidade fática do motorista de aplicativo é super complexa e muda de semana a semana", afirma.
"E aí vêm 🌛 os fatores de risco: se bater o carro, se tomar multa. Tem tantas variáveis que é uma temeridade o governo 🌛 colocar um valor fixo no projeto de lei, de R$ 32."
No projeto enviado pelo governo ao Congresso, ao qual Fonseca 🌛 se refere, a previsão é de um pagamento mínimo de R$ 32,09 por hora de trabalho, a chamada remuneração (R$ 🌛 8,02/hora) e a cobertura de custos (R$ 24,07/hora), destinada a compensar despesas como uso do celular, combustível, manutenção do veículo, 🌛 dentre outras.
Para começar a valer, a proposta ainda precisa ser aprovada pelos parlamentares, que também podem alterá-la.
A carnaval casino online News Brasil 🌛 procurou a Uber para confirmar o valor de R$ 1 e R$ 1,30 por quilômetro rodado percebido por Fonseca.
A empresa 🌛 respondeu que não há valores fixos por quilômetro e que o pagamento oferecido "leva em carnaval casino online consideração itens como a 🌛 estimativa de tempo e de distância da viagem, tempo e distância do percurso até o usuário, condições de trânsito, existência 🌛 de ganho adicional por aumento da demanda (preço dinâmico), modalidade (UberX, Comfort etc.), entre outros".
A Uber afirmou que "os ganhos 🌛 na plataforma da Uber são bem particulares para cada motorista parceiro".
Disse, ainda, que os fatores que influenciam o cálculo de 🌛 uma viagem são "sempre exibidos no celular do motorista parceiro para que possa decidir se vai aceitar ou recusar a 🌛 solicitação".
De acordo com a empresa, "quando há uma demanda maior em carnaval casino online determinado local, o aplicativo exibe aos parceiros um 🌛 mapa de concentração de solicitações, assim como informa as tendências históricas de ganhos para ajudá-los a tomar decisões informadas, com 🌛 o máximo de transparência, sobre as suas possibilidades de ganhos".
Fonseca diz que, em carnaval casino online conversas com motoristas experientes em carnaval casino online 🌛 Salvador, eles dizem que seguem algumas "regras" para entender o que vale a pena.
Por exemplo, "você não pode se deslocar 🌛 mais do que 1,2 km para pegar um passageiro, corridas em carnaval casino online que o valor mínimo pago ao motorista 🌛 seja inferior a R$ 10 não valem a pena, e corridas que paguem mais ou menos R$ 2 por quilômetro, 🌛 em carnaval casino online valor líquido para eles, vale a pena".
No entanto, Fonseca alerta que percebeu que há outros fatores que têm 🌛 que ser levados em carnaval casino online conta, como se o destino é um lugar "problemático" para encontrar outra corrida.
Também "tem que 🌛 saber se aquele preço dinâmico vale a pena para ele pegar algumas horas de trânsito para chegar naquele lugar", diz.
Na 🌛 prática, Fonseca diz que encontrou mais dúvidas do que certezas. "É uma pergunta dificílima (saber o que vale a pena)", 🌛 diz.
"Se você encontrar um pesquisador que conseguiu chegar a uma regra do que vale a pena, me mande porque eu 🌛 sou muito interessado nisso."
Dados do IBGE divulgados em carnaval casino online 2024 apontaram que motoristas e motoboys que trabalham por meio de 🌛 aplicativos recebem valores menores por hora — e trabalham, em carnaval casino online média, mais horas por semana — do que colegas 🌛 que atuam fora das plataformas.
O mesmo levantamento mostrou que motoristas de aplicativos recebem, em carnaval casino online média, R$ 11,80 por hora 🌛 trabalhada.
Crédito, Arquivo pessoal
Fonseca diz que a Uber tem um "contrato em carnaval casino online pedaços" com os motoristas — além dos documentos 🌛 iniciais, há também mensagens por email ou pelo aplicativo enviados frequentemente aos motoristas, relata o procurador.
"Esse 'contrato em carnaval casino online pedaços' 🌛 contempla normas obrigatórias que vão surgindo aos poucos para os motoristas", diz.
Fonseca fala em carnaval casino online "doses homeopáticas" de informações relacionadas 🌛 ao contrato e diz que isso "fragiliza, ainda mais, o conhecimento dos empregados sobre as informações necessárias acerca de suas 🌛 condições de trabalho".
Ele dá como exemplo as mensagens com atualizações de condutas proibidas.
Depois da experiência, a conclusão do pesquisador é 🌛 de que existe uma subordinação do motorista em carnaval casino online relação à plataforma e que ela é "muito mais intensa do 🌛 que a gente imagina".
"Além de todas as obrigações que um motorista de aplicativo deve seguir, os deveres dos trabalhadores da 🌛 plataforma vêm também expressos em carnaval casino online mensagens individualizadas diárias enviadas através do aplicativo, explicitando-se que o descumprimento dessas regras implica 🌛 desativação e desligamento, diz.
Ele aponta, por exemplo, que os motoristas devem seguir regras indicadas pela Uber inclusive sobre conversar ou 🌛 não com o passageiro (na categoria Comfort, o passageiro pode escolher a opção "prefiro viajar em carnaval casino online silêncio").
O pesquisador diz 🌛 que a possibilidade de aplicação de punições pela plataforma evidencia a ausência de autonomia dos motoristas, já que esse poder, 🌛 segundo ele, não seria esperado em carnaval casino online um suposto cenário de trabalho autônomo.
Crédito, Reuters
Nesse contexto, o procurador defende que a 🌛 relação entre plataforma e motorista deveria ser enquadrada nas leis trabalhistas já existentes no Brasil.
Fonseca critica o projeto de lei 🌛 que está no Congresso, porque "acaba, de certa forma, legitimando padrão que foi imposto pela Uber e pela 99 no 🌛 Brasil", enquanto, na avaliação dele, esses trabalhadores precisariam de "proteção", como um período de descanso anual, equivalente a férias (confira 🌛 detalhes do projeto aqui).
"A gente já tem uma legislação no Brasil, desde 1943 (a CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas), que 🌛 consegue dar conta desse tipo de trabalho", avalia o procurador.
"A peculiaridade deste trabalho é ser um salário por produtividade, com 🌛 essa autonomia restrita à liberdade de interromper o horário de trabalho para resolver alguma coisa pessoal."
Questionado se leis de décadas 🌛 atrás são capazes de absorver necessidades trazidas por tecnologias recentes, Fonseca responde que "o direito do trabalho tem a característica 🌛 de surgir justamente no momento de inovações tecnológicas".
"O direito do trabalho a nível mundial surgiu com a Revolução Industrial, e 🌛 há mais de 200 anos ele vem conseguindo dar conta disso", afirma Fonseca.
Ao seu ver, o transporte por aplicativo é 🌛 "um serviço tradicional de transporte intermediado por um aplicativo, uma plataforma digital, mas com várias regras de controle impostas".
"Acontece com 🌛 o motorista de aplicativo o que sempre aconteceu com vendedores externos, com vendedores que recebem exclusivamente por comissão, com médicos 🌛 que ganham apenas por atendimento", comenta.
"É um fenômeno que as instituições brasileiras sempre conseguiram acompanhar, e, hoje, o que a 🌛 gente precisa do Estado é de atuação, muito mais do que legislação."
Sobre o fato de a ausência de um vínculo 🌛 de emprego formal ser uma demanda inclusive de representantes da categoria, Fonseca diz que, no direito do trabalho, "o elemento 🌛 da liberdade, o querer do trabalhador, não pode ser considerado para caracterizar ou descaracterizar uma condição".
"É importante ouvir esses trabalhadores. 🌛 Hoje, eles não querem [ser enquadrados na] CLT, porque eles imaginam que a CLT vai estrangular essa dinâmica de trabalho", 🌛 diz.
"O que não estão percebendo é que pela leitura simples dos termos de uso da plataforma, isso pode ser alterado 🌛 a qualquer momento."
O procurador dá então um exemplo sobre a discussão em carnaval casino online torno do descanso anual remunerado que é 🌛 garantido ao trabalhador pela CLT.
"Se não quer chamar de férias, de décimo terceiro, de direito trabalhista, pense no seguinte: férias 🌛 é um período de licença remunerada para recompor suas energias, então, a pergunta poderia ser 'motoristas de aplicativo, vocês gostariam 🌛 de ter 30 dias por ano que não trabalhassem e ganhassem uma média dos 12 últimos meses trabalhados?'."
Fonseca reconhece ser 🌛 um ponto positivo do texto em carnaval casino online debate o Congresso a proteção previdenciária prevista na proposta.
Esse trecho indica que trabalhadores 🌛 devem recolher 7,5% sobre os valores referentes à remuneração e os empregadores, 20%.
Segundo o IBGE, só 23,6% dos motoristas de 🌛 app fazem contribuições à Previdência, o que significa que mais de sete a cada dez estavam desprotegidos pelo Instituto Nacional 🌛 do Seguro Social (INSS).
Além do projeto em carnaval casino online discussão no Congresso, há a expectativa de que o Supremo Tribunal Federal 🌛 decida se existe vínculo empregatício entre motoristas e plataformas de aplicativos.
A Uber diz que "os motoristas parceiros não são empregados 🌛 e nem prestam serviço à Uber".
"São profissionais independentes que contratam a tecnologia de intermediação de viagens oferecida pela empresa por 🌛 meio do aplicativo. Dessa forma, não há subordinação na relação, pois a Uber não exerce controle sobre os motoristas, que 🌛 escolhem quando e como usar a tecnologia da empresa", diz a empresa
"Não existem metas a serem cumpridas, não se exige 🌛 número mínimo de viagens, não existe chefe para supervisionar o serviço, não há obrigação de exclusividade na contratação da empresa 🌛 e não existe controle ou determinação de cumprimento de jornada mínima, por exemplo".
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