plataforma de ganhar dinheiro jogando

1. plataforma de ganhar dinheiro jogando
2. plataforma de ganhar dinheiro jogando :ganhe bonus ao se cadastrar
3. plataforma de ganhar dinheiro jogando :sistema de analise futebol virtual bet365

plataforma de ganhar dinheiro jogando

Resumo:

plataforma de ganhar dinheiro jogando : Bem-vindo a mka.arg.br - O seu destino para

apostas de alto nivel! Inscreva-se agora e ganhe um boénus luxuoso para comecar a

ganhar!

contente:

O jogo, portanto, requer a presenca de trés elementos: consideracdo (uma quantia apostada),
risco (chance) e um prémio.

[1] O resultado da aposta geralmente é imediato, como um unico langcamento de dados, um giro
de uma roleta ou um cavalo cruzando a linha de chegada, mas prazos mais longos também séo
comuns, permitindo apostas no resultado de uma futura competicéo esportiva.

ou mesmo uma temporada esportiva inteira.

Os jogos de apostas sao importante atividade comercial internacional, com o mercado legal de

jogos de azar totalizando cerca de 335 bilhdes de dolares em 2009.[2]

Em alguns paises, a atividade de jogo a dinheiro é legal.

RecordTV Itapoan € uma emissora de televisdo brasileira sediada em Salvador, capital do estado
da Bahia.

Opera no canal 5 (21 UHF digital) e € uma emissora préopria da RecordTV, sendo portanto,
pertencente ao Grupo Record, que também controla plataforma de ganhar dinheiro jogando
coirmd Radio Sociedade da Bahia e a RecordTV Cabralia de Itabuna.

Fundada em 1960, € a emissora de televisdo mais antiga em atividade na Bahia.

E a segunda colocada em audiéncia na capital e regido metropolitana.

Em 1956, como parte de um plano de expanséo da Rede de Emissoras Associadas, Assis
Chateaubriand recebeu 9 concessdes para implantar emissoras de televisdo nas principais
capitais brasileiras, e uma delas era o canal 5 VHF de Salvador.

No mesmo ano, a Radio Sociedade da Bahia promoveu duas transmissdes experimentais do
novo meio de comunicacéo, sendo elas uma missa na Basilica Nossa Senhora da Conceicéo da
Praia e um show musical, em 8 e 9 de dezembro, respectivamente.[1][2]

Tais transmissdes, que foram vistas em alguns televisores espalhados em locais estratégicos da
cidade com o apoio da Rebratel, serviram para agucar a curiosidade dos futuros telespectadores,
durante um processo que levou quatro anos, com a construcéo dos estudios e instalacao dos
equipamentos e transmissores no bairro da Federacao (onde funcionam até hoje), além da
contratacao e treinamento de profissionais novatos em televisdo e comunicadores oriundos do
radio, que ja eram habituados com programas ao vivo.

Segundo o diretor regional dos Diarios Associados na Bahia, Odorico Tavares, haviam sido
investidos cerca de 80 milhdes de cruzeiros na implantacdo da emissora.

Faltando alguns meses para a inauguracéo, eram publicadas varias matérias nos periédicos
locais, principalmente no Diario de Noticias e no Estado da Bahia, gerando expectativa entre os
cidaddos que ja estavam impacientes com 0os quatro anos de demora.[1]

Fase Diarios Associados (1960-1980) [ editar | editar codigo-fonte ]

A torre da emissora, vista da Escola Politécnica da UFBA, em 2011

A TV Itapoan, sétima emissora dos Diarios Associados e a primeira a ser inaugurada na Bahia, foi
inaugurada as 17h do dia 19 de novembro de 1960, com uma solenidade transmitida ao vivo de



seus estudios, acompanhada por cerca de 80 convidados, dentre autoridades politicas como o
governador da Bahia Juracy Magalhéaes, o prefeito de Salvador Heitor Dias Pereira, artistas como
Homero Silva, Ziul Matos, Carlos Frias, Hebe Camargo e Lolita Rodrigues, além de empresarios
locais, sobretudo os patronos da emissora, Odorico Tavares, Pedro Ribeiro (primeiro presidente)
e Inacio Tosta Filho, escolhido para ser o "padrinho” da TV Itapoan por Assis Chateaubriand.
Este por plataforma de ganhar dinheiro jogando vez, estava doente e ndo pode comparecer,
tendo enviado uma mensagem lida por Francisco de Paula Azevedo Neto.[3][1]

Para prevenir um incidente como o que ocorreu meses antes na inauguracdo da TV Réadio Clube
de Pernambuco no Recife, os técnicos da TV Itapoan testaram todos os equipamentos de
transmissao no dia anterior.

Porém, no momento em que o cardeal Augusto Alvaro da Silva iria abencgoar os esttdios, um
apagao tirou a emissora do ar por 20 minutos.

As solenidades foram finalizadas com um jantar oferecido pelo governador Juracy Magalhaes no
Palécio da Aclamacéao.

Nos dias seguintes, também foram feitas novas transmissdes especiais, como uma missa na
Igreja Nosso Senhor do Bonfim e o primeiro classico Ba-Vi da histéria da televisdo baiana.[1]
Em seu primeiro ano, a TV Itapoan operava regularmente entre 19h e 22h, como era comum nas
emissoras da época.

A programacdo, inteiramente ao vivo, era composta de programas infantis, de auditério,
teleteatros com atores das Emissoras Associadas em Sao Paulo e Rio de Janeiro que
excursionavam pelo pais, e telejornais.

Sempre ao encerramento da programacao, era executada na voz de Dorival Caymmi a cangao
de ninar "Boi da Cara Preta".

Como poucas pessoas tinham televisores e os aparelhos eram carissimos, tornaram-se
corriqueiras as aglomeracdes de cidadaos prestigiando as atragdes em lugares publicos ou casas
particulares.

A prépria emissora colocava um televisor na portaria da plataforma de ganhar dinheiro jogando
sede na Federacao, para quem né&o tinha como acompanhar a programacao.[1]

Em 1963, a TV Itapoan passa a exibir atracdes produzidas no Eixo Rio-S&o Paulo, gracas a
implantacéo do videotape, como telenovelas e programas de auditério da TV Tupi Sdo Paulo e
TV Tupi Rio de Janeiro, além de enlatados, dias ou até semanas depois de plataforma de ganhar
dinheiro jogando exibi¢c&o original.

A programacao local, no entanto, ainda era predominante.

Pela precariedade das operagfes, era comum que programas ndo comecgassem nos horarios
previstos, que telenovelas tivessem capitulos reprisados porque 0s outros ndo chegavam nos
malotes, que shows e filmes anunciados ndo fossem pro ar, entre outras coisas que deixavam 0s
telespectadores furiosos.[1]

Em 1969, é inaugurada a TV Aratu, plataforma de ganhar dinheiro jogando primeira concorrente,
que além de uma infraestrutura moderna e direcdo mais preparada, acabou levando a maior parte
da audiéncia com os programas locais e os que eram retransmitidos da Rede Globo, forgcando a
TV Itapoan a se adaptar para ndo perder mais telespectadores.

[1] Na década de 1970, a Rede de Emissoras Associadas torna-se a Rede Tupi de Televiséo, e
0s primeiros programas transmitidos via satélite com o auxilio da Embratel comegam a ir ao ar
pela emissora.[carece de fontes]

Logotipo da emissora entre 1978 e 1982

Na madrugada de 7 de julho de 1975, um curto-circuito desencadeou um incéndio de grandes
propor¢cdes nas instalacées da TV Itapoan, causando a destruicao de todo o acervo de imagens
dos seus pouco mais de 14 anos de existéncia e de seus equipamentos, restando apenas um
aparelho de videotape.

[4] A emissora teve que investir cerca de 20 milhdes de cruzeiros na compra de novos
equipamentos, importados da Alemanha, Japao e Estados Unidos, e voltou a operar plenamente
apenas em 1.

© de agosto de 1976, mais de um ano depois do incéndio.[1]



Além disso, os Diarios Associados estavam envoltos em problemas financeiros e disputas entre
0s membros do Condominio Acionario que assumiu 0 grupo com a morte de Assis Chateaubriand
em 1968.

Assim como as outras 12 emissoras proprias da Tupi, a TV Itapoan passou a acumular dividas,
atrasar os salarios dos funcionarios e trocar frequentemente de direcéo até o fim da década.

Em 18 de julho de 1980, o Governo Federal cassou as concessdes de sete emissoras por
dividas com a previdéncia social e corrupc¢ao financeira, extinguindo a Rede Tupi.[5]

Fase Sistema Nordeste de Comunicacao (1980-1997) [ editar | editar codigo-fonte ]

Logotipos da emissora durante a época que pertenceu ao Sistema Nordeste de Comunicacgao,
em 1982 e 1994.

O "N" era uma referéncia ao nome do grupo, e a identidade também era utilizada por plataforma
de ganhar dinheiro jogando co-irméa Itapoan FM

Endividada em mais de 7 milhdes de cruzeiros,[6] a TV Itapoan também sairia do ar junto com as
emissoras cassadas.

No entanto, isto ndo aconteceu devido a uma interferéncia direta do entdo governador da Bahia,
Antonio Carlos Magalhaes, em visita ao presidente Jodo Figueiredo em 14 de julho, juntamente
com o entdo diretor da emissora, José de Almeida Castro.

Na época, especulou-se que ACM iria comprar a TV Itapoan, em parceria com 0S empresarios
Orlando Moscoso e Angelo Calmon de S4&, o que foi desmentido por ele.

[7] Este lobby possibilitou a plataforma de ganhar dinheiro jogando venda, juntamente com a
Réadio Sociedade da Bahia e a recém-inaugurada Itapoan FM, para o empresario e politico Pedro
Irujo, que criou o Sistema Nordeste de Comunicacéo.

[1] Do espdlio dos Diarios Associados na Bahia, restou apenas o Diério de Noticias, que faliu
pouco tempo depois.

Apds a venda, a emissora realizou um acordo com o governo estadual para pagar impostos
atrasados e convocou todos 0s seus credores através de notas publicadas em jornais, para
quitar suas dividas.[carece de fontes]

Apds perder os programas nacionais da Rede Tupi, a TV Itapoan e as outras cinco emissoras
associadas que se salvaram da cassacdo em Brasilia, Goiania, Campina Grande, Manaus e
Vitdria, tiveram que providenciar uma programacao independente, que no caso da emissora
baiana era mesclada com atraces da TVS Rio de Janeiro, na época uma das cabecas da Rede
de Emissoras Independentes.

Com o surgimento das novas redes de televisdo no inicio da década de 1980, a emissora tornou-
se uma das primeiras afiliadas do Sistema Brasileiro de Televisao, inaugurado em 19 de agosto
de 1981.

Seguindo a mesma linha da rede, a TV Itapoan investiu em programas de auditorio, infantis e
jornalisticos populares, além de ter destacado varios profissionais que fizeram sucesso em
emissoras concorrentes e em rede nacional.

No decorrer da década, a emissora expande o sinal para o interior baiano, com o auxilio das
retransmissoras mantidas pelo Departamento de Telecomunica¢des do Estado da Bahia
(Detelba), que usavam enlaces de micro-ondas providenciados pela Telebahia.

O mesmo ocorria com a TV Aratu e suas mais novas concorrentes, TV Bandeirantes Bahia, TV
Bahia e TVE Babhia.

Na década de 1990, a exemplo do SBT, a TV Itapoan ja estava consolidada como vice-lider de
audiéncia e uma das principais afiliadas da rede.

Em 1995, seu sinal chegava em cerca de 40% dos municipios baianos, quando deixou de usar o
sistema de retransmissoras da Detelba e passou a fazer parcerias com prefeituras locais,
algumas delas mantidas até hoje.[carece de fontes]

Em 1997, o Sistema Nordeste de Comunicagcdo comecou a ter problemas internos causados pela
faléncia do jornal Bahia Hoje e disputas entre os familiares pelo controle do grupo.

Em marco daquele ano, a Central Record de Comunicagao adquiriu a TV Itapoan e plataforma de
ganhar dinheiro jogando co-irmé Radio Sociedade da Bahia pela quantia de 36 milhdes de reais.
[8] A compra tornou a TV Itapoan a décima terceira emissora propria da Rede Record, em franca



expansao pelo pais, e encerrou a afiliacdo de longa data com o SBT ap0s quase 16 anos, que
seria mantida até 15 de junho.

Para promover a estreia, a emissora organizou um show com a apresentadora Mara Maravilha,
uma de suas revelagbes na década de 1970 e entdo contratada da Record, em 28 de maio.
Emissora propria da Record (1997—presente) [ editar | editar codigo-fonte ]

A TV Itapoan juntou-se oficialmente a Rede Record na meia-noite do dia 16 de junho, apos a
exibicdo do Programa Silvio Santos.

[9] Ao mesmo tempo, 0 SBT passava a ser retransmitido pela TV Aratu, que deixava a Central
Nacional de Televisdo ap6s um periodo de arrendamento iniciado em junho de 1995.

O primeiro programa exibido pela emissora em plataforma de ganhar dinheiro jogando nova
afiliacéo foi o infantil Mundo Maravilha, as 9h.

No mesmo dia, Ana Maria Braga apresentou ao vivo de Salvador o Note e Anote, em uma
transmissao que ficou marcada por problemas técnicos.[10]

Com a troca de afiliagdo, a emissora passou a oscilar entre a segunda e a terceira colocacéo de
audiéncia, uma vez que a programacéao da Record ainda comecgava a se tornar competitiva em
relacdo as outras redes.

Em 1998, deixou de usar o sistema de retransmissao via micro-ondas para o interior e passou a
transmitir via satélite, atingindo mais de 150 municipios e uma populacdo estimada em 10 milhdes
de pessoas.

A TV Itapoan investiu em novas atracdes locais, sobretudo no jornalismo, que passou a contar
com programas policiais e de apelo popular que garantiram altos indices de audiéncia a partir da
década de 2000, como o Balan¢o Geral (mais tarde expandido para as outras emissoras proprias
da Record) e o Se Liga Bocéao.[carece de fontes]

Logotipo da emissora entre 2006 e 2011.

Durante a maior parte da década de 2000, a TV Itapoan usava uma identidade visual diferente
das outras emissoras proéprias da Record

Juntamente com a propria Record em termos nacionais, a TV Itapoan reassumiu a vice-lideranca
de audiéncia em 2007, passando também a competir diretamente com a TV Bahia, afiliada da
Rede Globo, pelo primeiro lugar.

Nesse mesmo ano, em 11 de junho, como parte de um projeto para as emissoras da Record no
Nordeste, a emissora passou a adotar em transmissdes regionais o nome TV Record Nordeste,
conservando no entanto a marca "TV Itapoan” em plataforma de ganhar dinheiro jogando
programacao.

A emissora também ganhou novos cendrios para 0s seus programas, dentre eles uma
newsroom, compartilhada na época com a recém-inaugurada Record News, na producédo do
telejornal Record News Nordeste.[carece de fontes]

Em 4 de julho de 2011, a TV Itapoan passa a se chamar TV Record Bahia, abandonando o nome
fantasia utilizado ha 51 anos (dentre as emissoras pertencentes a Record, ela era a Unica que
ainda conservava a nomenclatura original desde a plataforma de ganhar dinheiro jogando
aquisicao em 1997).

[11] Em 4 de julho de 2013, com a conversdo da TV Cabralia de Itabuna em uma emissora
propria da Rede Record, algumas das retransmissoras da TV Record Bahia no sul e sudoeste
baiano passaram a transmitir o sinal da emissora, e outras o sinal da Record News.

Em 2014, a TV Record Bahia investiu cerca de 20 milhdes de reais em melhorias estruturais para
a plataforma de ganhar dinheiro jogando sede, inaugurando novos estudios com cerca de 200 mz2,
além de 12 ilhas de edigdo de reportagens para os telejornais e programas, que passariam a ser
produzidos e exibidos em alta definicdo, bem como novos equipamentos.

As mudancas estrearam oficialmente em 1.

° de dezembro, juntamente com a nova programac¢ao do canal.[12][13]

Em 24 de novembro de 2016, com a reformulagéo da marca da rede, a emissora passou a se
chamar RecordTV Itapoan, voltando a utilizar o antigo nome fantasia para evitar alusdes a
concorrente TV Bahia.

[14] No segundo semestre de 2017, com 0 sucesso da programacéo local totalmente voltada a



programas jornalisticos, a RecordTV Itapoan atingiu os maiores indices de audiéncia dentre as
emissoras da RecordTV nas pracas aferidas pela Kantar IBOPE Media.

No ano de 2018, a emissora alcangou pela primeira vez a lideranga na média diaria entre 7h e
0h,[15] e emplacou vitdrias contra os programas locais diarios da TV Bahia, superando inclusive
programas nacionais da Rede Globo, como o Video Show[16] e o Jornal Nacional.[17]

Em 13 de fevereiro de 2019, um curto-circuito numa luminaria causou um principio de incéndio na
emissora, sendo a primeira vez que a RecordTV Itapoan pegou fogo desde a destruicdo das
suas instalacées em 1975.

O Balanco Geral BA, que estava sendo exibido ao vivo durante o ocorrido por volta de 13h, teve
gue ser improvisado com links externos e matérias exibidas sem a intervencao do apresentador
José Eduardo, enquanto a brigada de incéndio controlava a situagao.

Alguns minutos depois, j& no patio da emissora, 0 apresentador entrou novamente ao Vvivo,
explicando a situacao aos telespectadores e informando que estava tudo resolvido.[18][19]
Entre 2021 e 2023, a RecordTV Itapoan passou por uma nova queda de audiéncia, a medida em
gue a TV Babhia voltou a consolidar a lideranga absoluta em Salvador e passou a deter uma das
trés maiores audiéncias da Globo no Brasil.

O Balanco Geral BA, Unico programa da grade que ainda conseguia alcancar o primeiro lugar na
medic&o do IBOPE, passou a sofrer derrotas ainda mais constantes contra o Bahia Meio Dia, que
chegou a lideranga na média do primeiro trimestre de 2023 com uma distancia de trés pontos
para o jornalistico comandado por José Eduardo.[20]

A crise de audiéncia da emissora resultou na demissao do diretor de jornalismo Gustavo Orlandi,
gue aconteceu em 5 de junho do mesmo ano.

[21] Em julho, a crise se intensificou, e o Balan¢o Geral BA também passou a ser derrotado pelo
Globo Esporte Bahia e pelo Jornal Hoje.

[22] No mesmo més, a emissora deu inicio a uma série de demissfes em diversos setores, como
edicdo de texto, motoristas e cinegrafistas.

[23] No primeiro dia, 15 profissionais foram desligados.[24]

Cerimodnia pelo aniversario de 50 anos da emissora em 2010, ocasiao em que foi inaugurado o
seu sinal digital

Canal virtual Canal digital Resolucao de tela Programacéo 5.

1 21 UHF 1080i Programacéo principal da RecordTV Itapoan / RecordTV

A entdo TV Itapoan iniciou suas transmissodes digitais em 19 de novembro de 2010, data do seu
aniversério de 50 anos, através do canal 21 UHF para Salvador e regido metropolitana.

Os programas da emissora passaram a ser produzidos em alta definicdo em 1.

© de dezembro de 2014.[12]

Transicao para o sinal digital

Com base no decreto federal de transicdo das emissoras de TV brasileiras do sinal analdgico
para o digital, a RecordTV Itapoan, bem como as outras emissoras de Salvador, cessou suas
transmissdes pelo canal 5 VHF em 27 de setembro de 2017, seguindo o cronograma oficial da
ANATEL.

[25] A emissora cortou a transmisséo as 23h59, durante a transmissédo do Gugu.

Apos a divisdo de rede, foi exibido um informativo sobre a TV digital apresentado por Fabio
Porchat, e logo em seguida foi inserido o slide do MCTIC e da ANATEL sobre o switch-off.

Os primeiros noticiarios da TV Itapoan foram o Repérter Esso, exibido as 20h, e o Telejornal
(posteriormente renomeado Telejornal Petrobras, por razdes de patrocinio), exibido as 22h30.

A equipe de jornalismo, composta por trés redatores e trés laboratoristas era chefiada por
Francisco Aguiar, que participou de intercambio com outros profissionais das Emissoras
Associadas para adaptar as técnicas de producao jornalisticas, que na época eram precérias e
exigiam muita criatividade.[26][1]

Inicialmente, a emissora dispunha de apenas dois repdrteres, um pela manha e outro pela tarde,
gue tinham que produzir uma média de 6 a 10 pautas por dia cada um.

As matérias eram gravadas em peliculas de 35 mm e 16 mm, e seu processo de edicdo se dava
através de recortes das imagens como na montagem de um filme, pois ainda ndo havia ilha de



edicdo e nem videotape.

Para acelerar o processo e poupar material, o reporter gravava as locucfes da matéria ao mesmo
tempo que ela era filmada, e o cinegrafista ia encaixando as imagens junto com o roteiro.
Quando nao sobrava tempo para passar uma matéria, apenas as imagens iam pro ar, com o
ancora narrando em off de acordo com o que estava no roteiro.[26][1]

Como na época todo o processo de producéo era local, a emissora também mostrava matérias de
outros estados, que eram entregues de avido e divulgadas dias depois de terem ocorrido.

O mesmo processo se dava com as noticias internacionais.

A TV ltapoan recebia material feito por embaixadas e agéncias de noticias como a United Press
International.

Quando os filmes eram em inglés, os redatores que ndo dominavam outro idioma além do
portugués redigiam textos "traduzidos" de acordo com que passava has imagens, para imprimir
uma noticia préxima da realidade.[1]

Com a chegada do videotape em 1963 e anos depois a transmissao via satélite, parte desses
problemas foram aos poucos solucionados.

No processo de integracdo nacional das emissoras da Rede Tupi, a TV Itapoan exibiu noticiarios
como Correspondentes Brasileiros Associados e Grande Jornal, onde também fazia blocos locais.
Mas por conta do incéndio que ocorreu em 1975 e a crise que se seguiu, 0 processo de
producéo jornalistica ficou novamente comprometido.

No fim da década de 1970, a TV Itapoan mantinha apenas um reporter para seus telejornais.
José Raimundo trabalhava fazendo matérias para o Jornal do Meio-Dia e para o bloco local do
Rede Tupi de Noticias, e 0 seu salario era a base de permutas.

Os equipamentos também estavam completamente obsoletos e sucateados, e o panorama sé
comecgou a ser revertido apos a venda da emissora em 1980.[27]

Antiga unidade movel da emissora, utilizada entre meados dos anos 70 e 80, durante a cobertura
do carnaval em 1981

No inicio da década de 1980, a TV Itapoan estreou o programa O Povo na TV, que se baseava
no homonimo exibido pelo SBT.

A atracdo era apresentada por Ivan Pedro, Cristévao Rodrigues, Gerson Macedo e Raimundo
Varela, e dentre seu conteldo, destacavam-se matérias sobre problemas urbanos, além de
pautas sensacionalistas e de forte apelo popular.

O programa também tinha viés assistencialista, com quadros onde eram feitos apelos por
doacdes a familias carentes.[28][29]

O sucesso definitivo com uma atragao deste tipo, no entanto, viria alguns anos mais tarde.

Em dezembro de 1985, a TV Itapoan estreou o jornalistico Balanco Geral, baseado na versdo
radiofbnica transmitida pela plataforma de ganhar dinheiro jogando co-irma Radio Sociedade
desde 1980, seguindo basicamente a mesma linha de O Povo na TV.

Inicialmente, plataforma de ganhar dinheiro jogando apresentacao estava a cargo de Fernando
José, e as reportagens eram feitas exclusivamente por Guilherme Santos (mantendo uma editoria
separada dos demais noticiarios da TV Itapoan), sendo essa a dupla que fazia o noticiario
radiofénico até entdo.

Guilherme também ancorava aos sdbados uma versao voltada ao interior baiano, intitulada
Balanco Geral do Interior, além de cobrir as folgas de Fernando Joseé.

Em 1988, ambos deixam a atragao para concorrer nas eleicdes municipais de Salvador - sendo
que Fernando José se elegeu prefeito e Guilherme Santos vereador -, e o Balango Geral passou
a ser ancorado pelos mesmos responsaveis pela versao radiofonica, sendo eles Cristovao
Rodrigues, Djalma Costa Lino e Raimundo Varela, sendo este ultimo quem se firmou a frente do
programa, enquanto as reportagens passaram a ser feitas por Zé Bim.

Em 1990, Varela deixou a TV Itapoan apds desentendimentos com a direcdo da emissora, e 0
programa foi assumido por Genildo Lawinscky.

No entanto, devido aos baixos indices de audiéncia, o Balan¢o Geral foi extinto ainda naquele
ano.

A década de 1980 também seria marcada pelo investimento no jornalismo esportivo, quando



entraram no ar os programas Telesportes e Lance Livre, tendo a frente nomes como Chico
Queiroz, Antonio Pastori, Fernando José, Armando Mariani, Raimundo Varela, José Eduardo,
Paulo Cerqueira, Juracy Santos, Moisés Bisesti, entre outros, que também atuavam nas jornadas
esportivas da Radio Sociedade.

O Telesportes tinha exibi¢cdo diaria e se manteve no ar até meados da década de 2000, enquanto
o Lance Livre era uma mesa-redonda que ia ao ar aos domingos, geralmente debatendo os jogos
da semana e exibindo compactos das partidas que ndo podiam ir ao ar ao vivo pela TV Itapoan,
seja por politicas de blackout ou falta de espago na programacao.

Na década de 1990, seguindo a padronizacao do jornalismo do SBT, estreou o telejornal TJ
Bahia, que tinha duas edi¢des diarias, as 12h40 e as 19h.

Nas manhas, era exibido o Camera 5, programa de debates sobre politica, economia e assuntos
cotidianos, além de noticias factuais.

[30] Nesta fase do jornalismo da TV Itapoan, destacaram-se profissionais como Genildo
Lawinscky (que também respondia pela dire¢do de jornalismo), Débora Ximenes, Christina
Miranda, Adriana Quadros, Liana Cardoso e Adriana Oliveira.[31]

Porém, foi com a compra pela Rede Record em 1997 que o jornalismo da TV Itapoan assumiu o
protagonismo definitivo da programacéao.

O TJ Bahia foi extinto e substituido pelo Informe Bahia, adequando-se ao padrdo dos noticiarios
locais da nova rede, tendo ao seu comando ancoras como Adriana Quadros, Frank de Castro,
Ilga Bastianelli e Ludmila Bertié entre 1997 até a primeira metade da década de 2000.

A TV Itapoan também reestreou na mesma época o Balan¢o Geral, com o retorno de Raimundo
Varela para a emissora ap0s 7 anos na Band Babhia.

Nessa época, 0 programa passou a contar com o repérter Ely Correia, que fazia o quadro
"Chutando o Balde", onde eram atendidas reivindica¢gdes da populacéo, e posteriormente o
esportivo "Explode Coragao”, onde ele se envolvia no meio das torcidas baianas durante jogos
de futebol.

Uma vez por més, aos sabados, o programa também passou a promover uma edi¢ao especial
intitulada "Balanco Geral nos Bairros", onde € realizado um mutirdo em alguma localidade de
Salvador ou do interior, sendo oferecidos servi¢cos gratuitos como cabeleireiro, manicure,
oftalmologista, além de shows com artistas convidados.

[28] O sucesso do Balanco Geral em plataforma de ganhar dinheiro jogando nova fase levou a
Rede Record a expandir o formato do jornalistico para outras pracas a partir de 2004, e desde
entao, praticamente todas as afiliadas possuem uma versao do programa.

Em 2005, surgiu nas manhas o telejornal Bahia no Ar, apresentado por Daniela Prata.

Em 2006, a exemplo do que ja era feito em outras emissoras préprias da Rede Record, estreou o
Esporte Record, apresentado pelo locutor esportivo Silvio Mendes, e contando também com
nomes como Carolina Lima, Glauber Matos, Ely Almeida, Valter Lima e Noel Tavares.

O programa durou até meados de 2007, quando passou a ser um quadro do Balanco Geral.

Com os recém adquiridos direitos de transmissdo do Campeonato Baiano, a emissora também
reestreou o Lance Livre, que era exibido junto com as partidas.

Em junho do mesmo ano, o apresentador Raimundo Varela precisou se afastar do comando do
Balanco Geral para tratar de problemas de saude, tendo seu posto assumido por Gerdan Rosario
durante 7 meses.

[32] Apds um periodo de recuperacgdo, Varela voltou ao Balango Geral em 2 de janeiro de 2007.
Nesse mesmo dia, Gerdan Rosario assumiu a apresentacdo do P4gina 1,[33] que no entanto
durou pouco tempo no ar.

Gerdan viria a apresentar o Bahia no Ar até 30 de julho, quando a titular Daniela Prata retornou
de uma licengca-maternidade.

Ainda no inicio de 2007, o telejornal Informe Bahia passa a se chamar Bahia Record, seguindo a
padronizacdo dos noticiarios da rede.

Em abril, Carolina Lima passou a apresentar o telejornal junto com Jefferson Beltrdo, substituindo
Ludmila Bertié, que foi para a Band Bahia.

Pouco depois, foi a vez de Jefferson Beltrdo, que era titular da atracédo desde 2003 deixar a TV



Itapoan apds ser contratado pela TV Bahia.

Para seu lugar, foi contratado da mesma emissora o reporter Marcus Pimenta, que assumiu a
bancada em 14 de abril.[34]

Em 7 de janeiro de 2008, José Eduardo foi anunciado no Balan¢o Geral como o novo contratado
da emissora.

[35] Ele havia deixado a TV Aratu apés serem reveladas diversas denuncias que davam conta de
gue "Bocao" utilizava a influéncia do Se Liga Bocao para chantagear e extorquir empresarios
baianos, sob a ameaca de difamé&-los caso ndo pagassem a ele.

[36] As reclamacdes foram divulgadas indiretamente no préprio programa do apresentador, em
21 de dezembro de 2007, pelos reporteres Uziel Bueno e Zé Bim.

[37] Em 14 de janeiro de 2008, 13 dias ap0s ser exibido pela ultima vez na TV Aratu, o Se Liga
Bocao estreou pela TV Itapoan.[38]

Com isso, o tempo de arte do Balanco Geral que até entdo era concorrente da atracdo no
periodo vespertino foi reduzido, e a TV Itapoan passou a ter dois jornalisticos com a mesma
tematica em sequéncia na grade.

Em julho, Raimundo Varela foi afastado da apresentacdo do Balanco Geral apds entrar na
campanha eleitoral de ACM Neto para a prefeitura de Salvador, sendo substituido durante 90
dias por Claudio Luis.[39]

Debate eleitoral com os candidatos a governador da Bahia, realizado pela emissora em 20 de
setembro de 2010

Em 19 de outubro de 2009, estreou o telejornal Record Nordeste, apresentado por Adriana
Quadros, que retornava a TV Itapoan apos 8 anos.

[40] A atracdo abordava noticias que eram destaque nos nove estados do Nordeste e era
retransmitida pelas outras afiliadas da Rede Record na regiéo.

Inicialmente, por conta do horario de verao, ia ao ar as 11h30, passando para as 7h em 21 de
fevereiro de 2010.

Em 11 de janeiro daquele ano, a emissora reestreou na faixa noturna diaria o Esporte Record,
novamente sob a apresentagéo de Silvio Mendes, além de Silmara Miranda, que havia sido uma
das dancarinas do grupo E o Tchan!.

[41] A nova fase do programa teve vida curta, e acabou sendo cancelada em novembro do
mesmo ano, pondo fim as atragdes esportivas do canal desde entéo.

Em 2 de fevereiro de 2011, a TV Itapoan passou a dispor do "Aguia Dourada", helicoptero
utilizado para cobertura jornalistica ao vivo nos seus telejornais.

[42] Em 18 de fevereiro, com o fim do horéario de verdo, o Record Noticias foi extinto e Adriana
Quadros passou a fazer reportagens e cobrir as folgas dos ancoras titulares nos outros
telejornais.

Ainda em fevereiro, com a ida de Marcus Pimenta para o Hoje Em Dia Bahia, o repérter Juca
Badar6 passou a apresentar o Bahia Record ao lado de Carolina Lima.

Em 4 de julho, o Balango Geral passou a ser exibido durante as manhas, antes do Fala Brasil,
enquanto o Se Liga Bocdo aumentou plataforma de ganhar dinheiro jogando duracéo para
ocupar o espaco do programa durante o periodo vespertino.

[43] Em 2 de setembro, Daniela Prata apresentou pela ultima vez o Bahia no Ar, sendo pouco
tempo depois contratada pela TV Aratu para assumir o Bom Dia Babhia.

Em seu lugar, a entdo reporter Jessica Senra passou a apresentar o telejornal matinal a partir de
5 de setembro.[44]

Em 14 de maio de 2012, o Bahia Record estreou um novo formato e voltou a ser apresentado por
Marcus Pimenta, que retornou a atracédo apos o fim da edicdo local do Hoje Em Dia meses antes,
substituindo Carolina Lima e Juca Badaro.

[45] Em 11 de junho, com o sucesso da nova fase do Cidade Alerta exibido pela Record em Séo
Paulo, a TV Record Bahia estreou a plataforma de ganhar dinheiro jogando versédo do jornalistico,
o Cidade Alerta Bahia, apresentado por Adelson Carvalho.

[46] Em 5 de julho, menos de dois meses apos ter retornado ao Bahia Record, Marcus Pimenta
foi demitido da emissora e seu posto foi interinamente assumido pela repérter Louise



Calegari,[47][48] até o retorno de Carolina Lima ao telejornal em 13 de agosto.

Em 8 de outubro, o Bahia no Ar foi transferido para a faixa do meio-dia, enquanto o Balango Geral
ganhou mais uma hora de duracédo para preencher o espaco do telejornal.[49]

Em 6 de maio de 2013, a Record Bahia alterou novamente plataforma de ganhar dinheiro
jogando programacgao, com a estreia do BA Direto da Redacao, apresentado por Ricardo Sapia
as 6h30 e a troca de horarios entre o Balango Geral, que voltou a ser exibido a tarde, e o Bahia
no Ar, que passou novamente para as manhas.

[50] Em 11 de outubro, Analice Salles é contratada pela TV Record Bahia, deixando a TV Aratu,
onde apresentava o policialesco Na Mira.

[51] Com a contratacao da apresentadora, Ricardo Sapia foi demitido e o BA Direto da Redacé&o
ficou no ar até ser extinto em 1.° de novembro.

[52] Em 4 de novembro, estreou na programacao diaria o jornalistico Verdade do Povo, no qual
Analice assumiu a apresentacao.

A estreia do novo programa criou uma sequéncia de trés atragbes voltadas ao jornalismo popular
na grade, juntamente com o Balanco Geral e 0 Se Liga Bocao.[53]

Em 6 de janeiro de 2014, a emissora promove novas alteracdes na programacéo, além de uma
"danca das cadeiras" entre os apresentadores.

Raimundo Varela, que apresentava o Balanco Geral no horario da tarde, passou novamente para
as manhas em uma nova edicao do jornalistico, antecedendo o Bahia no Ar.

A edicao vespertina do Balanco Geral passou a ser apresentada por Adelson Carvalho, que teve
plataforma de ganhar dinheiro jogando vaga no Cidade Alerta Bahia ocupada por Analice Salles.
Esta por plataforma de ganhar dinheiro jogando vez deixou o Verdade do Povo, que foi
cancelado.

[54] A Record Bahia ainda promoveria uma nova alteracdo na grade em fevereiro, quando
cancelou a exibicdo do telejornal Bahia Record apds 7 anos no ar e estendeu a duragéo do
Cidade Alerta Bahia na faixa noturna.

Jessica Senra na apresentacao do Bahia no Ar, em 1.

° de dezembro de 2014

No fim do ano, em 1.

° de dezembro, a Record Bahia estreou novos e amplos cenarios para os telejornais e programas
jornalisticos da casa, bem como passou a exibir todas as suas atragdes em alta defini¢cao.
[55][13] Além disso, houve uma nova "danca das cadeiras" no jornalismo.

Como era esperado desde setembro,[56] 0 Se Liga Bocao que estava no ar desde 2008 deixou a
grade, e seu apresentador José Eduardo passou a ancorar o Balanco Geral no lugar de Adelson
Carvalho, que passaria a apresentar as edi¢cdes de sdbado.

[57] Adelson também reassumiu o comando do Cidade Alerta Bahia, apés Analice Salles ser
transferida para Sao Paulo, onde passou a atuar como reporter da versdo nacional do programa.
Analice retornou para a Record Bahia trés meses depois, para assumir o Balanco Geral Especial
em 24 de janeiro de 2015, substituindo Adelson Carvalho.

[58] Em 27 de outubro do mesmo ano, estreou o programa de entrevistas R7 BA Entrevista,
apresentado por Adelson Carvalho durante as manhas de terga e quinta-feira, onde eram
geralmente recebidas personalidades e autoridades publicas que debatiam temas cotidianos.
[59] O programa ficou no ar até meados de 2016, quando deu espagco novamente ao Balanco
Geral Manha.

Em outubro do mesmo ano, Analice Salles é dispensada da Record Bahia ap6s nao ter seu
contrato renovado,[60] e com isso 0 Balanco Geral Especial passa a ser feito em esquema de
rodizio com 0s outros ancoras e reporteres da emissora, sem apresentador fixo.

Em 3 de julho de 2017, a RecordTV Itapoan anunciou a contratacao de Patricia Abreu, até entdo
apresentadora da TV Bahia, onde estava desde 2005.

[61] Patricia passou a ancorar o0 BA Record em seu retorno a grade, em 25 de julho, quando a
RecordTV promoveu uma reformulacdo da programacao local de suas emissoras préprias e
afiliadas.

[62] Neste interim, o Cidade Alerta também passou a ser localmente exibido de forma integral



para a Bahia, no lugar da versao nacional, o que durou até 29 de janeiro de 2018.[63]

Em 12 de marco daquele ano, apos seis anos no BA no Ar, Jessica Senra deixou a apresentacao
do telejornal apés ser contratada pela TV Bahia, no auge da guerra de audiéncia contra a
emissora.

[64] O BA no Ar foi entdo assumido interinamente por Lais Cavalcante, até que uma semana
depois, em 20 de marco, a RecordTV Itapoan "contra-atacou" e anunciou a contratagao de
Jessica Smetak, até entdo ancora da TV Bahia no concorrente Jornal da Manha.

[65] Smetak assumiu 0 BA no Ar a partir de 16 de abril.[66]

Em 31 de agosto, a ancora do BA Record, Patricia Abreu, foi demitida da RecordTV Itapoan apés
fazer uma postagem em suas redes sociais que homenageava os 40 anos do Globo Esporte,
programa exibido na TV Bahia e do qual havia sido apresentadora de 2004 a 2017, quando
deixou a emissora.

A RecordTV Itapoan comunicou que a demissédo da jornalista havia sido motivada por "questdes
editoriais".

[67] Para seu lugar, foi feito um rodizio na apresentagéo, envolvendo as reporteres Tiale Acrux,
Maira Portela, Ticiane Bicelli e Lais Cavalcante, até a efetivacdo desta ultima.

Em 8 de janeiro de 2021, a emissora extinguiu pela segunda vez o BA Record, demitindo a
apresentadora Lais Cavalcante, a editora-chefe Cristiane Silva, e outros funcionarios da producao
do telejornal.

Com a extincdo do noticiario, a exemplo do que havia acontecido em fevereiro de 2014, o Cidade
Alerta teve plataforma de ganhar dinheiro jogando duragéo ampliada para o ocupar o espaco que
ficou vago.

[68] Em 19 de fevereiro, foi a vez do Balango Geral Manha deixar a programacéo, e com isso, 0
BA no Ar teve a plataforma de ganhar dinheiro jogando duragcdo ampliada.[69]

Em 13 de setembro, José Eduardo passou a dividir a apresentagcédo do Balan¢o Geral com
Adelson Carvalho, que tornou-se apresentador de um segmento do programa entre 13h50 e
15h20.

A mudanca foi um pedido de Eduardo, que ha tempos vinha se queixando da extensa dura¢éo do
jornalistico.

Dessa forma, o lugar de Adelson no Cidade Alerta passou a ser ocupado por Jessica Smetak,
gue por plataforma de ganhar dinheiro jogando vez, deixou a apresentacao do telejornal BA no
Ar para Tiale Acrux.

[70] Em 27 de fevereiro de 2023, Jessica assumiu o Balanco Geral ao voltar de plataforma de
ganhar dinheiro jogando licenga-maternidade, o que resultou no retorno de Adelson ao Cidade
Alerta.[71]

Nas primeiras trés décadas de existéncia da TV Itapoan, os programas de entretenimento foram
predominantes na grade.

A atracéo pioneira da emissora foi 0 J & J Comandam o Espetaculo, que era apresentado pelos
radialistas Jorge Santos e José Jorge Randam.

O quadro principal do programa era o show de calouros "Céu ou Inferno", onde calouros faziam
nameros musicais e estavam sujeitos a aprovacao ou reprovacgao da plateia.

Para os que se saiam mal, um ando com um tridente os retirava do palco, e para 0s que se
saiam bem, uma linda moca os conduzia até uma confortavel poltrona, para saborear um
refrigerante Fratelli Vita, que era o patrocinador do programa.[1]

O J & J Comandam o Espetaculo foi responsavel por revelar nomes como Gilberto Gil e Cynara
& Cybele, que futuramente alcangaram sucesso nacional, tendo seus primeiros discos langados
pela gravadora JS, que pertencia aos apresentadores.

[72] Nesta época, foram destaque ainda o show de calouros Escada para 0 Sucesso,
apresentado por José Jorge Randam e Nelson Maleiro,[73] e o infantil Bichos e Bruxas, cujo
cenario era montado com galhos de arvores nos arredores dos estudios da TV Itapoan, além de
outras producgdes locais como telenovelas e teleteatros.[1]

Os anos 60 também seriam marcados pelo movimento da Jovem Guarda, onde artistas e bandas
de rock dominavam as paradas musicais em todo o Brasil.



Na TV Itapoan, o principal expoente desse movimento foi o radialista e musico Waldir Serrdo, o
"Big Ben", que comecou na emissora apresentando o Bossa Broto, em 1962, e o Poder Jovem,
em 1967, também comandado por Edy Star.

Big Ben também tocava com plataforma de ganhar dinheiro jogando banda, Waldir Serréo e seus
Cometas, no programa Sabatinas da Alegria, apresentado por Elias Sobrinho no auditério do
antigo Cine Nazaré, onde recebia artistas nacionais e locais como Tom e Dito, Antonio Carlos e
Jocafi, Riachdo e Raul Seixas, na época lider do conjunto Raulzito e os Panteras, dentre outras
atracoes.[74]

O grande sucesso de Waldir Serrédo, no entanto, foi a partir da década de 1970, com O Som do
Big Ben, versdo homonima do programa radiofonico que ele apresentou nas principais estacoes
de radio da época, ficando no ar entre 1972 e 1984.

O sucesso de O Som do Big Ben foi tanto, que em meados dos anos 80 batia corriqueiramente
na audiéncia seu principal concorrente, o Cassino do Chacrinha, exibido pela TV
Aratu.[75][76][77]

No fim da década, sob a direcdo de David Raw, que substituiu a decana Dometila Garrido,[78] a
TV Itapoan passou a apostar em programas de baixo custo em razéo da crise dos Diarios
Associados e do incéndio que havia ocorrido em suas instalagoes.

Nesta época, o publico infantil passou a ser o principal alvo da programacéo, e um dos grandes
destaques era o Parquinho: Um Show de Criancga, apresentado por Tia Arilma, que foi uma das
percussoras dos bem sucedidos programas infanto-juvenis apresentados por garotas nas
principais redes de televisao do Brasil.

Na época, Arilma revezava-se no comando da atracdo com apresentadoras mirins, que eram
Geisa, Patricia "Paty Fofolete" Almeida e Eliemary "Miss Mara" Silveira.[79]

Em 1978, Arilma é contratada pela TV Aratu para apresentar uma atracado nos mesmos moldes
do Parquinho, e Miss Mara, entdo com 10 anos de idade, € escolhida para sucedé-la a frente do
programa.

Mara também comandou outros programas infantis a frente do canal, como o Clube do Mickey,
Domingo Show Crianca e Bom Bom Show, e foi a primeira a apresentar o musical Video Jovem
entre 1983 e 1984, época em que ja havia gravado seu primeiro disco e chamou a atencéo do
apresentador Silvio Santos, que a contratou naquele ano para o SBT, do qual a TV Itapoan era
afiliada, e rebatizou-a como Mara Maravilha.[80]

Em 1981, estreou o Show da Tarde, apresentado por Arilma, que retornava a TV Itapoan, no
horario onde nacionalmente ia ao ar O Povo na TV.

O programa era composto de quadros inspirados em atracoes exibidas pelo SBT, como o "Show
de Calouros" e o "Cidade contra Cidade".

Sempre as quartas-feiras, era exibido o "Danceteria”, onde varios artistas e grupos musicais de
renome nacional se apresentavam, gracas a parcerias da TV Itapoan com as grandes
gravadoras que os levavam até Salvador.

A atracéo ficou no ar até 1988, quando deu espaco aos programas exibidos pelo SBT.[81]

Em 1983, inspirado no sucesso do programa infantil Bozo no sul do pais, a TV Itapoan foi uma
das afiliadas do SBT que teve uma verséao local do programa, apresentada por Cau Alves.

O palhago atendia telefonemas ao vivo e chamava os desenhos, sem a existéncia de outros
personagens como na versao da TVS Sao Paulo.

Com a possibilidade de exibir todas as atracdes do SBT em tempo real gragas ao recém-lancado
canal de satélite proprio da rede, o Bozo local foi descontinuado em 1985 para dar prioridade ao
nacional.

Em 8 de margco do mesmo ano, estreou o programa de variedades Mulher Total, apresentado por
Katia Guzzo, que iniciava plataforma de ganhar dinheiro jogando carreira na televiséo.

O programa ia ao ar diariamente entre 9h e 11h, e tinha um formato idéntico ao TV Mulher,
exibido pela plataforma de ganhar dinheiro jogando concorrente TV Aratu.

[82] Um dos quadros de destaque da atragcdo era o Prato da Casa, onde a chef Elibia Portela
ensinava receitas gastrondmicas aos telespectadores.

Com o fim do Mulher Total em 1984, o Prato da Casa virou um programa proprio que ficou no ar



pela TV Itapoan até 1995, quando migrou para a Band Bahia.[83][84]

Na segunda metade da década de 1980, foi destaque na TV Itapoan o Radio Escuta,
apresentado por Josenel Barreto, locutor da Itapoan FM.

O programa foi palco para vérias atracdes musicais locais, e durante a explosao do género axé
music também lancou ao estrelato varios artistas e grupos que fizeram sucesso em todo o pais.
Na mesma época, ia ao ar nos intervalos o drop Itapoan Servi¢o, com dicas de eventos culturais e
informacdes de utilidade publica, ficando no ar até meados da década de 1990.

Em 1992, o Video Jovem passou a ser destinado a exibi¢cdo de videoclipes e entrevistas com
artistas.

Nessa nova fase, era apresentado por Carla Araujo, e com a ida da apresentadora paraa TV
Aratu em 1993,[85] passou a ser apresentado pelo entdo locutor Claudio Luis, que comandava
atracbes da Réadio Sociedade e Itapoan FM, e por Erica Saraiva.

[86] Com o passar dos anos, 0 programa ganhou uma nova versdo de auditorio, intitulada Video
Jovem Show, que recebia bandas e outras atra¢cdes musicais, ficando no ar até 1997.

Com a compra pela Record, que priorizou investimentos no jornalismo, as producdes de
entretenimento que outrora eram o principal destaque da TV Itapoan passaram a ter menos
espago na programacao.

No periodo entre o fim dos anos 90 e a primeira metade da década de 2000, ia ao ar o Coisas da
Vida, programa de variedades que era voltado a entrevistas sobre assuntos variados e a
participagéo por telefone dos telespectadores.

Foi apresentado inicialmente por Paulo Rodrigues, e posteriormente por Marcio Marinho, ambos
pastores da Igreja Universal do Reino de Deus.

No mesmo periodo, também foram exibidos programas como Minha Terra, que destacava
peculiaridades dos municipios baianos, Mulher E Pra Se Cuidar, que era uma parceria com a
Secretaria Estadual de Saude da Bahia, e Flash Decor, programa de variedades apresentado por
Dida Rodrigues.[87]

No fim de 2001, estreou o programa de auditorio Bom D+, apresentado pela entdo dancarina do
grupo musical E o Tchan!, Scheila Carvalho,[88] sendo a primeira vez que a TV Itapoan apostou
numa producgéo desse género desde 1997.

Além de matérias e quadros de entretenimento, o programa também recebeu inUmeras atracdes
musicais ao longo dos anos, e a partir de 2008, como parte da programacao especial de veréo
da emissora, surgiu o Luau Bom D+, quando o programa era feito em praias paradisiacas do
estado como Sauipe, Itapué e Flamengo ao estilo luau.[89]

Em 2007, a TV Itapoan estreou o Tudo a Ver Bahia, que era um bloco local da revista eletronica
exibida pela Record, sob a apresentacéo de Erica Saraiva.

Em 6 de agosto do mesmo ano, estreou o programa Abre Coracao, apresentado por Claudio
Luis, inicialmente exibido como um quadro do Balanco Geral voltado para matérias
assistencialistas.

[90] O programa tornou-se uma atragao independente do Balango Geral em 14 de janeiro de
2008, quando passou a ser exibido apds o recém-estreado Se Liga Bocao.

Nessa época, também adotou uma linha mais popular, com o sorteio de prémios ao vivo.

Na segunda metade do ano, estreou aos sabados O Mundo do Chiquinho, programa infantil
apresentado por Edilson Oliveira da Silva, que havia anteriormente participado de outras atracdes
da Record como Ed Banana e Eliana na Fabrica Maluca, ficando no ar até 2011.[91]

Em outubro, com a licenga-maternidade de Scheila Carvalho, Erica Saraiva assumiu
temporariamente a apresentacao do Bom D+, enquanto o Tudo a Ver Bahia passou a ser
apresentado interinamente por Luana Monalisa, que era reporter da atracao.

[92] No entanto, devido a desentendimentos com Erica, Luana foi demitida em 11 de janeiro de
2008, e o programa foi assumido por Ana Paula Farias, até entdo radialista da Transamérica Pop
Salvador, a partir da semana seguinte.

[93][94] Apds Scheila Carvalho retornar ao Bom D+ e com o Tudo a Ver Bahia assumido por Ana
Paula, Erica teve o contrato rescindido e deixou a TV Itapoan.[86]

Em novembro, a TV Itapoan extingue os programas Abre Coracédo e Tudo a Ver Bahia, optando



por reunir os apresentadores Claudio Luis e Ana Paula Farias em uma nova atracao diaria, o
Toque Premiado, que consistia em sorteios de prémios ao vivo com participacao pelo portal de
voz da emissora.

Ainda em novembro, estreou o programa Revista Record, que era uma revista eletrbnica
apresentada por Juliana Amaral, nos mesmos moldes do extinto Tudo a Ver Bahia.

[95] A atrac&o no entanto ficou no ar pouco mais de um més, deixando de ser exibida em 20 de
dezembro.

O mesmo ocorreu com o Toque Premiado, que acabou dando lugar a um espaco arrendado pela
Igreja Universal.

Em 28 de fevereiro de 2011, a emissora estreou um bloco local do Hoje Em Dia, apresentado por
Marcus Pimenta e Ana Paula Farias, a exemplo do que ja era feito nas emissoras proprias da
Record em Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

[96] O programa foi encerrado em 3 de fevereiro de 2012, assim como as demais edi¢bes nos
outros estados, por decisdo da propria rede em unificar a edicdo nacional.[97]

Em 15 de abril do mesmo ano, a Record Bahia estreou aos domingos o programa A Bahia Que a
Gente Gosta, voltado a matérias sobre a cultura, costumes e a diversidade do estado.

O programa era apresentado por Ana Paula Farias, e tinha a participacdo de Ana Portela nas
reportagens.

[98] Com o afastamento de Ana Portela por conta de problemas de saude,[99] Analice Salles
passou a fazer as reportagens do programa, que saiu do ar em 30 de julho de 2016.

Em 19 de novembro de 2013, a apresentadora Scheila Carvalho foi demitida da Record Bahia, e
o0 Bom D+ passou a ser apresentado por Carla Cristina, que havia sido vocalista das bandas
Tribahia e As Meninas.

[88][100] Carla ficou a frente do programa até marco de 2015, quando resolveu deixar a emissora
para seguir outros projetos profissionais.

[101] Para seu lugar, a emissora escalou Matheus Ramos, que ja era repérter especial do
programa, e Erica Saraiva, que abordava as pautas de entretenimento nos demais programas da
casa.

[102][103] Erica apresentou o Bom D+ até novembro, quando foi demitida da Record Bahia sob
alegacdo de cortes em razdo da crise econdmica no pais, deixando apenas Matheus Ramos a
frente da atragédo.[104]

Em agosto de 2017, a RecordTV Itapoan exibiu pela ultima vez o Bom D+, que naquela altura
era o unico remanescente do segmento de entretenimento na grade,[105] conservando no
entanto o projeto Bom D+ Verao, que continuou tendo exibigéo regular nos meses de janeiro e
fevereiro.

Com o fim do programa, o Balanco Geral Especial teve plataforma de ganhar dinheiro jogando
duracdo aumentada aos sabados, e desde entdo a RecordTV Itapoan ndo produz mais
programas de entretenimento fixos.

A emissora foi pioneira nas transmissdes esportivas da televisdo baiana, tendo nos seus
primeiros dias no ar exibido um jogo de futebol entre Bahia e Vitdria.

[1] Na década de 1980, prestou apoio técnico a TV Jornal de Recife, Pernambuco e ao SBT para
exibir a todo o Brasil a polémica final da Copa Unido, onde o Sport venceu o Guarani.

[106] No ano seguinte, também exibiu os dois jogos da final de 1988, que deram ao Bahia seu
segundo titulo nacional contra o Internacional.

Até 1994, a emissora cobriu diversos jogos do Campeonato Baiano de Futebol, numa época que
ainda ndo havia a venda de direitos de transmissao das partidas.

Em 29 de dezembro de 2006, a emissora adquiriu por quatro anos os direitos de transmissao do
Campeonato Baiano de Futebol.

[107] As partidas tiveram a narracéo de Silvio Mendes, Espedito Magrini,[108] Oliveira Andrade e
Eder Luiz, comentéarios de Raimundo Varela e Roberto Monteiro e reportagens de Valter Lima e
Filipe Brandao.

Em 2010, ano que findou o contrato com a Federacao Bahiana de Futebol, perdeu a disputa dos
direitos de transmissao para a Rede Bahia, que passou a transmitir a competicédo a partir de



2011.

[109] Atualmente, os direitos de transmissao pertencem a TVE Babhia.

De 2008 até 2010, a emissora também cobriu jogos do Circuito Brasileiro de Volei de Praia
realizados em Salvador,[110] além de outros eventos como uma partida de futvélei entre Brasil e
Paraguai realizada na Praia de Patamares em 2010, e o Revezamento a Nado Farol a Farol,
também em 2010.

Atualmente, a RecordTV Itapoan nao realiza transmissfes esportivas, dando apenas destaqgue
ao noticiario do segmento em seus programas.

A RecordTV Itapoan cobre o carnaval de Salvador desde 1961, quando mostrou pela primeira
vez o desfile de blocos que passavam pelo Largo do Campo Grande, no que hoje é conhecido
como Circuito Osmar.

[111] Até 1997, ano em que foi adquirida pela Record, dedicava continuamente varias horas da
plataforma de ganhar dinheiro jogando programacé&o para a cobertura, tendo depois disso
restringido drasticamente plataforma de ganhar dinheiro jogando participacdo apenas ao resumo
dos fatos nos telejornais, o que deixou de ocorrer em 2007.

[112] Atualmente, dentro dos espacos de programacao local, exibe o especial Record Folia,
mostrando a passagem dos blocos no Campo Grande e também no Circuito Dod6 (Barra-
Ondina), tendo em média 7 horas por dia de cobertura ao vivo.

Durante as festas juninas, a RecordTV Itapoan produz o especial Ao Pé da Fogueira, mostrando
ao vivo as festas nos municipios do interior e na capital nos dias que antecedem o Séo Joéao,
além de matérias especiais.

Regionalmente, a emissora lidera as afiliadas da RecordTV no Nordeste com o projeto Sao Joéo
€ na Record.[113]

A emissora também foi responsavel pela promoc¢éo e producéo televisiva do concurso de beleza
Miss Bahia, entre 1961 e 1975, e entre 1981 e 1989.

Martha Vasconcellos, que venceu a edicdo de 1968, chegou a ser coroada Miss Brasil e Miss
Universo.[78]

Na cultura popular [ editar | editar coédigo-fonte ]

A TV ltapoan é retratada em uma das cenas do filme O Pagador de Promessas (1962), quando
um repdrter da emissora tenta entrevistar o personagem principal, Zé do Burro, caido diante da
porta da Igreja de Santa Barbara apds mais uma tentativa malsucedida de entrar com a
plataforma de ganhar dinheiro jogando cruz, apresentando-o aos telespectadores como um
"espetaculo impressionante” e perguntando se ele ja fez algum milagre.[114]

Rela¢des com Anténio Carlos Magalhdes [ editar | editar cdédigo-fonte ]

Durante o periodo que pertenceu a Pedro Irujo, entre 1980 e 1997, a TV Itapoan esteve envolta
em controvérsias contra seu principal adversario politico, Antdnio Carlos Magalhaes, em pelo
menos trés ocasides.

A primeira, foi durante os atos de quebra-quebra por conta do aumento da tarifa de 6nibus em
Salvador, em 3 de setembro de 1981.

ACM, entdo governador da Bahia, foi entrevistado por uma equipe da emissora sobre o ocorrido
um dia antes, quando durante o evento de inauguracdo de um complexo viario na regiao da
Baixa dos Sapateiros, que transformou-se num distlrbio generalizado, o cidaddo Armando
Eliotério dos Santos de 17 anos foi morto num confronto contra policiais que tentavam proteger
um posto de policia do bairro da Liberdade de um apedrejamento.

[115] A reporter que fez a entrevista perguntou o que ACM tinha a dizer sobre o assunto e quais
as providéncias que ele iria tomar para prestar apoio a familia do jovem, quando em dado
momento ele se exaltou e gritou contra a equipe, que foi contida pelos seus segurangas - um
deles, levou a mao ao coldre para puxar um revolver.

O fato que foi gravado e seria exibido no Jornal do Meio-Dia foi censurado ap0s 0s assessores
do governador telefonarem para a direcdo da TV Itapoan impedindo a exibicdo da matéria.[116]
Momento em que Antdnio Carlos Magalhdes xinga e ameaca de morte o repérter Antdnio Fraga,
durante entrevista para a cobertura das elei¢bes de 1986 pela TV Itapoan

A segunda, foi durante as elei¢Oes para governador, em 15 de novembro de 1986.



Na época, ACM era ministro das comunicagdes no governo do presidente José Sarney, e apoiava
a candidatura de Josaphat Marinho (PFL), que perdeu as elei¢bes para Waldir Pires (PMDB).
ACM iria votar em plataforma de ganhar dinheiro jogando secéo eleitoral no Clube Bahiano de
Ténis, quando foi recebido pelos eleitores presentes debaixo de vaias e gritos de "Waldir, Waldir".
A equipe da TV Itapoan, composta pelo reporter Anténio Fraga, pelo cinegrafista Robson Santos
e o auxiliar de videotape Gilberto Silva Alves estava cobrindo a chegada do ministro para os
flashs exibidos na programacéao.

Fraga entrevistou ACM perguntando o que ele achava da atitude dos eleitores, e ele respondeu:
"Nao, ndo me vaiou néo, vaiaram ao Pedro Irujo e ao Luiz Pedro Irujo”.

O reporter entdo respondeu que estava tudo calmo antes da plataforma de ganhar dinheiro
jogando chegada e o ministro entdo disse, interrompendo a plataforma de ganhar dinheiro
jogando fala: "Vocé ndo vai me chatear, vocé ndo vai me aborrecer, vocé é um mal educado,
entendeu? E o seu patrdo Pedro Irujo € um basco ladréo, entendeu? [nesse momento, ACM
tenta abafar o som do microfone nas maos do repérter] Faz favor, de respeitar o ministro, filho da
puta”, e depois sussurra em seu ouvido, ameacando-o: "Eu Ihe mato".

Apos as ofensas, Fraga ainda foi pisoteado e socado pelas costas por ACM e também agredido
junto com o resto da equipe pelo seu irmdo Angelo Magalhdes, em um momento que nao foi
captado pelo camera mas foi testemunhado pelos presentes, incluindo outros jornalistas.
Perplexo, Fraga ainda gravou mais um flash relatando o ocorrido e entrevistando uma eleitora e
um jornalista que testemunharam a atitude de ACM,[117] e depois a equipe se retirou do local,
voltando para a sede da emissora.[118]

Tao logo ocorreu o fato, por volta de 11h30, a TV Itapoan exibiu os flashs da agresséo na
programacao e entrevistou, ao longo do dia, autoridades que se manifestaram contra a atitude do
ministro, como o prefeito de Salvador Mario Kertész, o diretor regional do INCRA José Carlos
Arruti, 0 senador Luiz Viana Filho, o presidente da Associagao Brasileira de Imprensa Samuel
Celestino, o presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia Raimundo Lima, além do seu
proprietario Pedro Irujo, que anunciou que iria processar ACM por té-lo chamado de ladréo e que
iria tomar providéncias juridicas para proteger a vida do repérter Antdnio Fraga e responsabiliza-
lo pelas agressoes sofridas.

O juiz Ruy Trindade, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, solicitou ao DENTEL que
retirasse a TV Itapoan do ar até as 18h, por entender que a emissora estava usando o episédio
de forma politica.[118]

A terceira, aconteceu em 9 de fevereiro de 1995, quando ACM, agora senador, acompanhou a
visita do presidente Fernando Henrique Cardoso ao municipio de Santa Maria da Vitéria.

A reporter Telma Vergosa participava de uma entrevista coletiva ao senador, onde perguntou a
opinido dele sobre as denuncias de sonegacao envolvendo a Construtora OAS, pertencente ao
seu genro César Mata Pires, e ele respondeu: "Eu ndo trato desse assunto com a senhora nem
com ninguém, porque ndo tenho nenhuma ligacdo com a construtora”.

Depois do fim da entrevista, ACM procurou a reporter, em um momento nao registrado pelas
cameras, e pegando-a pelo pescoco disse que ela deveria respeita-lo e ndo fazer esse tipo de
pergunta.

A repérter relatou a agressdo a uma reportagem da Folha de S.

Paulo, onde ACM respondeu que a pergunta que ela fez havia sido inconveniente e que nédo a
agrediu, dizendo que aquilo era um "gesto de carinho" e que Telma estava usando o fato para
aparecer.[119]

Apéds a compra da TV Itapoan pela Rede Record, no entanto, as relagées do politico com a
emissora se modificaram.

Em 16 de agosto de 2001, ACM foi recebido ao vivo no programa Coisas da Vida, apresentado
pelo bispo Paulo Rodrigues.

Além de ser entrevistado pelo apresentador, ACM atendeu telefonemas de telespectadores,
criticou o presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidente do Senado Jader Barbalho, ao
dizer que ele havia sido responsavel por plataforma de ganhar dinheiro jogando rendncia no
episodio do escandalo do painel eletronico, e que pretendia voltar ao Senado Federal, se



candidatando nas elei¢Oes de 2002.

[120] Em outra ocasiao em 9 de maio de 2005, ACM foi entrevistado no programa Balanco Geral
por Raimundo Varela, onde afirmou que errou por ter votado no presidente Luiz Inacio Lula da
Silva em 2002, pedindo desculpas ao apresentador (que também afirmou ter votado no
candidato) e ao povo brasileiro.[121]

Processo por adeptos de religides afro-brasileiras [ editar | editar codigo-fonte ]

Em 2003, a TV Itapoan foi processada junto com a TV Cabralia de Itabuna por adeptos das
religides afro-brasileiras que se queixaram dos constantes ataques diarios dos pastores-
apresentadores nos programas de televiséo religiosos feitos pela Igreja Universal do Reino de
Deus, onde eles referem-se as religides afro como "encosto", palavra associada aos espiritos que
prejudicam pessoas.

Os religiosos afro-brasileiros queixaram-se também que templos religiosos que mantinham dentro
e fora de Salvador foram atacados e tiveram os locais santos destruidos pelos evangélicos,
ligados ou nao a igreja, e tais ataques teriam sido incentivados pelos pastores-apresentadores.
Eles entraram com acdo judicial no Ministério Publico contra a Igreja Universal do Reino de Deus
e exigiram um direito de resposta nos programas e uma puni¢ao contra o que consideram uma
violacdo a Constituicdo Federal, que permite a liberdade de cultos religiosos no Brasil.[122]
Acidente durante gravagdo do Bom D+ [ editar | editar codigo-fonte ]

Em 6 de dezembro de 2007, enquanto ocorria uma gravacéo da edi¢éo de verdo do programa
Bom D+ na Praia de Jaguaribe, uma balaustrada onde sete espectadores se sentavam para
acompanhar a atracdo quebrou apds ndo aguentar o peso das pessoas.

Na queda de uma altura de 4 metros, o pedreiro Moacir Ribeiro Gomes fraturou uma das pernas
ao cair nas pedras.

Outras 4 pessoas acabaram caindo, sendo uma delas plataforma de ganhar dinheiro jogando
esposa, que teve ferimentos leves.

Apés o acidente, a area foi isolada, e os feridos foram levados ao 12° Centro de Saude no bairro
Costa Azul, por funcionérios da TV Itapoan.[123]

Agressdao ao reporter Noel Tavares por Paulo Carneiro [ editar | editar codigo-fonte ]

Em 10 de abril de 2008, o ex-presidente do Esporte Clube Vitéria Paulo Carneiro, participou de
uma audiéncia judicial onde exigia uma indenizacgéo trabalhista de 10 milhdes de reais do antigo
clube.

Ao deixar a audiéncia, o dirigente foi entrevistado pelo repérter da TV Itapoan, Noel Tavares, que
perguntou se o valor que ele havia exigido ndo seria muito ilusoério e prejudicial ao clube.

Irritado, Carneiro xingou Noel de "repérter de merda", e depois que o jornalista repetiu a
pergunta, partiu pra cima dele com empurrdes.

Apods o ocorrido, Noel Tavares prestou queixa contra Paulo Carneiro na 32 Delegacia Territorial
de Policia no bairro Bonfim.[124][125]

Corte de sinal em Santaluz [ editar | editar codigo-fonte ]

Entre abril e maio de 2011, a TV Itapoan teve o sinal de uma das suas retransmissoras cortado
diversas vezes no municipio baiano de Santaluz, que fica a 258 km da capital Salvador.

Os cortes aconteceram devido a denuncias que a emissora fazia contra o prefeito do municipio,
Joselito Carneiro Junior, sobre irregularidades na constru¢do da sede municipal do INSS.

Em represalia, o prefeito mandou tirar o sinal da emissora do ar.[126]

Helicéptero alvejado por tiros durante cobertura ao vivo [ editar | editar codigo-fonte ]

Em 10 de abril de 2012, durante a cobertura ao vivo de uma operacao policial em Salvador, o
helicoptero "Aguia Dourada" que fazia as imagens para o telejornal Bahia no Ar foi alvejado por
tiros disparados por bandidos.

Ao sentir 0 solavanco provocado na aeronave, o reporter Jodo Kalil diz: "Atiraram no Aguia
Dourada, agora.

A situagdo aqui é de panico, neste momento".

O piloto foi forcado a ganhar altitude e se afastar da regido para evitar outros danos para o
helicoptero.Ninguém foi ferido.[127][128]

Durante a eleigdo municipal de Salvador em 2012, a TV Record Bahia foi acusada pelo candidato



a prefeito ACM Neto (DEM) de estar dando tratamento privilegiado ao seu oponente Nelson
Pelegrino (PT) no segundo turno.

Durante a programacao, sobretudo no Balanco Geral, a emissora exibiu quase diariamente
entrevistas com candidatos derrotados no primeiro turno que declararam apoio a Pelegrino, como
Mario Kertész (PMDB) e Marcio Marinho (PRB), além do governador Jacques Wagner e do
prefeito de Camacari, Luiz Caetano, que sdo do mesmo partido dele.[129]

O apresentador Raimundo Varela, no entanto, negou que o seu programa estivesse favorecendo
gualguer um dos candidatos, e se comprometeu a dar 10 minutos de entrevista para ACM Neto e
para Nelson Pelegrino apresentarem suas propostas.

[130] Em 13 de outubro, um dia apés a entrevista em que Marcio Marinho declarou apoio a
Pelegrino, os advogados da Coligacdo E Hora de Defender Salvador entraram com uma
representacdo contra a TV Record Bahia na Justica Eleitoral.

Como resultado, em 22 de outubro, a emissora foi multada em 100 mil reais, apds decisdo do juiz
Joao Batista Alcantara Filho, da 22 Zona Eleitoral de Salvador, sob a alegacao de que a
entrevista de Marinho violou o principio da igualdade de tratamento entre os candidatos previsto
no Caédigo Eleitoral brasileiro.[131]

Hostilidade de torcedores do Bahia durante protesto [ editar | editar codigo-fonte ]

Em 17 de maio de 2013, torcedores do Esporte Clube Bahia, num movimento intitulado "Bahia da
Torcida", fizeram um protesto na Arena Fonte Nova pedindo uma democratiza¢ao do clube e
exigindo a renuncia do entdo presidente Marcelo Guimaraes Filho.

A TV Record Bahia estava no local, onde faria uma entrada ao vivo para o jornalistico Cidade
Alerta com o reporter Jutan Aradjo, que assim que entrou no ar, comecgou a ser hostilizado pelos
manifestantes.

O repoérter também foi confundido com o apresentador do Se Liga Bocédo, José Eduardo, no que
foram dirigidos xingamentos ao profissional e outros radialistas que também estavam cobrindo o
protesto.

A Policia Militar entdo retirou a equipe da TV Record Bahia do local por medida de
seguranca.[132][133]

Agressdao a reporter Tarsilla Alvarindo [ editar | editar codigo-fonte ]

Em 16 de janeiro de 2023, apos finalizar uma entrada ao vivo para o telejornal Bahia no Ar sobre
um acidente de transito fatal na Avenida Orlando Gomes, a repérter Tarsilla Alvarindo, o
cinegrafista George Brito e o auxiliar técnico Marcos Oliveira foram agredidos por dois homens
gue se identificaram como familiares de um motociclista que havia morrido no acidente.

As agressoes foram registradas por uma equipe da TV Bahia, que também estava no local para
dar detalhes do acidente no Jornal da Manha.

A equipe da RecordTV Itapoan prestou queixa contra 0s agressores na 12.

a Delegacia de Itapua.[134]

Desvio de doagfes no Balanco Geral [ editar | editar codigo-fonte ]

Em 10 de marco de 2023, vieram a tona na imprensa baiana informacdes de que doacdes feitas
via Pix por telespectadores ao programa Balanco Geral BA, eram desviadas em uma fraude de
jornalistas da emissora, que haviam desviado cerca de 800 mil reais.

[135][136] O esquema foi descoberto em fevereiro pelo jogador de futebol Anderson Talisca, que
foi & procura da méde de uma menina com cancer, que pediu doac¢des ao vivo por meio do
jornalistico em setembro de 2022, com o intuito de realizar o abatimento de uma doagéo de 70
mil reais no imposto de renda.

Ao entrar em contato, o atleta foi informado de que a criangca morreu sem ter recebido o valor
integral da emissora.[137]

Apds uma sindicancia interna, a RecordTV Itapoan encaminhou o caso para a Policia Civil, que
passou a investiga-lo como crime cibernético,[138] e demitiu o editor-chefe do programa
Jamerson Oliveira, que havia confessado participacdo no esquema.

[139] Outro jornalista, que mais tarde soube se tratar do repérter Marcelo Castro, também passou
a ser investigado.

[140] Daniela Mazzei, noiva de Marcelo, negou envolvimento no esquema, afirmando que "se ele



[Marcelo] fez alguma coisa, eu ndo sabia de nada, ndo fui conivente".

[141] Com a repercussao do caso, outras vitimas da fraude relataram situagdes semelhantes,
como um ambulante que teve plataforma de ganhar dinheiro jogando casa mostrada ao vivo no
Balanco Geral BA apdés ser alvo de um furto, mas nunca recebeu os valores e materiais
arrecadados, mesmo tendo entrado em contato com a emissora por diversas vezes.[142]

Em depoimento prestado a policia no dia 16 de mar¢o, a mae da crian¢a que morreu afirmou que
Marcelo Castro teria intermediado a exibicdo da chave Pix de um rifeiro nos caracteres da
RecordTV Itapoan, ao invés de alguém da familia, o que causou desconfianca.

Ele teria argumentado, na época, que a acao se dava para "facilitar o controle das doacdes".
Dos pelo menos 70 mil reais doados para contribuir com a compra de remédios que custavam
mais de 300 mil reais, ela teria recebido apenas 40 mil.

[143] A RecordTV Itapoan demitiu Castro apdés o fim do seu periodo de férias em 31 de
marc¢o.[139]

No dia 20 de junho de 2023, Marcelo Castro e Jamerson Oliveira foram indiciados junto com uma
terceira pessoa responsavel por conseguir as chaves Pix utilizadas no golpe.

Eles responderao por estelionato, lavagem de dinheiro e associag&o criminosa.

[144] O delegado Charles Leéo afirmou que Daniela Mazzei, demitida da estacdo no més
passado por trabalhar para o site de Marcelo Castro durante o expediente,[145] também seria
investigada no processo.[146]Referéncias

Ricco, Flavio; Vannucci, José Armando (2017).

Biografia da Televiséo Brasileira .S&o Paulo: Matrix.928 paginas.ISBN 9788582304143

Junior, Irineu Guerrini; Vicente, Eduardo (2010).

Na Trilha do Disco .

Relatos sobre a industria fonografica no Brasil.

Rio de Janeiro: E-Papers.184 paginas.ISBN 9788576502647

Santanna, Marilda (2009).As Donas do Canto.

O Sucesso das Estrelas-Intérpretes no Carnaval de Salvador.Salvador: EDUFBA.488
paginas.ISBN 9788523206253

plataforma de ganhar dinheiro jogando :ganhe bonus ao se
cadastrar

go prazo. Quanto maior e vazade Casa, mais valor O Casinos vai fazer! Geralmente para
shlotes tém um margem baixada casas variando entre 5% ou 11%). Isso significa:a

agem RTP (retorno ao jogador)é De cerca com 95% até 999%... Quanta coisa as maquinas DE
fenda fazem? - Seu Coffee Break yourcaffaelbreak-co/uk "

que é um programa

O futebol,[4] também referido como futebol de campo,[5][6] futebol de onze[7][8] e, originalmente,
futebol associado[nota 1][9][10][11][12] (em inglés: association football, football, soccer), € um
esporte de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um arbitro que se ocupa
da correta aplicacdo das normas.

E considerado o desporto mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhdes de pessoas
participam das suas varias competi¢coes.

[13] E jogado num campo retangular gramado, com uma baliza em cada lado do campo.

O objetivo do jogo € deslocar uma bola através do campo para coloca-la dentro da baliza
adversaria, acdo que se denomina golo (portugués europeu) ou gol (portugués brasileiro).

A equipe que marca mais gols ao término da partida € a vencedora.[14]

plataforma de ganhar dinheiro jogando :sistema de analise
futebol virtual bet365



Uma popular cidade turistica da Costa Brava, ha Espanha proibiu trajes de pénis inflaveis e
boneca sexual das celebra¢ges veados 6 ou noturnamente ferrenha. Com multa até 1.500 libras
(1.276 euros).

Platja d'Aro, cuja populacdo de 12.500 pessoas pode receber até 300.000 6 visitantes plataforma
de ganhar dinheiro jogando um fim-de semana do verao é o destino favorito para noites com
solteiros e solteirados Muitos sites 6 oferecem pacotes que incluem acomodacao ou cruzeiro;
além disso sdo também oferecidos por homens/mulheres como Stripper (descas).

O novo estatuto proibe 6 especificamente as pessoas de aparecerem "na via publica sem roupas
ou apenas plataforma de ganhar dinheiro jogando suas cuecas, com roupa intima e acessorios 6
representando os genitais humanos.

Os infratores enfrentam multas de 300--1.500 (RR$ 255 - RR$1,275).

Um grupo de mulheres britanicas plataforma de ganhar dinheiro jogando um 6 fim-de semana da
galinha celebram num bar, Benidorm.

{img}: Alex Segre/Alamy

"Essas atitudes tém um impacto na convivéncia da comunidade e precisamos 6 lutar contra elas",
disse o prefeito, Maurici Jiménez.

Como exemplo de comportamento inaceitavel, David Puertas o chefe local da policia 6 — citou um
incidente recente plataforma de ganhar dinheiro jogando que a pessoa foi amarrada a uma
lampada com fita adesiva enquanto seus companheiros 6 mantinham os vizinhos acordados
tocando musica alta e cantando nas primeiras horas.

O estatuto também proibe a auséncia de camisa ou 6 biquini plataforma de ganhar dinheiro
jogando &reas distantes da praia, uma proibicdo que foi introduzida h4 varios anos atras na
cidade espanhola para pouco 6 efeito como infratores sao principalmente turistas.

Barcelona, Malaga e Marbella estdo entre os destinos mais populares. Entre eles milhares de
festas 6 com veados ou galinhas sao servida por empresas que oferecem entretenimento: desde
paintballing a shows ao vivo plataforma de ganhar dinheiro jogando sexo; um 6 deles se chama
Brothels Barcelsa enquanto o site da festa oferece uma mostra strip dentro do limousine

skip promocao newsletter passado

Inscreva-se 6 para:

Isto é Europa.

As histérias e debates mais prementes para 0s europeus — da identidade a economia ao meio
ambiente.

Aviso de 6 Privacidade:

As newsletters podem conter informagdes sobre instituicbes de caridade, anuncios on-line e
conteudo financiado por terceiros. Para mais informacéo consulte 6 a nossa Politica De
Privacidade Utilizamos o Google reCaptcha para proteger nosso site; se aplica também a politica
do 6 servico ao cliente da empresa:

apos a promoc¢ao da newsletter;

Platja d'Aro junta-se a varias cidades que estédo lutando para conter os 6 excessos de noites
veados e galinha. Eles incluem as estanciaes Costa Brava Tossa De Mar and Lloret DE MAR,
bem 6 como plataforma de ganhar dinheiro jogando Cidades Como Sevilla ; Malaga E Granada

Author: mka.arq.br

Subject: plataforma de ganhar dinheiro jogando
Keywords: plataforma de ganhar dinheiro jogando
Update: 2024/8/4 19:06:10



	plataforma de ganhar dinheiro jogando
	plataforma de ganhar dinheiro jogando
	plataforma de ganhar dinheiro jogando :ganhe bônus ao se cadastrar
	plataforma de ganhar dinheiro jogando :sistema de analise futebol virtual bet365


