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Karl Lagerfeld: O Imperador da Moda
"Eu gosto de anonimato", diz o designer Karl Lagerfeld (interpretado por Daniel Brühl) para Jacques ♣️ de Bascher (ator Théodore Pellerin) no primeiro episódio de "Becoming Karl Lagerfeld", uma nova série bwin é fiavel seis partes baseada no ♣️ romance "Kaiser Karl" de Raphaëlle Bacqué. De Bascher - um escritor bwin é fiavel início de carreira e interesse amoroso posterior de ♣️ Lagerfeld - o acompanhou na passarela da moda de seu amigo e rival Yves Saint Laurent (interpretado por Arnaud Valois).
"Claro", ♣️ desabaixa de Bascher. "Você se veste como o Rei-Sol para passar despercebido."
O Rei-Sol era o apelido do Rei Luís XIV, ♣️ que reinou sobre a França dos séculos 17 e 18 bwin é fiavel uma procissão de mangas exageradas, babados fluindo e tecidos ♣️ intricadamente padronizados.
Enquanto Lagerfeld deixa de fora a peruca escura trançada, a comparação de Bascher não é infundada. Seu guarda-roupa - ♣️ que às vezes pode inspirar comparações vagas com Caesar Flickerman (o personagem de Stanley Tucci bwin é fiavel "The Hunger Games") - ♣️ é uma desfilada de calças largas e alfinetes elaborados; gravatas combinadas com lenços de bolso, botas altas e uma seleção ♣️ de gravatas que faria com que Chuck Bass (Ed Westwick bwin é fiavel "Gossip Girl") ficasse envergonhado. É uma paleta rica de ♣️ tons de joias e terra; azuis petróleo e pinstripes. E embora seus colarinhos estilizados e luvas sem dedos ainda não ♣️ tenham feito uma aparição, seus looks já estão encimados por outro de seus futuros marcos-distintivos: um par de óculos escuros ♣️ aviador.
Abrindo bwin é fiavel 1972, "Becoming Karl Lagerfeld" - que estreia no Hulu bwin é fiavel 7 de junho - segue a vida amorosa ♣️ e carreira de seu homônimo ao longo da década e até a primavera de 1981, parando justo antes de ele ♣️ começar a trabalhar com Chanel bwin é fiavel 1983. Tendo se juntado à Chloé bwin é fiavel 1966, Lagerfeld se tornou o designer único ♣️ da marca bwin é fiavel 1974. A série seguebwin é fiavelluta de poder prolongada com a fundadora da Chloé, Gaby Aghion (interpretada ♣️ por Agnès Jaoui), que descobriu seu talento, mas cuja teimosia impede que ele mostre verdadeiramentebwin é fiavelgenialidade artística e de ♣️ alta costura.
É uma escolha notável dos criadores da série retratar Lagerfeld tão simpaticamente. Em 2024, quando o Metropolitan Museum of ♣️ Art hospedou seu gala e exposição correspondente bwin é fiavel homenagem a Lagerfeld, os críticos foram rápidos bwin é fiavel apontar as numerosas declarações ♣️ controversas do designer sobre peso, mulheres, imigrantes, vítimas de agressões sexuais e casamento gay. Em "Becoming Karl Lagerfeld" ele é ♣️ taciturno, combativo e ambicioso, sim - mas também somos incentivados a torcê-lo. É, bwin é fiavel vez disso, Saint Laurent que sofre ♣️ o pior da publicidade: na trama de amor que domina o enredo, ele é cada centímetro o artista atormentado, fofocando ♣️ desesperadamente e pateticamente por de Bascher; Lagerfeld, por outro lado, desempenha o amante esnobado e magoado.
Uma das falas de destaque ♣️ do show aponta para os preconceitos sexistas de Lagerfeld. "A moda não tem nada a ver com as mulheres, ou ♣️ não haveria tantos gays no negócio", diz a de Bascher na mesma mostra de YSL no primeiro episódio. "É uma ♣️ maneira de incorporar o zeitgeist, de refletir a natureza verdadeira da sociedade."
Ele é então rebatido rotundamente por Marlene Dietrich (interpretada ♣️ por Sunnyi Melles) que cooptabwin é fiavelprópria metáfora no episódio seguinte para dizer-lhe, francamente, que "um designer de moda é ♣️ apenas um espelho para a mulher que está vestindo... Você só existe se a reflexão no espelho me agrada."
Essas não ♣️ são citações diretas do Lagerfeld ou Dietrich da vida real, mas elas mostram o ego por trás do personagem de ♣️ Lagerfeld – e também levantam a interessante questão de como gênero e poder operam dentro da indústria da moda.
Apesar das ♣️ protestações de Dietrich, os criadores de "Becoming Karl Lagerfeld" parecem estar do lado de seu museu. Quase todas as personagens ♣️ femininas ao longo da série aparecem como apoio emocional ou pano de fundo bonito - telas a partir das quais ♣️ Lagerfeld e Saint Laurent podem suspenderbwin é fiavelarte. A moda parisiense dos anos 70, sugere "Becoming Karl Lagerfeld", era uma ♣️ cena amplamente fechada por uma mão cheia de homens brigando.
A história da alta costura, no entanto, não é tão simples. ♣️ A alta costura – onde Lagerfeld estava tão ansioso para fazer seu nome – não existia até 1858 ebwin é fiavel♣️ chegada abalou a tendência de ter costureiras femininas. "A noção de alta costura e o cliente não existia até (Charles ♣️ Frederick) Worth", disse Claire Wilcox, curadora sênior de moda no Museu Victoria e Albert de Londres, bwin é fiavel uma entrevista telefônica. ♣️ "Foi uma quebra importante na história da moda." Worth abriu a primeira casa, ganhando o status de pai da alta ♣️ costura.
Em um ensaio de 2014, a historiadora Abigail Joseph escreveu que antes de Worth, as mulheres eram responsáveis por confeccionar ♣️ roupas para outras mulheres, tendo recebido o direito de entrar na indústria pela primeira vez por Louis XIV bwin é fiavel 1675. ♣️ Até que Worth abrisse as portas, as designeras eram tão normalizadas que a ideia de um alfaiate masculino levantou sobrancelhas: ♣️ Joseph descreveu as acusações de efeminação e "masculinidade inapropriada" feitas a Worth; no famoso dicionário enciclopédico do século 19 de ♣️ Pierre Larousse, ele protestou que a moda precisava de "dedos de fada, não o build de um atleta, para ser ♣️ praticada corretamente e acima de tudo decentemente."
Em 1889, no entanto, a maré havia mudado novamente: um editorial do "Peterborough Express" ♣️ declarou o nome Worth "sinônimo do centro do mundo fashionável". O "Leitrim Advertiser", seis anos depois, saudou seus designs como ♣️ "destinados a revolucionar o mundo do vestuário feminino." O século 20 então viu um boom bwin é fiavel casas de moda modeladas ♣️ no exemplo de Worth. Enquanto nomes como Chanel e Schiaparelli também fizeram nomes para si mesmos, muitos dos nomes mais ♣️ proeminentes eram homens, incluindo Dior e Balmain nos anos 1940 e Givenchy bwin é fiavel 1952.
Nem esse contexto nem a relação das ♣️ mulheres com a moda recebem muita atenção depois do diatribe de Dietrich, uma vez que o foco se desloca cada ♣️ vez mais para o tumultuado relacionamento de Lagerfeld e de Bascher. "Becoming Karl Lagerfeld" é, estilisticamente, um tributo luxuoso aos ♣️ brilhos dos anos 70: bonito de se ver e oferecendo uma visão agressivamente humanizada de alguns dos nomes mais importantes ♣️ da moda. Mas puxar mais forte do fio das dinâmicas de poder de gênero da moda poderia ter adicionado uma ♣️ complexidade bem-vinda.
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