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Daniel Dennett: Filósofo Controverso e Pioneiro nas Áreas de Consciência, Inteligência Artificial, Ciência Cognitiva e Psicologia Evolutiva
Daniel Dennett, que faleceu 🏧 aos 82 anos, foi umControversial filósofo cujo trabalho sobre consciência, inteligência artificial, ciência cognitiva e psicologia evolucionista ajudou a deslocar 🏧 a Filosofia anglófona de seu foco como sacar na vaidebet linguagem e conceitos como sacar na vaidebet direção a uma coalizão com a ciência.
Sua conta naturalista 🏧 da consciência, purgada tanto quanto possível da agência e experiência quântica de primeira pessoa, foi popular fora das universidades e 🏧 violentamente contestada por muitos dentro delas.
Um dos quatro cavaleiros do Novo ateísmo, junto com Richard Dawkins, Christopher Hitchens e Sam 🏧 Harris, ele também escreveu sobre darwinismo, memes, livre arbítrio e religião.
Infância e Educação
"Descobrir como cérebros poderiam ser, ou suportar, ou 🏧 explicar, ou causar, mentes" foi como Dennett, aos 21 anos, definiu seu projeto. Depois de se formar como sacar na vaidebet Filosofia na 🏧 Universidade de Harvard como sacar na vaidebet 1963, ele fez um BPhil na Universidade de Oxford sob o filósofo comportamental Gilbert Ryle, mas 🏧 passou a maior parte do tempo na biblioteca Científica da Radcliffe aprendendo sobre o cérebro.
Muitos filósofos (tal como hoje) tentavam 🏧 acomodar a mente, ecomo sacar na vaidebetsubjetividade, na ciência de terceira pessoa. No entanto, parece impossível identificar "intentionalidade" (a "sobre a 🏧 coisa" dos pensamentos) ou "qualia" (as "assim mesmas" da experiência) como meros estados cerebrais ou comportamento.
Aproximação Naturalista e a Consciência
No 🏧 entanto, Dennett teve uma estratégia inovadora para "intentionalidade" - "conteúdo primeiro, depois consciência" - que inverteu o curso usual da 🏧 investigação. Ele propôs "entender como a consciência é possível compreendendo como o conteúdo inconsciente é possível primeiro".
A natureza, argumentou ele, 🏧 tem suas próprias razões inconscientes - "motivações gratuitas" que são "independentes, e mais fundamentais do que, consciência". A capacidade de 🏧 organismos de responder adequadamente, embora inconscientemente, a coisas no ambiente é uma "intencionalidade rudimentar". E, há séculos, o "processo cego, 🏧 sem propósito, sem propósito, de tentativa e erro" teceu "respostas mecânicas de 'neurônios estúpidos'" (em certos cérebros de criaturas) como sacar na vaidebet 🏧 um "loop reflexivo que cria a ilusão manifesta de consciência", pensou.
Aquilo que Ryle havia rejeitado como "o fantasma na máquina" 🏧 poderia ser, assim, exorcizado, não negandocomo sacar na vaidebetexistência, mas vendo-o pelo que é - uma ilusão como sacar na vaidebet vez de magia, 🏧 uma ilusão fabricada pelo engenhociamento às avessas da evolução.
Carreira e Legado
O primeiro livro de Dennett, Content and Consciousness, foi publicado 🏧 como sacar na vaidebet 1969. Seisteen
Ano | Obra Publicada |
---|---|
1969 | Content and Consciousness |
1978 | Brainstorms |
1981 | Elbow Room |
1991 | Consciousness Explained |
1995 | Darwin's Dangerous Idea |
1996 | Kinds of Minds |
2003 | Freedom Evolves |
2024 | From Bacteria to Bach and Back |
Podemos tomar uma "postura 🏧 física" como sacar na vaidebet relação a algo (considerar seus componentes e seus intertravamentos causais) ou uma "postura de projeto" (ver como fabricado, 🏧 pela evolução ou humanos, para servir a uma função específica) ou uma "postura intencional" (explicar seu comportamento como sacar na vaidebet termos de 🏧 metas que ele teria sensemente buscado se fosse racional).
"A postura intencional é, assim, uma maneira teóricamente neutra de capturar as 🏧 competências cognitivas de diferentes organismos (ou outros agentes) sem que o investigador se comprometa com hipóteses específicas sobre as estruturas 🏧 internas que subjazem às competências". Tratamos computadores de xadrez, alguns animais e humanos, como se tivessem crenças e desejos. Mas, 🏧 perguntou-se furiosamente, não temos nós humanos de fato?
Sim e não, aparentemente. Não há correspondência um-para-um entre estados cerebrais e estados 🏧 mentais. É o organismo como um todo que tem intencionalidade. Os estados mentais discrete e individualmente identificáveis que parecemos estar 🏧 tendo são (na realidade) "uma versão editada e metafóricamente enobrecida do que está acontecendo como sacar na vaidebet nossos cérebros" - equivalentes a 🏧 "ilusões do usuário" como sacar na vaidebet uma tela de computador: como o relógio, o arquivo e o ícone da lixeira, denotam os 🏧 processos complexos ocorrendo por trás das cenas.
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