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Casa Susanna: Um Olhar para a Primeira Rede Trans dos Estados Unidos
Com cabelos loiros penteados, pearls, uma mão double up bet seu ☀️ quadril e um dedo do pé pontiagudo e de salto alto, uma mulher posa jubilantemente para a câmera nas escadas ☀️ ao lado dedouble up betcasa. Ela se chama Susanna Valenti, edouble up betcasa é a Casa Susanna, localizada nos Catskills, ☀️ double up bet Nova York. Nas décadas de 1950 e 1960, a Casa Susanna serviu como um local seguro e um santuário ☀️ para pessoas exploraremdouble up betidentidade e expressão de gênero de maneiras que não eram possíveis na vida cotidiana.
grafias tiradas ☀️ lá mostram indivíduos double up bet cenas de domesticidade confortável e comunidade, se vestindo com roupas tradicionalmente femininas e comemorando ocasiões e ☀️ feriados juntos.
Essas imagens, parte da coleção permanente do Art Gallery of Ontario (AGO), são reunidas double up bet uma nova publicação, "Casa ☀️ Susanna: A História da Primeira Rede Trans nos Estados Unidos, 1959-1968", e oferecem informações valiosas sobre o ambiente criado por ☀️ Valenti edouble up betesposa Marie Tonell. Compradas double up bet 2004 double up bet um mercado de pulgas double up bet Nova York por dois traficantes ☀️ de arte e adquiridas pelo AGO double up bet 2024, essa seleção particular de 340 imagens da Casa Susanna faz parte de ☀️ um arquivo muito maior, incluindo algumas atualmente na coleção pessoal do fotógrafo Cindy Sherman.
Nos últimos anos, as
grafias chamaram a ☀️ atenção de artistas, estudiosos, ativistas e outros interessados nas intersecções entre identidades queer,
grafia e artes. Coleções adicionais de
grafias ☀️ tiradas por membros da comunidade que visitaram a Casa Susanna foram descobertas e arquivadas, como o Arquivo Louise Lawrence Transgender. ☀️ Nos últimos dez anos, a Casa Susanna inspirou um musical, o musical de Harvey Fierstein "Casa Valentina"; foi mencionado na ☀️ série de televisão "Transparent"; e foi o assunto de um documentário premiado lançado no ano passado.
O livro inclui ensaios contextuais ☀️ e um prefácio da historiadora, escritora e cineasta documental Susan Stryker, que lembra imagens que circulavam double up betdouble up betgeração e ☀️ comunidade de mulheres trans na década de 1980 e 1990. "Eles eram simplesmente onipresentes nas redes trans subterrâneas", disse Stryker ☀️ double up bet uma entrevista à double up bet . "Tenho que dizer, fiquei animada nas últimas décadas quando as pessoas as descobriram ☀️ e disseram: 'oh, há um tesouro de coisas assim que nós nunca soubemos que existiam.' É como se dissessem: 'quem ☀️ nunca soube que existiam?'"
Em janeiro de 1960, a escritora e editora de Los Angeles Virginia Prince lançou "Transvestia", uma revista ☀️ "publicada por, para e sobre Transvestites para o propósito de fornecer um centro sobre o qual as pessoas interessadas no ☀️ assunto possam se reunir." Essa terminologia foi a maneira de Prince descrever a si mesma e seu público-alvo pretendido. Embora ☀️ a linguagem preferida por muitos na comunidade trans tenha mudado desde então, Stryker observou que ela é "cautelosa double up bet estampar ☀️ o passado com o presente", e que embora diferentes formas de expressão de gênero possam ser vistas nas
grafias e ☀️ algumas indivíduos nelas possam ter se identificado como transgêneros, outros podem não se ter descrito da mesma forma.
A "Transvestia" era ☀️ uma publicação por assinatura enviada clandestinamente pelo correio até 1963, depois disso disponível double up bet algumas bancas de jornais e lojas ☀️ de livros adultos por toda a América. Emboradouble up betfrequência tenha diminuído ao longo dos anos, a revista permaneceu double up bet ☀️ circulação até 1986.
Na época dedouble up betcriação, "cross-dressing", como era chamado, era criminalizado double up bet todos os EUA; Prince construiu uma ☀️ rede de pares contatando pessoas cujos detalhes ela encontrou lendo relatórios de prisões double up bet jornais. "Virginia foi a pessoa que ☀️ ajudou a trazer essa comunidade de algum lugar da profunda clandestinidade", disse Stryker. Através da "Transvestia", as pessoas com interesses ☀️ semelhantes podiam ver-se refletidas nas páginas da publicação e se conectar umas com as outras colocando anúncios pessoais na coluna ☀️ pessoa-a-pessoa.
Valenti teve uma coluna regular na "Transvestia", chamada Susanna Says, e muitas das
grafias apresentadas na revista foram tiradas na ☀️ Casa Susanna. Nascida no Chile double up bet 1917, Valenti conheceudouble up betesposa double up bet uma loja de perucas - popular com crossdressers ☀️ - que Tonell administrava double up bet Nova York. A Casa Susanna era a propriedade de Tonell nos Catskills; aqueles que frequentavam ☀️ a casa incluíam Gloria, uma milionária do Michigan; Jessica, uma herdeira colombiana; e Felicity, uma piloto de linha aérea e ☀️ veterana da Segunda Guerra Mundial que era irmã do fotógrafo Lee Miller.
"Acho que se tornou um lugar quase mítico, esse ☀️ lugar que todos nós procuramos de alguma forma onde nos sentimos aceitos e onde nos sentimos double up bet casa", disse Sophie ☀️ Hackett, curadora de
grafia do AGO e co-autora do novo livro. "Ele forneceu, mesmo que apenas para um fim de ☀️ semana, um senso de casa e um senso de família para pessoas que talvez não se sentissem assim double up bet outras ☀️ partes de suas vidas. Não podemos subestimar o poder disso, e as
s são um testemunho disso."
Na visão de Stryker, ☀️ o papel de Valenti double up bet cultivar o espaço físico foi crucial, e a maneira como ela viveu seu dia a ☀️ dia como uma pessoa apresentando-se como fêmea foi um modelo para outros. "Você vê pessoas que se tornam mães de ☀️ double up betcomunidade e essa é realmente a maneira como penso double up bet Susanna mais profundamente", disse Stryker. "Ela foi mãe trans ☀️ dedouble up betcomunidade e ela forneceu um ambiente nutritivo e de apoio para que as pessoas chegassem a um lugar ☀️ melhor double up bet suas vidas. Vejo isso como uma maneira muito positiva e dando de si mesma."
Os valores americanos pós-guerra enfatizavam ☀️ uma "existência de subúrbio nuclear familiar", com papéis de gênero estereotipicamente tradicionais, rígidos, disse Hackett. Esse contexto mais amplo fornece ☀️ informações importantes para a produção das
grafias e a maneira como o gênero é explorado e expresso pelas pessoas nelas. ☀️ "Muitas das pessoas estão procurando entender o que esse impulso era, que voava double up bet face da maneira como muitas delas ☀️ foram criadas como homens nos EUA na época", disse Hackett.
Isso também fornece informações sobre a forma como as pessoas na ☀️ Casa Susanna as viram e queriaem verem a si mesmas. De muitas maneiras, essa estética ecoou a preferência de Virginia ☀️ Prince por como aqueles apresentados double up bet "Transvestia" deveriam parecer. Em um artigo de outubro de 1961, intitulado "The Art of ☀️ Female Impersonation", Prince escreveu uma série de diretrizes para maneiras e maneirismos, incluindo formas de sentar, standing e fumar, que ☀️ ela achava que imitavam "o melhor da mulherhood."
"O que vejo principalmente quando olho para essas
s são pessoas que estão ☀️ tentando seu melhor para emular a respeitabilidade de classe média da mulherhood", disse Stryker. "Eles não estão sendo freaky-deaky gender ☀️ queers ou flamboyant drag queens. Eles estão mostrando que podem ser uma 'pessoa respeitável' mostrando como eles embody very conventional ☀️ e interpretations mostly white, middle class de que respeitabilidade mulherhood parece."
Da perspectiva externa, a comunidade trans pode parecer ☀️ pequena e pequena, mas por dentro, é um universo vasto de formas de fazer gênero de maneiras diferentes.
Susan Stryker
A ato ☀️ de fazer essas imagens foi double up bet si uma forma de formar tanto um senso de si mesmo, quanto de se ☀️ conectar com uma comunidade maior. Em descobertas de outras
s da Casa Susanna, cópias múltiplas da mesma imagem foram encontradas. ☀️ "Parece que essas
s foram trocadas como cartões de beisebol; as pessoas da comunidade as trocaram umas com as outras", ☀️ disse Stryker. "Foi apenas uma maneira realmente importante de fazer real uma forma como as pessoas se sentiam sobre si ☀️ mesmas e torná-la comunitária double up bet vez de subjetiva ou double up betdouble up betcabeça."
Embora Valenti tenha expressado planos para transformar a Casa ☀️ Susanna double up bet um hotel e viver double up bet tempo integral como uma mulher, um acidente sofrido por Tonell double up bet 1967 significou ☀️ que ela teve que trabalhar e viver comodouble up betidentidade masculina para cobrir as contas médicas. Sua coluna regular na ☀️ "Transvestia" chegou ao fim, o co-autor do livro Isabelle Bonnet escreveu double up bet um texto introdutório, e ela parou de se ☀️ comunicar com Prince. A Casa Susanna foi vendida double up bet 1972. A partir do início dos anos 1980, Valenti e Tonell ☀️ viveram separadamente, com Valenti vivendo como uma mulher. Ambos morreram double up bet 1996.
Na atualidade, com os direitos trans sendo objeto de ☀️ desafios legais e políticos double up bet todo o país, a existência e celebração dessas
grafias importam.
"As
grafias nos mostram que o ☀️ que agora nos referimos como a comunidade trans e todas suas várias identidades, claro, antecede nossa atual situação", disse Hackett. ☀️ "Eles são emocionantes como expressões de uma comunidade e como uma comunidade se move. Você vê a camaradagem e você ☀️ vê a alegria, e essa é uma das que está double up bet contraste marcante com as vidas que eles levaram e ☀️ as lutas que eles tiveram pessoalmente, e os riscos que corriam ao se reunirem."
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