joguinho de ganhar dinheiro de verdade

1. joguinho de ganhar dinheiro de verdade
2. joguinho de ganhar dinheiro de verdade :estrategia apostas desportivas
3. joguinho de ganhar dinheiro de verdade :jogo foguetinho ganhar dinheiro

joguinho de ganhar dinheiro de verdade

Resumo:

joguinho de ganhar dinheiro de verdade : Inscreva-se em mka.arq.br e descubra o tesouro
das apostas! Ganhe um bdnus especial e inicie sua busca pela fortuna!

contente:

A equipe conquistou o primeiro lugar no grupo E da Série B do Campeonato Brasileiro de Volei de
praia de 2015 e permaneceu até o final da temporada, quando foi eliminado do torneio
juntamente com o Boa Vontade do Dunas, sendo eliminada em Maceio pelo mesmo placar.

Pela primeira vez na competicdo, o Macaé Futebol Clube (RJFC) conquistou o direito de disputar
a nova competicdo, porém esse clube acabou nédo tendo acesso a terceira divisao estadual e
nunca chegou a fazer uma disputa regular para

participar da competicdo devido a problemas financeiros.

Em 2015, o Macaé Esporte Clube (RJFC) ndo conseguiu avancar pela Série B do Campeonato
Brasileiro de Vélei de praia de 2015 no mesmo ano, apos ser campedo do torneio.

Assim sendo, o clube ndo conseguiu ganhar um retorno a Série B do campeonato.

Bandeira criticando a emissora durante manifestacdo em 2014.

As controvérsias envolvendo a TV Globo referem-se ao extenso histérico de polémicas nas 4
relacdes desta rede de televisdo brasileira com a sociedade do pais.

[1] A emissora possui uma capacidade sem paralelo de influenciar 4 a cultura e a opiniao
publica.[2]

A principal polémica historica da estacao televisiva e das Organiza¢cdes Globo (hoje Grupo Globo)
esta 4 ligada ao apoio dado a ditadura militar e a censura dos movimentos pro-democracia nos
noticiarios do canal.

O regime, segundo os 4 opostos a emissora, teria rendido beneficios ao grupo midiatico da
familia Marinho, em especial para o canal de televisdo que, 4 em 1984, fez uma cobertura omissa
das Diretas Ja.

[3] A propria Globo reconheceu em editorial publicado no jornal O Globo, 4 49 anos depois e
pressionada pelas manifestacdes de junho de 2013,[4][5][6] que o apoio ao golpe militar de 1964
e 4 ao regime subsequente foi um "erro".[7]

No final da década de 1980, a emissora novamente foi alvo de criticas devido a 4 edi¢cdo que
promoveu do ultimo debate entre os candidatos a presidente na eleicdo de 1989, o que teria
favorecido Fernando 4 Collor de Mello.

[8] No final da década de 1990, as Organiza¢cfes Globo enfrentaram diversos problemas
financeiros que teriam sido aliviados 4 pelo Estado, apesar de se tratar de uma empresa privada.
[2] Durante o periodo, a emissora utilizou-se de joguinho de ganhar dinheiro de verdade influéncia
entre 4 os politicos para conseguir mudar um artigo da Constituicdo Federal, no qual permitia a
entrada de 30% de capital estrangeiro 4 nas empresas de midia.[2]

Em 2002, o governo federal ofereceu ajuda de 280 milhdes de reais a Globocabo através de
financiamento 4 do Banco Nacional de Desenvolvimento Econdémico e Social (BNDES).

[2] A emissora voltou novamente a ser alvo de criticas pela cobertura 4 supostamente
tendenciosa das elei¢cdes de 2006, 2010 e 2022.

Apoio ao regime militar [ editar | editar codigo-fonte ]

"Participamos da Revolucéo 4 de 1964, identificados com 0s anseios nacionais de preservacao



das instituicdes democraticas, ameacadas pela radicalizacao ideolégica, greves, desordem social
e 4 corrupgao generalizada.

Quando a nossa redacao foi invadida por tropas antirrevolucionarias, mantivemo-nos firmes em
nossa posic¢ao.

Prosseguimos apoiando 0 movimento vitorioso desde 4 os primeiros momentos de corregao de
rumos até o atual processo de abertura, que se devera consolidar com a posse 4 do novo
presidente.

" - Roberto Marinho, no jornal O Globo, edigdo n° 18.

596, 7 de outubro de 1984.[ 9]

A 4 TV Globo foi fundada em 1965, um ano apds o golpe de estado de 1964, e se consolidou
como maior 4 rede de televisdo do pais durante a década de 1970.

Neste periodo, o regime militar implementou uma politica de modernizacéo das 4
telecomunicacoes.

Em 1965 criou a Embratel, e o Brasil se associou a Intelsat.

[10] Em 1968, foi criado o Ministério das Comunicac¢des 4 e, n0 mesmo ano, surgiram as
primeiras emissoras de radio FM e foi criada a AERP (Assessoria Especial de Relacdes 4
Publicas), que reforcava a necessidade de propagar ideais ufanistas e nacionalistas.

Em 1969, o pais se integra ao sistema mundial de 4 comunicacao por satélite.

[10] A intencdo do regime era se opor & hegemonia cultural caracteristicamente de esquerda da
época.

[10] Uma de 4 suas armas para isso teria sido a televiséo, tendo o regime feito vistas grossas a
parceria, vetada por lei, entre 4 Roberto Marinho e a multinacional Time-Life, o que contribuiu
para o salto tecnoldgico da TV Globo.[10]

Segundo o Grupo Globo, o0 4 jornal O Globo apoiou o golpe militar de 1964 fazendo parte de um
"posicionamento amplamente majoritario” contra o governo do 4 presidente Jodo Goulart.

[11] Afirma também que Roberto Marinho acreditava na vocacao democrética do presidente
Castello Branco e na eficacia da 4 politica econémica desenvolvida por Roberto Campos e
Octavio Gouvéa de Bulhoes.

[11] Em 2013, O Globo reconheceu, através de um texto 4 publicado em seu site, que o apoio ao
golpe de 1964 foi um erro.

O texto acompanhou a publicacéo do projeto 4 "Memoaria" que recuperou os 88 anos de histéria
do jornal O Globo.

Nele, a instituicdo afirmou que o apoio a intervencao 4 dos militares se deu pelo temor de um
outro golpe, a ser desfechado pelo presidente Jodo Goulart com apoio dos 4 sindicatos.[12][13]
O grupo nega que o crescimento da TV Globo se deu gracas a estreita ligagdo de Roberto
Marinho com o 4 regime implantado em marco de 1964, citando como exemplos disso a
dificuldade em obter concessdes para canais de televisdo em 4 Jo&do Pessoa e Curitiba em 1978,
alguns casos de censura a joguinho de ganhar dinheiro de verdade programacao, além do fato de
gue alguns de 4 seus profissionais eram membros do Partido Comunista Brasileiro.

[11] No entanto, como apontou Renato Ortiz, a censura nao era generalizada, uma 4 vez que
"sua principal funcdo era impedir a emergéncia de determinadas ideias, noticias, publicacbes que
estivessem contrarias a logica ditatorial 4 de difundir ideais de progresso, harmonia e
desenvolvimento".[10]

Em joguinho de ganhar dinheiro de verdade autobiografia, no entanto, Walter Clark, diretor-geral
da TV Globo, confessou ter 4 cancelado os programas de Carlos Heitor Cony e Roberto Campos
para satisfazer o coronel Gustavo Borges, chefe de policia no 4 estado do Rio de Janeiro.

Além disso, Clark afirmou ter contratado um ex-diretor da censura para "ler tudo que ia para 4 o
ar' e uma "assessoria especial" formada pelo general Paiva Chaves, pelo civil linha-dura Edgardo
Manoel Erickson ("pelego dos milicos", 4 conforme disse) e mais "uns cinco ou seis funcionarios".
Além disso, relatou receber o presidente Emilio Garrastazu Médici em seu gabinete 4 na Globo,
onde assistiam aos jogos de futebol exibidos pela emissora aos domingos.

Segundo ele, o denominado "padréo Globo de qualidade" 4 acabou "passando por vitrine de um
regime com o qual os profissionais da TV Globo jamais concordaram".[14]



Em entrevista ao documentario 4 britanico Beyond Citizen Kane, 0 ex-ministro da Justica
(1974-1979) Armando Falcéo afirmou que "o doutor Roberto Marinho nunca me criou 4 qualquer
tipo de dificuldade.

Eu, ministro-censor, ele diretor do jornal O Globo, da televisdo Globo, da Rede Globo, da Radio
Globo, 4 da Radio Mundial, da Radio Eldorado, ele nunca me criou dificuldade".

[15] O proprio Médici chegou a afirmar, sobre o Jornal 4 Nacional, em entrevista: "Sinto-me feliz
todas as noites quando ligo a televisédo para assistir ao jornal.

Enquanto as noticias ddo conta 4 de greves, agitacdes, atentados e conflitos em varias partes do
mundo, o Brasil marcha em paz, rumo ao desenvolvimento.

E como 4 se eu tomasse um tranquilizante apés um dia de trabalho".

[15] Em 2012, um ex-delegado do DOPS relatou a proximidade entre 4 o regime e a Globo.[16]
Em 2013, o Grupo Globo reconheceu e desculpou-se publicamente, através de um editorial
publicado no jornal 4 O Globo e que também foi lido por William Bonner durante o Jornal
Nacional, por terem apoiado a ditadura militar 4 instaurada no pais depois do golpe militar de
1964.

No texto do editorial, o jornal afirma:

A luz da Histéria, contudo, ndo 4 ha por que ndo reconhecer, hoje, explicitamente, que o apoio [ao
golpe de 1964] foi um erro, assim como equivocadas 4 foram outras decisOes editoriais do
periodo que decorreram desse desacerto original.

A democracia € um valor absoluto.

E, quando em risco, ela 4 s6 pode ser salva por si mesma.— Grupo Globo[7]

Comicio das Diretas J4 em 16 de abril de 1984 em S&o 4 Paulo.

No dia 25 de janeiro de 1984, foi ao ar, pela primeira vez em rede, aquele que é considerado o 4
primeiro grande comicio das Diretas Ja, realizado na praca da Sé, em S&o Paulo.

Naquele dia, o telejornal exibiu reportagem de 4 dois minutos e dezessete segundos sobre o
tema.

No entanto, ocorreu um equivoco durante a escalada do Jornal Nacional; 25 de 4 janeiro é
também o dia do aniversario da cidade de Sao Paulo, e por conta de um suposto erro técnico, 4 o
apresentador do telejornal acabou anunciando o comicio como parte das comemorag¢des dos 430
anos da cidade.

A emissora recebeu criticas 4 que diziam que ndo havia sido uma falha técnica, mas sim uma
manipulagéo de dados.[3]

José Bonifacio de Oliveira Sobrinho, o 4 Boni, ex-vice-presidente do Grupo Globo afirmou, em
entrevista a Roberto D'Avila em 2005, que Roberto Marinho determinou a censura do 4 primeiro
grande comicio das Diretas Ja.

[3] Segundo Boni, "o doutor Roberto ndo queria que se falasse em Diretas Ja" e 4 decidiu que o
evento da praca da Sé fosse transmitido "sem nenhuma participacdo de nenhum dos
discursantes".

[3] O que teria 4 ocorrido no episédio, ainda de acordo com ele, foi uma "censura dupla" (por
parte do regime e da emissora).

[3] A 4 versao oficial da Globo, relatada no livro Jornal Nacional - A Noticia Faz Historia, porém, é
de que a emissora 4 nao omitiu que o comicio fizesse parte das Diretas e que é falsa a versao de
gue emissora noticiou o0 4 evento como parte das comemoracdes pelo aniversario da cidade de
Séao Paulo.[3]

A TV Globo, no entanto, assumiu publicamente o erro 4 na cobertura do movimento pelas
elei¢cdes diretas no site "Memoéria Globo" e afirmou que foi ameacgada e coagida pelo regime 4
naquele momento:

Se por um lado segmentos da sociedade pressionavam a Rede Globo para se engajar nas
manifestacdes pelas Diretas, por 4 outro a emissora vinha sendo pressionada pelos militares a
nao cobrir os eventos.

Woile Guimarées, entéo diretor dos telejornais de rede, 4 diz que ministros e generais ligavam
para Roberto Marinho, ameagando até mesmo retirar a concesséo para o funcionamento da
emissora.|...



] 4 Naquele momento, a pressao dos militares sobre a Rede Globo atingiu o seu apice.

Naquele dia, chegou mesmo a adquirir a 4 forma de intimidacéo pessoal.

Antes de o Jornal Nacional ir ao ar, um helicéptero do Exército sobrevoou de maneira
ameacadora a 4 sede da emissora, no Rio de Janeiro, postando-se na altura da janela da sala do
entao vice-presidente executivo, Roberto Irineu 4 Marinho.

— Site "Memodria Globo"[17]

Em 21 de janeiro de 2015, na série especial do Jornal Nacional sobre os 50 anos do 4 jornalismo
da emissora, William Bonner relembrou o comicio de 25 de janeiro de 1984:

"Essa reportagem provocou muita polémica ao longo 4 de muitos anos porque, embora ela
falasse do comicio das Diretas, o texto que introduzia a reportagem, lido pelo apresentador 4 na
época, ndo falava em comicio pelas Diretas.[...

] Isso ai foi visto durante muitos anos como uma tentativa da Globo 4 de esconder as Diretas e,
obviamente, depois de muitos anos também, foi reconhecido como um erro.

" — William Bonner[18]

Em 1982, 4 a Globo foi acusada de participagdo no chamado caso Proconsult.

A empresa Proconsult, contratada pela Justica Eleitoral para apurar os votos 4 das elei¢Oes para
0 governo do Rio de Janeiro, desenvolveu um sistema informatizado de apuracéo dos votos que
apresentou resultados 4 diferentes dos publicados no Jornal do Brasil.

O noticiario da TV Globo foi pautado pela divulgacéo oficial divulgada pelo Proconsult.[19]
Segundo o 4 jornalista Hélio Fernandes, da Tribuna da Imprensa, a fraude sé ndo se concretizou
devido a participacdo do delegado da Policia 4 Civil Manoel Vidal, escalado para fiscalizar a
apuracao.

[20] Vidal percebeu que havia algo de errado na apuracao tendo, em seguida, 4 contatado o
também delegado Arnaldo Campana, ligado a Brizola.

[20] O candidato do PDT, censurado nos veiculos do Grupo Globo, concedeu 4 uma entrevista
aos correspondentes estrangeiros explicando a situagao que ocorria.

[20] A fraude foi exposta e os jornalistas do conglomerado foram 4 hostilizados nas ruas do Rio
de Janeiro.

[20] Por outro lado, a emissora respondeu que "nunca contratou a Proconsult” e "se 4 baseava
nos numeros de O Globo, responsével por uma totalizacéo propria, realizada a partir dos mapas
oficiais apurados pelo TRE".[19]

Durante 4 o regime militar, a NEC Brasil foi obrigada a nacionalizar seu capital.

Por isso, cedeu o controle acionario da empresa ao 4 grupo Brasilinvest de Mario Garnero.

A época da redemocratizacdo, a NEC Brasil havia se tornado a maior fornecedora de
equipamentos de 4 telecomunicacgéo para o governo brasileiro.

[21] Em 18 de marco de 1985, o Banco Central, por meio de um decreto do 4 entdo ministro da
Fazenda, Francisco Dornelles, deu inicio a liquidacdo do grupo de Garnero, acusado de falta de
liquidez e 4 de desvio de recursos para empresas fantasmas no exterior.

[22] Garnero pediu concordata preventiva de todas as empresas do Brasilinvest.

O governo 4 ndo aceitava a contratacdo de empresas controladas por um concordatario,[23] o
gue teria levado o entdo ministro das Comunicagdes Antdnio 4 Carlos Magalhaes a suspender os
contratos do governo com a empresa, em 29 de abril de 1986.

[24] Devido a crise 4 do grupo brasileiro, a NEC do Jap&o recomprou parte das a¢des da NEC
Brasil.

Em dezembro de 1986, 51% das acdes 4 foram vendidas para o Grupo Globo, enquanto Garnero
passou a ter 25% do capital em acdes preferenciais, e a NEC, 4 58% das a¢des no total (sendo
42% de acdes preferenciais e 16% de acdes ordinarias).

[25] Apds as alteracBes acionarias, ACM 4 restabeleceu os contratos com a empresa, além de
iniciar novos contratos.[26]

Em 10 de novembro de 1986, a Rede Globo oficializou 4 a ndo renovacao do contrato de afiliagcao
com a TV Aratu, joguinho de ganhar dinheiro de verdade entéo afiliada desde 1969, determinando
gue a emissora 4 deixasse de transmitir joguinho de ganhar dinheiro de verdade programacao em
20 de janeiro de 1987, apds o término da prorrogacdo do fim do contrato.



[27] 4 A rede ja havia manifestado a TV Aratu joguinho de ganhar dinheiro de verdade intencéo
de né&o renovar o contrato em 24 de fevereiro daquele 4 ano,[27] alegando insatisfagao existente
desde 1984 por parte da Globo em relac&o a problemas técnicos e comerciais da entéo afiliada 4
baiana.

[28] A TV Bahia, que era de propriedade do filho de ACM, ACM Junior, e de seu genro, César
Mata 4 Pires, era originalmente afiliada a Rede Manchete, rede concorrente da Globo de
propriedade de Adolpho Bloch, e foi a escolhida 4 para substituir a TV Aratu.

Para tentar reverter a perda da afiliacao, integrantes do grupo politico do governador Waldir Pires
(ao 4 qual era ligada a TV Aratu) e adversarios de ACM levantaram suspeitas de que o ministro
teria beneficiado a Globo 4 com o intuito de transformar a emissora de joguinho de ganhar
dinheiro de verdade familia em uma afiliada da rede carioca.

Em 13 de janeiro, 0 4 entdo deputado federal Luis Viana Neto (PMDB-BA), um dos acionistas da
emissora, foi até Brasilia ao lado de outros 19 4 deputados para reclamar com o entéo presidente
José Sarney a respeito da suposta interferéncia de ACM nas comunicacdes do estado.

[29] 4 Uma contenda judicial foi iniciada pelos proprietarios da TV Aratu contra a Globo e a TV
Bahia em 15 de 4 janeiro, quando o juiz Luiz Fux, da 9.

a Vara Civel do Rio de Janeiro, concedeu a emissora uma liminar que 4 impedia a TV Bahia de
alterar a afiliacao.[30]

Em 23 de janeiro, a Globo derrubou esta liminar por meio de um 4 mandado de seguranga no
Tribunal de Justica do Estado do Rio de Janeiro, assegurando a transmisséo da joguinho de
ganhar dinheiro de verdade programacéo pela 4 TV Bahia, que deu inicio a nova afiliagdo assim
gue recebeu a notificacdo, as 17h58 daquele dia.

[31] Pouco depois, Pedro 4 Jack Kapeller, entdo diretor da Rede Manchete, afirmou que nao
cabiam medidas judiciais a respeito da posi¢cao da TV Babhia, 4 pois "tudo aconteceu
rigorosamente dentro das normas estipuladas pelos contratos assinados entre as partes".

[32] Apds varias decisfes judiciais, a disputa 4 terminou em 6 de julho, quando o tribunal decidiu
a favor da Globo, finalmente permitindo que a TV Bahia fosse 4 a Unica afiliada da rede na
Bahia.[33]

A n&o renovagéao do contrato de afiliagdo com a Globo ocasionou uma queda de 4 80% na
arrecadacao da TV Aratu.

[34] A antiga afiliada da Globo seguiu recorrendo da deciséo até abril de 1996, quando 4 os
recursos judiciais esgotaram, e o processo confirmou o direito legal da Globo de transferir
joguinho de ganhar dinheiro de verdade programacao para a TV 4 Bahia.

A TV Aratu, que na época estava arrendada a CNT, teve seu prédio leiloado por se recusar a
arcar com 4 os honorarios processuais.[35]

As suspeitas contra o acordo NEC-Globo vieram a tona nacionalmente em 9 de junho de
1992,[36] quando foi 4 instalada na Camara dos Deputados uma CPI para investigar o caso,
requisitada pelo deputado Paulo Ramos (PDT-RJ) em maio de 4 1987.

[37] As dendncias contra ACM foram rejeitadas e retiradas do texto do relatério, que foi aprovado
por unanimidade em 17 4 de novembro.

[38] Mussa Demes (PFL-PI), presidente da CPI, afirmou que "se o governador Antonio Carlos
tivesse agido de outra forma, 4 teria comprometido irremediavelmente o sistema de
telecomunicac¢des do pais e poderia estar respondendo hoje por omissao”, considerando, assim
como a 4 maioria dos membros da comissao, que o entdo ministro havia suspenso o0s contratos
com a NEC no intuito de evitar 4 que Garnero utilizasse estes recursos para reverter a
intervencdo do Banco Central no Brasilinvest.[39]

A CPI concluiu que ndo existiu irregularidade 4 na transacao, acusando Mario Garnero de mentir
perante a comissao ao afirmar que havia perdido dinheiro na venda e que 4 empresarios da area
de telecomunicacgdes teriam sofrido presséo para que nao negociassem a NEC Brasil.

[39] Na época da transacéo, ele 4 havia recebido novas a¢des da empresa, cancelamento de
dividas, pagamento da concordata preventiva da NEC e um adicional de 6 4 milhdes.

Além disso, os empresarios citados por ele enviaram carta a comissao negando as supostas
pressdes exercidas por pessoas ligadas a 4 Globo.[39]



Com o fim das empresas do Grupo Telebras, o Grupo Globo vendeu suas a¢des na NEC Brasil,
que teve seu 4 apogeu durante o0 monopolio estatal das telecomunicacoes.

[40] As operadoras europeias e norte-americanas que compraram as empresas telefonicas
estatais optaram por 4 manter seus parceiros ocidentais na area de tecnologia, e a NEC teve
joguinho de ganhar dinheiro de verdade presenca no mercado reduzida.[40]

Eleicdes de 1989 e 4 impeachment [ editar | editar cdédigo-fonte ]

A emissora € acusada de ter ajudado a eleger o candidato a presidente Fernando 4 Collor de
Mello (dono da TV Gazeta, afiliada da Globo em Alagoas)[41] nas elei¢cdes de 1989, através da
manipulacéo de 4 trechos do ultimo debate entre Collor e o candidato petista Luiz Inacio Lula da
Silva.

[42][43] Na época do debate, ja 4 no segundo turno, as pesquisas apontavam um empate técnico
entre os dois candidatos; logo, o confronto na televisao seria decisivo 4 para definir a disputa.
[43] Lula se saiu mal no debate, fato reconhecido pelo seu proprio partido.[43]

De acordo com seus criticos, 4 a TV Globo teria procurado isencdo na cobertura do processo
eleitoral, mas teria assumido um lado na reta final da 4 disputa quando os candidatos estavam
neste estado de empate técnico.

[43] Os proponentes desta hipétese argumentam que foram exibidas duas reportagens 4 sobre o
debate no dia 15 de dezembro de 1989, antevéspera do segundo turno das eleigdes.

[20] Uma delas foi ao 4 ar no Jornal Hoje e, a outra, no Jornal Nacional, sendo essa a mais
polémica.

A primeira reportagem mostrou as melhores 4 intervenc¢des de cada candidato e a segunda teria
favorecido Collor, pois teria mostrado os melhores momentos dele e os piores 4 de Lula.
[20][42][43] O PT moveu uma acgéo no Supremo Tribunal Federal contra a Globo.

O partido queria que novos trechos do 4 debate fossem exibidos, a titulo de direito de resposta,
mas o pedido foi negado.[42]

A Globo sempre negou que agiu de 4 ma-fé no episédio, mas admite que a edi¢do néo foi
equilibrada.

[43] Segundo Boni, a Central Globo de Jornalismo fez uma 4 edi¢ao favoravel a Collor, ndo
seguindo a orientacdo da direcdo da empresa para que o tratamento fosse imparcial.

[43] J& Roberto 4 Marinho, diante da declaracdo de Boni, afirmou que o entéo vice-presidente de
operacOes da Globo n&o entendia de elei¢cdes e 4 que o Jornal Nacional tinha sintetizado de
maneira correta o debate, visto que Collor havia se saido melhor.

[43] Em 2009, 4 Collor admitiu que foi favorecido pela Globo na disputa.[44]

Grande parte da midia apoiou abertamente a campanha de Collor a presidéncia.

No 4 entanto, de acordo com o historiador Gilberto Maringoni, doutor em Histéria pela USP, por
incapacidade de manter maioria no Congresso 4 e por entrar em confronto com uma parte
expressiva do empresariado nacional, Collor acabou por influenciar por si s6 a 4 mudanca de
postura da imprensa.

A crise econdmica com a volta da inflacdo, o confisco da poupanca, e a intensa cobertura 4
investigativa da imprensa ajudaram a impulsionar as manifestagdes sociais que culminaram no
impeachment.[45][46][47]

Direito de resposta de Leonel Brizola [ editar 4 | editar codigo-fonte ]

Leonel Brizola recebeu direito de resposta a ser veiculado pelo Jornal Nacional apds dois anos de
disputa 4 judicial.

Em 15 de margo de 1994, a TV Globo colocou no ar, durante o Jornal Nacional, o direito de
resposta 4 obtido pelo entdo governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, apds dois anos de
disputa judicial.

[48] Brizola havia entrado na 4 justica pedindo direito de resposta em 1992, em funcdo da matéria
ofensiva referente a uma carta que ele enviou ao 4 entéo prefeito Marcello Alencar.[49]

Na resposta que foi ao ar, lida pelo locutor Cid Moreira, Brizola dizia ndo reconhecer na Globo 4
"autoridade em matéria de liberdade de imprensa" e que a emissora teve "longa e cordial
convivéncia com 0s regimes autoritarios 4 e com a ditadura de 20 anos que dominou nosso pais".
Brizola dizia ter sido "apontado como alguém de mente senil".



Na 4 sequéncia, argumentava: "Ora, tenho 70 anos, 16 a menos que meu difamador, Roberto
Marinho, que tem 86 anos.

Se é este 4 0 conceito que tem sobre os homens de cabelos brancos, que os use para si".

[50] Em um artigo de retrospectiva 4 em 2009 acerca da emersao do direito de resposta no
ordenamento juridico brasileiro, o portal Observatorio da Imprensa avaliou que 4 (...

) esse célebre episddio foi uma espécie de divisor de aguas no capitulo da liberdade de imprensa.
Soou como uma senha 4 para a multiplicagdo de acdes e para a escalada de condenacdes de
jornais e jornalistas que se seguiu".[49]

Eleicdes de 2006 4 [ editar | editar codigo-fonte ]

Houve vérias criticas a forma como a Globo fez a cobertura das elei¢cdes gerais de 4 2006.

A emissora teria atuado para prejudicar a campanha do entéo presidente Luiz Inacio Lula da Silva
a reeleicdo,[53] dando atencédo 4 exagerada a fatos negativos envolvendo o PT.

Luiz Carlos Azenha, o repoérter destacado para cobrir a campanha presidencial do candidato
tucano 4 Geraldo Alckmin, confirma que houve a intencdo de prejudicar o PT na cobertura.

[54] Segundo ele, "tinha sido determinado desde 0 4 Rio que as reportagens de economia
deveriam ser esquecidas porque supostamente poderiam beneficiar a reeleicdo de Lula".

[54] Além disso, Azenha 4 afirma que uma reportagem de joguinho de ganhar dinheiro de verdade
autoria potencialmente danosa para o entédo candidato a governador de Sao Paulo, José Serra, 4
foi censurada pela Globo.

[54] As criticas a forma como estava cobrindo as elei¢cdes levaram a emissora a fazer,
internamente, um 4 frustrado abaixo-assinado em apoio a joguinho de ganhar dinheiro de verdade
linha editorial.[51][55]

O evento mais comentado pelos criticos foi quando, na véspera da votacao do 4 primeiro turno, a
TV Globo deu enorme destaque a imagem do dinheiro que havia sido apreendido no contexto do
Escandalo 4 do Dossié.

[51][52] Hoje € sabido que o delegado da PF que havia comandado a operacéo convidou quatro
jornalistas para uma 4 conversa reservada e repassou 0s CDs com as fotos.

A conversa foi inteiramente gravada e nela se pode ouvir os apelos 4 do delegado para que as
imagens fossem parar na edicdo do Jornal Nacional do mesmo dia, 29 de setembro.

[51][52] No 4 caso da TV Globo, ressalta-se que, na mesma noite em que exibiu as fotos, o
telejornal se absteve de informar 4 sobre a tragédia do Voo Gol 1907, em que morreram 154
pessoas.

Assim, a0 mesmo tempo em que a noticia ja 4 repercutia no mundo inteiro, a edi¢cdo ao vivo do
jornal se dedicava somente a dar destaque a divulgacéo do escandalo 4 politico.

[51][52] Por outro lado, segundo publicado pela emissora no Meméria Globo, era "impossivel dar
a noticia durante a exibicdo do 4 jornal, ja que ndo havia informac¢des concretas sobre o
acidente".[56]

" Os rumores de que um avido da Gol ndo pousara 4 no horario certo em Brasilia chegaram a
redacdo do Jornal Nacional por volta de 20h10, quando o telejornal ja estava 4 no ar.

A partir desses rumores, iniciou-se uma corrida frenética para verificar o que houve com o aviao,
com exatidao, para 4 que nédo se criasse panico na populagao.

A primeira confirmagé&o era de que, de fato, um avido da Gol estava desaparecido 4 desde as
18h10, mas a Infraero ndo confirmava a rota nem o nimero do voo.

Sem essas informacgdes, era impossivel divulgar 4 uma informagéo sobre o avido desaparecido,
sem provocar grande angustia em todos aqueles que tinham parentes ou amigos voando Gol.
Nao 4 eram poucos: no dia 29 de setembro de 2006, 54 avides da Gol levantaram voo.

Cada um deles podia levar até 4 144 passageiros; a ocupacao média era de 80% dos assentos.
A Gol calcula que transportou naquele dia 6 200 pessoas.

N&o divulgar 4 o niumero do voo ou a rota seria colocar sob suspeigdo todos os 54 voos, um
procedimento que um telejornal 4 lider de audiéncia, visto por milhées, ndo pode fazer.

Enquanto esteve no ar, até as 20h45, o Jornal Nacional, e nenhum 4 outro telejornal de outra
emissora, conseguiu esses dados."

Algumas semanas apos o fim das elei¢bes, Rodrigo Vianna, repoérter que estava se 4 desligando



da emissora, divulgou uma carta aberta onde critica varias das posturas da emissora durante o
periodo eleitoral, dando joguinho de ganhar dinheiro de verdade 4 visdo de como 0s processos se
davam internamente.

[57] Na carta, Vianna diz, assim como Azenha, que a direcdo da emissora 4 barrou reportagens e
investigagcdes que envolvessem o PSDB e o entdo candidato ao governo de Sao Paulo, José
Serra.

[53] Segundo 4 ele, alguns jornalistas questionaram as opc¢des editoriais da Globo, mas néo
receberam respostas convincentes de seus superiores.

[53] Logo apos as 4 eleigdes, Vianna foi afastado da cobertura politica e destacado para atuar
nos jornais locais.

[53] O comentarista politico Franklin Martins, que 4 mais tarde se tornaria Secretario de
Comunicagdo Social de Lula, também foi afastado.

[53] Segundo Vianna, "Do Bom dia Brasil ao 4 Jornal da Globo, temos um desfile de gente que
estd do mesmo lado".[53]

Elei¢cdes de 2010 [ editar | editar codigo-fonte 4 ]

Jingle de aniversério [ editar | editar codigo-fonte ]

Em 19 de abril de 2010, a emissora tirou do ar, logo 4 apos o primeiro dia de veiculacéo, a
campanha de comemoracéo de aniversario dos 45 anos da rede por ter sido 4 acusada de estar
fazendo campanha subliminar a José Serra, candidato a presidente pelo PSDB.[58]

A emissora afirma que o filme foi 4 criado em novembro de 2009, quando "n&ao existiam nem
candidaturas muito menos slogans, mas a TV Globo n&o pretende dar 4 pretexto para ser
acusada de ser tendenciosa e esta suspendendo a veiculagdo do filme.

"[58] O colunista Luis Nassif, no entanto, 4 contestou a justificativa da emissora,[59] afirmando
gue a campanha teria sido gravada em 14 de abril, trés dias depois que 4 Serra langou joguinho
de ganhar dinheiro de verdade pré-candidatura, apontando para isso noticias do préprio portal da
Globo.com.[60]

Agressao a José Serra [ editar | editar 4 codigo-fonte ]

Uma reportagem apresentada pela Globo no segundo turno da campanha apontava que José
Serra havia sido agredido com um 4 rolo de fita por militantes petistas durante um ato da
campanha no Rio de Janeiro, passando mal em seguida e 4 dirigindo-se a um hospital onde foi
examinado.

Ele teria cancelado os demais compromissos do dia por ordem médica.

Entretanto, uma reportagem do 4 SBT mostrou que Serra havia sido atingido por uma bolinha de
papel, continuou caminhando até receber um telefonema, e entdo, 4 20 minutos depois,[61] € que
levou a médo a cabeca para se queixar do "golpe".

Serra teria, entdo, feito uma tomografia, 4 mas nao foi encontrado nenhum ferimento.[61]

No dia 21 de outubro de 2010, a Folha de S.

Paulo publicou uma reportagem na 4 qual revelava que Serra havia sido atingido por um rolo de
fita adesiva depois da bola de papel.

[62] No mesmo 4 dia, o Jornal Nacional levou ao ar uma reportagem completa sobre o assunto.
Em 22 de outubro, ambos Folha e O 4 Estado de S.

Paulo confirmaram que Serra fora atingido em dois momentos: primeiro por uma bola de papel, e
depois por 4 um rolo de fita.

O SBT também confirmou em seu telejornal SBT Brasil que as imagens da bolinha de papel eram
4 anteriores ao ataque com o rolo.

[63] Cinco dias depois, a revista Veja publicou uma reportagem intitulada "Pau na democracia”,
cuja 4 possuia trechos na qual o jornalista Fabio Portela acusava o SBT de omitir o rolo de fita
que fora jogado 4 a cabeca de Serra.

[64] O canal, por joguinho de ganhar dinheiro de verdade vez, respondeu que "o telejornal SBT
Brasil veiculado no dia do episddio, 4 quarta-feira 20, exibiu apenas as imagens captadas por
nossas cameras, que registraram o incidente com a bolinha de papel.

Até aquele 4 momento ndo tinhamos conhecimento de outro video captado por um jornalista da
Folha de S.



Paulo, por celular, que mostrava o 4 episddio posterior, em que um rolo de fita crepe atinge a
cabeca do candidato Serra.

Quando tomou conhecimento desse novo fato, 4 o SBT tratou de registra-lo no mesmo dia em
seu telejornal da meia-noite.

No SBT Brasil do dia seguinte, quinta-feira, o 4 apresentador Carlos Nascimento voltou ao
assunto, ressaltando que o segundo incidente ndo fora captado pela equipe, mas frisou que o 4
candidato José Serra fora atingido duas vezes em um intervalo de poucos minutos."[65]" [...

] ndo houve, portanto, nenhuma disputa entre 4 SBT e Globo sobre bolinha de papel.

Em todo o episodio, o mérito, a bem da verdade, foi da Folha de 4 S.Paulo.

Foi o jornal quem noticiou primeiro a agressao a Serra com um rolo de fita adesiva.

Foi o jornal quem p6s 4 na internet um video do momento da agressao.

O Jornal Nacional, num trabalho independente, confirmou os achados da Folha."”

Eleicdo de 2012 4 [ editar | editar codigo-fonte ]

Houve vérias criticas a forma como a TV Globo fez a cobertura do julgamento do 4 caso
conhecido como Mensaléo, que coincidiu com as eleicdes municipais no Brasil em 2012.

No més de outubro de 2012, as 4 vésperas do segundo turno das eleicbes municipais, o Jornal
Nacional dedicou 18 dos seus 32 minutos de duracao para abordar 4 o julgamento, tendo ainda
como agravante o fato da matéria ter ido ao ar imediatamente apds o fim do horario 4 eleitoral,
gue, em Sao Paulo, foi encerrado com o programa de Fernando Haddad, candidato do PT.
Durante todo o segundo turno 4 o noticiario do mensaldo foi apresentado pelo telejornal sempre
logo apos ao fim do horério eleitoral.[66]

Manifestacfes de 2013 e impeachment 4 de Dilma [ editar | editar cédigo-fonte ]

Manifestantes penduram efigie do ex-juiz Sergio Moro, como "traidor", em frente ao prédio 4 da
132 Vara da Justica Federal em S&o Paulo

Durante a série de manifestagBes populares que ocorreram em varias cidades brasileiras 4 em
2013, protestos em frente as sedes da emissora aconteceram por todo o pais.

A sede da empresa em S&o Paulo 4 teve estrume lancado sobre a joguinho de ganhar dinheiro de
verdade fachada, além dos muros terem sido pichados.

[67][68] No protesto na sede da emissora no 4 Rio de Janeiro, 0s manifestantes entraram em
confronto com a policia.[69]

Em comentério feito no dia 12 de junho, o cineasta 4 e jornalista Arnaldo Jabor, no Jornal da
Globo, afirmou que a grande maioria dos manifestantes seria composta por jovens de 4 classe
média e que a manifestacéo seria decorrente de ignoréncia politica e do estimulo dos protestos
na Turquia.

Em tom provocador, 4 Jabor questionou por que néo lutam contra a PEC 37 que, em joguinho de
ganhar dinheiro de verdade opinido, seria um motivo mais legitimo.

Por fim, 4 finaliza dizendo que 0os manifestantes talvez nem sequer saibam o que € a PEC 37 e
gue ndo valham sequer 4 os R$0,20 do aumento das passagens.

[70] No dia 17, em joguinho de ganhar dinheiro de verdade secdo na radio CBN, se desculpou por
suas declaracdes, 4 afirmando que temia que a energia fosse gasta com uma reivindicagao boba,
mas que viu que o problema era muito 4 maior.[71][72]

No processo de impeachment de Dilma Rousseff, a Globo foi acusada pela revista CartaCapital
de parcialidade.[73]

Eleicdes de 2022 [ editar 4 | editar codigo-fonte ]

Na eleicdo de 2022, a Globo foi acusada por grupos de direita de ter feito uma cobertura 4 parcial
contra o presidente Jair Bolsonaro.

[74][75] O presidente Jair Bolsonaro ergueu uma faixa contra a emissora com os dizeres "Globo 4
Lixo" em fevereiro de 2021.[76]

O jornalista Datena acusou a emissora de se voltar contra o governo Bolsonaro por interesses
financeiros: 4 ""O genro do Silvio Santos é ministro do Bolsonaro, isso é nepotismo? Acho que
e.(...

) e ver quantos caras ai 4 (no Globo) com parente que esses caras dessa Rede Globo que
trabalham para senador, deputado, governo (..).



Essa Globo, ela trabalha 4 inteira para os governos que estao eleitos la.

Durante a ditadura militar, depois com o governo do Lula, ela trabalha direto 4 pro governo.

S6 nédo trabalha agora pro Bolsonaro porque o Bolsonaro chutou o saco da Globo, mas ela
trabalhou pra todos 4 esses governos.

Ela vai pro lado que esta ventando (..

) Agora que nao esta trabalhando pro Bolsonaro desce o cacete no 4 Bolsonaro, mas sempre
trabalhou assim com governo, recebendo verba pra caramba.".[77]

O deputado Eduardo Bolsonaro acusou a emissora de esconder a 4 delacdo de Marcos Valério
para apoiar a candidatura de Luiz Inacio da Silva: "Ao contrario da Globo, a Record mostra 4 que
€ uma TV séria e repercute delagdo de Marcos Valério, onde ele detalha envolvimento de Lula
com o assassinato 4 do prefeito Celso Daniel e seus lagos com o PCC".

[78] O presidente Jair Bolsonaro acusou o apresentador William Bonner de 4 defender a
inocéncia do presidente Luiz Inacio Lula da Silva: "O William Bonner se postou como um jurista.
'O senhor ndo 4 deve mais nada a Justica'.

PO, o cara [Lula] foi condenado em trés instancias por unanimidade.

Vocé vé varios delatores devolvendo R$ 4 6 bilhdes (...

) O Bonner, no meu entender, tem muita chance de ir para o Supremo Tribunal Federal.

Porque vocé néo 4 precisa sequer ser advogado.

Tem que ter conhecimento juridico.

E o Bonner demonstrou conhecimento juridico, né".[79]

Jornalistas da Rede Globo foram hostilizados por 4 apoiadores do presidente Jair Bolsonaro
durante a cobertura do Dia da Padroeira em Aparecida (S&o Paulo).

[80] Outra equipe da Globo 4 que cobria um ato de campanha de Bolsonaro foi hostilizada no Rio
de Janeiro.

[81] A quatro dias do segundo turno, 4 um editorial do Jornal da Globo acusou a campanha do
presidente Jair Bolsonaro de "apostar na confuséo".[82]

Um video que mostra 4 jornalistas da TV Globo comemorando o resultado da elei¢éo presidencial
vencida por Luiz Inacio Lula da Silva viralizou nas redes 4 sociais.

A emissora emitiu um comunicado em que "lamentou” a atitude de um pequeno grupo que se
esqueceu dos principios editoriais 4 da empresa.[83]

Censura imposta a TV Globo [ editar | editar cdédigo-fonte ]

Em novembro de 2018, a divisdo de homicidios da 4 Policia Civil do Brasil e o Ministério Publico
do Rio de Janeiro entraram com processo judicial pedindo que a TV 4 Globo fosse proibida de
divulgar qualquer informacé&o do inquérito policial que apura o assassinato da vereadora Marielle
Franco e do 4 motorista Anderson Gomes.

Gustavo Gomes Kalil, que é o juiz da quarta vara criminal do Rio de Janeiro aceitou o pedido, 4
argumentando que a TV Globo vazava contetdo dos autos de forma "prejudicial”, expondo dados
das investigacoes e das testemunhas.

[84] Porém, 4 os dados até entdo divulgados pela TV Globo foram reportados sem exp6r
informagdes pessoais, com alguns sendo apresentados de forma 4 an6nima.

A TV Globo disse que a decisao judicial foi excessiva e que fere gravemente a liberdade de
imprensa.[85]

A Associacéao Brasileira 4 de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou uma nota:

A Abraji considera que a decisdo do juiz viola o direito dos brasileiros a 4 livre circulacao de
informacdes de interesse publico.

A imposicao de censura é uma afronta a Constitui¢ao.

A liberdade de imprensa, fundamental para 4 a democracia, deveria ser resguardada por todas as
instancias do Poder Judiciario, mas é frequentemente ignorada por juizes que, meses 4 ou anos
depois, sdo desautorizados por tribunais superiores.

Nesse meio tempo, o direito dos cidadaos de serem informados fica suspenso, 0 4 que gera
prejuizos irreparaveis para a sociedade.

O caso em questdo é um exemplo dessa pratica absurda, que precisa acabar.

Cabe ao 4 Poder Judiciario preservar direitos constitucionais, ndo ataca-los." [ 86 ]



Jornalista Glenn Greenwald, um dos editores do site The Intercept.

Em entrevista 4 para a Agéncia Publica, apos as primeiras revelacdes do The Intercept sobre as
acOes do ex-juiz Sergio Moro na Lava 4 Jato, Glenn Greenwald falou que a TV Globo e a "grande
midia"”, com excecao do jornal Folha de S.

Paulo e 4 jornalistas independentes, trabalharam com a Lava Jato "publicando o que a forca-
tarefa queria que eles publicassem."[87]

"Quando vocé denuncia ag0es de 4 corruptos ou trata de problemas sobre o governo, ele sempre
tenta distrair falando somente sobre quem revelou essa corrup¢ao, quem 4 divulgou esses crimes
para criminalizar pessoas, jornalistas ou fontes que revelaram o material.

Essa estratégia, ndo dos jornalistas, é o que 4 a Globo esta usando.

Porque a Globo e a forga-tarefa da Lava Jato sao parceiras.

E os documentos mostram isso, né? Nao 4 € sé eu que estou falando isso por causa da Globo.
Os documentos mostram como Moro e Deltan estéo trabalhando juntos 4 com a Globo e nés
vamos reportar, entao eu sei disso ja e a reportagem esta mostrando.

Mas o resto da 4 grande midia esta tratando a historia com a gravidade que merece.

E impossivel para todo mundo que esté lendo esse material 4 defender o que Moro
fez.Impossivel! [...

] posso falar que exatamente como disse hoje, a Globo foi para a for¢a-tarefa da 4 Lava Jato
aliada, amiga, parceira, socia.

Assim como a forga-tarefa da Lava Jato foi o mesmo para a Globo.

" Glenn Greenwald 4 [ 87 ]

A emissora rebateu as criticas de Greenwald em nota, ao dizer que Gleen de fato havia entrado
em 4 contato com eles para propor uma nova parceria jornalistica, por conta do trabalho que
havia sido feito sobre as revelagdes 4 da vigilancia global de Edward Snowden.

A Globo afirmou que, apesar de ter oferecido o material, o jornalista ndo quis disponibilizar 4
informacdes sobre o contetido das revelacdes e sobre a origem dos dados.

Por conta disto, a emissora teria recusado a oferta.

Na 4 sexta, dia 7 de junho, Greenwald mandou um email afirmando que nao recebeu nenhuma
resposta da Globo e que devia 4 supor que a emissora nao estava interessada em reportar este
material.

N&o houve contatos posteriores entre as partes.[88]"[...

] causam indignacéo e 4 revolta os ataques que ele desfere contra a Globo na entrevista
publicada na Agéncia Publica.

Se a avaliacéo dele em relag&o 4 ao jornalismo da Globo e a cobertura da Lava-Jato nos ultimos
cinco anos € esta exposta na entrevista, por que 4 insistiu tanto para repetir "uma parceria
vitoriosa" e ser tema de um dos programas de maior prestigio da emissora? A 4 Globo cobriu a
Lava-Jato com correcéo e objetividade, relatando seus desdobramentos em outras instancias,
abrindo sempre espaco para a defesa 4 dos acusados.

O comportamento de Greenwald nos episodios aqui narrados permite ao publico julgar o carater
dele." Rede Globo [ 88 4 ]

Ricardo Kotscho, escrevendo para o Observatério da Imprensa, criticou a cobertura jornalistica do
SBT, TV Globo e RecordTV dada aos 4 fatos em relacdo aos hackers e ao The Intercept:

[ 89 ] "E isso que esta acontecendo no Brasil bolsonariano, com 4 essa histéria rocambolesca dos
hackers fajutos de Araraquara, para esconder o que ja foi apurado e denunciado pelo The
Intercept 4 e outros veiculos sobre o modus operandi do ex-juiz Sergio Moro e seus procuradores
amestrados.

Mas essa blindagem so € possivel 4 porque as trés grandes redes de TV do pais formaram uma
rede de protecdo que esconde o mais importante — 4 o conteudo toxico dos didlogos de Moro com
os procuradores da Lava Jato — para noticiar a exaustdo o modus 4 operandi dos hackers
tabajaras.

Globo, Record e SBT deixaram o jornalismo de lado para formar uma rede nacional com noticiario
anico, 4 pautado somente por seus interesses comerciais e politicos, assim como fizeram durante
a Ultima campanha presidencial.



) Ja a Globo, como 4 de costume, é mais sofisticada, mais sinuosa, da um ar de seriedade
olimpica aos Bonners do JN e ndo perde 4 a chance de publicar editoriais sobre a joguinho de
ganhar dinheiro de verdade 'isencao e imparcialidade', como se todo mundo fosse idiota."
Relacdes com o prefeito 4 Marcello Crivella [ editar | editar codigo-fonte ]

Em abril de 2019, o prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella se 4 recusou a responder uma
jornalista e a empurrou.

Ele foi questionado sobre o fim das interdigcBes que ocorria no Rio de 4 Janeiro ap6s um temporal.
Marcelo Crivella acusou a repoérter que trabalha na TV Globo de "fazer campanha contra o Rio de
4 Janeiro".[85]

Ap6és insisténcia da reporter atras da informacao, Crivella virou-se de costas para a reporter e a
empurrou para afastar o 4 microfone: "N&o, ndo quero falar com vocés".

Crivella acusou a TV Globo de fazer "chantagem" e "campanha politica" por mostrar os 4
problemas da cidade do Rio de Janeiro: "o que a Globo quer é dinheiro em joguinho de ganhar
dinheiro de verdade propaganda.

O que ela quer 4 é que a gente faca uma festa no Carnaval e ela possa vender 240 milhdes de
reais com a prefeitura 4 pagando todo o Carnaval."[85]

A Associacéao Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou uma nota:

“[Crivella estava em] ato ndo condizente com 0s 4 principios constitucionais da transparéncia na
administracdo publica e da garantia do acesso a informacdes publicas (.

) A Abraji considera a 4 atitude do prefeito diante dos questionamentos de Larissa Schmidt
incompativel com seu cargo.

Agentes publicos tém o dever de fornecer informacdes 4 sobre suas atividades e de respeitar o
trabalho dos jornalistas de levar tais informacg6es ao publico.

Discriminar meios de comunicacgao é 4 antidemocratico e fere a liberdade de imprensa.[ 85 ]

No dia 16 de dezembro de 2019, a juiza Alessandra Cristina Tufvesson, 4 da 8.

@ Vara de Fazenda Publica do Tribunal de Justica do Estado do Rio de Janeiro, concede liminar a
TV 4 Globo e a outros veiculos do Grupo Globo que permite o acesso de suas equipes de
jornalismo a eventos e 4 entrevistas coletivas organizados pela Prefeitura do Rio de Janeiro, ap6s
o prefeito do municipio, Marcelo Crivella, cortar relagdes com os 4 veiculos e ordenar que 0s
mesmos fossem barrados pelas equipes de seguranca, como reacao a dendncias de corrupcéo
envolvendo o 4 prefeito em matéria publicada pelo jornal O Globo em 2 de dezembro.[90]

Em 1995 a TV Globo colocou ao ar a 4 minissérie Decadéncia de Dias Gomes inspirada nas
palavras do empresério e televangelista Edir Macedo.

Na opinido de Edir essa minissérie foi 4 um ataque direto aos valores dos protestantes.

[92] Em 2009 o programa protestante Fala Que Eu Te Escuto, da Igreja Universal 4 do Reino de
Deus, exibido na RecordTV, mostrou imagens de templos em varias capitais do Brasil, lotados
para uma vigilia 4 nomeada de "Protesto Contra a TV Globo".

Transmissdes ao vivo mostraram testemunhos de pessoas que diziam nunca mais sintonizar a
Globo.[93]

Durante 4 a campanha das elei¢cdes municipais do Rio de Janeiro de 2016, Marcelo Crivella
classificou a TV Globo como "inimiga jurada” 4 de joguinho de ganhar dinheiro de verdade
campanha e disse que "Roberto (Marinho), 14 do céu, deve estar triste".

[94] e se negou a participar de 4 sabatinas no RJTV, alegando que a emissora fora responsavel
por uma "cobertura manipuladora e tendenciosa".

[95] O candidato entrou ainda com 4 uma representacao contra a emissora no Tribunal Regional
Eleitoral.

No entanto, seus pedidos por direito de resposta foram rejeitados pelo tribunal.

[96] 4 Apés as elei¢des, o Fala Que Eu Te Escuto alegou que Crivella "foi alvo de uma intensa



campanha negativa da 4 midia, principalmente no segundo turno".

O programa listou a TV Globo e o jornal O Globo como alguns dos veiculos de 4 midias mais
"agressivos".[97]

Outras igrejas evangélicas [ editar | editar codigo-fonte ]

Em 2014, um quadro do programa humoristico Zorra Total, intitulado 4 "Igreja Admilsista do
Sétimo Digito", mostrou um falso pastor que fez uma sessao de descarrego onde induzia os fiéis
a 4 pagarem dizimos mais altos.

O mestre em Teologia Michelson Borges considera o que a Globo fez como blasfémia e
desrespeito contra 4 os adventistas.

"Usaram dezenas de vezes as palavras 'aleluia’ e ‘gléria’, em meio ao puro deboche,
pronunciadas por personagens ridiculos”, disse 4 o académico.

Em defesa, a emissora afirmou que o personagem é ficcional e nega ter preconceito com a igreja
evangeélica.

"Zorra Total 4 € um programa humoristico, que nao tem outro objetivo sendo o de entreter e
divertir, sem compromisso com a realidade, 4 como registramos ao final de cada episddio.[98]
Em 2015, o programa T& no Ar: a TV na TV mostrou a "Galinha 4 Convertidinha", versao
satirizada do personagem infantil Galinha Pintadinha, o que suscitou criticas entre evangélicos.
[99] Também foi feita a verséo "Galinha 4 Mugulmana Pintadinha".[100]

Transmissdo de eventos esportivos [ editar | editar codigo-fonte |

Acho que a CBF nao tem uma interferéncia dentro do 4 futebol tdo grande.

A CBF cuida apenas da Selecao Brasileira.

Quem realmente cuida do futebol brasileiro é a Globo.

A gente sabe que 4 a Globo trabalha na dependéncia da novela.

A gente brinca aqui no Coritiba que 0s jogos de quarta-feira sé rolam depois 4 do ultimo beijo da
novela.

- Alex, jogador do Coritiba[101]

A TV Globo é frequentemente acusada de deter o monopdlio das transmissfes 4 esportivas,
principalmente do Campeonato Brasileiro de Futebol.

A Rede Record acusou a emissora de manter a divisdo da transmissao do campeonato 4
brasileiro apenas com a Rede Bandeirantes por ela ndo concorrer em termos de audiéncia.
[102] A parceria com a Bandeirantes chegou 4 ao fim em 2016 quando a Band anunciou joguinho
de ganhar dinheiro de verdade saida em funcdo da crise econdmica de 2014.

Em um comunicado, a 4 emissora divulgou que "Durante as Ultimas dez temporadas, Band e
Globo caminharam lado a lado na exibicdo do Campeonato Brasileiro 4 de Futebol da Série A,
com mutuos beneficios e em perfeita sintonia.

Contudo, em que pese o0 enorme esfor¢co de ambas 4 as empresas para viabilizarem a
continuidade da exposi¢cao conjunta dessa competicdo, 0 agravamento da crise econémica
impediu a Band de 4 prosseguir com esse licenciamento, a partir da temporada 2016."[103]

Em 20 de outubro de 2010, depois de 10 anos de tentativas, 4 o Conselho Administrativo de
Defesa Econdmica (CADE) emitiu orientacdo ao Clube dos 13 (grupo que retne 20 grandes times
do 4 futebol brasileiro, mas € chamado Clube dos 13) para que os direitos de transmissao do
Campeonato Brasileiro fossem dados a 4 partir de um leildo.

[104] Apesar disso, o Clube dos 13 desrespeitou a orientagdo do CADE e firmou contrato com a 4
TV Globo para todas as midias.[105][105]

Segundo matéria do Esporte Fantastico da Rede Record, exibida em 17 de agosto de 2013, 4 a
Globo seria a principal responsavel pelo baixo publico presente nas partidas do Campeonato
Brasileiro de Futebol daquele ano.

[102] Segundo 4 a reportagem, a pratica da emissora carioca de forcar a exibicdo das partidas
apos o final da novela das nove, 4 com inicio por volta das 22 horas, inibe a presenca do publico
nos estadios.

[102] A Record conseguiu adquirir os direitos 4 de transmissdo de eventos esportivos como
Olimpiadas de Inverno de 2010, Jogos Pan-americanos de 2011, Olimpiadas de 2012,
Olimpiadas de 4 Inverno de 2014, Jogos Pan-americanos de 2015 e Olimpiadas de 2016 (essa



tltima em parceria com a Globo e a 4 Band).

Apesar disso, a Globo manteve o direito de transmisséo da Copa do Mundo FIFA de 2018 e de
2022, num 4 processo de concorréncia criticado pela Record por joguinho de ganhar dinheiro de
verdade "falta de transparéncia”.[106]

Em dezembro de 2015, o Grupo Globo assinou parceria com 4 o Comité Olimpico Brasileiro, que
assegura a exclusividade de transmissdo em TV aberta para o Brasil dos Jogos Olimpicos entre 4
as edicOes de 2020 e 2032.

O acordo abrange também os Jogos Olimpicos de Inverno de Pyeongchang, em 2018, e em 4
Pequim, em 2022, além de todos eventos do COI até 2032 ainda sem sedes definidas.[107]
Jornalistas holandeses do jornal diério, Trouw, 4 demonstraram que a TV Globo foi mencionada
no Panama Papers "véarias vezes" em uma investigacao de lavagem de dinheiro do 4 banco De
Nederlandsche, que divulgou que a Globo, durante anos, fez muitas "transacgdes financeiras
irregulares” usando paraisos fiscais, supostamente com 4 a finalidade de pagar os direitos de
transmissao da Copa Libertadores.[108]

Eu quero pedir desculpas ao Siddo por essa ironia de 4 mau gosto com esse troféu ridiculo, o
Sidao é um trabalhador honesto e merece respeito de todos, me desculpe mesmo! 4 -
Casagrande, comentarista esportivo da Rede Globo

Em 12 de maio de 2019, o goleiro Sidao foi exposto de maneira vexatdria 4 ao vivo durante a
transmissao de uma partida do Campeonato Brasileiro, apds a derrota do time que defendia,
nesse caso 4 o Vasco contra a equipe do Santos, por 3 a 0.

O atleta, na ocasiao, havia cometido falhas grotescas durante a 4 partida, principalmente nos
lances que resultaram nos dois primeiros gols da equipe paulista.

Sidao foi escolhido como Craque do Jogo, uma 4 votacéo popular feita para determinar o melhor
jogador da partida pelos internautas no portal GloboEsporte.

com, que naquele dia implantou mudancas 4 no método de votagao.

De acordo com o portal UOL, a escolha de jogadores para a votacéo era filtrada pela emissora, 4
0 que nédo ocorreu na partida ocorrida no dia 12 de maio.

A pedido do departamento comercial, as op¢des de jogadores 4 foram expandidas na tentativa de
vender um projeto parecido com o da Budweiser na Copa do Mundo da Russia.

Apesar de 4 possiveis problemas, a equipe da emissora decidiu seguir o protocolo e entregou o
troféu ao jogador, de maneira constrangedora, quanto 4 para o goleiro, quanto para a repoérter
Julia Guimaraes no gramado.

Durante a partida, uma campanha virtual foi realizada por torcedores 4 via redes sociais, que
escolheram propositalmente o jogador para ganhar o titulo.[109][110]

Apos o final da partida, inimeras criticas surgiram por 4 parte de jogadores, comentaristas
(principalmente de Walter Casagrande em seu Instagram, que chamou o troféu de "ridiculo")[111]
e outros profissionais 4 do esporte, que viram a atitude da Globo como "desrespeitosa” a honra
do jogador.

[112][113] O Grupo Globo emitiu um pedido 4 de desculpas em um de seus portais e comunicou
gue o método de votacao do prémio sera alterado, mas que 4 mantera a votacao popular.[114]
Acusac0Oes de fraudes [ editar | editar codigo-fonte ]

Entre 2010 e 2012, o conglomerado foi notificado 776 4 vezes por sonegacao fiscal.

[115] Em uma destas lavagens de dinheiro nos Estados Unidos foi depositado 1,6 bilhdo através
do Banestado.

[116] 4 A maior parte das autuacdes envolve a apreenséo de equipamentos, sem o recolhimento
de impostos, no Aeroporto do Gale&o, no 4 Rio de Janeiro.

[115] Ainda segundo a Receita, a empresa praticou fraude contabil ao negociar um perdao de 158
milhdes de 4 reais em dividas com o banco JP Morgan em 2005.

[2] A emissora, multada em 730 milhdes de reais, contesta a 4 cobranca, mas foi derrotada em
uma das instancias do Ministério da Fazenda, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, em
setembro 4 de 2013.[2]

Além disso, o conglomerado teria sonegado o Imposto de Renda ao usar um paraiso fiscal para
comprar os direitos 4 de transmissao da Copa do Mundo FIFA de 2002.



Apés o término das investigagfes, em outubro de 2006, a Receita Federal 4 quis cobrar multa de
615 milhdes de reais da emissora.

No entanto, semanas depois 0 processo desapareceu da sede da Receita 4 no Rio de Janeiro.
Em janeiro de 2013, a funcionéaria da Receita, Cristina Maris Meinick Ribeiro, foi condenada pela
Justica a 4 quatro anos de prisdo como responsavel pelo sumico.

No processo, ela afirmou ter agido por livre e espontanea vontade.[2]

Um documento datado 4 de 15 de setembro de 2006, liberado pelo site WikiLeaks em 2013, cita
que a TV Globo repassou a UNESCO 4 apenas 10% do valor arrecadado desde 1986 com a
campanha (a época 94,8 milhdes de reais).

[117][118] Numa nota ao portal 4 R7, a emissora respondeu: "A Globo desconhece o0s
documentos citados.(...

) [No] acordo, nado existe qualquer clausula prevendo pagamento de taxa 4 de administracao.
Todos os custos referentes a gestdo e administracdo do fundo Crianca Esperanca, a cargo da
Unesco, sdo integralmente pagos 4 pela TV Globo com recursos proprios.

"[119] Em 2011, a UNESCO divulgou comunicado em que esclarecia os boatos sobre a suposta 4
sonegagao.

Segundo o 6rgéo, "por se tratar de uma agéncia das Nac¢des Unidas, doac¢des para a Unesco ndo
sdo dedutiveis no 4 Imposto de Renda, que veta supressao de contribuigdes feitas a organismos
internacionais.[120]

Em 2016, jornalistas holandeses do jornal diério, Trouw, demonstraram 4 que a TV Globo foi
mencionada "varias vezes" em uma investigacdo de lavagem de dinheiro do banco De
Nederlandsche, que 4 divulgou que a Globo, durante anos, fez muitas "transac¢des financeiras
irregulares" usando paraisos fiscais, supostamente com a finalidade de pagar 4 os direitos de
transmissao da Copa Libertadores.[108]

Beyond Citizen Kane [ editar | editar codigo-fonte ]

Chico Buarque participou de Beyond Citizen 4 Kane, concedendo um depoimento para a equipe
de producgéo.

Em 1993, o Channel Four, uma grande cadeia de TV britanica, exibiu 4 um filme, criado por
Simon Hartog e intitulado Beyond Citizen Kane, que conta a historia da Rede Globo de Televisdo
4 e suas "ac¢des sombrias" no pais até o ano de 1990.

[121][122] O documentério foi proibido no Brasil desde 1994, gracas 4 a uma ac¢éao judicial movida
por Roberto Marinho.

Existem poucas cépias em circulacédo no Brasil, além de versdes piratas circulando pela 4
internet, como no YouTube.

[122] O filme conta com a participagdo de alguns artistas e politicos, como Luiz Inacio Lula da 4
Silva, Chico Buarque, Leonel Brizola e Washington Olivetto.

O documentario jamais esteve no circuito de cinemas brasileiros e a exibicdo que 4 ocorreria no
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro foi proibida pelo entdo presidente da Republica, Itamar
Franco.[122]

No pais, 4 o documentario recebeu o titulo de Muito Além do Cidadao Kane.

O titulo teve origem no personagem Charles Foster Kane, criado 4 em 1941 por Orson Welles
para o filme Citizen Kane, que por joguinho de ganhar dinheiro de verdade vez, tratava-se de um
drama de ficcdo 4 baseado na trajetoria de William Randolph Hearst, magnata da comunicacdo
nos Estados Unidos.

Segundo o documentério, a Globo empregaria a mesma 4 manipulacdo de noticias para
influenciar a opinido publica como fazia Kane no filme.

[122] De acordo com matéria veiculada na Folha 4 Online em 28 de agosto de 2009, a produtora
gue montou a filmagem € independente e a televisédo publica britdnica 4 ndo teve qualquer
relagcdo com seu desenvolvimento.

J& a Record sustenta que a BBC, outra emissora publica do Reino Unido, estaria 4 relacionada
com joguinho de ganhar dinheiro de verdade produc¢éo.[123]

O documentario € dividido em 4 partes:

na primeira parte € mostrada a relagéo entre a TV Globo 4 e o periodo militar, em que se veem



fatos sociais que ocorreram no pais em decorréncia do governo;

na segunda parte 4 apresenta-se o acordo firmado entre a Globo e o grupo Time-Life; [ 123 ]

na terceira parte evidencia-se o poder do 4 proprietario da emissora, Roberto Marinho.
Mostra-se também o suposto apoio da mesma a saida dos militares do poder, na figura do 4
candidato a presidéncia da Republica Tancredo Neves; [ 124 ]

na quarta parte, tida como a mais importante e reveladora do 4 filme, mostram-se as claras "os
envolvimentos ilegais e mecanismos manipulativos utilizados pelo o Grupo Globo em suas
obscuras parcerias para 4 com o poder em Brasilia".

Contudo, o documentario ndo apresenta fontes primérias, apenas entrevistas.[ 122 ]

A Globo tentou comprar os direitos 4 de exibi¢cao do filme.

[123] Entretanto, antes de morrer, Hartog formou um acordo com organizagdes brasileiras para
gue os direitos de 4 exibicdo do documentério ndo caissem nas méaos da emissora, a fim de que
este pudesse ser amplamente conhecido tanto por 4 organizac¢des politicas quanto culturais.

O canal perdeu o interesse em comprar o filme quando os advogados da emissora descobriram
tal acordo, 4 mas até hoje uma deciséo judicial proibe a exibicdo de Beyond Citizen Kane no
Brasil.

[122] De acordo com a Folha 4 de S.

Paulo, na década de 1990, a direcdo da Record havia tentado comprar os direitos de exibi¢cdo do
documentario, mas 4 "percebeu que haveria uma disputa judicial com a TV Globo a respeito das
muitas imagens retiradas da programacéao deles.

Entdo decidiu 4 ndo compra-lo".

[124] No entanto, em agosto de 2009, no auge de uma troca de acusa¢des muatuas entre as
emissoras, provocadas 4 por acusacoes de lavagem de dinheiro da Igreja Universal do Reino de
Deus, a Record comprou os direitos de transmissao 4 do documentario por aproximadamente 20
mil dblares, e espera a autorizac¢do da justica para transmiti-lo.[123]

"E assim, usando uma grande rede 4 de televisao, [...

] uma grande vendedora agindo diretamente junto ao publico infantil induzindo a que criancas
pedissem aos pais para 4 comprarem, [...

] associados ao insuspeito 'titio" Artur Falk, foi dado um dos maiores golpes — conto do vigario —
na 4 populacéo tola, que acredita na Rede Globo, que compra os produtos que ela anuncia, que
doa para as "instituicdes de 4 caridade", abencoadas pela Globo.

Pobre populacao ludibriada que se comove com os trambiques glamourizados da televisao".
Observatério da Imprensa.

[ 125 ] -Antonio 4 Paiva Rodrigues,

No inicio da década de 1990, com a finalidade de concorrer com a Tele Sena, pertencente a
Silvio Santos 4 e seu conglomerado,[126] a Globo langou em parceria com a Interunion
Capitalizacdo, pertencente ao banqueiro Artur Falk, um titulo de 4 capitalizag&o intitulado Papa-
Tudo, que tinha César Filho e Fausto Silva como apresentadores e Xuxa Meneghel como garota-
propaganda.

[127] A venda era 4 semelhante a da concorrente supracitada: o titulo era adquirido em casas
lotéricas e unidades da Empresa Brasileira de Correios e 4 Telégrafos, e, caso o comprador ndo
fosse contemplado, poderia resgatar metade do valor pago ap6s um ano ou comprar um 4 novo
titulo pela metade do preco.

[125] Antes mesmo do langamento, o jornalista Hélio Fernandes, da Tribuna da Imprensa, disse
gue 4 "aquilo cheirava a um grande golpe e que néo tinha uma chance em um milh&o de dar certo
um empreendimento 4 entre Artur Falk e Roberto Marinho."[125]

Consoante o Observatorio da Imprensa, "prometiam que, além da recompra garantida, os futuros
compradores ainda 4 concorreriam a grandes prémios milionarios e parte da arrecadacao ainda
seria destinada a instituicbes de caridade.

E numa colossal e obscena 4 'piramide’, infestaram o Brasil inteiro com promessas milagrosas de
enriquecimento facil, sempre tendo a frente a exclusividade da Globo, a 4 insuspeita Xuxa e a
benemeréncia de instituicbes de caridade.

Embalado pelos heréis da Globo e pelos '‘embaixadores' da Unicef, o pais 4 inteiro comprou,



muitas e muitas vezes, os bilhetinhos do 'titio" Artur Falk, veiculados pela TV Globo e apresentado
pela irrepreensivel 4 Xuxa.

"[125] Entretanto, chegou uma época em que a ECT e as lotéricas pararam de resgatar os
bilhetes, pois ndo recebiam 4 os prémios do Papa-Tudo.

O titulo anunciou que indenizaria os compradores, mas tal ato ndo ocorreu.

Todo o escandalo culminou na priséo 4 de Artur Falk sob a acusacéo de estelionato.

Por outro lado, ninguém da emissora foi responsabilizado.[125][127]

Compra da TV Paulista [ editar 4 | editar codigo-fonte ]

Em 1955, Oswaldo Ortiz Monteiro decidiu vender a TV Paulista, a qual era proprietario, as
Organizacdes Victor 4 Costa, devido as dificuldades enfrentadas pela emissora.

55% do capital da concessao, formada por 15.

099 acdes, foi entregue ao conglomerado.

Victor Costa 4 morreu enquanto aguardava a transferéncia da TV Paulista para seu home ser
aprovada pelo entdo DENTEL.

O filho de Costa ficou 4 no comando, embora as a¢des de controle ainda ficassem em nome dos
ex-acionistas.

Nove anos depois, ele vendeu o canal a 4 Roberto Marinho, mesmo sem os documentos de
transferéncia, mas as ac¢oes originais de controle continuaram em nome da familia Ortiz 4
Monteiro por mais 13 anos.

Em 1977, o DENTEL aprovou a transferéncia das a¢des dos Ortiz Monteiro para Roberto
Marinho, com 4 base nos recibos e procuragcdes apresentados pela Globo.

Entdo, a emissora foi transformada em TV Globo S&o Paulo.[128]

Apéds a morte de 4 Monteiro, em 1990, joguinho de ganhar dinheiro de verdade familia comecgou a
investigar uma possivel fraude na compra da TV Paulista pela TV Globo.

Uma pericia 4 realizada no ano de 2003 pelo instituto paulista Del Picchia revelou que as
assinaturas foram falsificadas e incluiram desde nomes 4 de pessoas falecidas antes da
transferéncia até o uso de maquinas de escrever que ainda nao existiam na época do 4 ato.

[129] Os advogados da emissora carioca, por outro lado, apresentaram parecer técnico do perito
Antonio Nunes da Silva atestando que 4 os recibos e procuracdes em poder da familia Marinho
eram auténticos.

[130] Em 2010, foi confirmado pelo Superior Tribunal de Justica 4 que os documentos eram
verdadeiros.

[131] Em contrapartida, quatro anos depois, o senador Roberto Requido, do PMDB do Parana,
protocolou no 4 Senado um requerimento ao Ministério das Comunica¢des com informacgdes
sobre os supostos atos administrativos irregulares que aprovaram a transferéncia da 4 concessao
do canal 5 a Marinho.[132]

Codificacdo do sinal da TV Diario nas parabdlicas [ editar | editar codigo-fonte ]

No dia 4 25 de fevereiro de 2009, a TV Diario, emissora pertencente ao Sistema Verdes Mares,
também proprietario da TV Verdes Mares, 4 afiliada da Globo em Fortaleza, deixou de ser
transmitida pelo satélite de antenas parabdlicas, pela qual alcancava toda a América 4 do Sul e
parte do Caribe, e pelas afiliadas que possuia pelo territdrio brasileiro, deixando os
telespectadores surpresos.

Os que tentaram 4 assistir a programacao da Diario pelas afiliadas passaram a acompanhar
outras redes a partir daquele dia.

[133] Consoante informacdes anteriores e 4 posteriores a saida da rede, a saida da programagéao
da TV Diério do satélite deveu-se a pressdes do Grupo Globo 4 ao Sistema Verdes Mares, que
era responsavel pela TV Verdes Mares, "por conta do excessivo crescimento da audiéncia da TV
4 Diario em muitos locais do pais, inclusive no eixo Rio-S&o Paulo, 0 que ameagava 0s nichos de
mercado da TV 4 Globo".[134]

Ao sair do satélite, a emissora passou a restringir joguinho de ganhar dinheiro de verdade
cobertura apenas ao estado do Ceard, além dos estados vizinhos 4 e algumas cidades do interior
do estado de Sao Paulo pela TV aberta e sistemas de televisao por assinatura, entre 4 elas a
Vocé TV, através da DTHi, a partir de agosto de 20009.



[135] Com a saida da Diario do satélite, 4 a Rede Unido tornou-se a Unica rede instalada no
Ceara a exibir por satélite em todo o Brasil e todas 4 as Américas (do Sul, Central, Norte e ilhas
do Caribe) partes da Europa e Africa.

[136] A TV Globo respondeu que 4 "a TV Globo, como cabeca da Rede Globo, formada por 121
emissoras, procura harmonizar os sinais de VHF e UHF 4 de forma que estes fiquem circunscritos
a seus territorios de cobertura.

Desta forma, em busca de uma harmonia entre todos e 4 pelo respeito reciproco aos interesses,
a atuagéo da TV Diario estara restrita a seu territério de cobertura, ndo sendo mais 4 captada em
territérios de outras afiliadas.

Seu sinal permanecera no satélite, cobrindo o estado do Ceara, porém, codificado".

[137] A atitude da 4 Globo foi amplamente criticada; moradores da regido Nordeste promoveram
um boicote ao canal de TV no dia 13 de marco 4 de 2009, mas 0 movimento nao repercutiu.

[138] Um acontecimento semelhante ocorreu com a Amazon Sat, de propriedade da Rede
Amazobnica, 4 que entre os anos de 1998 e 2004 podia ser assistida pelas parabdlicas.
Entretanto, a partir dai o sinal foi codificado 4 e somente pode ser captado por parabdlicas com
receptor digital através da aquisi¢cédo de cartdo com o cédigo para decodificacao.

[134] 4 A partir de 2014, a emissora voltou a ser transmitida nacionalmente, através do satélite
SES-6, utilizado pela Oi TV.[139]

Edicbes na 4 Wikipédia [ editar | editar cddigo-fonte ]

Em 8 de agosto de 2014, uma matéria do portal de O Globo[140] afirmou 4 que um dispositivo
conectado a internet através da rede sem fio do Palacio do Planalto alterou, em maio de 2013, 4
informacdes das paginas de Miriam Leitdo e Carlos Alberto Sardenberg na Wikipédia, com o
objetivo de difama-los.

As informacdes inseridas no 4 artigo de Miriam qualificavam suas andlises e previsdes
econdmicas como "desastrosas"”, além de acuséa-la de ter defendido "apaixonadamente" o
banqueiro 4 Daniel Dantas quando este foi preso pela Policia Federal.

[141] Esta dltima acusacdo ocorreu em razdo de comentario de Miriam na 4 radio CBN em que
ela defendia a inocéncia de Dantas.[142]

O Palé&cio do Planalto, em nota, explicou que o endereco de 4 IP usado na alteragéo era utilizado
tanto pela joguinho de ganhar dinheiro de verdade rede interna quanto pela rede sem fio do
Palacio.

Isso possibilitaria a 4 qualquer visitante do Planalto realizar tal alteracao.

[143] No entanto, o Planalto identificou o autor das alteragcbes como sendo um servidor 4 da
Secretaria de Relagdes Institucionais e o funcionério foi exonerado.[144]

O Grupo Globo foi criticado por divulgar alteracdes das biografias de 4 seus contratados na
Wikipédia, ferramenta de carater colaborativo e aberta a edicdo de todos e que, segundo seu
proprio criador, 4 Jimmy Wales, ndo deve ser usada como fonte primaria de informacao.

[141] Também foram criticadas por s6 terem noticiado as altera¢des 4 em plena campanha
eleitoral de 2014.[141]

GravagOes em Tiradentes [ editar | editar codigo-fonte ]

A prefeitura da cidade de Tiradentes, controlada 4 pelo PSDB em 1997, concedeu uma
autorizacdo para que a emissora usasse a cidade para gravacoes, violando normas de patriménio
4 historico como por exemplo usar iluminacao forte e flashes de cadmeras em gravacdes dentro da
igreja-matriz da cidade.

Segundo a emissora, 4 a intencdo é de elevar as rendas de turismo na cidade.[145]

O programa Fantéstico exibiu uma matéria no dia 29 de 4 junho de 2014, intitulada "Mulheres sédo
vistas como propriedade dos homens no Libano", falando sobre a violéncia contra a mulher 4 nos
paises arabes, em especial, no Libano, e mostrando como as mulheres viram posse dos homens
ap0s o casamento e 4 sao vitimas de estupro, violéncia doméstica e assassinato.

[146] A Federacéo das Entidades Americano-Arabes disse em nota: "E imperativo enfrentar este
4 problema, que adquire contornos draméticos em todo o mundo.

Mas é nosso dever alertar para o fato de que, dependendo de 4 como a informacao é veiculada,
ela distorce completamente os fatos, e contribui sobremaneira para criar preconceito, estereétipos



e representagdes sociais 4 negativas de um pais inteiro, por exemplo".[147]

O entdo jornalista Georges Bourdokan gravou um documentario sobre a Libia de Muammar
Gaddafi, 4 que terminou por nao ser transmitido pela emissora nos anos 1970 por razdes até hoje
nao explicadas e que deram 4 até o século XXI repercussfes na midia estrangeira.[148]

joguinho de ganhar dinheiro de verdade :estrategia apostas
desportivas

Meio-campista Danilo / /

Posicdo Posicao posicao

O jogo, portanto, requer a presenca de trés elementos: consideracdo (uma quantia apostada),
risco (chance) e um prémio.

[1] O resultado da aposta geralmente é imediato, como um unico langcamento de dados, um giro
de uma roleta ou um cavalo cruzando a linha de chegada, mas prazos mais longos também séo
comuns, permitindo apostas no resultado de uma futura competicéo esportiva.

ou mesmo uma temporada esportiva inteira.

Os jogos de apostas sao importante atividade comercial internacional, com o mercado legal de
jogos de azar totalizando cerca de 335 bilhdes de dolares em 2009.[2]

Em alguns paises, a atividade de jogo a dinheiro € legal.

joguinho de ganhar dinheiro de verdade :jogo foguetinho
ganhar dinheiro

As criancas puderam desfrutar de alimentos que anteriormente teriam desencadeado reagdes
alérgicas potencialmente fatais depois da participacéo joguinho de ganhar dinheiro de verdade
um ensaio clinico do NHS, segundo os médicos.

Um estudo pioneiro de 2,5 milhdes esta usando doses diarias dos produtos alimentares diarios,
tomadas sob rigorosa supervisao médica joguinho de ganhar dinheiro de verdade vez das drogas
para treinar os corpos da crianga a partir do 20 ano.

A abordagem - conhecida como imunoterapia oral (OIT) - significa que as criangas vivendo com
alergias alimentares podem néo ter mais uma reagao se comerem algo contendo acidentalmente
o alérgeno.

"Temos de esperar até que o ensaio esteja completo para a imagem completa, mas estamos
muito satisfeitos com os resultados do estudo”, disse Hasan Arshad.

No total, 139 criangas e jovens com idades entre dois a 23 anos que tém alergia alimentar ao
amendoim ou leite de vaca comecaram o tratamento no julgamento.

Esta sendo financiado pela Natasha Allergy Research Foundation, que foi criada pelos pais de
natacha Ednan-Laperouse. Ela morreu aos 15 anos joguinho de ganhar dinheiro de verdade
2024 depois da experiéncia uma reacao alérgica grave ao gergelim cozidos numa baguete Pret a
Manjer

Sibel Sonmez-Ajtai, consultora de alergia pediatrica da fundacdo do NHS para criangas joguinho
de ganhar dinheiro de verdade Sheffield disse: “Este estudo esta nos permitindo fazer algo que
nunca teriamos sonhado antes — dando aos pacientes os alimentos a quem sabemos ser
alérgicos.

"Este tratamento ndo € uma cura para a alergia alimentar, mas o que ele consegue alcancar com
joguinho de ganhar dinheiro de verdade vida de transformacdo. Ter um paciente cujas células
foram submetidas a 4ml do leite e toleram 90 ml dentro dos seis aos oito meses nada mais sédo
sendao milagres."

Thomas Farmer, de 11 anos e diagnosticado com alergia grave a amendoim quando era um
deles pode comer seis por dia depois que se juntou ao julgamento joguinho de ganhar dinheiro
de verdade Southampton.



"Espere que isso também signifique, com sorte ele ser4 capaz de comer uma variedade maior da
comida como ndo vamos estar tdo preocupados sobre a exposicéo acidental”, disse joguinho de
ganhar dinheiro de verdade mée Lauren.

Grace Fisher, cinco anos de idade e que tem alergia ao leite joguinho de ganhar dinheiro de
verdade Newcastle esta agora a beber 120ml do seu Leite por dia. A mae dela Emma disse: "A
Graca ja faz mais seis meses nesta viagem para se tornar incrivel; ela toma atualmente um total
122 ml no meu corpo com chocolates quentes diarios".

O julgamento esta sendo realizado joguinho de ganhar dinheiro de verdade Southampton,
Londres. Leicester e Sheffield também serd executado na Escécia com planos para Bristol ou
Leeds se juntarem a eles;

Os resultados finais sdo esperados joguinho de ganhar dinheiro de verdade 2027. Se bem
sucedido, poderia fornecer mais evidéncias para o tratamento diario de alimentos a ser
disponibilizado no NHS ndia e na Europa Ocidental (EUA).

"Se Natasha estivesse viva hoje, este é exatamente o tipo de pesquisa que ela adoraria fazer
parte", disse a mae da natathashi Tanya Ednan-Laperouse. “Estamos tao felizes com algumas
criancas alérgicas ao amendoim e leite ja estarem vendo os beneficios do uso diario dos
alimentos sob supervisdo médica para tratar joguinho de ganhar dinheiro de verdade doenca
alérgico.”

Arshad disse que o julgamento estava buscando mudar a vida das pessoas para melhor. Ele
acrescentou: "Nosso objetivo final € uma existéncia sem risco de reacdes alérgica, reaccdes
essas as quais podem ser graves e com perigo a joguinho de ganhar dinheiro de verdade prépria
morte."

Author: mka.arq.br

Subject: joguinho de ganhar dinheiro de verdade
Keywords: joguinho de ganhar dinheiro de verdade
Update: 2024/7/29 9:56:11



	joguinho de ganhar dinheiro de verdade
	joguinho de ganhar dinheiro de verdade
	joguinho de ganhar dinheiro de verdade :estrategia apostas desportivas
	joguinho de ganhar dinheiro de verdade :jogo foguetinho ganhar dinheiro


