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Necklace de Yakaumbu Kamanda Lumpungu: uma história de violência e colonialismo

Por anos, o lustroso colar de cobre e vidro estava 💴 win365 bet exibição no Museu Real da África Central win365 bet Tervuren, leste de Bruxelas. Reputado para ter pertencido a um traficante 💴 notório de escravizados do século 19, ele tem 10 contas de cobre dourado brilhante suspensas win365 bet seda, com "jóias" vermelhas 💴 de vidro win365 bet um medalhão intrincado. Mas ninguém realmente sabia como a joalheria da África Central chegou à Bélgica.

O museu 💴 primeiro registrou o colar win365 bet 1959. Uma década antes, um residente grego do antigo Congo Belga tentou vender sem sucesso 💴 para o museu. Ele adquiriu de um mecânico belga anônimo, que porwin365 betvez comprou de um chefe congolês - 💴 ou assim diziam os arquivos.

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Essa simples história esconde uma realidade muito mais 💴 complicada e violenta. O colar pertencia a Yakaumbu Kamanda Lumpungu, chefe do povo Songye win365 bet Kabinda no centro do atual 💴 República Democrática do Congo (RDC).

Um defensor da independência do Congo, Lumpungu foi enforcado win365 bet 1936 pela administração colonial, acusado de 💴 um duplo assassinato - acusações quewin365 betfamília nega.

Lumpungu herdou o colar de seu pai e deu awin365 betesposa 💴 favorita, Mfute. Seus parentes não acreditam que ele teria se desfeito voluntariamente.

Quase 90 anos apóswin365 betmorte, o colar é 💴 uma das dúzias de objetos win365 bet exibição win365 bet uma exposição sobre a proveniência da coleção do Museu Real da África 💴 Central, que vai até 29 de setembro. O museu foi rebatizado como AfricaMuseum win365 bet 2024 após uma renovação massiva e 💴 um processo de "descolonização".

Hoje, o museu - fundado win365 bet 1898 para glorificar um projeto colonial brutal - ainda está se 💴 reconciliando com o seu passado. Após o rei Léopold II assumir o controle do Congo win365 bet 1885, estabelecendo um regime 💴 notoriamente violento e cruel, milhares de objetos - arte, armas, instrumentos musicais, bens fúnebres e mesmo restos humanos - fluíram 💴 para o norte de Bruxelas.

O AfricaMuseum - assim como o British Museum win365 bet Londres, o Musée du Quai Branly win365 bet 💴 Paris e o Museu am Rothenbaum - Culturas e Artes do Mundo win365 bet Hamburgo - está lidando com crescentes chamados 💴 para a restituição de artefatos do período colonial.

Bart Ouvry, diretor do AfricaMuseum, disse: "No longo prazo, é inevitável que um 💴 número de aqueles objetos retorne ou pelo menos se torne propriedade do governo congolês." Ele acrescentou: "Não temos o direito 💴 de falhar."

Ouvry, que foi o embaixador da UE na DRC, Quênia e Mali, disse que a restituição levará "décadas" para 💴 ser concluída, mas ele ficaria desapontado se nós "não tivessemos tomado nenhum passo concreto durante meu mandato", que ainda tem 💴 cinco anos.

O museu não é o árbitro do que devolver, no entanto, pois a coleção oficialmente pertence ao Estado belga.

Na 💴 sequência das protestos Black Lives Matter, que forçaram uma reavaliação do passado colonial da Bélgica, a Bélgica aprovou uma lei 💴 win365 bet 2024 sobre a restituição de coleções coloniais.

A legislação permite que os objetos, win365 bet particular aqueles adquiridos sob coação ou 💴 por meio da violência, sejam devolvidos após pesquisas por historiadores aos Estados da RDC, Ruanda ou Burundi (outras colônias belgas) 💴 por meio de tratados com esses Estados.

Até recentemente, acreditava-se que "provavelmente cerca de 1.000 objetos [no AfricaMuseum] foram retirados win365 bet 💴 contexto de violência", disse Hein Vanhee, historiador do museu.

Sua minuciosa escavação nos arquivos descobriu que mais de 40.000 objetos - 💴 cerca de um terço de toda a coleção - foram coletados antes da primeira guerra mundial, o período mais violento 💴 da história colonial da Bélgica.

Sob o Estado Livre do Congo de Léopold II, que terminou win365 bet 1908, as forças coloniais 💴 atiraram e amputaram as mãos das pessoas que não atendiam aos prazos de borracha. O governo belga assumiu o controle 💴 da colônia até 1960.

"Muitos mais [objetos] do que gostaríamos de pensar, no passado, foram coletados win365 bet contexto de violência", disse 💴 Vanhee, embora a documentação pobre o impossibilitasse de ser preciso.

Mas está claro que milhares de artefatos foram coletados à força 💴 durante expedições punitivas.

Um oficial belga, que forneceu um lote de itens, relatou de volta que os nomes das línguas locais 💴 de itens não podiam ser registrados "dada a hostilidade do povo Babanga".

Hoje, a restituição não é tão simples. Anne Wetsi 💴 Mpoma, curadora win365 bet Bruxelas que dirige uma galeria dedicada ao arte e cultura africanos, argumenta que a lei de 2024 💴 é "irrealista", win365 bet parte porque ela coloca o ênfase win365 bet um governo congolês já "não fazendo seu trabalho", ela disse, 💴 win365 bet funções básicas como saúde ou segurança.

Ela acrescentou: "Quando o governo congolês receber esses objetos, o que eles farão com 💴 eles? Vão devolvê-los às comunidades? Ou eles os colocarão win365 bet museus?"

Em vez de um programa de restituição Estado-Estado, ela propõe 💴 uma abordagem baseada na grama onde os museus belgas e a diáspora congolesa trabalham com museus africanos e comunidades locais 💴 para transferir obras.

"Também há muito trabalho a ser feito no campo, para dizer às comunidades: "OK, você está disposto a 💴 receber esses objetos de volta? Você sequer sabe que esses objetos estão sendo mantidos win365 bet instituições brancas na Bélgica?"

Enquanto isso, 💴 o AfricaMuseum está revisando suas próprias exibições. Desde a reabertura win365 bet 2024, bustos de figuras do colonialismo e uma controvérsia 💴 "Leopard Man" escultura foram movidos da entrada grandiosa para um depósito onde podem ser vistos apenas como parte de uma 💴 visita guiada.

Funcionários do museu pretendiam um "diálogo" entre a pompa colonial-era e novas obras de artistas africanos modernos, mas a 💴 maioria dos visitantes via apenas a antiga propaganda inalterada.

"Claro, é um processo", disse Ouvry, referindo-se à renovação do museu. "Se 💴 houver um museu na Bélgica que não pode se dar ao luxo de ficar win365 betwin365 bettorre de marfim, é 💴 certamente o AfricaMuseum."


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