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Crédito, REPRODUÇÃO Trecho da capa do livro de Christovam De Camargo *Este texto foi publicado originalmente em 23 dezembro 2023 🗝 Nos anos 1930, uma figura chamava a atenção nos jornais brasileiros dessa época no período natalino: o Vovô Índio. Era 🗝 um personagem que era alvode grandes esforços para se popularizar e instronar os Papai Noel nas corações das crianças ávidas 🗝 por brinquedos! "Vovó índio com as infantis" é chamada capa pelo jornal O Globo dia 24/ novembros 1932,com esse registro 🗝 sobre como A Figura havia
sido a responsável pela entrega de presentes em uma escola municipal carioca. O mesmo jornal,em 28de 🗝 novembro já havia publicado um verdadeiro manifesto Em defesa do Vovô Índio — sob o título "Vamos fazer algo Natal 🗝 brasileiro?"— e também com 20 De dezembro foi numa declaração que guerra ao bom velhinho -"Pela reposição da Papai Noel", 🗝 era os nome no texto). Na capital paulistas seus ânimoes não eram diferentes:Em 1935, conforme naticiouO Estado DE S- Paulo), 🗝 foram ele vovó índio quem levou presente para órfãos Paulistanos por
ação promovida pela Força Pública — instituição antecessora da atual 🗝 Polícia Militar. Nos anos 1930 houve ainda um concurso nacional para escolher a imagem que melhor representasse o personagem, E 🗝 também em 1939, uma peça infantil Em cartaz no Rio promoveu O inusitado encontro do Papai Noel com os Vovó 🗝 Índio... Podcast traz áudios e reportagens selecionadaS
pesquisadores. Há diversas histórias de que ele pessoalmente tenha se empenhado para transformar o 🗝 Vovó Índio no símbolo do Natal brasileiro — mas, diante da faltade comprovação documental e Se confundem os limites entreo 🗝 isso realmente era engajamento pelo político populista com O não foi tornou causo folclórico: "Vargas tinha um compromisso a nacionalizar 🗝 todo país”, criar uma Estado Nacional criou Uma estrutura federal". Nesse esforço também Ele reforçoou A imagem por Tiradentes
Índio, 🗝 deu apoio para difundi-la", explica o historiador e sociólogo Wesley Espinosa Santana. "Mas não pegou na população!" Com contorno a 🗝 de lenda E sem constar em jornais da época - mas apenas das histórias publicadas décadas mais tarde sobre esse 🗝 assunto – O maior famoso desses episódios pode ter ocorrido há exatom 90 anos: no Natalde 1931), quando do presidente 🗝 teria sido anfitrião por um evento natalino par apresentar os Vovô Indígena com as criançada durante uma
estádio do Rio. Segundo 🗝 esses relatos, a plateia não aprovoua ideia de receber presentes da um homem vestido com tanga ecom cocar na cabeça 🗝 — A preferência recaía sob o internacional Papai Noel! "A fábula no Vovô Índio dizia que ele era filhode uma 🗝 escravo africano tem Uma mulheríndina; Foi criado por numa família branca mass Por influência dos seus irmãos também deixou De 🗝 ser escravos", explica O jornalista Marcelo Duarte em Seus livro Ao Guia os Curiosos - Fora se Série:"O presidente Getúlio 🗝 Vargas chegou à pensar Em
transformá-lo em símbolo nacional." O historiador e sociólogo Santana vê paralelos entre esse mito com a 🗝 teoria racial brasileira do antropólogo Darcy Ribeiro (1922 -1997). Afinal, assim como povo o brasileiro de os Vovô Índio também 🗝 seria uma mistura das "três raças tristem". “O vovó Indígena era um velhinho sábio: filhode pretacom índio é criado por 🗝 numa branca”.A ideia da mesclar ou colocar no sincretismo cultural E étnico
e invadido, o branco porque era obrigado a vir 🗝 para cá", reflete do professor. Crédito: REPRODUÇÃO Reprodução da capa de livro em Christovam De Camargo Se as tentativas por 🗝 fazer O Vovô Índioemplacar no imaginário nacional datam dos anos 1930, não se sabe exatamentea origem dele mito;O quese sabia 🗝 équeprevisões de jogosversão mais bem-sacabada terminou divulgada com obrade simpatizantes ao integralismo – movimento nacionalista também ficou conhecido como uma 🗝 espécie fascismo brasileiro". "Houve um grande esforço na
intelectualidade nacionalista brasileira, principalmente uma intelectuaisização de direita dos anos 1930, no 🗝 sentido e criar essa fábula do Vovó Índio como contraponto ao Papai Noel", diz o historiador Leandro Pereira Gonçalves. professor 🗝 na Universidade Federal em Juizde Fora é autor da: entre outros; O Fascismo com CamisaS Verde a :do Integralismo Ao 🗝 Neointegralista”. Ele contextualiza que contudo também não sea simbologia nacional era muito importante aos movimento integralista ( ele nunca foi 🗝 criado pelos
integralistas — foi, sim. utilizado por seus militantes". "O chamado camisa verde acabou se apropriando daquela imagem e naquela 🗝 Simbologia de versão ao Papai Noel! E isso aparece em jornais ou revistas integraista do período", explica: Pesquisador vinculado à 🗝 Universidade De Estrasburgo), na França; o historiador Philippe Arthur dos Reis lembra que O personagem jáaparecia anteriormente no cenário musicale 🗝 artístico brasileiro
a ideia do Vovô Índio como defensor da cultura. Ele fazia isso na perspectiva de um músico colocando em 🗝 evidência uma cultural negra e indígena", afirma, "Acho que esse vai estar no diálogo com o integralismo ou até então 🗝 - pode ter ocorrido também – algum processode Apropriação das ideias"." Autordo livro Fascista à Brasileira”, sobre O movimento totalistas),o 🗝 jornalista Pedro Dorias acreditaq ele personagem seja resultado desse call nacionalista reverberava nas primeiras décadas deste século 20: Isso 🗝 tema vercom os
movimento modernista, cujos expoentes começaram os anos 1920 reafirmando que não havia necessidade de querer ser europeu. "E 🗝 começa uma busca pelo e é estar brasileiro". Enquanto [os escritores] Mario[de Andrade) ou Oswald (De Oliveira acabam tomando o 🗝 caminho como ficaria mais famoso), há também um lado do verde-amarelismo no Menotti ‘Desl Picchia*e da Cassiano Ricardo: Mais nacionalismo! 🗝 É a estrada onde está Plínio Salgado /o fundador das Ação Integralista Brasileira",a OIB Rousseff”, contextualiza
Doria. Sociologicamente, o Brasil dos 🗝 anos 1930 pensava então os conceitos de brasilidade e E aí estão nomes como Sérgio Buarquede Holanda (1902-1982) ou Gilberto 🗝 Freyre (1800-1987). "Vem a ideia que um barato do País é porque somoss mistura das três raças", pontua DORIA". Na 🗝 São Paulo prestes à comemorar seu quarto centenário por fundação - tomava forma esse conceito no bandeirante com herói:"Mais este 🗝 mito fala ao bandeirasntes caboclo ( filho da português homemcoma mulher indígena),herói não falou tupi também era pobre
mas bravo e 🗝 desbravava o Brasil", descreve O jornalista. Plínio Salgado (1895-1975) ergueu as bases do integralismo misturando esse contexto a uma inspiração 🗝 extremista: os fascismo italiano, "Mais seu fascista brasileiro é modernista”, colocao caboclo como mito fundador ou com homem nacional ideal 🗝 - aquele cara que se mete no mato sem medo), não está A Cara Do País" diz DOria). No Vovô 🗝 Índio foi assim também passou para ser valorizado dentro dessa narrativa; 'Para muitos totalistas/lo PapaiNoel era um influência inianque".O
Vovô Índio 🗝 representava o caboclo, O cara que estava no mato como do brasileiro. essencialmente Brasil", comenta Doria: "É um resultado da 🗝 busca de todo fascismo tem pela visão idealizada ao e é a seu povo"." 'Ele foi assim também se consolidou 🗝 na AIB E foram adotado por Getúlio [Vargas] porque fazia sentido em acordo com essa imagem”, acrescenta
com os integralistas. Ele 🗝 publicou o conto em livro de 1932 e, depois também no jornal Correio da Manhã a No Natal que 1934). 🗝 Na históriade Camargo: Vovó Índio era um senhor amigo na natureza trajava penas coloridas E saía distribuindo presentes para 🗝 dos brasileiros! Expulso porprevisões de jogosterra pelo homem branco ele morreu — De "puros reesgosto"—e foi Parar lá nas portas 🗝 do São Pedro". Não passou Pelo crivo ao paraíso", é entanto; Como não tinha sido batizado pela Igreja), O Porteiro 🗝 celestial precisou explica Que ela já
pode ingressar no céu. Então apareceu Jesus tentando resolver a situação: Afirmou que em seu 🗝 aniversário ele próprio tinha o hábito de ir ao Brasil levar mimos para as crianças bem-comportadas e, se Vovô Índiose 🗝 convertesse com prontos ela mais não podia ser tornar os emissário dos presentes”. E assim mesmo pela narrativade Camargo também 🗝 vovó índio foi tornou um "bom velhinho" brasileiro! Crédito
religiosa. Gonçalves lembra que, afinal: "o movimento integralista é cristão e tem 🗝 sob lema 'Deus), Pátria da Família'"."O debate na simbologia natalina realmente presente no totalismo brasileiro não foi necessariamente o Vovó 🗝 Índio; mas uma valorização do nascimento de Jesus", argumenta O historiador). Ao mesmo tempo em os integraistas sempre ironizavam A 🗝 figura dos Papai Noel - considerando-a incompatível com um Natalde verão Brasil
não foi enraizada. Naqueles anos 1930 o Papai Noel 🗝 já estava com a imagem consolidada no imaginário ocidental", acredita Gonçalves, "O Vovó Índio ficou reservado ao aspecto de uma 🗝 intelectualidade e da utopia do militante nacionalista em buscade um alternativa à capitalismo" comenta O historiador: P© 2023 previsões de jogos
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