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O Início da Jornada: Bell Marques e a Aposta Ganha
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Ismail Kadare, que morreu aos 88 anos de idade foi o escritor albanês mais conhecido daaposta sprópria geração e 🗝 todos os outros escritores europeus notáveis do nosso tempo. Ele deixa um corpo tão imenso como a comédia humana Balzac 🗝 s "Tão implacável na crítica à ditadura quanto Orwell'S E Tão perturbador Como O trabalho De Cafka
Os mais de 80 🗝 romances, histórias e ensaios da Kadare constituem um monumento nacional que é uma invenção bem como o reflexo do significado 🗝 para ser albanês. Uma exploração tanto das fealdades quanto a dignidade duma nação antiga oprimidas com ele desaparecendo assim último 🗝 escritor inquestionável na Europa
Filho de Halit Kadare, um funcionário menor e Hatixhe (nee Dobi), Ismail nasceu na cidade murada Gjirokastr 🗝 que também foi a terra natal do ditador da Albânia Enver Hoxha entre 1944-1985. A Cidade moderna é recriado aposta s 🗝 Chronicalle in Stone (1970) sppd no The Fall of thestone City (2008)
Kadare era um estudante brilhante na Universidade de Tirana 🗝 e já poeta célebre quando ainda estava adolescente. Albânia foi então uma Estado satélite soviético; Cadára, portanto enviado a Moscou 🗝 para prosseguiraposta seducação literária no Instituto Gorky da Literatura Mundial que ele frequentou entre 1958-1960 O Que aprendeu 🗝 lá muitas vezes disse é como não escrever o tempo miserável dos seus romances aposta s países com clima mediterrâneos
Hoxha rompeu 🗝 relações com a União Soviética aposta s 1960. Kadare foi, portanto capaz de escrever um relato fictício dos seus anos Moscou 🗝 sem risco e Crepúsculo do Deuses Orientais (1978), no entanto implica que algo estava podre também na Albânia estado
O primeiro 🗝 romance publicado de Kadare trata dos deveres bizarros do general italiano enviado à Albânia para reunir os restos mortais das 🗝 tropas que haviam caído durante a ocupação italiana e da guerra contra Grécia (1938-43). A primeira novela publicada por ele 🗝 lida com as bizarramente funções estranhas dum General Italiano, o qual também atraiu atenção ao exaristo educado na Itália ou 🗝 França. Vrioni se ofereceu aposta s traduzir tudo isso no francês; foi capaz até mesmo pelaaposta sprópria história como Cadário 🗝 (em) :
Na década de 1960, a Albânia comunista, que se recusou ser "desestalinizada", entrou aposta s uma aliança com Mao Zedong 🗝 China no meio da Revolução Cultural. Kadare e milhares dos outros intelectuais passaram meses nas províncias entre trabalhadores ou camponeses; 🗝 No entantoaposta sposição oficial era o do jornalista foi autorizado voltar para Tirana antes mesmo das décadas finais
Nestes 🗝 primeiros anos, Kadare escreveu uma grande quantidade de poesia e a maior parte daaposta sficção consistia aposta s contos ou 🗝 novela. Muitas vezes um poema seria reescrito como história prosa; às vez por outra as histórias seriam expandidamente combinadas com 🗝 nomes textuais que se repetem entre si numa narrativa ligando-as aos fragmentos do mundo imaginário
As referências cruzadas entre diferentes obras 🗝 fazem parte do arsenal de ferramentas sutilmente ocultadas que Kadare usou para expressar oposição ao regime autoritário da Hoxha. No 🗝 entanto, apesaraposta sfama e reconhecimento internacional não estava isento das disciplinas políticas; aposta s 1975 um poema denunciando a burocracia 🗝 (mas sugerindo indiretamente o partido tinha sangue nas mãos) levou à sessão autocrítica com "legabilidade" no campo campestre
Em 1981, o 🗝 Palácio dos Sonhos foi retirado da venda e Kadare não teve permissão para publicar romances de longa duração. No entanto 🗝 durante essas tribulações –e pensamentos ocasionais sobre emigração- a produção do autor nunca marcou presença no mercado perante os Estados 🗝 Unidos
Uma visita à Turquia nos anos 70 o levou a um breve contato com Albert Lord, estudioso americano de épicos 🗝 orais dos Balcãs: O resultado foi uma novela sobre luta pela identidade nacional através da poesia The File on H 🗝 (1981). Kadare também visitou China e usou algum material dessa viagem paraaposta sfantasia shakespeariana do intriga maoísta.
A viagem estrangeira 🗝 quase não interfere na escrita de Kadare, que é sempre definida aposta s Albânia s vezes disfarçadas (como o Egito e 🗝 a pirâmide por exemplo ou Turquia Otomana no Palácio dos Sonho) Mas viagens do tempo são essenciais: os romances da 🗝 época Cadale vão desde invasão turca ao século XV.
Abril quebrado (1978), talvez o mais lido dos romances de Kadare aposta s 🗝 inglês, é uma narrativa angustiante da rivalidade sangrenta como estabelecido no antigo código do direito albanês kanun. Indiretamente porém se 🗝 trata duma afirmação objetiva sobre a permanência das civilizações Albanesas face à tentativa que Hoxha fez para substituí-las pelo "novo 🗝 homem" na ideologia estalinistas
O recurso de Kadare aos mitos e lendas nacionais – aposta s The Ghost Rider (1979), por exemplo, 🗝 ressuscita uma identidade nacional; rejeita as tentativas para suprimir tradições populares incluindo a religião. Cadale tinha pouco interesse na literatura 🗝 contemporânea: ele estava mais à vontade com Ésquilo ou Byron
O fato de Kadare ter sobrevivido aposta s um ambiente tão hostil 🗝 como o da Albânia Hoxha levou alguns no oeste acusá-lo do compromisso. Sua nomeação para membro parlamentar, que ele nunca 🗝 compareceu erguia algumas pessoas ao pensarem nele simpático à regime; agora é aceito por essas suspeitas infundadas: A história 🗝 dele foi uma questão corajosa com persistência naaposta svida pessoal - bem sucedida pela coragem dos membros deste Parlamento 🗝 – mas também cruelmente conhecida pelo século XX (Albânia).
Hoxha morreu aposta s 1985 e foi sucedido por Ramiz Alia, que manteve 🗝 um regime isolacionista stalinista. Kadare não podia imaginar o colapso do comunismo naaposta sprópria vida; mas ele pôde ver 🗝 a debilitação da nação com medo de caos: fugiu para Paris no ano 1990 pela segurança pessoal – também deu 🗝 sinal ao governo albanês - onde recebeu asilo político quase imediatamente após receber nacionalidade francesa (ver mais tarde).
Após o colapso 🗝 do regime de Alia aposta s 1991, Kadare dividiuaposta svida entre Paris, Tirana e uma vila na costa albanesa perto 🗝 Durrs.
Em Paris, ele usouaposta sinfluência para promover outros poetas e romancistaes albaneses. Escreveu críticas sobre a própria abordagem da 🗝 literatura aposta s vários volumes de entrevistas também apareceram; longe do desacelerar o ritmo das produções dos Kadare permaneceu intenso ao 🗝 longo destes anos 90 até as duas primeiras décadas no século XXI [6]:
Mesmo enquanto revisava toda aaposta sobra aposta s 🗝 duas línguas para uma série de obras completas bilíngue do Fayard, publicada paralelamente com volumes limitados.
Os romances não publicados aposta s 🗝 seu próprio tempo (A Filha de Agamenon, escrito e revisados no ano 1986), novos livros retratando a Albânia pós-comunista através 🗝 das mesmas lentes do mito dos sonhos 60 anos atrás.O livro foi publicado na revista The Successor 2003 ; as 🗝 sequência para os primeiros contos da cidade foram lançados 70 vezes antes com o lançamento original: "Fall of the City 🗝 Of Stone" ("Queda Da Cidade De Pedra")
A cada novo trabalho, o universo Kadareano adquiriu uma consistência e auto-suficiência ainda maiores. 🗝 Isso se soma a um retrato não da Albânia real mas de terra imaginária – alguns chamaram isso - com 🗝 apenas tema central: como permanecer humano aposta s mundo governado pelo medo ou pela suspeita
Kadare ganhou um grande número de prêmios 🗝 literários, entre eles o prêmio internacional Man Booker aposta s 2005, a Princesa das Astúrias Award 2009 ; Jerusalém Prêmio 2024 🗝 e Neustadt prémio Internacional para literatura 2024. Apenas Nobel escapou dele.
Em uma visita de Estado à Albânia no ano passado, 🗝 o presidente francês Emmanuel Macron concedeu a Kadare um posto como Grande Oficial na Legião do Honrador.
A maior parte do 🗝 trabalho de Kadare está disponível aposta s mais que 40 idiomas, mas vários romances importantes e uma série dos contos ainda 🗝 não foram publicados.
Kadare é sobrevivido poraposta sesposa, Elena (nee Gushi), ela mesma uma escritora de distinção.
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