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Acordo 'não é bom para ninguém', disse Emmauel Macron
Nos últimos dias, o plano brasileiro de que o acordo comercial entre ♣️ Mercosul e União Europeia fosse anunciado até o final da cúpula do bloco sul-americano, na quinta-feira (7/12), ficou aparentemente mais ♣️ distante. Desde agosto, negociadores dos dois blocos intensificaram seus esforços para tentar concluir os termos do acordo que se arrasta ♣️ desde 1999. Nas últimas semanas, no entanto, reviravoltas diplomáticas apontaram na direção contrária.
O acordo de livre comércio entre o Mercosul ♣️ e a União Europeia começou a ser negociado em 1999 e prevê, entre outras coisas, a isenção ou redução na ♣️ cobrança de impostos de importação de bens e serviços produzidos nos dois blocos.
Em 2023, durante a presidência de Jair Bolsonaro ♣️ (PL), Mercosul e União Europeia assinaram o acordo. Para entrar em vigor, no entanto, o acordo precisava passar por uma ♣️ revisão técnica e pela ratificação dos parlamentos de todos os países envolvidos.
Após quatro anos paralisado, o acordo voltou a ser ♣️ negociado após a mudança de governo no Brasil, com a chegada de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio ♣️ do Planalto. Exigências ambientais europeias, no entanto, voltaram a travar as negociações.
Nos últimos meses, porém, os dois blocos voltaram a ♣️ trabalhar em conjunto para tentar finalizar os últimos ajustes. Diplomatas brasileiros comemoravam, nos bastidores, avanços nas negociações.
Fim do Matérias recomendadas
O ♣️ "freio" nas expectativas ficou evidente, no entanto, após uma declaração contra o acordo do presidente francês Emmanuel Macron, no sábado ♣️ (2/12), durante a conferência para o clima da Organização das Nações Unidas (COP 28), em Dubai.
"Acrescentamos frases [ao acordo] no ♣️ início para agradar a França, mas ele não é bom para ninguém, porque não posso pedir aos nossos agricultores, aos ♣️ nossos industriais na França, em toda a Europa, que façam esforços, que apliquem novas linguagens para descarbonizar, para abandonar certos ♣️ produtos, enquanto são removidas todas as tarifas para importar produtos que não aplicam essas regras", disse o presidente francês.
Podcast traz ♣️ áudios com reportagens selecionadas.
Episódios
Fim do Podcast
A França é a segunda maior economia da União Europeia e, historicamente, o setor agrícola ♣️ francês já se manifestou contra a conclusão do acordo com o bloco sul-americano.
Lula, que se reuniu com Macron em Dubai, ♣️ rebateu a declaração do líder francês e tentou responsabilizar os europeus pelo possível fracasso nas negociações.
"A única coisa que tem ♣️ que ficar claro é que não digam mais que é por conta do Brasil. E que não digam mais que ♣️ é por conta da América do Sul. Assumam a responsabilidade de que os países ricos não querem fazer um acordo ♣️ na perspectiva de fazer qualquer concessão. É sempre ganhar mais. E nós não somos mais colonizados", disse Lula.
Em passagem pela ♣️ Alemanha, Lula conseguiu o apoio do chanceler alemão, Olaf Scholz, para a conclusão do acordo, mas duas fontes do governo ♣️ brasileiro que acompanham as negociações disseram à 0800 betfair News Brasil em caráter reservado que a previsão é de que o ♣️ acordo, se for finalizado, não deverá, de fato, ser concluído durante a cúpula do Mercosul como planejado anteriormente. Eles afirmam ♣️ que as negociações ainda estão em aberto e que há a possibilidade de que ele possa ser concluído nos próximos ♣️ meses.
Eles afirmam, no entanto, que a "janela de oportunidade" é curta uma vez que haverá eleições para o Parlamento Europeu ♣️ em 2024 e o acordo pode ser usado como argumento político para grupos contrários à0800 betfairconclusão.
Diante da frustração desse ♣️ plano, surgem questões sobre quais os impactos para o Brasil diante da demora ou mesmo da não conclusão das negociações ♣️ do acordo.
Especialistas e integrantes do governo brasileiro ouvidos pela 0800 betfair News Brasil apontam que o Brasil pode ter prejuízos no ♣️ médio e longo prazos caso o acordo não venha a ser concluído.
Entre os prejuízos estão: falta de diversificação da pauta ♣️ de exportações do país; manutenção da dependência do país em relação às exportações para a China; fragilização do Mercosul; isolamento ♣️ geopolítico do Mercosul; e falta de uma espécie de proteção dos produtos brasileiros contra a lei anti-desmatamento europeia, que começou ♣️ a entrar em vigor neste ano.
Crédito, RICARDO STUCKERT/PR
No domingo (3/12), Lula participou de jantar de trabalho oferecido por chanceler alemão ♣️ Olaf Scholz
Para alguns dos especialistas ouvidos pela 0800 betfair News Brasil, a demora na conclusão do acordo pode prejudicar a indústria ♣️ brasileira.
O tema é polêmico, uma vez que entidades sindicais como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) já critica o acordo ♣️ justamente por entender que ele colocaria em risco empregos industriais, uma vez que as empresas brasileiras não seriam tão competitivas ♣️ quanto as europeias e a redução de impostos de importação de produtos do bloco europeu poderia levar ao fechamento de ♣️ indústrias no Brasil.
Em junho, um grupo de sindicatos de países sul-americanos e europeus assinaram uma carta contra o atual texto ♣️ do acordo por considerar que ele poderia ampliar a desigualdade social.
Por outro lado, um estudo divulgado em fevereiro deste ano ♣️ pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e de Investimentos (ApexBrasil) - vinculada ao governo federal - apontou que o ♣️ acordo com a União Europeia pode levar a um aumento de até US$ 3 bilhões nas exportações de produtos industrializados ♣️ brasileiros nos quatro primeiros anos após a entrada em vigor do acordo.
Em média, as tarifas de importação cobradas pela União ♣️ Europeia para esses produtos do Brasil é de 1,7% a 4%, segundo o estudo.
O professor de Relações Internacionais da Fundação ♣️ Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), Oliver Stuenkel, avalia que a demora na entrada em vigor do acordo é um ♣️ elemento que mais prejudica do que beneficia a indústria brasileira.
"Parte dos bens manufaturados exportados pelo Brasil contém peças e outros ♣️ insumos oriundos de empresas da União Europeia. O acordo permitiria que a indústria brasileira tivesse acesso a insumos europeus de ♣️ forma muito mais barata e isso aumentaria a competitividade dos produtos locais", disse Stuenkel à 0800 betfair News Brasil.
A avaliação do ♣️ professor é compartilhada por representantes do setor industrial brasileiro.
"Não finalizar esse acordo é perder a chance de usá-lo como fio ♣️ indutor para a neo-industrialização dos países do bloco, em especial do Brasil", disse à 0800 betfair News Brasil o superintendente de ♣️ Relações Internacionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Frederico Lamego.
Para alguns especialistas, demora na conclusão do acordo pode prejudicar a ♣️ indústria brasileira
Ele diz acreditar que ainda há margem para que o acordo seja concluído até o fim da Cúpula do ♣️ Mercosul, mas disse que caso isso não aconteça, o Brasil pode perder uma oportunidade de avançar em áreas específicas.
"O acordo ♣️ poderia ajudar a indústria brasileira no processo de transição energética e digitalização que são áreas em que a Europa, sabidamente, ♣️ têm uma grande expertise", disse.
Oliver Stuenkel pontua, ainda, que a demora na assinatura do acordo com a União Europeia acentua ♣️ a atual dependência do Mercosul e do Brasil em relação à China e que seria bom para o Brasil diversificar, ♣️ o mais possível, seu rol de parceiros comerciais.
"Em princípio a não-ratificação do acordo fará com que a atual dependência em ♣️ relação à China permaneça", diz Stuenkel.
Dados do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) apontam, que desde 2012, o Brasil ♣️ ficou mais dependente das exportações à China à medida em que viu suas vendas para blocos como a União Europeia ♣️ diminuirem.
Em 2012, por exemplo, China e União Europeia importavam, cada uma, 17% de tudo o que o Brasil vendia.
Em 2023, ♣️ no entanto, a participação da União Europeia caiu para 14,9% enquanto a da China aumentou para 26%.
Para Stuenkel, a não ♣️ conclusão do acordo é ruim para o Brasil e para o bloco porque diminui o poder de barganha em negociações ♣️ futuras.
"A melhor forma de negociar com atores de peso é ter alternativas. Quando o acordo com a União Europeia não ♣️ é assinado, você tem uma opção a menos para negociar com países com a China, por exemplo", afirma.
Para o ex-embaixador ♣️ do Brasil no Reino Unido e atual presidente do Instituto Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice), Rubens Barbosa, um dos ♣️ efeitos negativos da não assinatura do acordo é o que ele classifica como isolamento geopolítico.
"Eu acho que o acordo ainda ♣️ será concluído, mas se não for, a perda é o isolamento geopolítico. O Mercosul tem 32 anos e nós só ♣️ temos três acordos de livre-comércio: com Egito, Israel e, mais recentemente, com Singapura. Esse acordo (com a União Europeia) recolocaria ♣️ o bloco no mapa do comércio mundial e tiraria o Mercosul do isolamento geopolítico em que está", disse Barbosa à ♣️ 0800 betfair News Brasil.
Stuenkel concorda com o ex-embaixador. Segundo ele, o acordo abriria a possibilidade de o Brasil atravessar um período ♣️ relativamente que indica ser turbulento.
"Diferentemente de que os críticos dizem, acho que se trata de um acordo moderno e poderia ♣️ facilitar o diálogo entre dois blocos que pensam de maneira igual em diversos assuntos e que buscam diversificar suas parcerias ♣️ em meio às tensões crescentes entre Estados Unidos e China", diz o professor.
Uma das possíveis consequências negativas para a demora ♣️ na saída do acordo apontadas pelos especialistas é que isso possa alimentar discursos contrários ao Mercosul como o do presidente ♣️ eleito da Argentina, Javier Milei, e do presidente do Uruguai, Luiz Alberto Lacalle Pou.
Desde 2023, Lacalle Pou vem estreitando relações ♣️ com a China e anunciou que o Uruguai estuda a possibilidade de firmar um acordo comercial bilateral com o país ♣️ asiático. Integrantes do governo brasileiro avaliam que um acordo desse seria um duro golpe à integridade do Mercosul.
Um dos pilares ♣️ do bloco desde0800 betfairformação é que os países-membros não podem negociar ou fechar acordos de livre-comércio de forma isolada.
Entre ♣️ as críticas feitas por Lacalle Pou estão a de que o Mercosul não teria a agilidade necessária para fechar acordos ♣️ comerciais significativos, o que prejudicaria os países do grupo.
Em julho, durante a última cúpula de chefes-de-estado do Mercosul, Lacalle Pou ♣️ não assinou o comunicado conjunto do bloco e voltou a acenar com a possibilidade de um acordo bilateral com a ♣️ China.
Os presidentes da Bolívia, Luis Arce, Paraguai, Mario Abdo Benitez, Argentina, Alberto Fernández e Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ♣️ durante a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul em julho de 2023
"Com relação à China, vocês sabem a posição ♣️ do Uruguai. Quando vemos que não avançamos juntos, entendemos a visão de cada um de vocês. A nossa é que ♣️ façamos juntos. Se não podemos fazer assim, vamos fazer bilateralmente", disse Lacalle Pou à época.
Apesar das declarações de Lacalle Pou, ♣️ ainda não há previsão para que um acordo entre o país e a China venha a se concretizar.
Outro líder da ♣️ região que ficou conhecido por suas críticas ao bloco é o presidente eleito da Argentina, Javier Milei. Em entrevistas durante ♣️ a campanha, ele chegou a dizer que seria preciso "eliminar" o Mercosul e defendeu a saída do país do bloco ♣️ que a Argentina ajudou a fundar.
No último debate presidencial, em 12 de novembro, Milei voltou a criticar o bloco e ♣️ chamou-o de "estorvo".
"O melhor exemplo do estorvo causado pelo Estado é o que está acontecendo com o Mercosul, que não ♣️ tem saída [...] que está paralisado e não avança para lugar nenhum", disse o então candidato.
Desde então, no entanto, integrantes ♣️ da0800 betfairfutura equipe de trabalho já deram declarações favoráveis ao acordo entre Mercosul e União Europeia.
"O mundo não vai ♣️ acabar no dia 7 de dezembro. Se o acordo não for alcançado até lá, nós vamos continuar negociando", disse Diana ♣️ Mondino, apontada como futura ministra das relações exteriores do governo Milei.
Para Oliver Stuenkel, um novo adiamento para o fechamento do ♣️ acordo pode fomentar discursos como o de Lacalle Pou e ou de Milei.
"Um novo adiamento contribui, sim, para que esse ♣️ tipo de mensagem seja externada na região e isso é ruim. Isso também será ruim para os europeus, que tinham ♣️ uma chance de firmar um acordo significativo e, se ele não vier agora, também poderá alimentar essas narrativas de grupos ♣️ mais nacionalistas que existem em países da União Europeia", disse o professor à 0800 betfair News Brasil.
A secretária de Comércio Exterior ♣️ do Ministério do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Tatiana Prazeres, disse à 0800 betfair News Brasil que a conclusão ♣️ de um acordo como o negociado com a União Europeia poderia criar uma percepção de que o bloco deve se ♣️ manter coeso.
"Fechar acordos comerciais é importante porque envia uma mensagem aos países de que é possível avançar de forma conjunta, ♣️ fortalecendo, assim, o Mercosul como um todo", disse.
Um outro ponto destacado por fontes ouvidas pela 0800 betfair News Brasil é que ♣️ a demora em finalizar o acordo entre o Mercosul e a União Europeia pode deixar desprotegidos alguns produtos exportados pelo ♣️ Brasil ao bloco europeu diante da nova legislação anti-desmatamento em vigor no continente desde junho deste ano.
A normativa que ficou ♣️ conhecida como "lei anti-desmatamento" prevê que uma série de produtos só podem ser importados à Europa se os exportadores comprovarem ♣️ que eles não foram produzidos em áreas desmatadas após 31 de dezembro de 2023.
A regra atinge, especialmente, commodities caras à ♣️ pauta de exportações brasileira como: soja, madeira e carne bovina.
Integrantes do governo avaliam que as negociações em curso com a ♣️ União Europeia não iriam impedir a aplicação da legislação europeia integralmente.
Entretanto, eles alegam que os termos desenhados no acordo previam ♣️ que os países do Mercosul passariam por uma avaliação diferenciada pela União Europeia em relação ao chamado "compliance" ambiental, o ♣️ que, em tese, poderia facilitar a vida de exportadores brasileiros e dos outros países do bloco.
Tatiana Prazeres, que está no ♣️ Rio de Janeiro para acompanhar as negociações do acordo, trata as negociações como um processo em curso e não dá ♣️ o assunto como encerrado.
Ela pontua, no entanto, que enquanto ele não é finalizado, o Brasil e os outros países do ♣️ bloco ficam sujeitos às regras gerais da lei anti-desmatamento. O acordo, segundo ela, continha medidas para "mitigar" os seus efeitos ♣️ junto aos países do bloco sul-americano.
"Com as negociações do acordo com a União Europeia, há uma uma oportunidade para que ♣️ seja reduzido o custo de compliance ambiental dos nossos produtores. As negociações nos permitem buscar oportunidades para mitigar o ônus ♣️ e o risco da aplicação dessa nova lei sobre as nossas exportações", disse Tatiana Prazeres.
Sem o acordo, os exportadores brasileiros, ♣️ especialmente aqueles que vendem produtos do agronegócio, ficariam "desprotegidos" e submetidos à nova legislação, que entra totalmente em vigor em ♣️ dezembro de 2024.
Exigências ambientais europeias, aliás, foram um dos temas que mais teria travado as negociações entre os dois blocos.
No ♣️ início deste ano, os europeus enviaram uma carta adicional ao acordo com uma série de demandas na área ambiental ♣️ que o governo brasileiro entendeu como desproporcionais.
Nova 'lei anti-desmatamento' prevê que uma série de produtos só podem ser importados à ♣️ Europa se não forem produzidos em áreas desmatadas
Na época, o Brasil vinha de quatro anos de taxas de desmatamento na ♣️ Amazônia em alta. O governo brasileiro, no entanto, avaliou que as exigências representavam um entrave ao acordo e chegaram a ♣️ ser criticadas pelo presidente Lula como "inaceitáveis".
O governo tratou as demandas como uma espécie de "protecionismo verde", que é quando ♣️ países ou blocos comerciais usam pretextos ambientais para impor medidas ou sanções que prejudiquem seus parceiros comerciais.
Duas fontes diplomáticas ouvidas ♣️ pela 0800 betfair News Brasil nas últimas duas semanas afirmaram que parte das exigências ambientais europeias haviam sido equacionadas. Entre elas, ♣️ a que previa que as taxas de desmatamento do Brasil a serem avaliadas pelo bloco poderiam ser as produzidas pelos ♣️ órgãos brasileiros de monitoramento por satélite como o do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
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