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Bill Viola: Um Artista Que Descobriu o Poder da Vídeo Arte

Em 1957, numa férias 1 z bet família, Bill Viola caiu 1 z bet ❤️ um lago. Ele tinha seis anos. Sessenta anos depois, Viola, que morreu aos 73 anos, lembrou do evento. "Eu não ❤️ segurei o meu ponto de flutuação quando entrei na água e fui diretamente para o fundo", disse. "Experimentei a sensação ❤️ de flutuação e um sentido visual profundo que nunca esqueci. Foi como um sonho e azul e claro, e pensei ❤️ que estava no céu, pois era a coisa mais bonita que eu já havia visto." E então... "meu tio me ❤️ puxou para fora."

Parecia um começo promissor para uma carreira artística. No entanto, 1 z bet 1977, Viola começou uma série de cinco ❤️ obras intitulada The Reflecting Pool. Quatro anos após se formar na universidade, este foi o primeiro trabalho multipartes de seu ❤️ autor, cujos filmes o ocuparam por três anos. No filme título, um homem sem camisa - Viola - sai de ❤️ um bosque, caminha 1 z bet direção a um lago, finge pular e congela no ar. A piscina registra1 z betentrada, não ❤️ obstante, seu surface se agita como se perturbada; o homem voador desvanece-se lentamente; e, após sete minutos longos, Viola emerge, ❤️ molhado, do lago e caminha de volta ao bosque. The Reflecting Pool foi influenciado pelo nearly-naufrágio de seu eu de ❤️ seis anos. Também foi clássico Viola, com suas características mais notáveis - lentidão, água, um sentido espiritual sagrado - recorrendo ❤️ 1 z bet seu trabalho dos próximos meio século.

Foi o brilho subaquático azul da tela de uma câmera de



Sony Portapak, ❤️ doada à1 z betescola no Flushing, Nova York, que primeiro atraiu Viola para a mídia. Ele cresceu no subúrbio de ❤️ classe média baixa vizinho de Queens. Não era, lembrou Viola, uma casa culta, mas1 z betmãe, Wynne (nascida Lee) "tinha ❤️ alguma habilidade e me ensinou um pouco a desenhar, então, quando eu tinha três anos, eu podia fazer barcos motorizados ❤️ bastante bons". Um ano antes de1 z betquase morte por afogamento, um desenho à mão de um tornado ganhou elogios ❤️ públicos de1 z betprofessora. Foi então, disse Viola, que ele decidiu ser um artista.

Seu pai, um gerente de serviço da ❤️ Pan Am transformado 1 z bet atendente de bordo, tinha outros planos. Temendo que uma educação artística deixasse seu filho desempregado, Viola ❤️ sênior insistiu que ele estudasse para um diploma de artes liberais na Syracuse, uma universidade respeitada 1 z bet Nova York. "E, ❤️ ao dizer isso", admitiu Viola, "ele me salvou."

Com sorte, a Syracuse, 1 z bet 1970, estava entre as primeiras universidades a promover ❤️ a experimentação 1 z bet novos meios de comunicação. Um colega havia montado um estúdio onde os projetos poderiam ser feitos usando ❤️ uma câmera de



. Inscrevendo-se nele, Viola foi convertido instantaneamente: "Algo 1 z bet meu cérebro disse que faria isso toda a ❤️ minha vida", lembrou. Ele passou o verão seguinte acertando o sistema de cabo de televisão da universidade, assumindo um emprego ❤️ como zelador 1 z bet seu centro de tecnologia para que pudesse passar as noites dominando o novo sistema de

a ❤️ cores.

Em 1972, ele criou1 z betprimeira obra de arte, Tape I, um estudo de1 z betprópria reflexão 1 z bet um espelho. ❤️ Isto, também, seria marca registrada Viola, fascinado pela capacidade simultânea da



de ver e ser visto, mas também por ❤️ 1 z betprópria imagem. O I no título da obra não era um número romano, mas um pronome pessoal.

Tape I e ❤️ trabalhos como este foram o suficiente para chamar a atenção de Maria Gloria Bicocchi, cujo estúdio pioneiro 1 z bet Florença, ART/TAPES/22, ❤️ fazia



s para artistas do Arte Povera. Quando Viola assumiu um emprego lá 1 z bet 1974, ele se encontrou trabalhando ao ❤️ lado de gigantes como Mario Merz e Jannis Kounellis. Em 1977,1 z betreputação no pequeno, mas crescente mundo da arte ❤️ da

o levou a ser convidado a mostrar seu trabalho na La Trobe University 1 z bet Melbourne,1 z betaceitação incentivada ❤️ pela oferta de voos grátis da Pan Am de seu pai.

A convite veio de La Trobe's diretor de cultura, Kira ❤️ Perov. O seguinte ano, Perov mudou-se para Nova York para estar com Viola, e eles se casaram 1 z bet 1978. Eles ❤️ permaneceram na casa 1 z bet Long Beach, Califórnia, que se mudaram há três anos, pelo resto de suas vidas casadas. Em ❤️ 1980-81, o casal passou 18 meses no Japão, Viola trabalhando simultaneamente como o primeiro artista-em-residência nos laboratórios Atsugi da Sony ❤️ Corporation e estudando Zen Budismo.

Esta fusão do sagrado e profano tecnologicamente profano marcou o trabalho de Viola nas quatro décadas ❤️ seguintes. Viola listou "tradições espirituais orientais e ocidentais, incluindo Zen Budismo, Islãm Sufismo e Cristianismo místico" como influências 1 z bet1 z bet❤️ arte, embora o último deles fosse o mais aparente. Na universidade, ele disse, ele "odiava" os mestres antigos, e a ❤️ proximidade dos maiores deles 1 z bet Florença não mudou essa visão. Foi apenas com a morte de1 z betmãe 1 z bet 1991 ❤️ que ele começou a sentir o peso da história da arte ocidental e a reconhecer 1 z bet seu próprio trabalho.

Depois de ❤️ lutar com um bloqueio criativo desde os anos 80, ele encontrou que o luto de1 z betmãe o libertou. Filmou ❤️ primeiro a mulher morrendo e então o seu corpo 1 z bet um caixão aberto. Este pé-de-filme seria usado 1 z bet uma obra ❤️ de 54 minutos intitulada The Passing, e então novamente no ano seguinte no Triptych de Nantes, suas três telas mostrando ❤️ simultaneamente uma mulher dando à luz, Viola's morrendo mãe e, entre eles, um homem submerso 1 z bet um tanque de água.

O ❤️ primeiro dos dois filhos de Viola e Perov havia nascido 1 z bet 1988. Triptych de Nantes foi, ou parecia ser, uma ❤️ meditação sobre o nascimento, a morte e a renascimento através do batismo. Se o assunto era tradicional, a forma de ❤️ Viola também o era. Suas referências aos mestres antigos se tornariam mais diretas ainda. Em 1995, Viola foi escolhido para ❤️ representar os EUA na Bienal de Veneza. Uma parte do trabalho que ele mostrou no pavilhão americano, Buried Secrets, tirou ❤️ abertamente de uma pintura de Jacopo da Pontormo da visitação da Virgem Maria à1 z betprima idosa, Elizabeth.

Não é surpreendente ❤️ 1 z bet nossos tempos seculares, o assunto de Viola não foi universalmente popular. O mundo da arte estava particularmente dividido. Quando ❤️ seus



s foram exibidos entre a coleção permanente do National Gallery 1 z bet Londres 1 z bet uma exposição intitulada The Passions 1 z bet ❤️ 2003, um crítico indignado o rotulou de "mestre do barulho exagerado, arte de grande orçamento, hocus-pocus de multidão, lágrimas e ❤️ religiosidade".

A associação 1 z bet 2024 de seu trabalho com desenhos de Michelangelo da Royal Collection no Royal Academy despertou o comentário ❤️ afiado do crítico do Guardian de que "a arte de Viola é tão do seu tempo que está morta na ❤️ água".

Predictavelmente, ele foi mais popular com o público 1 z bet geral, uma pesquisa 1 z bet uma retrospectiva de Viola no Grand Palais ❤️ 1 z bet Paris mostrando que os visitantes passaram uma média de duas horas e meia na exposição. Homens de igreja, também, ❤️ foram conquistados por seu trabalho, particularmente aqueles da Igreja da Inglaterra. Em 1996, o artista foi convidado a fazer uma ❤️ peça de



, The Messenger, para a Catedral de Durham. Em 2014, a primeira parte de uma comissão de dois ❤️ partes intitulada Martyrs e Mary foi instalada na Catedral de São Paulo, a segunda se juntando a ela dois anos ❤️ depois. O projeto, graças aos conflitos eclesiásticos, levou uma década para ser concluído. "A igreja funciona de uma maneira um ❤️ pouco lenta", observou Viola, com calma.

Esta calma e a religiosidade de seus temas podem ter levado os críticos a subestimar ❤️ a rigidez de seu trabalho. Goste ou não de seu arte, ele era um mestre dele. Sua apreciação da promessa ❤️ - e da ameaça - da tecnologia era profunda. Viola se desgostava da primitividade da



antiga, vendo cada desenvolvimento ❤️ na mídia como uma oportunidade a ser agarrada. Os retratos de close-up da série Passions, por exemplo, faziam uso da ❤️ tecnologia de tela plana quase como ela foi inventada.

Por outro lado, a natureza binária do mundo moderno o incomodava. "A ❤️ era dos computadores é uma época muito perigosa porque eles trabalham com 'sim' ou 'não', '1' ou '0'", se lamentou ❤️ Viola. "Não há talvez, talvez ou ambos. E acho que isso está afetando nossa consciência." A disseminação da



como ❤️ forma de arte não foi como a propagação da pintura a óleo pelos irmãos Van Eyck 500 anos antes, disse ❤️ Viola, a

tendo aparecido 1 z bet todos os lugares e ao mesmo tempo. Fiel a essas crenças, Viola não via ❤️ contradição 1 z bet tratar assuntos renascentistas e um sistema de crença renascentista com as últimas invenções da Sony.

"As duas estão realmente ❤️ muito próximas", disse. "Eu vejo a era digital como a junção do material e o espiritual 1 z bet um todo ainda ❤️ por ser determinado."

Em 2012, Viola foi diagnosticado com doença de Alzheimer precoce. Seu trabalho depois disso foi cada vez mais ❤️ feito com a ajuda de Perov, um fato que lhe deu uma nova poesia aos temas de memória e perda ❤️ que frequentemente corriam por ele.

Viola é sobrevivido por1 z betesposa e seus filhos, Blake e Andrei, e por seus irmãos, ❤️ Andrea e Robert.


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