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Eleições não alteram países à noite. Elas revelam alterações que estavam escondidas - ou visíveis, mas negligenciadas - sob camadas 📈 de complacência política e hábitos culturais. O evento sísmico que entregou ao Labour um grande número de assentos conta com 📈 pressão tectônica que começou a se construir há muito tempo, apostas 18 uma terra que já parece distante.

Embora as pesquisas de 📈 opinião tivessem feito do Partido Conservador uma derrota quase certa, há uma diferença entre prever a mudança de regime e 📈 acordar apostas 18 uma Grã-Bretanha que despachou decenas de deputados conservadores para a obscuridade política e escolheu Keir Starmer para ser 📈 primeiro-ministro com uma maioria esmagadora.

É difícil mensurar até que ponto os resultados expressam uma aprovação positiva do Labour e de 📈 seu líder. A imperiosa necessidade de punir os Conservadores por anos de má conduta política era palpável na campanha de 📈 uma maneira que o entusiasmo starmerita não era. Mas desdém por um governo incumbente e entusiasmo pelo único substituto disponível 📈 nunca são exatamente correspondentes. O volume de ganhos do Partido Liberal Democrata apostas 18 algumas antigas fortalezas conservadoras é parcialmente uma 📈 aprovação do partido de Ed Davey, mas os eleitores indecisos nessas circunscrições sabiam que expulsar o local Tory ajudaria a 📈 impulsionar Starmer para o Downing Street. Eles estavam felizes apostas 18 correr esse risco.

A aliança tácita de votação que esmagou os 📈 Conservadores para um nível possivelmente recorde de representação parlamentar revela uma força de moderado, centro-direita que tem sido latente na 📈 política britânica, mas desmoralizada e dividida.

Starmer pode não ter querido falar sobre a Brexit durante a campanha (exceto apostas 18 afirmação 📈 defensiva de que nunca reverterá), mas o espírito de fúria que devastou os Tories apostas 18 alguns de seus redutos contém 📈 uma cepa de vingança remanescente.

A mesma falha cultural mostra-se no punhado de assentos que a Reforma ganhou e apostas 18 📈 muitos mais onde Nigel Farage empurrou os Tories para o terceiro lugar. Em território preparado pela votação de saída da 📈 UE de 2024, a Reforma se consolidou como o repositório natural da insatisfação com o status quo. Farage, finalmente alcançando 📈 penetração no Commons após sete tentativas fracassadas, atuará como um farol de reação anti-Westminster, anti-imigração e nacionalista. Ele exploraráapostas 18📈 nova cadeira parlamentar da mesma forma que usou a plataforma que teve como membro do Parlamento Europeu, sabotando a instituição 📈 de dentro, se alimentando dos privilégios que lhe são concedidos enquanto denuncia todo o sistema como corrupto.

O erro estratégico definidor 📈 do tempo de Sunak no Downing Street foi não compreender que não poderia competir com o posturismo faragista enquanto tentava 📈 dirigir um governo sério e credível.

O primeiro-ministro saído teve a oportunidade de se apresentar como um antídoto ao estilo de 📈 governo irresponsável e cavalheiro encarnado por Boris Johnson. A reabilitação da credibilidade econômica conservadora pode não ter sido factível depois 📈 do reinado calamitoso de Liz Truss, mas alguma restauração da "integridade, profissionalismo e responsabilidade" que Sunak prometeu ao entrar no 📈 No 10 deveria estar ao seu alcance.

Mas isso não podia ser feito com uma agenda política moldada às vontades de 📈 uma facção Tory de direita dura. Sunak aprendeu à custa que se oferecer aos eleitores um ato de tributo populista, 📈 eles podem votar no real.

Se essa lição pode ser absorvida pela massa de deputados conservadores restantes no parlamento é menos 📈 certo. Muitos observarão as participações combinadas da Reforma e do Partido Conservador e imaginarão um caminho para a renovação por 📈 meio de fusão. Resistindo-lhes será a facção Tory moderada de longa data que reconhece a loucura de abandonar qualquer tentativa 📈 de recuperar eleitores que acham o faragismo repulsivo.

Alguma da frustração foi dada voz por Robert Buckland, recentemente expulso de seu 📈 assento apostas 18 Swindon South, quando incentivou seus colegas a acabar com a "política de performance" e "parar de dizer coisas 📈 estúpidas". Mas a melhor incentivo contra atos de estupidez política imprudente deve ser a responsabilidade que vem com o cargo 📈 ministerial. Os Tories não estavam vinculados a essa restrição quando estavam no poder, o que é a principal razão pela 📈 qual se encontram banidos tão longe dele.

Em certa medida, o fracasso de Sunak foi semeado na coalizão eleitoral instável que 📈 Johnson montou apostas 18 2024 com a promessa de "fazer a Brexit". Implementar uma agenda no governo que possa satisfazer os 📈 interesses divergentes de um bloco eleitoral cultural e geograficamente incoerente - a classe trabalhadora ex-laburista do norte e as tradicionais 📈 fazendas conservadoras do sul - era uma façanha impossível de alquimia política.

Um desafio equivalente agora cai sobre Starmer. O tamanho 📈 da maioria trabalhista oferece vasto poder legislativo, mas o mar vermelho no mapa cobre uma complexidade de interesses e demandas 📈 concorrentes que o novo governo lutará para satisfazer. Assentos recapturados na antiga "paredão vermelha" não se assentarão de volta na 📈 antiga aliança tribal.

A era da afiliação partidária automática, passada de geração apostas 18 geração e usada como insígnia de identidade 📈 cultural inabalável, acabou. A dissolução dessa força beneficiou Johnson apostas 18 2024. Agora, ele facilitou a vitória muito maior de Starmer. 📈 Mas uma sequência de saltos drásticos de um partido para o outro e de volta sugere que a volatilidade e 📈 a afiliação rasas são a nova normalidade.

A cadeira segura se tornou um conceito ameaçado. A Grã-Bretanha pode ter balançado para 📈 o Labour por uma avalanche, mas algo do humor político e das pressões sobre Starmer ainda se sentirá marginal.

Esse efeito 📈 não está limitado à convenção feudal trabalhista-conservadora. Muitos dos novos MPs starmeritas terão a Reforma como o desafiante local. Os 📈 Verdes construíram sobre ganhos recentes nas eleições do conselho para emergir como uma força que pode incomodar o Labour do 📈 lado esquerdo. Houvera também um aviso de instabilidade subjacente na expulsão de Jonathan Ashworth de Leicester South por um candidato 📈 independente que mobilizou a ira da comunidade muçulmana local contra a posição do Labour sobre Gaza.

Com representação massivamente aumentada no 📈 parlamento, os Liberal Democratas querem se estabelecer como algo diferente de companheiros de viagem e accomplices eleitorais do governo Starmer. 📈

Quando um partido tem uma grande maioria, costuma incubar oposição interna. Uma das forças organizacionais do projeto Starmer é suposto 📈 ser a ruthlessness apostas 18 selecionar candidatos obedientes. (Isso parece ter dado errado apostas 18 Chingford e Wood Green, onde Iain Duncan 📈 Smith manteve seu assento porque o voto de oposição estava dividido entre uma candidata anterior do Labour, Faiza Shaheen, e 📈 apostas 18substituta apressada.) E a gama de escolhas de governo difíceis à frente - restrição de gastos públicos, habitação, política 📈 externa - podem fazer dissidentes de MPs que foram avaliados por lealdade.

Esses são problemas relativamente luxuosos para um novo primeiro-ministro 📈 contemplar apostas 18 seu primeiro dia no No 10 com uma grande maioria. E há razões para esperar que Starmer gerencie 📈 seu partido e as tribos eleitorais que ele representa melhor do que Sunak poderia seus.

Para um, o líder trabalhista chega 📈 ao cargo com seu próprio mandato, quando o Tory que ele substitui usava roupas de escritório de Johnson, via Truss. 📈 Mais importante, Starmer não é um ideólogo. Ele é trabalhista apostas 18 seu núcleo - o nome Keir foi relatado ter 📈 sido escolhido por seus pais como um tributo ao partido do primeiro líder - mas o processo de tornar seu 📈 partido elegível novamente apósapostas 18derrota apostas 18 2024 revela um compromisso feroz com o ethos pragmático do "o que funciona".

Starmer 📈 espera que uma exibição sustentada de competência possa construir popularidade real apostas 18 fundações eleitorais largas, mas rasas. É otimista esperar 📈 gratidão de um eleitorado cínico que não dá o benefício da dúvida a nenhum político, mas haverá folga temporária disponível 📈 para o Labour pela mérito de não ser os Tories.

Para aqueles à direita que internalizaram a argumentação de que os 📈 remanescentes eram inimigos do povo e que a lei do governo era uma conspiração de woke contra o controle de 📈 fronteira, será difícil aceitar que Starmer é um representante mais autêntico do fluxo nacional do que Johnson ou Farage. Com 📈 assentos recuperados do SNP na Escócia, o Labour também tem credenciais fortalecidas como o principal partido de todo o Reino 📈 Unido.

A complexidade da imagem abaixo da cabeça da maioria não justifica uma repetição da reivindicação de Tony Blair de ter 📈 feito o Labour "a asa política do povo britânico". Mas pela simples aritmética da democracia parlamentar, a Grã-Bretanha foi revelada 📈 à noite para ser substancialmente mais Starmer's país do que é conservador.

O caráter da mudança não é apenas um balanço 📈 de pêndulo da direita para a esquerda, mas de ética política. A era de Downing Street capturada pela mania ideológica 📈 chegou ao fim. Ele dá lugar a algo que não deveria sequer ser notável, mas virá como uma mudança refrescante 📈 - a perspectiva, apesar de mais volatilidade ainda por vir, de um governo que realmente governa.

  • Rafael Behr é 📈 um colunista do Guardian

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