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O Corvo, a história vai lá na praia e ouviu sons vindos de uma concha gigante. Ele encontrou criaturas se ♨️ entrincheirando dentro mas sempre o trapaceiro os cajoled para fora no mundo Liberou-os tornaram as primeiras pessoas das ilhas do ♨️ Haida Gwaii

O povo Haida viveu por milhares de anos 136 bet Haida Gwaii, um arquipélago remoto no Oceano Pacífico ao largo ♨️ da costa oeste do Canadá.

Quase exterminados pela varíola após a chegada dos europeus, os Haida se agarraram às suas terras ♨️ - tão ricos 136 bet vida selvagem que é por vezes chamado de Galápagos do Canadá.

Durante décadas, apesar de seu isolamento ♨️ geográfico a luta inabalável da Haida para recuperar o controle sobre suas terras atraiu atenção no Canadá e levantou ♨️ questões acerca do longo não reconhecido história colonial brutal.

A Haida se opôs à extração de madeira clara, construindo laços com ♨️ ambientalistas. Eles forjaram alianças 136 bet casa e encontraram uma causa comum para outros grupos indígenas ao redor do mundo

Eles processaram ♨️ a Colúmbia Britânica por título de136 betterra 136 bet 2002, e apoiarem suas reivindicações dos laços antigos com o arquipélago, ♨️ através do museu que mostrava seus artefactos.

Sua busca metódica e meticulosa se concretizou 136 bet maio, quando o governo da Colúmbia ♨️ Britânica aprovou uma lei - a primeira de seu tipo no Canadá – reconhecendo título indígena do Haida ao longo ♨️ Haida Gwaii. Nenhum Governo provincial ou federal canadense jamais reconheceu voluntariamente um direito dos povos indígenas à136 betterra ”.

Nos ♨️ próximos anos, a autoridade do governo provincial sobre as terras e recursos deverá ser entregue ao Conselho da Nação Haida.

"Do ♨️ nosso lado, sabíamos exatamente o que queríamos e por quê estávamos fazendo", disse Frank Collison 89 anos de idade ♨️ - um chefe hereditário. Ele lembrou-se do fato dos governos federal ou provincial não responderem durante décadas: “Eles simplesmente nunca ♨️ foram interessantes 136 bet fazer nada para nos manter sob seus polegares”.

O premier da Colúmbia Britânica, David Eby s disse que ♨️ o reconhecimento do título significava a província estava "se movendo além de um lugar onde os direitos das nações Haida ♨️ foram negado para uma área 136 bet cujo território elas são reconhecidas e mantidas".

Exatamente como a energia muda para o Haida ♨️ ainda precisa ser negociada com British Columbia, mesmo que continue fornecendo serviços de saúde e mantendo infraestrutura.

Alguns especialistas legais dizem ♨️ que a lei provincial deixa algumas questões críticas pouco claras, incluindo o impacto do título indígena 136 bet terras privadas de ♨️ propriedade das pessoas não haida.

Outros questionam se a província pode reconhecer o título indígena – direito inerente de um grupo ♨️ Indígena para terra que ocupou e usou antes da colonização - sem governo federal.

Os líderes da Haida dizem que estão ♨️ otimistas de chegar a um acordo com o governo federal, e também têm se movido para reconhecimento do título indígena.

Ainda ♨️ assim, 136 bet Haida Gwaii com uma população de 5.000 pessoas divididas uniformemente entre a Haida e não-Haidas o desenvolvimento ♨️ é visto como um divisor.

A comunidade indígena falou da libertação colonial e de recuperar seus recursos naturais.

Entre os não-Haida - ♨️ conhecidos como "colonos" no arquipélago – muitos expressaram apoio à mudança, embora alguns tenham dito temer um futuro dominado pelos ♨️ Haida.

As decisões judiciais ao longo dos anos indicaram que a Haida acabaria por ganhar136 betreivindicação. Então, o governo da ♨️ Colúmbia Britânica s liderado pelo Partido Novo Democrata de esquerda decidiu negociar um acordo para levar à legislação

"Mostrou uma quantidade ♨️ básica de respeito, o que foi bem-vindo", disse Jason Alsop.

Alsop falou da sede do conselho com vista para Skidegate, uma ♨️ aldeia na ilha principal onde os sobreviventes de varíola se reuniram no século 19.

Beneficiando-se de uma terra e mar geralmente ♨️ ricos, os Haida tinham desenvolvido um próspero sociedade como comerciantes s marítimos (comerciantes), artistas ou proprietários dos povos escravizados a ♨️ partir das suas guerras com outros grupos indígenas.

No final do século XIX, os Haida foram ainda mais marginalizados por causa ♨️ das políticas governamentais canadenses e da exploração madeireira 136 bet larga escala.

Foi na década de 1970 que a Haida, juntamente com ♨️ alguns outros grupos indígenas no Canadá começaram se reafirmando.

"Começamos a nos reunir novamente", disse Nika Collison, diretora executiva do Museu ♨️ Haida Gwaii 136 bet Skidegate.

Os líderes estabeleceram o Conselho da Nação Haida, um órgão eleito que falou 136 bet nome do povo ♨️ nas negociações com os governos provincial e federal. Eles construíram a casa de museu para reforçar136 betreivindicação ao título ♨️ indígena não apenas exibindo cultura mas também repatriando restos humanos ou objetos artísticos dos museus pelo mundo inteiro

Pela primeira vez ♨️ 136 bet 75 anos, eles construíram uma canoa de um cedro "retroengenharia" sobreviventes", lembrou Guujaaw.

Também esculpiram totens de cedro, criando-os pela ♨️ primeira vez 136 bet décadas. Em Skidegate recorrem a uma matriarca que numa sociedade matrimonial era responsável por salvaguardar o conhecimento ♨️ cultural;

"Ela foi a única que se lembrou de como levantar um totem", disse Diane Brown, 76 anos e também uma ♨️ matriarca capaz para recitar o conto da fundação na língua Haida.

Os líderes enquadraram136 betcampanha como parte da independência global ♨️ e movimentos ambientais.

Guujaw disse que eles tinham sido Meme

trocaram estratégias com grupos indígenas na Amazônia, Nova Zelândia. Austrália e Chile

Guujaaw ♨️ também garantiu aliados improváveis como Dale Lore, ex-prefeito de Port Clements. Uma aldeia madeireira ao norte da Skigate e levou ♨️ 14 anos para o Sr Lebre mudar a ser um defensor fervorosa do registro 136 bet direção à136 betoposição na ♨️ autonomia Haida disse ele explicando que Gjnaw contribuiu com essa transformação:

"Os Haida não tentam vencer a luta de uma só ♨️ vez", disse ele. Eles dão um pedaço por hora, engolem-no? digerir isso - voltar para o próximo."

Em 1995, Lore, que ♨️ se especializou 136 bet esculpir estradas de madeira através das florestas líquen tropeçado no chão da floresta - esculpido a partir ♨️ dos cedroes gigantes mas abandonado por Haida.

"Fiquei doente de estômago", disse Lore, apontando para uma canoa 136 bet recente visita à ♨️ floresta.

Depois de se tornar prefeito da cidade, Lore assinou um protocolo 136 bet 2004 com o Conselho do país que reconhece ♨️ tanto a posse como as terras privadas na aldeia.

Nem todos, no entanto iam felizes com a mudança na balança de ♨️ poder.

Randy e Gloria O'Brien possuem uma das maiores empresas de exploração madeireira independentes da Haida Gwaii, empresa que há muito ♨️ tempo também tem um contrato provincial para atender as rodovias na região.

Ao longo dos anos, enquanto os líderes da Haida ♨️ e ambientalistas travavam uma batalha contra o corte claro a oferta geral de madeira diminuiu para prejudicar seus negócios. ♨️ Eles foram forçados há três ano atrás - eles disseram que tinham sido obrigados por conta própria – registrar cedros ♨️ 136 bet metade do terreno com 320 acres planejado passar aos filhos ou netos deles (os O'Brien).

Quando o poder começou a ♨️ mudar para os Haida, Os O'Briens disseram que as autoridades eleita detinham-se indiferente às suas queixas.

"Eles não vão retornar telefonemas, ♨️ e Victoria nem sequer conseguimos entrar lá para ver ninguém", disse O'Brien de 73 anos 136 bet referência à capital da ♨️ província. Eles disseram que temiam pelo futuro das empresas depois do negócio na Haida Gwaii desde meados dos 1970

"Quando chegamos ♨️ aqui pela primeira vez, encontramos muitos nativos e eles se tornaram nossos amigos", disse O'Brien de 76 anos. “Nós nos ♨️ divertimos com os índios que pescavam ou caçam tudo”.

"Mas de repente, agora eles estão -" ele disse com uma risada.

O ♨️ presidente do conselho, Alsop também disse que a Haida queria se afastar de "um modelo baseado 136 bet volume" da exploração ♨️ madeireira.

Christian White, 62 anos de idade e um conhecido artista da Haida disse que durante muitos meses ele viu barcaças ♨️ deixarem a cidade com toneladas dos troncos do cedro – mesmo quando os próprios Haida eram limitados pelas regras florestais ♨️ na aquisição das árvores centrais para136 betcultura.

Em seu estúdio, onde uma de suas esculturas mostrava pessoas saindo da concha ♨️ sobre a qual estava o Corvo (o Sr. White), disse: "Somos um povo compartilhado mas os outros conseguiram mais do ♨️ que136 betparte justa por muito tempo".


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