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Cabinets da Extinção: Uma Recordação da Perda na Australian Museum

No final de um dos corredores das salas de mamíferos do 💱 Australian Museum atlético paranaense e goiás palpite Sydney, encontram-se dois armários cinza metálicos anônimos. Embora não haja nada para distingui-los dos outros armários de 💱 armazenamento da sala, eles estão carregados de significado particular.

Esses armários, conhecidos no museu como os "armários da extinção", abrigam espécimes 💱 de 24 das 39 espécies de mamíferos que foram extintas desde a chegada dos europeus à Austrália. Eles abrigam um 💱 índice de perda que remonta a quase 240 anos.

Minha guia pelos armários é o Dr. Mark Eldridge, um geneticista e 💱 gerente de vertebrados terrestres do museu. Eldridge abre o primeiro dos armários para revelar 11 prateleiras largas, cada uma contendo 💱 uma variedade de peles, dentes, ossos e montagens taxidermizadas.

Alguns dos animais são imediatamente reconhecíveis – as peles listradas do tigre-da-Tasmânia 💱 no fundo das prateleiras, por exemplo. Outros, como o Koontin empalhado, são menos familiares.

Um dos mastozoologistas do Australian Museum abre 💱 um armário da extinção.

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Mas à medida que Eldridge aponta cada relíquia atlético paranaense e goiás palpite particular, ele conta as histórias dos animais,atlético paranaense e goiás palpite💱 voz alternando entre desânimo e arrependimento. Um feixe de pele macia, marrom-claro é tudo o que resta de um wallaby-de-ferramenta, 💱 uma espécie que habitava uma pequena área no sudeste da Austrália Meridional. Foi caçado por esportistas pelos primeiros colonos, mas 💱 é mais provável que tenha sido extinto pela destruição de seu habitat para fazendas.

Em outra prateleira, os formulários empalhados de 💱 um rato-de-Maclear e um rato-buldogue estão ao lado de dois pequenos caixotes contendo seus crânios. Ambos têm um belo pêlo 💱 de um tom profundo de marrom-avermelhado; endêmicos da Ilha de Páscoa, ambas as espécies eram extraordinariamente abundantes quando europeus chegaram 💱 pela primeira vez e tinham tão pouco medo de humanos que invadiriam tendas atlético paranaense e goiás palpite busca de comida. Sua população desabou 💱 nas primeiras décadas do século XX, provavelmente como resultado de uma doença parasitária trazida por ratos-preto introduzidos.

As listras do tigre-da-Tasmânia 💱 não são pretas, mas um marrom-rico e chocolate profundo.

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Talvez o mais impressionante seja a pele dos tigres-da-Tasmânia. "Muitos museus têm 💱 um tigre-da-Tasmânia sacrificado atlético paranaense e goiás palpite exibição para que as pessoas possam ver", diz Eldridge. "Mas eles ficam desbotados e perdematlético paranaense e goiás palpite💱 cor. Portanto, mantemos os bons que ainda têm suas cores e marcas naturais aqui."

Indeed, estes tigres-da-Tasmânia são muito diferentes dos 💱 que vi atlético paranaense e goiás palpite outros lugares;atlético paranaense e goiás palpitepelagem é mais escura e mais grossa, as listras não são negras, mas um 💱 marrom-rico e chocolate profundo. Um ainda tem a bolsa atlético paranaense e goiás palpite que ela teria criado seus jovens: o huso seco do 💱 mamilo sobe como um dedo da pele.

'Oh, isso é tudo o que nos resta'

Os armários são obra do gerente da 💱 coleção de mamíferos, Dr. Sandy Ingleby, que assumiu a tarefa de montá-los pouco tempo depois de se juntar ao museu 💱 atlético paranaense e goiás palpite 1996. Inicialmente, seu propósito era prático, uma maneira de garantir que espécimes irremplaçáveis fossem armazenados atlético paranaense e goiás palpite um local centralizado 💱 e seguro.

Sandy Ingleby com o melomys recentemente extinto da Ilha Bramble Cay no quarto da coleção.

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Os restos de um potoroo-de-rosto-amplo, 💱 um pequeno marsupial do sul da Austrália Ocidental.

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Isso é especialmente importante porque muitas das espécies guardadas nos armários desapareceram tão 💱 rápido que quase nada resta delas: no caso do potoroo-de-rosto-amplo – um pequeno marsupial que viveu no sul da Austrália 💱 Ocidental e é acreditado ter sido extinto quando gatos chegaram à região na segunda metade do século XIX – apenas 💱 10 peles restam, cinco delas sob os cuidados do Australian Museum.

"Às vezes, é como se estivesse olhando para fantasmas", diz 💱 Ingleby. "Você olha para eles e pensa, 'Oh, isso é tudo o que nos resta'."

Mas à medida que o tempo 💱 passa, os armários assumem significados que vão além do científico e do curadorial. "As pessoas frequentemente choram quando as vêem", 💱 diz Eldridge. "Você apenas as abre e começa a falar e, quando olha atlético paranaense e goiás palpite volta, elas estão chorando."

Eu não choro, 💱 mas à medida que Eldridge abre gaveta após gaveta, acho que estou cada vez mais abrumado. Parte disso é porque 💱 o peso cumulativo de tanta perda é difícil de suportar, mas também é porque é difícil saber o que fazer 💱 com o que estou sentindo. Devo estar triste? Zangado? Culpado? Qual é a maneira mais apropriada – ou talvez mais 💱 importante – de chorar a destruição de uma espécie?

Essas respostas são um lembrete de que a extinção não é um 💱 processo puramente biológico, mas algo muito mais amplo e complexo. Thom van Dooren é um professor de ciências ambientais e 💱 o vice-diretor do Sydney Environment Centre na Universidade de Sydney. Ele argumenta que um foco estritamente científico pode impedir que 💱 nossa visão seja ampliada para ver a rede multidimensional de relações ecológicas e culturais que cada espécie habita.

Devo estar triste? Zangado? Culpado? Qual é a maneira mais apropriada – ou talvez mais importante – de chorar 💱 a destruição de uma espécie?

Para van Dooren, a extinção nunca é um "evento único e afiado"; atlético paranaense e goiás palpite vez disso, é 💱 "um desvencilhamento de relações que começa antes e continua bem depois da morte da última indivíduo".

Entender a extinção atlético paranaense e goiás palpite termos 💱 como este permite que seja conectada às ideias de justiça, especialmente onde a perda de uma espécie envolve a quebra 💱 de práticas culturais tradicionais ou sistemas de parentesco. Mas também abre a possibilidade de pensar sobre a extinção de maneiras 💱 que se estendem para além das "histórias finas" que geralmente contamos sobre a perda de espécies e atlético paranaense e goiás palpite direção a 💱 formas mais significativas de comemoração e luto.

A questão de como podemos contar melhores histórias sobre a extinção está no centro 💱 do Survival Stories, um novo projeto concebido pelo Dr. Zoe Sadokierski, uma associada professora de design na Universidade de Tecnologia 💱 de Sydney. Incorporando texto, imagens, animações e mesmo performances, Survival Stories visa ajudar as audiências a encontrar novas maneiras de 💱 pensar sobre crise ambiental e extinção.

Sadokierski vê o projeto como "uma forma de dar testemunho. Mas também é sobre encontrar 💱 uma maneira de fazer algo tão imenso e abrumador sentir-se tangível." Para Sadokierski, isso significa criar obras que ajudem as 💱 pessoas a se relacionar com os animais nos armários e, por extensão, com outros animais que ainda não estão extintos.

"Encontrar 💱 formas de fazer essa conexão humano-animal é tão importante, porque ajuda as pessoas a ver que não estamos separadas deles", 💱 ela diz.

Desenvolver ferramentas 💱 conceituais e emocionais para articular o sentimento geral de luto que sentimos diante da perda de uma espécie pode fazer 💱 mais do que nos ajudar a lidar com o passado. Também pode nos ajudar a pensar mais eficazmente sobre as 💱 ameaças a que muitas espécies estão atualmente e no futuro.

"A história do tigre-da-Tasmânia não é apenas sobre o tigre-da-Tasmânia", diz 💱 van Dooren. "É uma história sobre as práticas de criação de ovelhas e prêmios e práticas agrícolas que estão envolvidas 💱 atlético paranaense e goiás palpite tantas extinções, não apenas no passado na Tasmânia, mas como um fenômeno atlético paranaense e goiás palpite andamento."

'Eu achava que nada mais seria 💱 adicionado'

Há uma necessidade urgente de que as pessoas estabeleçam essas conexões. Quando Ingleby começou a trabalhar nos armários há quase 💱 30 anos, ela supôs que seria um projeto finito.

"Eu achava que tínhamos aprendido a lição e que nada mais seria 💱 adicionado. Mas, claro, isso não aconteceu."

Recentes adições à triste lista de espécies contidas nos armários incluem o morcego-de-Christmas, um pequeno 💱 morcego que foi declarado extinto atlético paranaense e goiás palpite 2009, e o melomys da Ilha Bramble, um roedor que se tornou o primeiro 💱 mamífero a ser varrido pela mudança climática quando a ilha de coral de mesmo nome foi submersa pelas marés atlético paranaense e goiás palpite 💱 algum momento entre 2009 e 2024.

A pata traseira de um tigre-da-Tasmânia.

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Não é provável que o morcego-de-Christmas e o melomys sejam 💱 os últimos animais adicionados aos armários, ou mesmo a coleções semelhantes de aves e répteis. Além das 70 espécies de 💱 animais conhecidas por terem sido conduzidas à extinção na Austrália, outras 55 estão classificadas como ameaçadas ou gravemente ameaçadas.

E este 💱 processo está se acelerando. Um estudo de 2024 sobre os 63 vertebrados mais ameaçados da Austrália descobriu que quatro provavelmente 💱 já estão extintos, 12 provavelmente estão extintos e nove provavelmente se tornarão extintos nos próximos 20 anos.

Os restos de um 💱 melomys da Ilha Bramble Cay ( Melomys rubicola ) com um wallaby-de-cauda-lua ( Onychogalea lunata ) ao fundo.
Os restos de um melomys da 💱  Ilha Bramble Cay (
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Melomys rubicola
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) com um wallaby-de-cauda-lua (
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Onychogalea lunata
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) ao fundo.

Apesar do número crescente de 💱 mortes, os governos australianos repetidamente falharam atlético paranaense e goiás palpite tomar medidas significativas para desacelerar o declínio das espécies nativas. Mais recentemente, a 💱 ministra federal do meio ambiente, Tanya Plibersek, disse que as leis ambientais da Austrália estão "quebradas" e prometeu alterações regulatórias 💱 para impedir extinções futuras.

Mas, apesar de passos positivos, como a criação de novas agências encarregadas de monitorar e fazer cumprir 💱 as regulamentações ambientais, novos fundos para ajudar a assistir espécies ameaçadas e o rejeição de projetos, como o desenvolvimento da 💱 lagoa Toondah, atlético paranaense e goiás palpite abril ela adiou indefinidamente os planos para novas leis para proteger espécies ameaçadas e ecossistemas – relatadamente 💱 como resultado da pressão do governo da Austrália Ocidental e da indústria mineral.

Eldridge diz que encontra a inação do governo 💱 frustrante, não apenas porque as causas da extinção são bem conhecidas: destruição generalizada de habitat, mudança climática cada vez mais 💱 intensa e, parece que quase todos os animais que ele me mostra foram vitimas de gatos e raposas.

A etiqueta atlético paranaense e goiás palpite 💱 um wallaby-de-cauda-lua ( Onychogalea lunata ).
A etiqueta atlético paranaense e goiás palpite um wallaby-de-cauda-lua (
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Onychogalea lunata
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).

"Sabemos o que fazer e sabemos 💱 que, quando gastamos dinheiro com espécies ameaçadas, podemos inverter as coisas", diz. "Trata-se de enfrentar a perda de habitats nativos, 💱 enfrentar espécies introduzidas e lixo e mudança climática de forma séria. Mas isso claramente não é uma prioridade para o 💱 governo ou para o povo australiano."

Ingleby concorda. "Eu abro essa gaveta todo o tempo e não fica mais fácil", diz. 💱 "É uma constante lembrança de como irresponsáveis fomos quando se trata de valorizar os mamíferos nativos na Austrália."


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