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Colaborou: Vitória Tedeschi.
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How to Play - Instructions
Em março, um homem chamado Noland Arbaugh demonstrou que consegue jogar xadrez usando apenas a mente.
Depois de viver com paralisia 👄 por oito anos, ele reconquistou a capacidade de realizar tarefas que, para ele, eram inacessíveis, graças a um implante cerebral 👄 projetado pela empresa Neuralink, fundada por Elon Musk.
"Para mim, simplesmente ficou intuitivo imaginar o cursor se movendo", afirmou Arbaugh em 👄 confira loterias uma transmissão de
. "Eu simplesmente olho para um lugar da tela e ele se move para onde eu 👄 quero que ele vá."
A descrição de Arbaugh indica uma sensação de ação própria. Ele sugere que era responsável por mover 👄 a peça de xadrez. Mas quem realmente realizava as ações, ele ou o implante?
Como filósofo da mente e especialista em 👄 confira loterias ética da inteligência artificial, fiquei fascinado por esta questão.
Fim do Matérias recomendadas
As tecnologias de interface entre o computador e 👄 o cérebro (BCI, na sigla em confira loterias inglês), como as propostas pela Neuralink, simbolizam uma nova era na interligação entre 👄 o cérebro humano e as máquinas. Elas nos convidam a reconsiderar nossas intuições sobre a identidade, o self e a 👄 responsabilidade pessoal.
Em curto prazo, a tecnologia promete muitos benefícios para pessoas como Arbaugh, mas as aplicações podem se estender ainda 👄 mais. O objetivo de longo prazo da empresa é tornar esses implantes disponíveis para a população em confira loterias geral, que 👄 poderá aumentar e reforçar suas capacidades.
Se uma máquina puder realizar atos que antes eram reservados à matéria cerebral dentro do 👄 nosso crânio, será que ela deve ser considerada uma extensão da mente humana ou algo separado?
Podcast traz áudios com reportagens 👄 selecionadas.
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Fim do Podcast
Há décadas, os filósofos vêm debatendo as fronteiras da personalidade: onde termina a nossa mente e começa o 👄 mundo exterior?
Em nível primordial, você pode considerar que a nossa mente repousa dentro do nosso cérebro e do corpo. Mas 👄 alguns filósofos propuseram que esta definição é um pouco mais complicada.
Em 1998, os filósofos David Chalmers e Andy Clark apresentaram 👄 a hipótese da "mente estendida". Eles sugeriram que a tecnologia poderia se tornar parte de nós.
Em linguagem filosófica, os dois 👄 estudiosos propuseram um externalismo ativo – uma forma em confira loterias que os seres humanos podem delegar alguns aspectos dos seus 👄 processos de pensamento para artefatos externos, que seriam integrados à própria mente humana.
Esta proposta surgiu antes do advento do smartphone 👄 e serviu para prever como agora atribuímos tarefas cognitivas aos nossos aparelhos, desde procurar trajetos para chegar a algum lugar 👄 até a nossa própria memória.
Como exercício intelectual, Chalmers e Clark também imaginaram um cenário "de ficção científica", no qual alguém 👄 com um implante no cérebro manipula objetos em confira loterias uma tela – na verdade, algo muito parecido com o que 👄 fez Arbaugh recentemente.
Para jogar xadrez, Arbaugh imagina o que deseja, como mover um peão ou um bispo. E o implante, 👄 neste caso o Neuralink N1, seleciona os padrões neurais daconfira loteriasintenção, antes de decodificar, processar e executar as ações.
Agora 👄 que é algo que já aconteceu, que conclusão devemos traçar deste cenário, filosoficamente falando? O implante de Arbaugh é parte 👄 daconfira loteriasmente, entrelaçado com suas intenções?
Se a resposta for "não", surgem questões polêmicas para definir quem é o verdadeiro 👄 autor das suas ações.
Para compreender por quê, vamos considerar uma distinção conceitual: os acontecimentos e as ações.
Os acontecimentos reúnem todos 👄 os nossos processos mentais, como nossos pensamentos, crenças, desejos, imaginações, contemplações e intenções. Já as ações são acontecimentos que são 👄 trabalhados, como os movimentos dos seus dedos para fazer rolar esta reportagem na tela, neste exato momento.
Normalmente, não existe separação 👄 entre o acontecimento e a ação.
Vamos tomar como exemplo uma mulher hipotética, Nora, jogando xadrez. Ela não tem uma BCI 👄 integrada.
Regulando os acontecimentos, Nora pode formar a intenção de mover um de seus peões uma casa à frente e faz 👄 isso simplesmente movendoconfira loteriasmão.
No caso de Nora, a intenção e a ação são inseparáveis. Ela pode atribuir a ação 👄 de mover o peão a si própria.
Mas Arbaugh precisa imaginarconfira loteriasintenção e o implante realiza a ação no mundo 👄 externo. Neste caso, o acontecimento e a ação são separados.
Com isso, surgem preocupações importantes. A pessoa que usa um implante 👄 cerebral para aumentar suas capacidades pode manter o controle executivo das suas ações integradas à BCI?
Os cérebros e corpos humanos 👄 já produzem muitas ações involuntárias, como espirros, erros de coordenação e dilatação das pupilas, mas será que as ações controladas 👄 por implantes podem parecer vir de origem externa?
Poderá o implante parecer um intruso parasita que irá corroer a pureza da 👄 vontade de uma pessoa?
Chamo este problema de dilema da contemplação.
No caso de Arbaugh, ele elimina etapas cruciais da cadeia causal, 👄 como o movimento daconfira loteriasmão que concretizaconfira loteriasjogada de xadrez.
O que acontece se Arbaugh pensar, primeiramente, em confira loterias 👄 mover seu peão uma casa à frente, mas, em confira loterias uma fração de segundo, ele mudar de ideia e perceber 👄 que deve movê-lo duas casas, em confira loterias vez de uma? Ou se ele estiver analisando possibilidades naconfira loteriasimaginação e 👄 o implante interpretar, por erro, uma delas como sendo aconfira loteriasintenção?
No tabuleiro de xadrez, os riscos são baixos. Mas, 👄 se esses implantes ficarem mais comuns, a questão de responsabilidade pessoal se torna mais inquietante.
O que acontece, por exemplo, se 👄 uma ação controlada por um implante causar ferimentos no corpo de outra pessoa?
E esta não é a única questão ética 👄 levantada por estas tecnologias. Sua comercialização superficial sem solucionar totalmente o enigma da contemplação e outras questões importantes pode abrir 👄 o caminho para uma distopia digna das histórias de ficção científica.
O romance Neuromancer, de William Gibson, por exemplo, destacou como 👄 os implantes poderiam levar à perda de identidade, manipulação e à perda da privacidade de pensamento.
A questão fundamental do enigma 👄 da contemplação é definir quando um "acontecimento da imaginação" se transforma em confira loterias "imaginação intencional de agir".
Quando aplico minha imaginação 👄 para contemplar quais palavras devo usar nesta sentença, este é um processo intencional. E a imaginação dirigida à ação – 👄 digitar as palavras – também é intencional.
Em termos de neurociência, é quase impossível diferenciar entre a imaginação e a intenção.
Um 👄 estudo realizado em confira loterias 2012 por um grupo de neurocientistas concluiu que não existem eventos neurais que se qualifiquem como 👄 "intenções de agir".
Sem a capacidade de reconhecer padrões neurais que definam essa transição em confira loterias alguém como Arbaugh, podemos ficar 👄 sem saber qual cenário imaginado é a causa de cada efeito no mundo físico.
Isso permitiria atribuir ao implante a responsabilidade 👄 parcial e a autoria da ação. Assim, voltaríamos a questionar se as ações são realmente dele e se elas fazem 👄 parte daconfira loteriaspersonalidade.
Mas, agora que o experimento de Chalmers e Clark sobre o pensamento e a mente estendida já 👄 se tornou realidade, proponho reanalisar suas ideias fundamentais como um método de eliminar a separação entre os acontecimentos e as 👄 ações em confira loterias pessoas com implantes cerebrais.
Adotar a hipótese da mente estendida permitiria a alguém como Arbaugh assumir a responsabilidade 👄 pelas suas ações, sem dividi-la com o implante. E esta visão cognitiva sugere que, para ter uma experiência comoconfira loterias👄 própria, é preciso pensar nela comoconfira loteriasprópria.
Em outras palavras, a pessoa deve pensar no implante como parte daconfira loterias👄 autoidentidade, dentro das fronteiras daconfira loteriasvida interna. Com isso, pode sobrevir uma sensação de atividade, propriedade e responsabilidade.
Implantes cerebrais 👄 como o de Arbaugh, sem dúvida, abriram novas portas para discussões filosóficas sobre as fronteiras entre a mente e a 👄 máquina.
Os debates sobre a ação e a atividade tradicionalmente ficaram em confira loterias torno da fronteira da identidade, entre a pele 👄 e o crânio. Mas, com os implantes cerebrais, esta fronteira ficou maleável, o que faz com que o self possa 👄 se estender mais do que nunca em confira loterias direção à tecnologia.
Ou, como observaram Chalmers e Clark: "Quando a hegemonia da 👄 pele e do crânio for usurpada, poderemos conseguir nos observar mais verdadeiramente como criaturas do mundo."
* Dvija Mehta é filósofo 👄 da mente e pesquisador de ética da inteligência artificial do Centro Leverhulme para o Futuro da Inteligência da Universidade de 👄 Cambridge, no Reino Unido.
Leia a versão original desta reportagem (em inglês) no site confira loterias Innovation.
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