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Rieko Hirosawa: A Blind Woman Keeping the Goze Music Alive in Japão

Rieko Hirosawa senta-se jogo do galo blaze um banco de pedra ao 🤶 lado dejogo do galo blazecasa, afina seu instrumento e toma um deep breath. Ela solta uma nota impossivelmente alta enquantojogo do galo blaze🤶 bachi batida nas três cordas de seu shamisen, um instrumento tradicional.

Juntos, eles cortam a stillness de uma tarde opressivamente úmida. 🤶 Se seus vizinhos estavam se perguntando se a Hirosawa, geralmente falando suavemente, estava jogo do galo blaze casa, agora eles sabem.

Pouco mais de 🤶 uma década se passou desde que a Hirosawa começou a aprender goze uta (canções de mulheres cegas) - um gênero 🤶 prodigioso de música que abrange quatro séculos e que a maioria dos japoneses provavelmente nunca ouviu.

Que ela agora toque com 🤶 a compostura de uma veterana é notável por duas razões: não existe uma única partitura musical goze e, mesmo que 🤶 as cordas e notas tenham sido escritas, a Hirosawa não seria capaz de lê-las.

"Eu soube quando era uma criança jovem 🤶 que iria perder a visão", diz a Hirosawa jogo do galo blazejogo do galo blazecasa no topo de uma colina jogo do galo blaze Tomi, Nagano, com 🤶 a linha do horizonte dos Alpes Japoneses do Norte ao fundo.

O vínculo espiritual com a música goze

Mas é devido à 🤶 jogo do galo blazecondição, não jogo do galo blaze spite dela, que a 65-year-old formou um vínculo espiritual inquebrável com a música das goze - 🤶 mulheres cegas e visualmente impaired que ganhavam a vida como músicas itinerantes e que chegaram a número jogo do galo blaze centenas no 🤶 final do século 19.

Na região noroeste, onde a tradição floresceu durante o período Edo (1603-1868), a Hirosawa está no centro 🤶 de um movimento para proteger o legado das goze .

"Elas cantavam músicas enquanto viviam vidas realmente difíceis", diz ela. "Só 🤶 sobreviver era um desafio. Eles usavam música para ter um sentido de propósito e depois passavam essas habilidades para seus 🤶 aprendizes."

O gênero musical, que textos históricos e obras de arte sugerem ter começado há tanto quanto os séculos 1500, não 🤶 era uma escolha de carreira simples. Na Japão feudal, meninas de regiões rurais pobres que sofriam de deficiência visual como 🤶 resultado da catarata e do sarampo, então comuns, tinham apenas duas formas de ganhar a vida - como massagistas ou 🤶 como músicas itinerantes.

Aqueles que escolheram a segunda rota da pobreza e discriminação se tornaram aprendizes residenciais jogo do galo blaze guilds dirigidas por 🤶 uma goze experiente, que passaria as músicas por palavra de boca e ensinaria o shamisen sentando-se atrás de músicos mais 🤶 jovens e guiando suas mãos ao longo das três cordas do instrumento.

A vida entre esses grupos de quatro ou cinco 🤶 mulheres era rigorosamente regulamentada, mesmo que as aprendizes fossem incentivadas a ver suas pares como irmãs ejogo do galo blazemestra como 🤶 uma figura materna.

A vida como goze

Eram esperadas para dar uma parte de suas ganâncias à mulher mais senior jogo do galo blaze um 🤶 ato de lealdade e observavam uma hierarquia rigorosa, desde o uso de honoríficos para endereçar músicas seniores, até a forma 🤶 como elas usavam seu cabelo. As menos experientes comiam e se banhavam por último,jogo do galo blazeclassificação aumentando a cada ano 🤶 de seu aprendizado.

As mulheres não eram autorizadas a se casar e os homens eram banidos de suas moradias. Aqueles que 🤶 foram encontrados jogo do galo blaze relacionamentos ilícitos corriam o risco de serem expulsos do grupo ou de perder anos de seu aprendizado.

"Não 🤶 era incomum para os pais ir diretamente para a mestra de uma casa goze e pedir que ela aceitassejogo do galo blaze🤶 filha", diz Zenji Ogawa, curador de um museu dedicado às músicas jogo do galo blaze Takada, uma cidade jogo do galo blaze Niigata prefeitura que costumava 🤶 ser casa de quase 100 performers.

"Eles estavam preocupados com o que aconteceria com eles depois de morrer, jogo do galo blaze um tempo 🤶 jogo do galo blaze que as pessoas com deficiências tinham poucas oportunidades e não havia assistência social."

A vida na estrada era ainda mais 🤶 árdua. Três ou quatro músicas, lideradas por uma guia vidente, passavam 300 dias do ano andando de uma aldeia para 🤶 a outra, principalmente nas prefeituras noroeste do Japão de Nagano e Niigata, embora algumas tenham viajado para Fukushima na costa 🤶 do Pacífico ou até mesmo para presente-dia Tokyo.

Carregando seus instrumentos e pertences, elas atravessavam montanhas e neve profunda, cada uma 🤶 mantendo uma mão na ombro da mulher à frente. Aqueles que desmaiavam de exaustão teriam que ser carregados para a 🤶 próxima aldeia.

As mulheres eram pagas jogo do galo blaze arroz que elas trocariam por dinheiro. "Havia a crença de que as goze deveriam 🤶 ter poderes mágicos para terem superado tantas adversidades e se tornarem músicas, então as pessoas comprariam de volta o arroz 🤶 que elas tinham doado às mulheres", diz Ogawa, que organiza turnês de ônibus jogo do galo blaze locais e museus relacionados ao goze 🤶 e conversa felizmente com visitantes ao museu que passou a década passada preenchendo com artefatos, desde as waraji sandálias de 🤶 palha que as mulheres usavam na estrada até
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s raras jogo do galo blaze preto e branco de suas performances.

"Eles achavam que alimentar 🤶 o arroz para seus filhos os faria tão firmes quanto as mulheres", adiciona Ogawa, co-fundador da Associação de Preservação e 🤶 Promoção da Cultura Takada Goze. "Foi o contrário da discriminação. As pessoas com deficiências sofreram discriminação terrível naqueles dias, claro, 🤶 mas as goze eram tratadas diferentemente."

As mulheres eram esperadas para memorizar um grande número de músicas para tocar jogo do galo blaze casas 🤶 particulares e jogo do galo blaze festivais, muitas delas jōrūri narrativas das lutas de pessoas comuns, às vezes com uma mensagem espiritual.

A última 🤶 verdadeira goze

A propagação de entretenimento moderno, juntamente com a introdução de assistência social, melhor educação para pessoas com deficiências visuais 🤶 e uma atitude mais iluminada jogo do galo blaze relação às pessoas com deficiências visuais, acelerou o declínio das goze , cujos números 🤶 caíram dramaticamente após a segunda guerra mundial.

Haru Kobayashi, que ficou cega aos três meses de idade, é considerada a última 🤶 verdadeira goze . Nascida jogo do galo blaze 1900, ela passou a infância trancada jogo do galo blaze um quarto no fundo dejogo do galo blazecasa jogo do galo blaze 🤶 Niigata e começoujogo do galo blazecarreira aos oito anos.

Ela continuou se apresentando até 1978 e foi nomeada tesouro nacional vivo e 🤶 recebeu a medalha de honra.

Se não fosse por a longevidade de Kobayashi - ela morreu jogo do galo blaze uma casa de repouso 🤶 jogo do galo blaze 2005 aos 105 anos - a Hirosawa pode nunca ter descoberto a história, a cultura e a música das 🤶 goze .

"Kobayashi-san tinha 101 anos quando a conheci", diz a Hirosawa, que queria entrevistar a musicista para seu programa de 🤶 rádio local, Rieko no Mado (Rieko's Window). "Ela havia perdido a visão, claro, ejogo do galo blazeaudição estava falhando também."

A Hirosawa 🤶 havia sido advertida por funcionários da casa de repouso de que Kobayashi não seria capaz de cantar durantejogo do galo blazereunião.

"Mas 🤶 ela estava determinada a cantar um verso de uma música para mim. Quando ouvijogo do galo blazemúsica, foi como trovão ... 🤶 Eu nunca tinha experimentado nada parecido. Ele me deu arrepios, e eu chorei o tempo todo, mesmo no trem de 🤶 volta para casa."

Inspirada pelo encontro, ela continua a memorizar mais do repertório goze com a ajuda de um professor que 🤶 uma vez estudou sob Kobayashi. "Tudo o que quero é que as pessoas desfrutem da música ... depois de todo, 🤶 isso era o propósito original das goze", ela diz.

A Hirosawa, que se apresenta jogo do galo blaze eventos jogo do galo blaze todo o Japão, soube 🤶 por 20 anos que perderia a visão.

"Eu estava realmente ansiosa pelo futuro e me perguntava como eu sobreviveria. Minha experiência 🤶 é completamente diferente da das goze, claro. Eu sou uma personalidade de rádio por mais de 30 anos e tenho 🤶 uma família ... e é o caso de outras mulheres cegas.

"Mas a sociedade ainda impõe limites do que as mulheres 🤶 podem fazer ... ainda mais para mulheres cegas. Então, quando as pessoas ouvem mim tocar goze uta, espero que as 🤶 pessoas tenham um verdadeiro sentido das lutas que as mulheres comuns japonesas experimentaram há tantos anos."

Com o cão-guia Sophia a 🤶 seus pés, a Hirosawa se prepara para outra música: "Eu gosto de vir aqui e cantar enquanto estou diante das 🤶 montanhas", ela diz. Não há dúvida de que as montanhas estão ouvindo.


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