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Histórias Indígenas: Vibrante cor, dinamismo cultural e raiva
As caveiras de renas que simbolizam os traumas passados e os progressos tênues 💷 das comunidades Sámi da Escandinávia. As pulverizações de penas de arara que celebram as tradições vívidas do povo Tapirapé do 💷 Brasil. Estas são algumas das atrações da fascinante nova exposição "Histórias Indígenas", recentemente inaugurada no Museu de Arte Kode Bergen, 💷 na Noruega.
Os curadores representantes de sete regiões indígenas na América do Sul, América do Norte, Oceania e Escandinávia escolheram exibir 💷 cerca de 280 obras que destacam como culturas de diferentes partes do mundo consideram igualmente importantes os ossos de rebanhos 💷 queridos e as plumagens extravagantes quanto às pinturas e impressos. A exposição reúne uma ampla gama de peças - históricas 💷 e contemporâneas, de mais de 170 artistas - incluindo pinturas a óleo e água,
grafias, cerâmicas, esculturas, tecidos e instalações 💷 conceituais. Coletivamente, elas ilustram uma antologia de "histórias negligenciadas", diz Petter Snare, diretor do Kode.
Nas galerias, cada país ou território 💷 tem seu próprio espaço, com salas dedicadas ao Brasil, Peru, México, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Sápmi, a terra tradicional 💷 nacionaispanadora dos Sámi. A abordagem realça diferenças regionais - como cada comunidade indígena se conecta ao seu clima e paisagem, 💷 costumes e roupas específicos - mas também experiências compartilhadas, especialmente o tratamento nas mãos de poderes coloniais.
"Histórias Indígenas" corresponde a 💷 um novo pensamento sobre o que é e o que não é arte fina. Nos últimos anos, o interesse público 💷 crescente rodadas gratis cadastro aspectos inexplorados da história da arte e programas curatoriais menos rígidos colocaram o cânone artístico - comrodadas gratis cadastro💷 bússola eurocêntrica,rodadas gratis cadastropredileção por figuras brancas e masculinas e suas fundações coloniais - sob o microscópio. Museus estão investigando 💷 outras maneiras de ver e mostrar.
No Kode, existem urnas funerárias pré-colombianas ao lado de máscaras de fitas de cetim produzidas 💷 no Brasil moderno; existem
grafias documentais do século 19 da Lapónia, xilogravuras românticas de amantes Sámi dos anos 1920 e 💷 esculturas formadas de chifres e juníperos.
grafias de trabalhadores peruanos, tiradas no início do século 20, mostram como os trabalhadores 💷 indígenas eram conhecidos por números rodadas gratis cadastro vez de nomes; enquanto, na seção da Nova Zelândia, motivos orgânicos Māori superam os 💷 designs Art Deco da Europa.
Para artistas contemporâneos trabalhando rodadas gratis cadastro comunidades indígenas, há às vezes uma tensão entre manter métodos tradicionais 💷 e buscar novos abordagens, diz Katarina Spik Skum, artista Sámi do parte sueco de Sápmi, que está exibindo uma peça 💷 de tenda feita de toras de bétula, couro, lã, pele e tecido digitalmente impresso.
E para museus, há desafios únicos na 💷 exibição de obras. "Você está preocupado rodadas gratis cadastro usar materiais com os quais as pessoas que a fizeram estariam felizes que 💷 você estivesse usando," explica Philippa Moxon, conservadora de tecidos trabalhando no show. "Uma de minhas colegas teve que avaliar as 💷 duas estômagos de rena. Elas são fascinantes. Ela foi apresentada com algo que nunca havia visto antes."
Vibrante cor, dinamismo 💷 cultural e raiva
Talvez as obras mais reconhecíveis no Kode sejam as famosas "pinturas pontilhadas" de artistas aborígenes, como Mick Namarari 💷 Tjapaltjarri, criadas no Território do Norte da Austrália na década de 1970. Estas não são pinturas de paisagens, mas sim 💷 pinturas de canções de paisagens. Menos conhecidas, mas outro destaque da exposição, são as vasilhas anamórficas com alças rodadas gratis cadastro forma 💷 de estribo criadas há cerca de 2000 anos pela civilização Moche do Peru.
Além da cor vibrante e do dinamismo cultural, 💷 há raiva justa e indignação política à mostra, à medida que artistas abordam o legado da opressão colonial. Uma seção 💷 intitulada "Activisms" explora o que os curadores descrevem como "uma história de luta entrelacada".
A exposição é um patchwork de criatividade 💷 e trauma, e é apenas um exemplo de um impulso rodadas gratis cadastro andamento para redefinir a arte indígena. Em 2024, a 💷 Tate estabeleceu um novo cargo curatorial dedicado ao campo. E no Bienal de Veneza de 2024, o Pavilhão Nórdico foi 💷 transformado no Pavilhão Sámi, um palco de alto perfil para obras politicamente c ```less argadas. ```
A emergência climática mudou as opiniões ortodoxas sobre 💷 as comunidades indígenas, diz Katya García-Antón, que curou a exposição de Veneza e agora é diretora do Nordnorsk Kunstmuseum rodadas gratis cadastro 💷 Tromsø. "As perspectivas das pessoas indígenas sobre a terra, a fauna, a flora e as águas são distinctamente diferentes das 💷 perspectivas modernistas - lidas como ocidentais - responsáveis por esta crise", ela diz. Simultaneamente, ela adiciona, os movimentos de justiça 💷 social mobilizaram a consciência das pessoas sobre a natureza hierárquica e discriminatória da nossa sociedade atual.
As obras de arte de 💷 renas de Marét Anné Sara, artista Sámi, exibidas tanto rodadas gratis cadastro Bergen quanto rodadas gratis cadastro Veneza, foram anteriormente arregaçadas no Parlamento Norueguês 💷 rodadas gratis cadastro Oslo rodadas gratis cadastro protesto contra os ditames governamentais sobre abates de renas. Exibir arte indígena no cenário de um museu 💷 financiado pelo Estado, que impactou direitos, convenções e acesso à terra e ao qual grande parte da arte responde, desperta 💷 perguntas incômodas sobre hipocrisia.
García-Antón discutiu esta questão com anciãos, artistas e intelectuais Sámi antes da abertura do Pavilhão Sámi rodadas gratis cadastro 💷 Veneza. "Todos concordamos que havia mais a ganhar do que a perder", diz García-Antón, adicionando que a contribuição do evento 💷 "para a consciência global das perspectivas indígenas no campo das artes provou que a aposta valia a pena."
Em Bergen, essa 💷 conscientização campanha mergulha o público rodadas gratis cadastro um poço profundo de conhecimento esotérico, crenças espirituais, considerações ecológicas e artesanato fino, todos 💷 adquiridos ao longo de séculos vivendo rodadas gratis cadastro harmonia com a natureza e rodadas gratis cadastro culturas sustentáveis rodadas gratis cadastro vez de exploratórias. Também 💷 mostra que essa história - embora escrita nas paredes na Noruega - está rodadas gratis cadastro andamento rodadas gratis cadastro todo o mundo.
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