O que é o Cash Out do Bwin e como usar?
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Pergunta
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IMPOSTO DE RENDA
26/05/2024 04h01 Atualizado 26/05/2024
As chuvas no Rio Grande do Sul danificaram ou interditaram uma 📉 série de infraestruturas como aeroportos, estradas, ferrovias, redes de energia elétrica e transportes públicos. O custo da reconstrução ainda será 📉 calculado, mas a tragédia já trouxe à luz uma realidade: os riscos de eventos climáticos extremos para a infraestrutura precisam 📉 ser mais bem mapeados por concessionárias, governos e seguradoras no país. É um passo necessário para investir mais em áo ac milan bwin 📉 prevenção e estabelecer uma engenharia financeira capaz de garantir recursos para reconstruções.
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Esse processo já está em 📉 áo ac milan bwin curso, apontam executivos do setor, mas muitas concessões de infraestrutura ainda têm contratos que não preveem os riscos climáticos 📉 — o que motiva ações em áo ac milan bwin busca de reequilíbrios financeiros dos acordos. Nesses casos, geralmente a conta recai sobre 📉 os cofres públicos. Há uma defasagem na área de de seguros e resseguros para grandes equipamentos de infraestrutura no país. 📉 A tragédia gaúcha, para especialistas, pode representar uma virada de página nesse debate.
Via de regra, os contratos de infraestrutura concedidas 📉 à iniciativa privada estabelecem que eventos imprevisíveis, classificados como “caso fortuito ou de força maior”, devem ser arcados pelo poder 📉 público. No caso de eventos climáticos, nem sempre é claro o que pode ser considerado imprevisível ou extraordinário. Não há 📉 definições sobre o que seria um volume de chuvas, um período de estiagem ou uma velocidade de vento considerados anormais.
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Ao longo 📉 do tempo, com as mudanças climáticas mais evidentes, houve uma evolução nos contratos nesse sentido. Entre as distribuidoras de energia, 📉 a maioria dos acordos é da década de 1990 e não contempla os riscos dos temporais extremos, por exemplo. É 📉 o caso da Enel, em áo ac milan bwin São Paulo, que herdou um contrato de 1998 da Eletropaulo.
Os assinados na década passada, 📉 como o da concessão do Aeroporto de Guarulhos (SP), em áo ac milan bwin 2012, fixam que eventos de força maior sem cobertura 📉 de seguro disponível no Brasil serão pagos pelo poder público. Contratos novos são mais detalhados, como o da futura privatização 📉 da Sabesp, estatal paulista de saneamento. Ele fixa parâmetros baseados em áo ac milan bwin séries históricas para definir o que é ou 📉 não uma seca imprevisível.
Indefinição impera
A lei de parcerias público-privadas (PPPs), de 2004, obriga contratos a preverem quais prejuízos o poder 📉 público e o setor privado devem assumir. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por exemplo, entende que riscos geológicos 📉 considerados ordinários são de responsabilidade de concessionárias de rodovias, e os extraordinários, da União — mas especialistas defendem a necessidade 📉 de parâmetros mais detalhados. Para calcular o impacto econômico dos riscos e adaptar as premissas financeiras dos contratos é preciso 📉 aperfeiçoar o mapeamento das ameaças.
— Nem toda situação de crise é provocada por força maior. Muitas vezes, uma chuva acima 📉 da média aumenta os buracos numa via. Não é uma catástrofe natural, mas também não é algo para o qual 📉 estávamos preparados. Esse tipo de situação precisa ser aprofundada nas concessões — diz Rodrigo Barata, sócio de Infraestrutura e Direito 📉 Público do Madrona Fialho Advogados.
“O Rio Grande do Sul será um divisor de águas. Os contratos de infraestrutura terão de 📉 ser repensados, reorganizados, como foram após a pandemia”, Claudio Frischtak, presidente da consultoria de negócios Inter.B
O tema vem mudando a 📉 forma de fazer concessões, mas a análise dos riscos climáticos precisa contemplar os desastres mais frequentes. Natália Marcassa, CEO da 📉 MoveInfra, que representa concessionárias de rodovias, ferrovias, aeroportos e portos, afirma que os contratos de infraestrutura não estão adaptados para 📉 a realidade atual. Ela defende que o primeiro passo é aprofundar o mapeamento de riscos, tanto pelo poder público quanto 📉 pelas gestoras de ativos.
— Um dos trabalhos é mapear de maneira mais criteriosa as regiões de risco e fazer projetos 📉 de infraestrutura mais resilientes— ela diz.
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Quando necessários, os pedidos de reequilíbrio econômico-financeiro costumam levar anos em áo ac milan bwin discussões nas agências reguladoras. A CCR 📉 Rio-SP, por exemplo, ainda aguarda o desfecho do pedido feito após os deslizamentos de abril de 2024 no litoral paulista 📉 que atingiram a rodovia Rio-Santos. Já a Concessionária Rio Teresópolis conseguiu reajustes no pedágio mais de uma vez devido a 📉 deslizamentos em áo ac milan bwináo ac milan bwinvia por chuvas fortes.
Reavaliação de rodovias
Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT, diz que contratos mais recentes, desde 📉 2024, já abarcam as mudanças climáticas, mas ainda há 14 concessões antigas de rodovias sob análise para a inclusão de 📉 eventuais aditivos relacionados ao tema.
— Os contratos celebrados neste ano já preveem que 1% do faturamento (das concessionárias) deve ser 📉 aplicado (em projetos) para resiliência climática. Em uma ocorrência de deslizamento ou alagamento, você usa os recursos para estabilização dos 📉 taludes ou alteamento de pontes — diz.
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Em Porto Alegre, a cheia do Guaíba provocou a inusitada cena de um grande aeroporto submerso, incluindo 📉 parte deáo ac milan bwinpista. O Salgado Filho só deve reabrir em áo ac milan bwin agosto. Sem a receita das operações e danos 📉 em áo ac milan bwin mobiliário e equipamentos, a Fraport Brasil, gestora do terminal, diz que “somente após um diagnóstico será possível avaliar 📉 eventual impacto no contrato de concessão”.
O Ministério de Portos e Aeroportos informou, em áo ac milan bwin nota, que a Agência Nacional de 📉 Aviação Civil (Anac) vai analisar o caso e que há previsão no contrato “de eventos classificados como força maior ou 📉 caso fortuito”. A pasta avalia se o governo custeará as reformas.
Para Henrique Silveira, sócio da área de infraestrutura do Mattos 📉 Filho, é possível ter contratos mais previsíveis, com mapeamentos geológico e climático mais precisos.
— É difícil o mercado precificar algo 📉 completamente inesperado. Talvez tenhamos de entender o que é previsível ou não dentro de uma localidade específica. Faz sentido alocar 📉 um pedaço do risco que exceda a média histórica de chuva, por exemplo, para o poder público — diz o 📉 advogado.
No caso da Sabesp, o contrato que vai basear a privatização prevê que a empresa deve desenvolver, em áo ac milan bwin 180 📉 dias, um plano de contingência para o risco de crise hídrica, evento que já deixou São Paulo com falta de 📉 água algumas vezes nos últimos anos. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado, escassez hídrica “fora 📉 do controle operacional habitual” seria um evento climático “tão extremo que mesmo o plano de contingência não seria suficiente para 📉 evitá-lo”.
“Pouquíssimas infraestruturas no Brasil hoje têm algum tipo de seguro”, Dyogo Oliveira, presidente da CNseg
A falta de previsão contratual sobre 📉 eventos extremos tende a afastar investidores de leilões como o do trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares da BR-381. 📉 Em novembro do ano passado, pela terceira vez, não houve propostas. Empresas alegam que a estrada é perigosa — é 📉 conhecida como a “rodovia da morte” — e o contrato não definia bem riscos geológicos do trecho nem dividia eventual 📉 ônus com o poder público. Neste mês, o edital foi republicado com mais clareza neste tema.
O desafio dos seguros
Outro debate 📉 que acelera no setor é sobre os seguros de infraestrutura. Segundo empresas e especialistas, há obras cujo risco é tão 📉 grande ou não corretamente mensurado que não há cobertura de seguros e resseguros disponível no país.
— Como a gente não 📉 tem um mapeamento detalhado, é difícil precificar o seguro. Sai mais caro do que deveria ou, em áo ac milan bwin lugares onde 📉 a seguradora vê alto risco, ela nem faz a cobertura — diz Natália Marcassa, da MoveInfra.
A Confederação Nacional das Seguradoras 📉 (CNseg) admite a lacuna. Diz que o país tem acesso ao mercado ressegurador local e global, mas falta precisão no 📉 mapeamento e avaliação dos riscos e da qualidade dessa infraestrutura.
— Pouquíssimas infraestruturas no Brasil hoje têm algum tipo de seguro 📉 — afirma Dyogo Oliveira, presidente da CNseg.
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Claudio Frischtak, presidente da consultoria Inter.B, diz que os eventos climáticos frequentes entraram no radar dos agentes de infraestrutura e 📉 que o Rio Grande do Sul foi, ironicamente, um “divisor de águas” nesse debate. E lembra que é possível aprender 📉 com a experiência internacional.
— Na Costa Leste do Oceano Índico, por exemplo, há furacões, chuvas torrenciais, ventos fortíssimos. Há estudos 📉 que mostram quais são as infraestruturas mais afetadas — diz. — Os novos contratos são de melhor qualidade, mas o 📉 Rio Grande do Sul será um divisor de águas. Os contratos terão de ser novamente repensados, reorganizados, como foram depois 📉 da pandemia.
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