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A história da "Internet Florestal" e a verdade por trás dela

Você provavelmente já ouviu falar da teoria de que a 💱 saúde das florestas depende de redes micorrízicas comuns. Árvores enviam recursos aos vizinhos por meio de estruturas de hifa, que 💱 atuam como um serviço postal subterrâneo arbóreo, conectando sistemas radiculares no solo. Árvores maduras preferencialmente fornecem seus descendentes com recursos, 💱 garantindo a sobrevivência dearbety tempo de saqueprópria espécie.

Isso não lhe parece familiar? Tente substituir "rede micorrízica comum" por "Internet Florestal", o 💱 termo mais conhecido que descreve esse fenômeno arbety tempo de saque centenas de lugares mais mainstream: romances, revistas, filmes e séries de televisão. 💱 A Internet Florestal é uma dessas coisas raras – uma teoria científica que capturou a imaginação do público.

O interesse explodiu 💱 não por um amor inexplicável por redes fúngicas, mas sim por o que a teoria implica: que o mundo natural 💱 não é estático e cruel, mas sim uma comunidade viva regida pelos mesmos princípios morais dos nossos próprios.

A ideia da 💱 Internet Florestal surgiu arbety tempo de saque uma série de artigos científicos liderados pela ecóloga florestal Suzanne Simard. Seu livro de 2024, "Encontrando 💱 a Árvore Mãe", consolidou a hipótese como um fenômeno global. Ninguém pode culpar um acadêmico por enquadrar seu trabalho arbety tempo de saque 💱 termos que o leigo possa entender, mesmo que alguma precisão se perca no caminho. Mas o problema surge quando uma 💱 teoria científica ganha uma vida própria, se tornando culturalmente relevante de uma forma que ignora, simplifica ou contradiz os fatos 💱 que a geraram.

Isso é o que aconteceu com a 💱 Internet Florestal. Em 2024, três cientistas, liderados por Justine Karst na Universidade de Alberta, publicaram um artigo no periódico Nature 💱 Ecology & Evolution argumentando que a teoria da Internet Florestal havia ido longe demais. Seu linguagem foi moderada: não é que 💱 essas redes micorrízicas não existam, eles disseram, mas sim que as alegações sobre o que elas fazem superam as evidências. 💱 Mais pesquisas são necessárias.

Simard não levou a crítica bem. Seu artigo, ela respondeu, foi "uma injustiça para o mundo todo". 💱 Em um artigo publicado no Nature ultimo mês, ela acusou Karst de um conflito de interesse porque ela havia recebido financiamento 💱 do Canada's Oil Sands Innovation Alliance – a implicação é que suas observações foram motivadas financeiramente arbety tempo de saque vez de cientificamente.

Karst 💱 então contra-atacou essas alegações, tanto no artigo quanto mais tarde na X. "Isso foi um ataque feito arbety tempo de saque mau fé 💱 para desmerecer minha reputação e questionar minha objetividade", ela escreveu. "Ao fundo da 'disputa' está feio. Pode piorar e eu 💱 poderia gastar mais tempo defendendo minha reputação do que debatendo as evidências. Espero que você entenda que eu só posso 💱 perder nessa situação. Então, saio. Debata sem mim."

Nós pensamos arbety tempo de saque ciência como neutra: experimentos se desenrolam elegantemente, números são anotados 💱 arbety tempo de saque planilhas, a sociedade avança arbety tempo de saque incrementos arbety tempo de saque direção a uma verdade absoluta. Cientistas são os automatons por trás desse 💱 processo – temporariamente capazes de transcender os preconceitos, crenças e subjetividade que tornam a vida cotidiana tão complicada para o 💱 resto de nós.

Mas isso está longe da verdade. Cientistas não são superhumanos – eles, também, formam ataques. Na verdade, no 💱 seu artigo original, Karst et al não culparam Simard sozinha pela corrida do sucesso da Internet Florestal. Outros cientistas também 💱 exageraram as evidências, eles escreveram, citando artigos arbety tempo de saque apoio à hipótese, mesmo quando os artigos reais eram frios arbety tempo de saque relação 💱 à ideia. Não é de admirar que tantos jornalistas tenham se apoderado da metáfora: não apenas é emocionalmente atraente, também 💱 parece incontroversamente verdadeiro. Como resultado, a velocidade com que a ideia se espalhou pelo mundo público superou a ciência subjacente 💱 à ideia arbety tempo de saque si.

A Internet Florestal é uma das muitas instâncias de ideias científicas indo à loucura. Eu passei os 💱 últimos três anos escrevendo um livro sobre história ambiental – um assunto particularmente propenso a mitos e representações equivocadas. Normalmente, 💱 a simplicidade e o romance venceram a complexidade e a nuance. A repetição facilmente suplantou a realidade; quando muitas vozes 💱 cantam arbety tempo de saque uníssono, poucos param para questionar se as palavras são verdadeiras.

Um dos muitos mitos que encontrei durante minha pesquisa 💱 foi o Grande Bosque da Caledônia; isto é, a noção de que as Terras Altas estavam cobertas por um grande 💱 pinhal – até que os humanos o cortassem. De fato, os princípios centrais do mito são frequentemente repetidos na mídia 💱 e por políticos.

No entanto, contrariamente à compreensão popular, a evidência paleoecológica sugere que o cambio climático pré-histórico desempenhou um grande 💱 papel na queda dessas florestas. A realidade é mais complexa e menos politicamente atraente do que a compreensão popular. Mas 💱 não devemos temer ideias difíceis.

Eu gosto de simplicidade e romance, mas também gosto de precisão e debate aberto. A Escócia 💱 tem menos pinheirais do que poderia; o passado não muda isso. Enquanto isso, os cientistas continuam a trabalhar silenciosamente para 💱 desvendar os muitos mistérios dos micorrizas. Até que ponto essas redes estão presentes arbety tempo de saque florestas? Realmente beneficiam as plântulas? As 💱 árvores maduras podem realmente apoiar seus parentes? Esperemos que a Internet Florestal seja flexível o suficiente para incorporar o progresso 💱 à medida que acontece. Como Karst mesma disse: "Menos hype. Mais hifa."

A ciência prospera com debate. Quando as pessoas se 💱 tornam devotas a uma ideia arbety tempo de saque particular, esse debate pode ficar pessoal. Os oponentes não estão mais desafiando uma hipótese, 💱 mas um mundo de visões, muitas das quais as pessoas além da ciência se tornaram apegadas. Devemos a este planeta 💱 – e a nós mesmos – permanecer abertos à verdade.


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