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Há cerca de 15 anos, perguntei a um historiador de arte eminente sobre as Glasgow Girls durante uma visita ao 🫰 Kelvingrove Art Gallery betnacional nacional Glasgow
Há cerca de 15 anos, eu estava sendo conduzido betnacional nacional uma visita ao Kelvingrove Art Gallery 🫰 betnacional nacional Glasgow por um historiador de arte eminente. Quando chegamos à seção sobre os Glasgow Boys - James Guthrie, John 🫰 Lavery e outros, pioneiros da escola de pintura naturalista e ao ar livre do final do século XIX - perguntei 🫰 uma pergunta: onde estavam as Glasgow Girls? O historiador quase riu na minha cara: não percebia que os Glasgow Boys 🫰 era um movimento artístico? E eles eram todos homens; não havia mulheres.
Hoje, ninguém duvida da existência das Glasgow Girls
Há alguns 🫰 dias, as Galerias Nacionais da Escócia betnacional nacional Edimburgo adquiriram uma das obras mais encantadoras das mulheres que trabalhavam ao lado 🫰 dos homens na Glasgow School of Art no final do século XIX.
A obra de Bessie 🫰 MacNicol, The Lilac Sunbonnet (1899), é uma pintura iluminada pela luz, repleta de alegria, de uma garota no campo; seus 🫰 traços de pincel perfeitamente capturam os raios de sol difusos. De fato, a obra está imbuída de tudo o que 🫰 era melhor no movimento que introduziu a pintura escocesa na era modernista. Agora está claro que muitas das Glasgow Girls 🫰 eram ao menos tão boas quanto os Boys, e algumas delas eram mesmo melhores.
Hoje, o Kelvingrove orgulhosamente abriga a melhor 🫰 coleção betnacional nacional qualquer lugar dos Glasgow Boys: 55 pinturas, mais uma do seu inspiração, o americano James McNeill Whistler. Em 🫰 contraste, as Glasgow Girls são representadas por apenas seis pinturas; duas delas, A Girl of the Sixties e Under the 🫰 Apple Tree, por MacNicol.
O problema, betnacional nacional relação às Glasgow Girls, é o mesmo desafio que curadores betnacional nacional todo o mundo 🫰 estão enfrentando ao tentar reverter o desequilíbrio de gênero betnacional nacional suas paredes
É uma coisa saber que as mulheres estavam lá 🫰 e pintando, mas é outra tentar rastrear seu trabalho. Muito do trabalho de MacNicol está betnacional nacional coleções particulares; a aquisição 🫰 de The Lilac Sunbonnet ocorreu devido a uma rara instância de seu trabalho chegando ao mercado.
MacNicol frequentou a Glasgow School 🫰 of Art por cinco anos a partir de 1887, quando tinha 18 anos. Ela era contemporânea das irmãs MacDonald, assim 🫰 como Jessie Keppie e Katherine Cameron. Eles, como os Boys, estudaram sob a direção inovadora de Fra Newbery - mas 🫰 ele não era tão inovador a ponto de permitir que as alunas femininas pintassem nus masculinos ao vivo. Para ganhar 🫰 experiência com isso, MacNicol teve que ir para Paris, onde betnacional nacional 1892 se matriculou na Académie Colarossi.
A escola era uma 🫰 das primeiras a permitir que as mulheres pintassem ao lado dos homens - mas a um preço, pois elas eram 🫰 cobradas 100 francos por mês, o dobro das taxas para seus colegas homens. Elas também tiveram que sobreviver à tradição 🫰 excêntrica da Colarossi, na qual os modelos masculinos nuos pulavam pelo estúdio antes de assumirem a pose - uma prática 🫰 que fazia algumas estudantes femininas vomitar ao vê-la.
MacNicol, por todas as contas, seria descontraída: ela soaria ser uma galinha divertida, 🫰 inclinada a fazer um pequeno balé quando algo a entusiasmava. Ela amava música, ciclismo e moda, o que levou a 🫰 curadora Charlotte Topsfield das Galerias Nacionais da Escócia a sugerir recentemente que a Garota do Chapéu Lilás quase certamente se 🫰 refere a um romance de mesmo nome de Samuel Rutherford Crockett, que era um best-seller massivo na época e um 🫰 influenciador de moda.
Ainda não tinha 30 anos quando pintou The Lilac Sunbonnet, MacNicol deveria ter uma longa e bem-sucedida carreira 🫰 à frente. Infelizmente, ela morreu de pré-eclâmpsia durantebetnacional nacionalprimeira gravidez, aos 34 anos. Seu filho também morreu.
Um diretor posterior 🫰 das Galerias Nacionais da Escócia, James Caw, descreveria MacNicol betnacional nacional 1908 como provavelmente a artista mais talentosa que seu país 🫰 já havia produzido. O Kelvingrove também tem um auto-retrato: é muito mais escuro do que a pintura do chapéu de 🫰 lilás, e nela MacNicol tem um ar sério e sem sorriso. Ela parece querer nos dizer algo - talvez ainda 🫰 estejamos tentando descobrir o que é.
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