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Há cerca de 15 anos, perguntei a um historiador de arte proeminente sobre as Glasgow Girls durante uma visita ao 💴 Museu de Arte de Kelvingrove cbet.gg review Glasgow. A resposta que recebi foi de risadas e negação: o movimento artístico Glasgow 💴 Boys era composto apenas por homens.
Hoje, o cenário é diferente. As Glasgow Girls são reconhecidas e valorizadas. Recentemente, o National 💴 Galleries of Scotland cbet.gg review Edimburgo adquiriu uma das obras-primas das mulheres que trabalhavam ao lado dos homens na Glasgow School 💴 of Art no final do século 19.
A Era Modernista nas pinturas escocesas
A pintura de Bessie MacNicol, intitulada "The Lilac Sunbonnet" 💴 (1899), é uma representação leve e cheia de alegria de uma garota no campo. As pinceladas habilidosas capturam perfeitamente os 💴 raios do sol que se filtram pela vegetação. Essa obra reflete tudo o que havia de melhor no movimento que 💴 introduziu a pintura escocesa na era modernista.
Hoje, tornou-se claro que as Glasgow Girls eram tão boas quanto os Boys, e 💴 algumas delas eram ainda melhores. No entanto, o desafio para os curadores cbet.gg review redor do mundo é o mesmo: rastrear 💴 as obras das mulheres.
A falta de representação das Glasgow Girls
Muitas das obras de MacNicol encontram-se cbet.gg review coleções particulares, e a 💴 aquisição de "The Lilac Sunbonnet" foi possível graças a uma rara oportunidade de uma de suas obras chegar ao mercado.
MacNicol 💴 estudou na Glasgow School of Art por cinco anos a partir de 1887. Ela era contemporânea das irmãs MacDonald, Jessie 💴 Keppie e Katherine Cameron. Todas elas, assim como os Boys, estudaram sob a direção inovadora de Fra Newbery, mas ele 💴 não foi tão inovador a ponto de permitir que as alunas pintassem modelos masculinos nuos.
Para ganhar experiência nesse sentido, MacNicol 💴 teve que ir a Paris, onde se matriculou na Académie Colarossi cbet.gg review 1892. Lá, ela foi submetida às estranhas tradições 💴 do local, como modelos masculinos nuos pulando pela sala antes de adotarem suas poses. Algumas alunas chegavam a vomitar com 💴 o espetáculo.
MacNicol, contudo, era uma jovem descontraída, que gostava de música, ciclismo e moda. Essas preferências levaram a curadora Charlotte 💴 Topsfield do National Galleries of Scotland a sugerir que a menina da pintura "The Lilac Sunbonnet" certamente se inspira no 💴 romance de mesmo nome de Samuel Rutherford Crockett, um best-seller na época e um influenciador da moda.
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