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Crédito, Taseer Beyg

Três das últimas pastoras Wakhi: Sakina (esquerda), Thai Bibi (centro) e Annar (direita).

Durante séculos, as pastoras wakhi do 🍌 Paquistão levam seus rebanhos para pastar em uma região de montanhas. A renda gerada nessa atividade foi essencial para transformar 🍌 a comunidade delas.

Elas ajudaram a pagar por cuidados de saúde, educação e a primeira estrada construída na região que ligou 🍌 o vale em que vivem a outras áreas da região.

Mas esse modo de vida está desaparecendo.

A série 100 Mulheres da 🍌 ru poker se juntou a elas em uma das suas últimas viagens às regiões pastoris.

Nossa jornada até as pastagens da cordilheira 🍌 Pamir - na fronteira com a China - é traiçoeira. Caminhos íngremes nas montanhas serpenteiam e torcem: um passo errado 🍌 e acabou.

Fim do Matérias recomendadas

As mulheres assobiam e gritam com as ovelhas, cabras e iaques para evitar que se desviem 🍌 dos caminhos estreitos e caiam encosta abaixo.

“Antes havia muito mais gado do que agora”, diz Bano, que está na casa 🍌 dos 70 anos. “Os animais que caíam desapareceram. Alguns voltaram e outros não.”

Crédito, Taseer Beyg

Os deslizamentos de terra são uma 🍌 preocupação constante em trilhas íngremes de montanha

Em anos anteriores, todos os verões, dezenas de pastoras wakhi faziam essa viagem através 🍌 das escarpadas montanhas Karakoram, no nordeste do Paquistão, com os seus filhos pequenos nas costas.

Elas deixavam os homens em casa 🍌 para trabalhar no vale de Shimshal.

Hoje restam apenas sete pastoras.

Caminhamos oito horas por dia sob chuva, neve e calor escaldante. 🍌 A viagem que costumava levar três dias para as mulheres leva cinco com a nossa companhia.

As pastoras, embora idosas, estão 🍌 sempre muito à frente do resto à medida em que nos adaptamos à altitude.

A ameaça de deslizamentos de terra está 🍌 sempre presente e o som dos cascos das ovelhas vibra no solo, fazendo cair pedras e poeira.

Crédito, Taseer Beyg

Annar, agora 🍌 com 88 anos, percorreu as pastagens do Pamir durante toda a vida

No passado, era ainda mais difícil. Antes, as pastoras 🍌 não dispunham de casacos térmicos nem de calçados adequados para percorrer esse terreno.

“Costumávamos usar túnicas simples. Andávamos descalças e caminhávamos 🍌 assim no gelo”, diz Annar, 88 anos.

Afroze, agora com 67 anos, se lembra de ter sido a primeira mulher no 🍌 vale a ganhar um par de sapatos.

“Meu irmão me deu dois pares quando me casei”, diz ela. "As pessoas vinham 🍌 só para vê-los. Muitas vezes elas os pegavam emprestados, junto com meu vestido, para casamentos."

Quando finalmente chegamos a Pamir, quase 🍌 5 mil metros acima do nível do mar, pastos verdejantes aparecem diante de nós e riachos de águas glaciais brilhantes 🍌 abrem caminho pela paisagem, cercados por picos escarpados cobertos de neve.

“Passamos por estas terras com as nossas mães e avós. 🍌 E, tal como nós, elas eram pastoras, batiam manteiga e faziam iogurte”, recorda Annar, enquanto as mulheres cantam e dançam.

Crédito, 🍌 Taseer Beyg

A mais longa das muitas pontes de corda que as pastoras atravessam a caminho dos campos

Um grupo de 60 🍌 casas de pedra, abandonadas e fechadas, dão pistas de um estilo de vida em extinção.

Sendo a pastora mais velha, Annar 🍌 beija a porta de uma das cabanas, faz uma oração e entra levando um bacia com folhas sendo queimadas.

“Nossos mais 🍌 velhos nos ensinaram a usar a arruda-da-Síria (Peganum harmala). Nos disseram para tê-la sempre por perto, pois afasta os problemas”, 🍌 diz ela, se certificando de que a fumaça atinge todos os animais.

Antigamente, para espantar lobos e leopardos, dormiam nos telhados, 🍌 mesmo nas condições climáticas mais adversas. Elas também faziam armadilhas e queimavam fogueiras.

“À noite estava completamente escuro”, diz Annar, “não 🍌 tínhamos luz nem tochas e nem víamos o que havíamos perdido até a manhã seguinte”.

Crédito, Taseer Beyg

Pak Daman (esquerda) e 🍌 Annar (direita) realizam um ritual tradicional garantindo que a fumaça toque todos os animais

Ela também se lembra de momentos muito 🍌 difíceis. Como quando, em um verão, enterraram 12 crianças nas pastagens. Entre elas estava um casal de filhos dela.

E nas 🍌 montanhas não havia médicos nem centros de saúde.

“Fiquei de mãos vazias, como agora”, suspira Annar, abrindo e fechando os punhos, 🍌 ainda sentindo a dor de quase 60 anos atrás.

Com o passar dos anos, as pastoras se tornaram empreendedoras bem sucedidas.

“Recolhemos 🍌 leite dos animais para fazer iogurte e lacticínios. Tosquiamos as ovelhas e fazemos coisas para levar para a aldeia”, diz 🍌 Bano.

A comunidade wakhi dependia do escambo; em troca pelos produtos da pastoras, pessoas construíam cabanas e casas para as mulheres.

Afroze 🍌 ganhou o suficiente para construir duas casas, uma em Shimshal e outra mais longe, em Gilgit, a cidade mais próxima.

“Ganhei 🍌 muito com este lugar”, diz ela com orgulho. "Ele pagou pelos casamentos dos meus filhos. Pagou pela educação deles."

Crédito, Taseer 🍌 Beyg

Dentro de suas cabanas, Annar (à esquerda) e Thai Bibi (à direita) colocam iogurte em um tambor tradicional para fazer 🍌 manteiga.

A combinação da atividade pastoral das mulheres com o trabalho agrícola dos homens foi um ponto de mudança para toda 🍌 a comunidade, que esteve desligada do resto do mundo até ao início dos anos 2000.

As duas atividades ajudaram a financiar 🍌 a única estrada que sai do Vale Shimshal, ligando a cidade à rodovia Karakoram, que liga o Paquistão à China.

As 🍌 viagens que antes duravam dias foram reduzidas a horas e a vida se transformou. Houve melhor acesso a cuidados de 🍌 saúde e educação - e surgiram novas ideias.

O filho de Bano, Wazir, leva agora uma vida muito diferente. Dirige uma 🍌 empresa de turismo que organiza caminhadas, montanhismo e passeios culturais na região.

“Nossas prioridades mudaram quando a nova estrada foi aberta”, 🍌 diz ele. "Foi quando comecei meu negócio."

Crédito, Taseer Beyg

Bano e suas companheiras pastoras têm sido fundamentais na criação de novas 🍌 oportunidades para as gerações mais jovens

Fazila, de 24 anos, é dona da primeira pousada no Vale Shimshal, que seu pai 🍌 construiu antes de falecer.

Aru pokermãe é pastora, embora problemas de saúde a tenham impedido de ir para as pastagens 🍌 este ano.

“Nossas mães nos incentivaram a focar nos estudos em vez de pastorear. Elas não queriam que passássemos pelas mesmas 🍌 dificuldades que elas”, explica ela.

“Temos a liberdade de fazer o que quisermos. Se eu não tivesse continuado meus estudos, estaria 🍌 vivendo a mesma vida difícil que elas. O ciclo teria continuado.”

Enquanto conduz o seu jipe ​​pelas montanhas escarpadas, Wazir concorda: 🍌 “Graças às nossas mães, temos médicos, engenheiros e muitos outros profissionais”.

Wazir e aru pokergeração aproveitaram novas oportunidades que surgiram 🍌 graças a melhores ligações com o mundo exterior

Sentadas juntas, compartilhando lembranças, as pastoras idosas mostram grande satisfação ao ver que 🍌 seus filhos estão bem; mas há um toque de tristeza no ar pelo fato de as viagens às pastagens do 🍌 Pamir já não serem mais viáveis.

"Pastorear é mais do que um trabalho. Sentimos um forte vínculo com Pamir. Ela é 🍌 linda como uma flor. É nosso tesouro", diz Afroze.

E enquanto Annar caminha lentamente em direção ao cemitério onde enterrou seus 🍌 filhos, seus olhos se enchem de lágrimas.

“Quero morrer no Pamir para poder ser enterrada ao lado dos meus filhos”, diz 🍌 ela. “Quando volto para as pastagens, eu volto para eles.”

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