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mais amado e praticado pelos brasileiros.

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Com cerca de ⚾️ 11 milhões de praticantes no Brasil, a natação fica em quarto lugar na nossa lista de esportes mais populares entre ⚾️ os brasileiros.

A natação é um esporte antigo, cujo surgimento data da Grécia.

O esporte também trouxe um grande reconhecimento para o ⚾️ país em competições internacionais, com campeões como:Filipe ToledoAdriano de SouzaÍtalo ferreiraGabriel Medina

Entendendo o Jogo de Domínio Online

No mundo dos jogos de mesa, o jogo de domínio é um clássico que nunca passa de moda. Com o advento da tecnologia e da internet, agora é possível jogar domínio online com pessoas de todo o mundo. Antes de começar a jogar, é importante entender as regras básicas desse jogo.

O domínio é um jogo de azar e habilidade que utiliza peças pequenas e retangulares chamadas ossos ou fitas. Cada ossolinearmakeossos tem dois lados marcados com números, variando de 0 a 6 em sonic jogo um conjunto básico de 28 peças. É semelhante a jogar o rolê de dois dados, onde cada lado dos ossos tem um número que representa o resultado do rolê.

Objetivo do Jogo

No jogo de domínio, o objetivo é ser a primeira pessoa a colocar todas as suas peças no tabuleiro. O jogo é jogado por duas a quatro pessoas, e essa é uma das várias razões pelo qual ele é tão popular em sonic jogo todo o mundo.

Como Jogar Domínio Online

A regra básica do jogo de domínio online é que as pontuações dos jogadores aumentam à medida que eles colocam peças no tabuleiro. Quando o jogo começa, cada jogador tira 7 peças e as mantém de forma que os outros jogadores não possam ver. O número de peças pode variar de acordo com o número de jogadores, mas é sempre um número ímpar.

O primeiro jogador que faz a jogada coloca uma peça no tabuleiro com um dos dois lados fazendo jogoquebra.pt facing up. O próximo jogador deve então adicionar uma peça ao quadro, fazendo com que um ou ambos os extremos da peça atual estejam em sonic jogo conformidade com a peça players/jogo-domin anterior.

Esse processo continua até que um jogador jogue todas as suas peças ou seja incapaz de fazer uma jogada. No caso em sonic jogo que ninguém consiga fazer uma jogada após determinado período de tempo, o jogo termina. Quando isso acontece, o vencedor é determinado pelos pontos que cada jogador conseguiu acumular no decorrer do jogo.

Um Jogo Simbólico

Apesar de ser um simples jogo de entretenimento, várias culturas reverenciam o jogo de domínio como algo mais do que apenas uma distração. Na África, por exemplo, algumas tribos acreditam que eles facilmente mudaruoblog podem comunicar com seus deuses através do lançamento de peças de domínio, e que cada número corresponde a um estado diferente da natureza. Para os muçulmanos, o jogo também possui significado cultural, e muitas teorias foram propostas sobre o assunto feitoriapotiguares.

Crédito, Reprodução

Jorge Ben Jor teria visto o namorado da viúva uma única vez na vida.

Foi perto do Natal de 1973, 📉 em sonic jogo um quarto isolado da casa mais antiga de Paris, durante um almoço com Gilberto Gil.

Não foi um acontecimento 📉 trivial – nem para ele nem para a música brasileira. Ao contrário, era quase um encontro marcado, já que Ben 📉 Jor (então apenas Jorge Ben - o cantor mudaria de nome no final dos anos 1980) esticara, de propósito, uma 📉 viagem iniciada em sonic jogo Cannes, na costa da França, onde integrara a comitiva do Brasil no festival Midem daquele ano.

Ele 📉 queria levar Gil – que estava compondo as canções do disco Refazenda, de 1975 – para conhecer o lugar onde, 📉 segundo o boca a boca, um pequeno grupo de alquimistas se encontrava secretamente. Era nos fundos do Auberge Nicolas Flamel 📉 – um restaurante de uma única porta em sonic jogo uma construção de meados de 1400 escondida em sonic jogo uma viela 📉 não tão longe da catedral de Notre Dame.

Depois de comerem, Ben Jor puxou Gil para andar pela casa, cujo primeiro 📉 dono foi um rico vendedor de livros chamado Nicolas Flamel – que também era um alquimista famoso nasonic jogoépoca. 📉 Em dado momento, sozinhos em sonic jogo uma sala distante do salão, ambos foram surpreendidos.

"Vimos uma coisa lá", contou o cantor 📉 e compositor carioca em sonic jogo uma entrevista ao repórter Pedro Alexandre Sanches, então na revista Trip, em sonic jogo 2009. "O 📉 Gil viu também. Nós vimos alguma coisa. Mas bonita, não feia. Uma coisa bonita", completou.

Seis meses depois daquela visão, em 📉 sonic jogo maio de 1974, Jorge Ben Jor lançaria no Brasil e na mesma França seu disco preferido da carreira e, 📉 quiçá, o mais cultuado dos 38 que ele fez desde os anos 1960: A Tábua de Esmeralda.

Podcast traz áudios com 📉 reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

O álbum, que completa 50 anos em sonic jogo maio, deu à música brasileira um objeto inédito: a 📉 alquimia.

No limite, A Tábua de Esmeralda é uma espécie de compêndio, quase um tratado musicalizado para alçá-la ao patamar de 📉 arte e de filosofia ao mesmo tempo, seguindo sempre uma interpretação autêntica dela feita por Jorge Ben Jor.

Praticamente todas as 📉 12 canções do disco se tornaram populares, e algumas subiram ao panteão cultural do país, como Os Alquimistas Estão Chegando, 📉 Os Alquimistas, Zumbi, Magnólia e O Namorado da Viúva.

Mais de uma década depois daquela entrevista à Trip, a jornalista Kamille 📉 Viola, da Veja Rio, conseguiu conversar com Ben Jor, por telefone, para um projeto do Google sobre Gilberto Gil. Foi 📉 em sonic jogo 2024.

Ainda com a história da visão de Paris na cabeça, ela aproveitou para perguntá-lo outra vez sobre o 📉 que ele e o amigo baiano haviam visto. Então, quase meio século depois do episódio na casa de Flamel, Jorge 📉 abriu o jogo.

"Ele me contou que ambos viram um grupo de pessoas com roupas do século 15 na porta da 📉 sala. Era um grupo de alquimia", revela ela à sonic jogo News Brasil.

"Foi uma visão mesmo, porque, embora o restaurante seja 📉 um ponto de encontro de alquimistas até hoje, aquele não era um dia de reunião", continua ela.

Depois dessa conversa, um 📉 pedaço da extensa pesquisa que a jornalista estava fazendo, Viola publicou o livro África Brasil: Um Dia Jorge Ben Voou 📉 para Toda a Gente Ver (Sesc, 2024).

Uma das pessoas que Ben Jor e Gil teriam "visto" era, justamente, o namorado 📉 da viúva – ou Nicolas Flamel.

É uma possível explicação, inclusive, para o fato de a canção começar com um eu-lírico 📉 surpreso, repetindo sílabas como alguém que se vê diante de algo sobrenatural ("Na-mo-mo-ra-ra-do da viúva...").

"Foi também o jeito que Jorge 📉 Ben encontrou para contar uma história muito popular da época", explica a professora Susana de Andrade, que categorizou os campos 📉 de referências de A Tábua de Esmeralda em sonic jogo um artigo científico publicado em sonic jogo 2024.

A história é que, certo 📉 dia, Flamel recebeu em sonic jogosonic jogocasa (onde hoje funciona o restaurante visitado por Ben e Gil) uma mulher chamada 📉 Perenelle – que havia enviuvado de dois maridos diferentes. Inicialmente procurando pelos serviços que ele oferecia como escrivão, os dois 📉 acabaram se tornando namorados.

Quando, tempos depois, ela se casou com Nicolas, inclusive assumindo seu sobrenome, correu à boca do povo 📉 que ele teria o mesmo destino dos esposos anteriores de Perenelle.

Em O Namorado da Viúva, Ben faz referência à visão 📉 dele e de Gil ("O namorado da viúva passou por aqui..."), mas avança nessa historieta dandosonic jogoprópria versão, como 📉 se Flamel o tivesse contado naquela visão, em sonic jogo 1973, ou como se o próprio Jorge tivesse participado das fofocas 📉 pelas vielas da Paris de 800 anos atrás, sugerindo que o que se dizia entre o povo era outra coisa: 📉 que Flamel "não daria conta do recado".

Naquele mesmo maio de 1974, Jorge Ben escolheu O Namorado da Viúva como um 📉 dos singles do disco, incluindo a canção no repertório de uma apresentação icônica no Fantástico, da TV Globo – onde 📉 aparece rodeado por figuras manipulando poções, em sonic jogo roupas semelhantes à visão de um ano antes, com Gil.

Crédito, Itaú Cultural

Até 📉 A Tábua de Esmeralda, é difícil encontrar referências (mesmo codificadas) à alquimia em sonic jogo álbuns anteriores de Jorge Ben Jor. 📉 Antes, ele havia lançado Força Bruta (1970) e outro trabalho cultuado dasonic jogodiscografia: Jorge Ben, de 1969, onde se 📉 pode ouvir, por exemplo, um dos hinos informais do Brasil: País Tropical.

Na pesquisa que fez sobre A Tábua de Esmeralda, 📉 à época na Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em sonic jogo Minas Gerais, Susana de Andrade concluiu que o disco atravessa 📉 três grandes temas transversais: a negritude, o misticismo e a alquimia.

"Ele tentou reunir as coisas sobre as quais já estava 📉 trabalhando, como a questão racial, com o que estava lendo ali naquele momento", explica ela. No Fantástico, semanas depois do 📉 LP chegar às lojas brasileiras, o próprio Jorge disse que o álbum era uma verdadeira "alquimia musical".

Aquele já era, na 📉 verdade, um assunto que cruza a vida de Jorge Ben Jor desde sempre. Em 1976, à extinta revista 'Ele Ela', 📉 ele revelou que um dos seus avôs era membro da Ordem Rosacruz – um grupo que há mais de um 📉 século se dedica a estudos místicos – e que foi nos livros do patriarca que descobriu a alquimia. "Comecei a 📉 admirar a maneira deles verem o mundo, a perseverança no trabalho...".

Para Kamille Viola, porém, tudo se deu mesmo quando Ben 📉 leu textos originais de Tomás de Aquino, no Seminário São José, no Estácio, no Rio de Janeiro dos anos 1950. 📉 Canonizado como santo católico em sonic jogo meados do século 14, Aquino é lido hoje como o grande responsável por embutir 📉 a filosofia aristotélica na fé cristã, tentando amalgamar, assim, razão e religião.

Em paralelo, sempre existiu a história de que, nos 📉 bastidores da Igreja, Tomás de Aquino também era alquimista – um relato que perfurou os séculos e chegou até um 📉 adolescente Jorge na arquidiocese carioca.

"Ele tem uns textos lindos. Aprendi latim por causa dele", disse à Trip em sonic jogo 2009, 📉 citando nominalmente a Suma Teológica, um calhamaço repleto de soluções a perguntas sobre a existência e a relação da humanidade 📉 com Deus escrito na metade do século 13.

Em Assim Falou Santo Tomaz de Aquino, do álbum seguinte a Tábua, Solta 📉 O Pavão (1975), Ben musicou um dos artigos da 13ª questão da suma, sobre a semelhança entre Deus e os 📉 seres da Terra.

A Tábua de Esmeralda também o menciona em sonic jogo uma faixa aparentemente paralela à discussão alquímica do restante 📉 do álbum, Eu Vou Torcer ("Pelo Santo Tomás de Aquino/ Pelo meu irmão...").

"O Jorge se interessa muito pela Idade Média. 📉 Foi um período em sonic jogo que o invisível estava presente na vida das pessoas, em sonic jogo que os sonhos eram 📉 vividos como realidade", explica Viola.

"Mas ele nunca parou de falar sobre alquimia. Foi acumulando referências e as colocando nas músicas 📉 ao longo da carreira. Esse medievalismo, aliás, se liga totalmente ao interesse pelo processo alquímico. E, em sonic jogo 2024, ele 📉 me disse que estuda alquimia até hoje", prossegue.

Crédito, Reprodução-Discogs

Uma audição simples de A Tábua de Esmeralda pode fazer crer que 📉 a alquimia é, antes de tudo, o procedimento mágico de tentar transformar metais comuns, como o chumbo, em sonic jogo ouro 📉 ou na pedra filosofal – caminho para a vida eterna.

Na primeira música do disco, Os Alquimistas Estão Chegando Os Alquimistas, 📉 por exemplo, Ben chega a explicar como isso seria objetivamente possível por meio de uma sequência de etapas químicas: desde 📉 a trituração e a fixação dos materiais brutos, passando pela destilação e a coagulação até, enfim, se chegar à transmutação 📉 de uma coisa em sonic jogo outra.

Mas, nas entrelinhas, as letras de A Tábua de Esmeralda tentam justamente ir além disso, 📉 explorando o lugar que Jorge Ben Jor ocupa dentro do amplo espectro de interpretações sobre o que a alquimia é, 📉 de fato.

É como se, da mesma forma que na Idade Média, ele tivesse escondido seus próprios segredos alquímicos nas composições 📉 do álbum, fazendo-as funcionar, ao mesmo tempo, como canções meramente comerciais.

Segundo a historiografia, o primeiro texto sobre alquimia que se 📉 tem notícia é de um grego: Bolos de Mendes, no século II a.C, reproduzindo o saber que vinha se acumulando 📉 desde os processos metalúrgicos com o ferro, por volta de 1.200 a.C.

O berço da alquimia, porém, é Alexandria, no Egito, 📉 onde se transformou em sonic jogo um "sistema de pensamento sincrético", como define Frank Greiner, professor de Literatura na Universidade de 📉 Lille 3, na França, e autor do livro Alquimia, de 1991. "Já era ali uma filosofia que buscava reconciliar estruturas 📉 mentais distintas: uma racional e científica, outra mística, remetendo a modos de conhecimento que transcendem a razão", explica ele.

Um dos 📉 códigos mais profundos que Jorge Ben talvez tenha deixado em sonic jogo A Tábua de Esmeralda está nesse acontecimento histórico, na 📉 etimologia da palavra "alquimia".

Segundo estudos, os egípcios se referiam a alguns processos com substâncias que já dominavam, como o usado 📉 para embalsamento dos seus mortos, por exemplo, de khemeia – de onde se deriva a palavra "química".

Quando práticas semelhantes foram 📉 adotadas pelos árabes, tempos depois, ainda antes de atingir o Ocidente, foram chamadas ali de "al kimiya", que significava "pedra 📉 filosofal".

Isolada, porém, a palavra "kimiya" tem raiz em sonic jogo uma língua falada apenas pelos cristãos egípcios, os coptas, e cuja 📉 tradução é, simplesmente, "negro". De acordo com Greiner, era assim porque "kimiya" era o jeito como eles chamavam a cor 📉 da argila nas margens do Rio Nilo e, por consequência, o próprio Egito: "terra negra".

Considerando o momento em sonic jogo que 📉 Jorge Ben gravou o disco, no auge do movimento pelos direitos civis dos negros, nos Estados Unidos, ao qual ele 📉 se aproximou, e logo após ter lançado um álbum chamado Negro É Lindo, além de ter duas canções falando diretamente 📉 sobre negritude (Zumbi e Menina Mulher da Pele Preta), essa não parece ser uma coincidência.

Ao contrário, sugere que, no centro 📉 dos mistérios de A Tábua de Esmeralda, a alquimia é realçada, antes de tudo, como um sistema de conhecimento filosófico 📉 africano – e negro.

"Não sei se é um código consciente, se o Jorge pensava no nome [alquimia] em sonic jogo si", 📉 sugere Viola. "Mas ele, com certeza, se deparou com histórias de civilizações negras antigas de onde surgiu grande parte do 📉 conhecimento da humanidade. Como sempre procurou exaltar a cultura negra, isso deve ter chamado a atenção dele".

Quando a alquimia chegou 📉 ao Ocidente, pela Espanha muçulmana, no século 12, ela se cindiu ainda mais entre a experiência metafísica e uma ciência 📉 que serviria, muito tempo depois, aos anseios iluministas. Nicolas Flamel, que morreu em sonic jogo 1418, foi um dos nomes mais 📉 relevantes da perspectiva mística, para quem o processo alquímico era tanto transmutação da matéria como aperfeiçoamento do espírito – a 📉 mesma interpretação, aliás, de Carl Jung, já no século 20.

A inclinação de Jorge Ben à alquimia de Flamel – figura 📉 que ele teria visto com Gil, em sonic jogo Paris – sugere, de bate e pronto, que ele se relaciona com 📉 o processo alquímico também pela via do misticismo. Nesse sentido, ambas as coisas estariam mais amalgamadas do que parece. "Ele 📉 [Flamel] é meu muso", chegou a dizer à Trip, em sonic jogo 2009.

Mas isso não o impediu de abordar o lado 📉 mais científico da alquimia, como se vê em sonic jogo O Homem Da Gravata Florida.

A canção é comprovadamente baseada em sonic jogo 📉 Philippus von Hohenheim, um suíço do século 17 obcecado por procedimentos médicos herdados do passado, assim como por conhecimentos alquímicos, 📉 e que os usou não apenas para erguer uma vertente da ciência – a iatroquímica, para a qual os organismos 📉 são resultado de reações químicas diversas – como para criar medicamentos com eles.

Os relatos da época dão conta de que 📉 Philippus era um homem demasiado orgulhoso, e a alcunha pela qual ficou conhecido, Paracelso, o prova: era uma expressão que 📉 significava, em sonic jogo latim, "melhor do que Celso", em sonic jogo referência ao grande médico da Roma do primeiro século pós-Cristo, 📉 Aulo Cornélio Celso.

"Depois daquele período [de Paracelso], a alquimia – que admitia uma solidariedade orgânica entre a ordem das coisas 📉 e a ordem humana – torna-se eminentemente suspeita aos olhos dos eruditos", conta Greiner. "Ela sobreviveu, então, entre rosacruzes e 📉 maçons, por meio do simbolismo, ou por meio daqueles que seguiram trabalhando secretamente em sonic jogo laboratórios, como Fulcanelli", prossegue ele, 📉 citando o autor do livro O Mistério das Catedrais, publicado em sonic jogo 1926 e com grande influência sobre Ben.

Essa "solidariedade 📉 orgânica" está na estrutura de quase todo o disco – e, mais do que isso, da própria visão de mundo 📉 de Jorge Ben. "Existe toda uma corrente que diz que a alquimia não passa de uma metáfora: que transformar chumbo 📉 em sonic jogo ouro é um jeito de falar sobre o desenvolvimento espiritual. Na Idade Média, para além dos processos químicos, 📉 se dizia que o real objetivo era a evolução do espírito. Ele levou esse lado em sonic jogo conta também", explica 📉 Kamille Viola.

Desde 2008, Viola é parte de um grupo que, tal qual alquimistas medievais, também se dedica a desvendar escritos 📉 herméticos.

No caso dela – e de gente como o crítico musical Paulo da Costa e Silva ou do cantor Fred 📉 Zero Quatro, vocalista do grupo pernambucano Mundo Livre S/A, além de Susana de Andrade e de muitos pesquisadores amadores facilmente 📉 encontráveis em sonic jogo fóruns online –, a busca constante é pelo que Jorge Ben deixou escondido nas composições dasonic jogo📉 própria tábua de esmeralda.

"Nosso trabalho é fundamental para mostrar como Jorge não é só um compositor de músicas alegres. Embora 📉 não seja muito associado à intelectualidade da MPB, temos o papel de mostrar como ele é fascinante justamente por ir 📉 misturando as coisas como se fossem pistas que, no fim, fazem a gente ter a intuição de que há algo 📉 maior por trás de tudo", diz Costa e Silva, autor de Jorge Ben Jor: A Tábua de Esmeralda (Cobogó, 2014), 📉 da coleção 'O livro do Disco'. "É por isso que nossa tarefa é infinita."

"Sem contar que muitos códigos não foram 📉 desvendados. Permanecem esperando gente que ouça o disco e consiga notá-los ainda escondidos", completa Kamille Viola.

Alguns deles já foram esmiuçados 📉 há algum tempo.

O Homem da Gravata Florida, por exemplo, toma a echarpe que Paracelso usava para explorar a percepção de 📉 Ben sobre a força do gênio do homem que amalgamou a arte alquímica com um trabalho puramente objetivo, com ramificações 📉 na Medicina moderna. Isso fica evidente quando na letra quando se diz que, mais do que uma estética, "essa gravata 📉 é o relatório de harmonia de coisas belas".

Outro código já conhecido é a harmonização que Ben fez do texto primitivo 📉 que correu dos tempos imemoriais até hoje sob o nome de "tábua de esmeralda", fundante da alquimia, atribuída por uma 📉 figura chamada, também de lá para cá, de Hermes Trismegisto.

Segundo a tradição filosófica hermética, Hermes (ou Thoth, no Egito) escreveu 📉 um conjunto de 24 textos sagrados entre os séculos 2 e 3 d.C., que muito tempo depois foram reunidos em 📉 sonic jogo um compêndio chamado Corpus Hermeticum. Neles, Hermes versa sobre a relação da humanidade com o divino, sobre noções de 📉 verdade, de bem e beleza e sobre as origens do mundo, entre outras coisas.

Ele receberia a alcunha de "Trismegisto" no 📉 século 15, por intermédio de Cosme de Médici, governante de Florença, que encontrou esses manuscritos por acaso e, ao mandá-los 📉 traduzir para o latim, a reviveu como tradição religiosa e, então, como filosofia. A palavra significa "três vezes grande", a 📉 leitura florentina de Hemes como "o melhor filósofo, o melhor sacerdote e o melhor rei".

"É que, já no Egito, Thoth 📉 era o senhor do conhecimento mágico e dos segredos divinos colocados à disposição dos deuses e dos homens", explica a 📉 egiptóloga Cíntia Facuri.

Em Hermes Trismegisto E Sua Celeste Tábua de Esmeralda, Jorge Ben tornou música um dos textos mais famosos 📉 do que viria a se tornar o Corpus Hermeticum: a "tábua de esmeralda", que, apesar de ser anunciada como tendo 📉 sido escrita “com uma ponta de diamante" em sonic jogo uma "lâmina de esmeralda", tem asonic jogoprimeira existência física, de 📉 fato, em sonic jogo um tratado árabe datado de 825 d.C. Mas, sabe-se, ele já é uma tradução de um original 📉 perdido nos tempos.

A tábua de esmeralda foi escrita em sonic jogo tópicos, cada um como que afirmando o anterior, até todos 📉 conformarem uma explicação definitiva de tudo. A primeira frase do texto, "é verdade, sem mentira, certo e muito verdadeiro", não 📉 aparece na canção de Ben, mas está estampada na capa do álbum.

O segundo tópico funciona como uma síntese do hermetismo 📉 alquímico: "o que está embaixo é como o que está no alto, e o que está no alto é como 📉 o que está embaixo".

"Uma das coisas presentes nos livros de Thoth (ou Hermes) é que é possível alcançar um nível 📉 de força e controle do mundo terreno através do conhecimento das harmonias celestes – e isso a partir de elementos 📉 terrestres", explica Facuri.

Paulo da Costa e Silva notou um código hermético, da tábua de esmeralda, ainda mais subterrâneo na canção 📉 O Homem da Gravata Florida. No primeiro verso, o melisma que Ben canta na última palavra ("Lá vem o home-e-e-em") 📉 é uma contraposição hermética ao que se segue no terceiro verso: "Meu Deus do cé-é-é-u". Terreno e celeste separados, mas 📉 uma coisa só.

"A música dele é muito rica por falar de coisas que são aparentemente malucas, mas que não são, 📉 e que exigem uma vida inteira para perceber as conexões", diz o crítico musical.

A tábua de esmeralda de Hermes Trismegisto 📉 aparece nas imagens da icônica capa do disco, filtrada por um sonho que, para o "muso" de Jorge Ben serviu 📉 como revelação.

"A história que se conta é que Flamel sonhou com um conjunto de figuras aleatórias, que iam de alquimistas 📉 à relação dos homens com os deuses. Anos depois, ele entrou em sonic jogo uma livraria e, folheando um dos livros, 📉 encontrou as mesmas imagens na obra. Ele ficou impressionado. Os textos estavam em sonic jogo uma outra língua, que ele não 📉 conhecia, mas dali em sonic jogo diante ele passou a acreditar que havia achado a receita da pedra filosofal", conta Susana 📉 de Andrade.

Para além da veracidade da história, é fato que Flamel preservou as figuras o quanto pode, assim como os 📉 alquimistas que vieram depois dele – fazendo com que Ben as descobrisse em sonic jogo um livro alquímico, junto com o 📉 relato do sonho, no começo dos anos 1970.

Se alguns são evidentes, outros códigos do disco não são tão claros. Seguem 📉 abertos a "decodificadores".

Em Os Alquimistas Estão Chegando Os Alquimistas, por exemplo, Jorge Ben descreve um estado de coisas que atravessa 📉 desde o modo de vida dos alquimistas ("Eles são discretos e silenciosos/ Moram bem longe dos homens") até escolhas práticas 📉 ("Escolhem com carinho a hora e o tempo do seu precioso trabalho..."). O verso mais intrigante, porém, está quando Jorge 📉 canta que eles "evitam qualquer relação com pessoas de temperamento sórdido".

"Ele deve ter tirado isso de algum texto", sugere Susana. 📉 "Na Idade Média, os alquimistas eram muito perseguidos e, para realizar todos os seus processos, precisavam se afastar da sociedade. 📉 Talvez passe por aí", continua.

Outra possível explicação é o próprio significado da palavra "sórdido" que, no dicionário Michaelis, diz respeito 📉 a pessoas que "agem desonestamente para conseguir alguma coisa". Seria o oposto da pureza e da paciência necessária para realizar 📉 a transmutação objetiva e espiritual presente na cartilha alquímica.

Se tem algum sentido, então outro código se revela imediatamente em sonic jogo 📉 Minha Teimosia, Uma Arma Pra Te Conquistar, que parece somente uma canção romântica: quando canta o título da música, seguida 📉 pela afirmação "eu vou vencer pelo cansaço até você gostar de mim", Ben pode estar perfeitamente fazendo alusão ao processo 📉 alquímico – que depende, como ele mesmo notou na entrevista de 1976, de perseverança.

A mesma faixa traz uma brevíssima referência 📉 hermética, sobre quem está no alto e quem está embaixo, semelhante ao melisma de O Homem da Gravata Florida. Na 📉 primeira estrofe após o refrão, o eu-lírico canta para uma mulher – ou para um deus: "Ah, mostra-me teu rosto/ 📉 Mostra-me teu rosto/ Fazei-me ouvir a tua voz/ Põe estrelas em sonic jogo meus olhos/ Música em sonic jogo meus ouvidos".

Há também 📉 um consenso entre pesquisadores da Tábua de Esmeralda sobre os livros que conformam o universo do disco. Um deles é, 📉 inequivocadamente, O Mistério das Catedrais, em sonic jogo que Fulcanelli afirma como velhos templos católicos da Europa, sobretudo góticos, guardariam antigos. 📉 segredos alquímicos. O próprio autor é um mistério, já que morreu sem revelarsonic jogoverdadeira identidade.

"É um livro que ajuda 📉 a entender a maneira como Jorge leu a alquimia. Ele já disse, inclusive, que usou a tradução da tábua de 📉 esmeralda feita por Fulcanelli em sonic jogo trechos de Hermes Trismegisto esonic jogoCeleste Tábua de Esmeralda. É uma referência direta", 📉 explica Kamille Viola.

No limite, é possível dizer que a grande influência de Fulcanelli sobre A Tábua de Esmeralda está no 📉 método que o autor descobriu e descreveu no livro: tal como alquimistas medievais esconderam seus segredos nos templos, Jorge Ben 📉 guardou com cuidado muitos mistérios no interior das canções do disco.

Outra obra que Jorge certamente leu foi Eram Os Deuses 📉 Astronautas?, título da edição brasileira de Memórias do Futuro, no original alemão, do escritor suíço Erich von Däniken. Lançado em 📉 sonic jogo 1968, vendeu cerca de milhões de cópias no mundo todo.

Em Eram Os Deuses Astronautas?, Däniken sustenta a tese de 📉 que seres extraterrestres circularam pelo Terra antes das primeiras espécies humanas, deixando vários artefatos, estruturas e até sinais – como 📉 as Linhas de Nazca, no sul do território do atual Peru, ou as estátuas da Ilha de Páscoa, a 3 📉 mil km da costa do Chile, por exemplo – das tecnologias que manejavam. Ele ainda diz na obra que o 📉 homo sapiens é resultado tanto de experimentos genéticos quanto de uniões endogâmicas entre esses alienígenas.

Em meados de 1974, Däniken recebia 📉 críticas vorazes principalmente da academia, para quem ele não passava de um pseudocientista, enquanto vendia milhões de cópias pelo mundo 📉 e via seu livro ser adaptado para o cinema – pelo diretor alemão Harald Reinl, de Carruagem dos Deuses, de 📉 1970.

Jorge Ben entra no assunto em sonic jogo Errare Humanum Est, terceira canção do disco, mas por outra via: conjecturando se 📉 a tese de Däniken não seria capaz de provar, de alguma forma, pelo "nosso impulso de sondar o espaço".

Um dos 📉 códigos mais interessantes que Susana de Andrade conseguiu descobrir é o caminho que Ben percorreu para compô-la. Ele teria lido 📉 uma série publicada pela editora Melhoramentos no final dos anos 1960 que, além de Eram os Deuses Astronautas?, lançou títulos 📉 como Sombras Sobre as Estrelas, Antes dos Tempos Conhecidos e O Planeta Desconhecido, todos do italiano Peter Kolosimo, e De 📉 Volta às Estrelas, livro que Däniken escreveu um ano depois de ganhar fama mundial.

Alguns versos de Errare Humanum Est, são 📉 montagens feitas com os nomes desses livros. O impulso de sondar o espaço, então, faz sentido "a começar pelas sombras 📉 sobre as estrelas", assim como os deuses de outras galáxias teriam chegado à Terra "antes dos tempos conhecidos".

"Pouquíssima gente percebeu 📉 essa costura", orgulha-se Susana. Para Paulo da Costa e Silva, o método de Jorge Ben se sobressai a qualquer argumento 📉 que a canção possa expressar. "Não é concordar que os deuses eram astronautas. Ele tem uma técnica muito dele de 📉 colar coisas de contextos diferentes. É quase um sample", explica.

Para o crítico musical, um exemplo disso está no verso em 📉 sonic jogo que se diz que os tais deuses vieram de "um planeta de possibilidades impossíveis". "Ele adora fazer isso: criar 📉 saturações de sentido para alcançar um estado mais elevado".

O nome da canção foi tirada de um dos axiomas mais populares 📉 da história cristã: de que, se errar é humano, seguir nele é diabólico (do latim "errare humanum est. Perseverare autem 📉 diabolicum"), escrito por Santo Agostinho por volta do ano 400 d.C. De alguma forma, é como se Jorge Ben dissesse, 📉 pela boca de um dos grandes nomes do dogma católico, que se manter alheio ao mistério da origem humana é 📉 uma escolha consciente e equivocada, mas piedosamente compreensível.

Susana de Andrade também guarda com esmero outra decodificação particular, sobre a canção 📉 Magnólia. No espectro da carreira de Ben, parecia mais uma composição inspirada em sonic jogo figuras femininas, como Crioula, do disco 📉 Jorge Ben, de 1969, ou Maria Domingas, de Negro É Lindo (1971). Mas não: ela também saiu do best-seller de 📉 Erich von Däniken.

"Um dos trechos do livro conta sobre a lenda de uma deusa chamada Orjana que desceu em sonic jogo 📉 Tiahuanaco [hoje na Bolívia] para se tornar mãe da Terra, vinda das estrelas em sonic jogo uma espaçonave dourada". Faz todo 📉 sentido, já que, na letra, Ben diz que Magnólia "já se encontra a caminho/ Voando numa nave maternal dourada/ Linda 📉 e veloz feita de um metal miraculoso".

Há outro código embutido no próprio nome de Magnólia, mesma palavra que batiza a 📉 espécie de flor mais antiga conhecida na botânica terrestre. Ben, então, deixou uma mensagem subterrânea dentro de uma canção superficialmente 📉 de amor: que o mundo começou, mesmo, a partir do desembarque de Orjana.

Há ainda campos de referências de outras artes. 📉 Em Zumbi, Jorge Ben revisitou imagens feitas pelo pintor francês Johan Moritz Rugendas que, na primeira metade do século XIX, 📉 publicou um livro repleto de gravuras sobre o cotidiano da escravidão depois de uma expedição pelo Brasil.

Nelas estão as origens 📉 dos escravizados, em sonic jogo ordem: Benguela, Angola, Congo, Monjolo, Cabinda, Quiloa, Rebolla e Mina. É a mesma que aparece no 📉 fim da canção, regravada depois por artistas como Caetano Veloso e Ellen Oléria.

Crédito, Reprodução - Biblioteca Nacional

Para o crítico Paulo 📉 da Costa e Silva, é também uma demonstração de que os campos de referência do álbum, na verdade, são uma 📉 coisa só.

"Tem ali todo um reconhecimento do nosso peso escravocrata, mas sem perder de vista a possibilidade de cada um 📉 transcender por meio de um trabalho pessoal", diz. "O fascinante é como, em sonic jogo Tábua de Esmeralda, ele encontra, na 📉 alquimia, uma resposta para o fardo de ser negro no Brasil do século 20".

Crédito, Reprodução - Biblioteca Nacional

Na metade de 📉 2011, durante um show na Urca, no Rio de Janeiro, Jorge Ben Jor surpreendeu a plateia ao anunciar o plano 📉 de começar uma turnê tocando apenas A Tábua de Esmeralda. Era um pedido comum nas redes sociais à época, e 📉 chegou até o cantor por meio do seu filho mais novo, Gabriel. "Muitos nem eram nascidos quando lancei esse disco", 📉 disse ele ao jornal carioca 'O DIA' na ocasião. O projeto, porém, nunca saiu do papel.

Vivendo no Copacabana Palace desde 📉 2024, ele é geralmente visto em sonic jogo eventos dentro do hotel. Nas redes sociais, vez ou outra circulam
sonic jogo
grafias de 📉 hóspedes com ele – tomando café da manhã ou na borda da piscina. Raramente dá entrevistas, mas costuma atender fãs 📉 com carinho.

O último lançamento foi em sonic jogo 2024, no seu canal do YouTube: São Valentin. No ano passado, porém, ele 📉 apareceu na trilha sonora do filme Livro de Clarence, produzido pelo rapper Jay-Z, na canção de abertura, All About You.

Segundo 📉 amigos, faz alguns anos que ele gravou um disco inteiro, mas o engavetou.

No roteiro do comercial de TV de um 📉 banco, lançado em sonic jogo fevereiro, Jorge Ben Jor se vangloria que seus hits serão "cantados pelos seus filhos e pelos 📉 filhos dos seus filhos". Depois, sacramenta-se "indomável pelo tempo".

É como se admitisse, enfim, o fim de uma busca que começou 📉 na Tábua: pela pedra filosofal – ou a vida eterna.

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