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Não fosse pela rapidez de raciocínio de um piloto de teste, 50 anos atrás, todo o programa F-16 🗝 poderia nunca ter passado do seu primeiro e fatídico voo.
O piloto Phil Oestricher subiu ao cockpit do protótipo do avião 🗝 General Dynamics YF-16, na Base Aérea Edwards, na Califórnia (Estados Unidos), no dia 20 de janeiro de 1974.
Sua missão era 🗝 relativamente simples: um teste de corrida em bet 365 tem pix alta velocidade na pista. A aeronave trafegaria em bet 365 tem pix terra, movida pelo 🗝 seu próprio motor, sem decolar.
O YF-16 havia sido apresentado ao público apenas um mês antes. O primeiro voo só estava 🗝 programado para o início de fevereiro. Mas aquele jato com aparência futurista tinha outros planos.
Enquanto Oestricher erguia levemente o nariz 🗝 do avião, o YF-16 começou a apresentar fortes oscilações, que fizeram a asa esquerda e o estabilizador direito atingirem o 🗝 asfalto da pista.
"Enquanto Oestricher lutava desesperadamente para manter o controle dabet 365 tem pixfera selvagem, a situação se agravava cada vez 🗝 mais, já que o YF-16 começou a virar para a esquerda", descreveu o jornal Seattle Post-Intelligencer sobre o teste inaugural 🗝 que quase terminou em bet 365 tem pix desastre.
Oestricher percebeu que precisaria abandonar o teste planejado e fazer o avião decolar – e 🗝 rápido, antes que ele se acidentasse.
Depois de alguns momentos aterradores – a aeronave chegou a cair sobre a pista – 🗝 Oestricher conseguiu impor velocidade suficiente para que o protótipo decolasse e completasse um voo totalmente inesperado de seis minutos, até 🗝 aterrissar com segurança na base aérea.
O habilidoso voo de Oestricher evitou o desastre e ajudou a trazer à vida uma 🗝 aeronave que se tornaria uma das mais bem sucedidas da história. Cinquenta anos depois, foram fabricados mais de 4,6 mil 🗝 jatos F-16 ebet 365 tem pixprodução não dá sinais de parar.
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O primeiro protótipo do jato – o YF-16 – 🗝 quase se acidentou no seu teste inaugural, não fosse a perícia do seu piloto
Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.
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Fim do 🗝 Podcast
Se Oestricher não tivesse conseguido evitar o desastre do YF-16 no seu primeiro teste na pista, haveria uma lacuna do 🗝 tamanho da própria aeronave na história da aviação militar de muitos países do mundo.
O projeto do F-16 também influenciou de 🗝 forma permanente a aviação civil, introduzindo tecnologias que hoje são comuns nos aviões de passageiros.
A qualquer momento do dia ou 🗝 da noite, existe uma boa chance de haver um F-16 no ar, em bet 365 tem pix algum lugar do mundo.
Desde que entrou 🗝 em bet 365 tem pix serviço na Força Aérea dos Estados Unidos, em bet 365 tem pix 1978, o F-16 já foi adotado pela força aérea 🗝 de outros 25 países, incluindo a Noruega, o Chile, Marrocos e Singapura. E, em bet 365 tem pix 2023 (após 45 anos de 🗝 serviço militar), mais de 800 unidades continuam voando pela Força Aérea americana.
Projetado para ser um caça pequeno, leve e extremamente 🗝 ágil, o F-16 assumiu ao longo dos anos inúmeras funções, como ataques em bet 365 tem pix terra, combates a navios, reconhecimento
gráfico 🗝 e caça a lançadores de mísseis antiaéreos.
Desde 2024, o F-16 é a aeronave militar de asa fixa mais numerosa do 🗝 mundo. Acredita-se que mais de 2 mil unidades ainda estejam na ativa em bet 365 tem pix todo o mundo, hoje em bet 365 tem pix 🗝 dia.
O pedido da Ucrânia ao Ocidente por armamentos modernos para resistir à invasão russa de 2024 incluiu caças F-16 para 🗝 bet 365 tem pixforça aérea. Pilotos ucranianos estão atualmente treinando em bet 365 tem pix caças F-16 na Dinamarca e as aeronaves devem começar a 🗝 ser fornecidas no meio do ano.
No início de janeiro, a Eslováquia passou a ser o mais novo país a adquirir 🗝 seus primeiros caças F-16, poucos dias antes da primeira decolagem do modelo completar 50 anos.
Manter uma aeronave de combate na 🗝 linha de frente em bet 365 tem pix serviço por cinco décadas é uma grande proeza, que dirá em bet 365 tem pix linha de produção. 🗝 Os motivos que levam as forças aéreas a ainda querer os F16 incluem os aspectos verdadeiramente inovadores do seu design 🗝 e algumas lições duramente aprendidas nos combates aéreos da Guerra do Vietnã (1955-1975).
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O Vietnã do Norte usou caças 🗝 MiG-17, poderosos adversários para os americanos, durante a Guerra do Vietnã
Nos anos 1960, os Estados Unidos adotaram a nova tecnologia 🗝 de mísseis ar-ar, como a melhor arma para derrubar aeronaves inimigas.
Em 1965, parte das aeronaves de combate americanas não tinha 🗝 armas, como o F-4 Phantom II. Os planejadores militares americanos acreditavam que os mísseis do avião seriam suficientes.
À medida que 🗝 avançavam os combates no Vietnã, os jatos americanos armados com mísseis enfrentaram os pequenos e ágeis jatos MiG de fabricação 🗝 soviética.
Parte dos MiGs norte-vietnamitas eram virtualmente idênticos aos jatos soviéticos que haviam lutado na Guerra da Coreia (1950-1953). Nos anos 🗝 1960, eles eram considerados cômicos e obsoletos pelo Ocidente.
Mas, no combate a curta distância, quando os jatos americanos não conseguiam 🗝 disparar seus mísseis, os MiGs se tornavam oponentes formidáveis.
Entre 1965 e 1968, o saldo de jatos abatidos na Guerra do 🗝 Vietnã ainda era favorável aos americanos, até que a diferença diminuiu radicalmente. Os grandes jatos bimotores americanos eram mais facilmente 🗝 identificáveis à distância do que os pequenos MiGs monomotores do Vietnã do Norte.
Uma solução foi criar escolas de treinamento, como 🗝 a Top Gun, da marinha dos Estados Unidos. Ela entrou em bet 365 tem pix operação antes do final da Guerra do Vietnã 🗝 e ensinava aos aviadores americanos a arte perdida das manobras de combate aéreo (dogfighting), o que melhorou muito a relação 🗝 entre jatos abatidos e perdidos dos Estados Unidos.
A arte das manobras havia surgido na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), entre aviões 🗝 um pouco mais rápidos do que um carro de passeio.
Mas travar esse tipo de combate entre jatos capazes de voar 🗝 a centenas de quilômetros por hora é uma experiência totalmente diferente. A alta velocidade faz com que o piloto seja 🗝 submetido a forças gravitacionais (ou forças g) mais altas em bet 365 tem pix curvas acentuadas e por mais tempo.
Mas houve outro programa, 🗝 mais ambicioso, projetado para combater as cada vez mais sofisticadas aeronaves soviéticas.
No final dos anos 1960, os responsáveis pela defesa 🗝 dos Estados Unidos ficaram alarmados com o surgimento do MiG-25 soviético, uma aeronave de combate gigante que conseguia voar três 🗝 vezes mais rápido que o som. O Pentágono precisava de um interceptador poderoso para combater o MiG-25.
Surgiu então o McDonnell-Douglas 🗝 F-15 Eagle, um interceptador grande e rápido, projetado para abater aeronaves inimigas em bet 365 tem pix grandes altitudes, com mísseis orientados por 🗝 radar. Mas a União Soviética e seus aliados do Pacto de Varsóvia, como a Polônia e a Alemanha Oriental, construíram 🗝 milhares de outras aeronaves de combate que conseguiam voar e lutar em bet 365 tem pix altitudes menores.
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A capacidade de suportar 🗝 fator de carga 9g do F-16 exerce imensa pressão sobre a fuselagem e o piloto.
Por isso, era também necessário um 🗝 avião pequeno e ágil, que pudesse abater aviões inimigos com mísseis termoguiados e uma arma, como se aprendeu com as 🗝 duras lições da Guerra do Vietnã.
As Forças Aéreas americanas precisariam de várias centenas desses jatos e havia a forte possibilidade 🗝 de que os países da Otan e outros aliados dos Estados Unidos pelo mundo também buscassem essas aeronaves em bet 365 tem pix 🗝 seguida.
Cinco projetos acabaram disputando esse lucrativo contrato e dois deles rapidamente surgiram como finalistas: o YF-16 da empresa General Dynamics 🗝 (hoje, parte da Lockheed-Martin) e o YF-17, dabet 365 tem pixconcorrente Northrop.
O YF-16 foi construído principalmente para manobras aéreas. Isso influenciou 🗝 diretamente vários aspectos do seu design, incluindo a cúpula do seu cockpit.
Nele, o piloto se sentaria em bet 365 tem pix um cockpit 🗝 elevado, com uma enorme cúpula, que permitia uma visão quase inigualável, similar à dos primeiros jatos de combate que foram 🗝 substituídos por caças armados com mísseis.
"Pelo menos parte da 'máfia dos jatos' que estava conduzindo a questão examinava a Coreia 🗝 e o caça F-86 Sabre", segundo o especialista em bet 365 tem pix aviação militar Tim Robinson, da Sociedade Aeronáutica Real do Reino 🗝 Unido.
"Eles estavam procurando algo que fosse realmente manobrável e tivesse excelente visão para o piloto, com uma cúpula em bet 365 tem pix 🗝 forma de bolha", explica ele.
Uma das ideias propostas, segundo Robinson, foi eliminar completamente o radar.
"A ideia seria ter dois mísseis 🗝 termoguiados e uma arma. E eles teriam que produzir aquilo em bet 365 tem pix massa. Eles observavam os números dos aviões soviéticos 🗝 e pensavam: 'meu Deus, vamos precisar de muitos, temos que construir muitos deles'."
O novo jato não precisaria ter o longo 🗝 alcance do F-15. Por isso, ele poderia ser muito menor e mais leve e exigiria apenas um motor, em bet 365 tem pix 🗝 vez dos dois do F-15.
Esta combinação de baixo peso e poder de motor cria uma alta "relação empuxo-peso", que permitia 🗝 não apenas alta velocidade, mas a capacidade de virar bruscamente, o que é perfeito para as manobras de combate aéreo.
O 🗝 F-16 foi projetado para suportar fator de carga até 9g em bet 365 tem pix combate – ou seja, qualquer coisa que pese 🗝 1 kg no solo subitamente passa a pesar 9 kg.
Voar em bet 365 tem pix alto fator de carga g gera enorme tensão 🗝 sobre a fuselagem e o piloto. Comparativamente, o F-4 conseguia suportar 7g, mas não por muito tempo. Sua fuselagem mais 🗝 pesada perdia altura e velocidade com muito mais rapidez.
Para ajudar a manter o piloto consciente em bet 365 tem pix voltas com alto 🗝 fator de carga g, o assento do cockpit no F16 é reclinado, o que amortece parte dos efeitos sobre o 🗝 piloto.
O jornalista de aviação Jeff Bolton já voou duas vezes em bet 365 tem pix uma versão do F-16 com dois assentos, usada 🗝 para treinamento de pilotos e missões especializadas.
Para ele, "mais do que qualquer outro caça em bet 365 tem pix que já voei, de 🗝 longe, ele é uma luva, entrar nele é literalmente como colocar uma luva de couro para dirigir."
"Tenho quase 1m90 de 🗝 altura, de forma que é um encaixe bem apertado para mim, mas ainda consegui abaixar meu assento até o final 🗝 e colocar minha mão entre o capacete e a cúpula. E, imagino, o seu corpo reconhece que você está 'vestindo' 🗝 o avião."
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O assento reclinado do F-16 ajuda a amortecer os efeitos das voltas com alto fator de carga 🗝 g sobre os pilotos
O design do cockpit do F-16 vai muito além de apenas um assento reclinado e uma boa 🗝 visão. Os designers eliminaram uma das principais características dos aviões de combate desde a Primeira Guerra Mundial: o manche de 🗝 controle entre as pernas do piloto.
No seu lugar, o F-16 tinha um controlador similar a um joystick no lado direito 🗝 do cockpit, muito parecido com os usados nos jogos simuladores de voo para computador.
Pelo menos nas primeiras unidades do F-16, 🗝 esse controlador não se movia quando o piloto aplicava força sobre ele. Isso porque o F-16, em bet 365 tem pix parte, era 🗝 guiado por um computador de bordo que fazia constantemente pequenos ajustes das superfícies de controle da aeronave. Este sistema é 🗝 conhecido atualmente como "fly-by-wire", o controle por cabo.
O F-16 foi a primeira aeronave do mundo a usar esse sistema. Agora, 🗝 ele é adotado na maior parte dos aviões modernos, como o Boeing 777 e o Airbus A320.
"O fly-by-wire, agora, é 🗝 comum", afirma Robinson. "Agora, você vê fly-by-wire em bet 365 tem pix toda parte. O pequeno drone comercial tem fly-by-wire, as pessoas voam 🗝 em bet 365 tem pix aviões comerciais com fly-by-wire."
"Um dos apelidos [do F-16] foi 'Jato Elétrico' e, sim, acho que provavelmente havia certa 🗝 resistência de algumas pessoas sobre a retirada do piloto da equação."
O F-16 foi originalmente construído para complementar o F-15 em 🗝 bet 365 tem pix baixa altitude, mas logo se descobriu que a fuselagem do F-16 permitia que ele levasse cargas mais pesadas, mais 🗝 combustível e um radar maior, de forma muito parecida com o Supermarine Spitfire, da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Para Bolton, "o 🗝 F-16 é um canivete suíço quase absolutamente perfeito".
No século 21, o F-16 ficou tão importante quanto uma aeronave de ataque 🗝 terrestre, algo que os seus projetistas não tinham na prancheta no início dos anos 1970.
Esta capacidade de adaptação permitiu que 🗝 ele desempenhasse cada vez mais funções, o que chamou a atenção das forças aéreas internacionais.
"Onde houver um conflito, provavelmente um 🗝 F-16 estará envolvido em bet 365 tem pix algum lugar", afirma Robinson.
O apelido original do F-16 era "Falcão Lutador", mas esse nome nunca 🗝 se popularizou, segundo Robinson.
"Ninguém usa esse nome. Eles o chamam de Viper, porque ele surgiu no final dos anos 1970, 🗝 a mesma época de Battlestar Galactica [a série de TV]. Ele parece uma Colonial Viper", explica Robinson, em bet 365 tem pix referência 🗝 às espaçonaves apresentadas na série. "Ele ainda parece que pertence ao futuro."
Estacionado no solo, o F-16 realmente parece um objeto 🗝 futurístico. Mas, no ar, ele pode ser uma revelação, até para os pilotos com muita experiência em bet 365 tem pix jatos de 🗝 alta velocidade.
"Houve casos de blackout dos pilotos em bet 365 tem pix situações de alto fator de carga g", segundo Robinson. "Era uma 🗝 aeronave que podia conduzir os pilotos para além dos seus limites fisiológicos, não só por ser 9g, mas pela rapidez 🗝 em bet 365 tem pix que a situação surgia."
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A força aérea ucraniana deve receber seus primeiros jatos F-16 em bet 365 tem pix meados 🗝 de 2024
Bolton teve essa experiência em bet 365 tem pix um dos seus voos em bet 365 tem pix um F-16.
O controlador do F-16 exige pouca 🗝 força do piloto para responder. "São minúsculas entradas de controle, pequenas entradas, mas o que você observa em bet 365 tem pix seguida 🗝 é que tem 9g sobre o peito", ele conta.
"Ou seja, se você tiver 100 kg como eu, multiplique isso por 🗝 nove. O mundo inteiro está depositado sobre você naquele momento."
Os pilotos costumam descrever o F-16 como muito fácil de voar, 🗝 em bet 365 tem pix parte graças ao sistema fly-by-wire, em bet 365 tem pix parte devido àbet 365 tem pixforte fuselagem, com asas que geram grande 🗝 elevação.
"Quando voei nele pela primeira vez, [o piloto] me disse, 'olá, tudo bem, o jato é seu'", ele conta, dizendo 🗝 que o piloto havia dado a ele o controle da aeronave.
O piloto deu alguns conselhos: "Ele é muito sensível. Tenha 🗝 isso em bet 365 tem pix mente."
Bolton conta que começou com um tonneau de aileron. Nesta acrobacia, a aeronave rola a 360 graus 🗝 sem perder altitude. Ele tomou cuidado para não exercer força demais sobre o controlador do F-16.
"Eu executei [a manobra]. E 🗝 ele olha para mim e diz, 'cara, foi demais'."
Segundo o instrutor, os alunos de pilotagem inicialmente colocam força excessiva sobre 🗝 o controlador do F-16. E o avião é tão sensível que "bate a cabeça do instrutor contra os lados da 🗝 cúpula", explica Bolton.
Bolton voou em bet 365 tem pix jatos militares americanos mais antigos, como o Northrop F-5, utilizado por muito tempo para 🗝 desempenhar o papel dos jatos soviéticos nos exercícios de Top Gun.
"Em relação à escola antiga, sabemos que aquilo é ótimo, 🗝 meio que um carro esportivo MG com um motor de Corvette", ele conta.
Mas o F-5, que costumava ocupar posições parecidas 🗝 com o F-16 em bet 365 tem pix muitas forças aéreas, é um "avião mais analógico". Seu cockpit pequeno não oferece nada parecido 🗝 com a visibilidade do F-16.
"Você fica sobre o trem [de pouso frontal], de forma que você pode observar sobre o 🗝 nariz quando o chão cai àbet 365 tem pixfrente durante a decolagem", descreve Bolton sobre o cockpit do F-16.
John Waters conhece 🗝 muito bem essa visão. Piloto de Boeing 777 e apresentador do podcast sobre aviação Afterburn, ele começou a pilotar caças 🗝 F-16 para a Força Aérea americana em bet 365 tem pix 2013.
Waters voou em bet 365 tem pix missões de ataque terrestre na Síria contra o 🗝 grupo Estado Islâmico e treinou para missões particularmente perigosas, chamadas Supressão da Defesa Aérea Inimiga (SEAD, na sigla em bet 365 tem pix 🗝 inglês). Ele buscava locais de lançamento de mísseis antiaéreos, que os pilotos apelidavam de "Doninhas Selvagens".
Esses caças F-16 conseguiam lançar 🗝 mísseis orientados por radar sobre um jato inimigo muito além do campo de visão, derrubar uma bomba teleguiada em bet 365 tem pix 🗝 um alvo em bet 365 tem pix terra e disparar um míssil guiado por radiação para atingir uma instalação de radar do inimigo 🗝 – tudo ao mesmo tempo.
Waters completou as três ações durante o treinamento. "Se você fizesse todos os três no ar 🗝 de uma vez, você estava cumprindo a operação 'Doninha Selvagem' por completo", ele conta.
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Uma das missões mais perigosas 🗝 realizadas atualmente pelos F-16 é a caça a mísseis terrestres inimigos, apelidados pelos pilotos de 'Doninhas Selvagens'
Mais para o final 🗝 dabet 365 tem pixcarreira de piloto de F-16, Waters fazia voos de demonstração e apresentações de acrobacia aérea. Várias delas foram 🗝 filmadas, até por câmeras no seu cockpit.
Ele ainda se lembra da primeira vez em bet 365 tem pix que entrou no cockpit do 🗝 F-16. "Era julho em bet 365 tem pix Phoenix [Arizona, EUA], 48 °C", conta ele à bet 365 tem pix.
"Existe uma grande sobrecarga sensorial... o calor, 🗝 o barulho do jato... você está entrando em bet 365 tem pix um avião que só conheceu no simulador algumas vezes, em bet 365 tem pix 🗝 um ambiente confortável e controlado."
Waters conta que, a cerca de 1,5 mil metros de altitude, ele retiroubet 365 tem pixmáscara e 🗝 estava encharcado de suor, causado pelo calor e pela empolgação de voar no F-16 pela primeira vez.
"Tirei apenas um minuto 🗝 para apreciar o momento", relembra ele. "É uma sensação incrível, aumentar aquela potência. E, naquele momento, o aparelho absolutamente mais 🗝 poderoso em bet 365 tem pix que eu já havia voado."
O canal de Waters no YouTube é repleto de filmagens profissionais dele decolando 🗝 com seu F-16 para as rotinas detalhadamente planejadas das suas apresentações.
Waters usa tecnologia vestível para monitorar seus batimentos cardíacos.
"Em uma 🗝 apresentação de 15 minutos, queimo 300 a 600 calorias do início até o fim, mas, e se estiver quente no 🗝 lado de fora? O F-16 tem um bom sistema de resfriamento ambiental, mas ele está ali, na verdade, para resfriar 🗝 o radar e os aparelhos eletrônicos – e só funciona bem em bet 365 tem pix altitudes maiores", ele conta.
A única dificuldade de 🗝 pilotar o F-16, segundo Walters, é a aterrissagem. "Aterrissar bem nem sempre é fácil, porque ele quer continuar voando."
"Você observa 🗝 o F-16 fazer o que chamamos de 'bolha' ou 'salto'. Você não consegue fazê-lo parar da forma tradicional, o fly-by-wire 🗝 não quer que você faça isso, ele quer que você continue voando."
Waters deixou de pilotar o F-16 em bet 365 tem pix 2024.
"Ainda 🗝 sinto falta dele. Nada supera subir no F-16", ele conta. "É como se você estivesse na ponta de um poste 🗝 telefônico com um motor de foguete preso nas suas costas."
O F-16 está em bet 365 tem pix processo de substituição nos Estados Unidos 🗝 e em bet 365 tem pix algumas das forças aéreas da Otan, por outro jato fabricado pela Lockheed, o F-35.
Cada F-35 custa mais 🗝 de US$ 100 milhões (cerca de R$ 498 milhões). Ele é projetado para destruir aviões inimigos com mísseis de longo 🗝 alcance, muito antes que o F-35 seja detectado pelo radar. Mas um F-16 sem adicionais pode custar apenas um terço 🗝 desse preço.
O F-35 irá completar 50 anos do seu primeiro voo em bet 365 tem pix 2056. E existem boas possibilidades de que, 🗝 até nessa época, ainda haja alguns caças F-16 voando em bet 365 tem pix alguma parte do mundo.
Leia a versão original desta reportagem 🗝 (em inglês) no site bet 365 tem pix Future.
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