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Aos 60 anos, ex-professor aposenta-se do piano: "Eu queria finalmente dominar o instrumento e aprender a fazer música"

Em um dia 💴 quente de junho de 2024, após 34 anos de ensinar no ensino médio, eu me aposentei. Eu empacotei minha sala 💴 de aula, voltei para casa e joguei meu porta-lápis no sótão. Em seguida, dirigi-me para encontrar meu novo professor de 💴 piano, Mark.

Eu havia trabalhado por mais de três décadas como um professor de inglês ocupado com um fluxo interminável de 💴 papéis para serem avaliados e com pouco tempo para experimentar ou aprender novas habilidades. Agora, eu estava determinado a me 💴 recuperar de tudo o que eu estava perdendo. Eu queria finalmente dominar o piano e aprender a fazer música.

Eu comecei 💴 a tocar piano aos oito anos. Quatro anos depois, eu desisti para assumir um emprego de entregador de jornal, mas 💴 sempre senti que a música deveria fazer parte da minha vida e que, um dia, eu voltaria a isso. Não 💴 voltei a tocar piano até décadas depois, quando meu filho de sete anos começou a ter aulas, e, para ser 💴 solidário, eu comecei a ter aulas de jazz ao lado dele. Mas, superado pelo trabalho e pela criação de dois 💴 filhos pequenos, eu desisti.

Essa vez, eu queria que as coisas fossem diferentes. Eu disse a Mark que tinha um objetivo 💴 específico e concreto: tocar Clair de lune de Claude Debussy, uma peça que eu me lembro de ter ouvido desde 💴 a infância. A maneira como Debussy usava notas sustentadas e silêncios me lembrava um pouco de Thelonious Monk, meu pianista 💴 de jazz favorito. Meu plano era começar com Debussy e depois me mudar para o piano de jazz.

A maior parte 💴 da minha vida adulta, eu nunca senti que tinha tempo para ser criativo. Eu amava música, mas não sabia como 💴 "fazer música". Então, quando percebi que poderia me aposentar antecipadamente, parecia um sonho tornar-se realidade. Eu imaginei a mim mesmo 💴 como Phil Connors, o personagem de Bill Murray bet world Groundhog Day, não fazendo nada além de praticar piano dia após 💴 dia, indo de completo iniciante a virtuoso bet world uma sequência de montagem frenética.

Então, naquele junho, eu me joguei de cabeça. 💴 Eu me forcei a praticar e a reaprender a ler música, recitando os mesmos mnemônicos (como "Todas as vacas comem 💴 grama") para me lembrar de minhas teclas que eu tinha sido ensinado quando garoto. Não veio fácil. Eu me senti 💴 como se estivesse aprendendo uma nova língua, mas uma que eu deveria já ter conhecido. Eu tentaria memorizar passagens rapidamente 💴 para que eu não tivesse que ler as notas, especialmente bet world Clair de lune, com seus numerosos sustenidos e bemóis. 💴 Mas Mark insistiu que eu persistisse e, pouco a pouco, eu melhorei.

Determinado a haver um dia bet world que eu totalmente 💴 dominaria essa peça, eu me impuse um prazo: eu iria me apresentar perante uma reunião de amigos bet world meu 60º 💴 aniversário. Durante meses, eu não fiz nada além de praticar freneticamente. No dia bet world que aconteceu, cerca de 30 amigos 💴 e parentes se amontoaram bet world meu sala de jantar para me ouvir tocar, e além de alguns pequenos escorregões, eu 💴 consegui me safar sem vergonha. As pessoas aplaudiram calorosamente – eram, afinal, meus amigos. Eu tinha vencido uma corrida, eu 💴 tinha levantado um desafio, mas ainda não me sentia que estava realmente "fazendo música".

Após isso, continuei minhas aulas e tentei 💴 algumas peças de jazz de Monk, mas algo havia mudado. Embora pudesse tocar a um nível razoável, nunca me senti 💴 que tocava bem o suficiente. Havia sempre mais para aprender: o círculo de quintas, inversões de acordes, acordes de sétima. 💴 Meu progresso era dolorosamente lento; claramente, eu não era natural. E tocar não me dava a mesma satisfação que sentia 💴 quando ouvia música bonita tocada por outras pessoas.

E então a pandemia chegou. Quando quase todos ao redor do mundo estavam 💴 se lançando bet world seus hobbies, eu me juntei a eles. Todo dia, eu não podia esperar para sair para meu 💴 jardim e contemplar todas as coisas que haviam mudado na noite anterior, mesmo que insetos tivessem comido meu brócolis ou 💴 minha espinaca tivesse bolado; eu estava fascinado para ver como meu fermento de pão burbuljava, não importa como o último 💴 pão tivesse saído. Mas o que havia parado de me trazer qualquer tipo de prazer era o piano.

Eu tinha vindo 💴 a odiar ouvir a mim mesmo tocar música mal. Não obtive prazer da ação de perder notas. Não queria aulas 💴 pelo Zoom; não queria ser lembrado de que a convivialidade de compartilhar música estava proibida indefinidamente. Embora eu realmente amasse 💴 a música, percebi que não era motivado a faze-la eu mesmo. Queria ouvir gravações de Monk tocando Misterioso, não os 💴 fracassos dos meus dedos.

Agora que muitas coisas que costumavam trazer prazer foram-me negadas, comecei a me concentrar no poucas coisas 💴 que eu podia fazer: jardinagem, caminhadas, ciclismo. Eu cheguei a entender que eu não tinha que ser o homem renascentista 💴 que eu sempre pensei que deveria ser. Eu podia apenas fazer o que se sentia bem – e isso já 💴 não era o piano. Então na primavera, depois de quase cinco anos de aulas, desisti.

Ainda amo música; eu vou regularmente 💴 a concertos e clubes de jazz. Mas agora meu piano nada mais faz do que sentar-se silenciosamente bet world meu sala 💴 de jantar, exibindo
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s de família e acumulando poeira. E estou muito feliz assim.


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